11dez

Combinando cores em seus ambientes

Combinando cores em seus ambientes

Na hora de projetar, uma das maiores dificuldades é a combinação das cores, tanto nos móveis como nos itens decorativos. Por isso, fizemos esse REFRESHER especialmente para você que precisa de uma ajudinha extra nesses momentos 🙂

CÍRCULO CROMÁTICO

O primeiro ponto que se deve conhecer é o círculo cromático, onde as cores foram colocadas lado a lado de acordo com suas tonalidades. A partir desse diagrama é possível visualizar os tons que mais combinam e que são mais agradáveis aos olhos. No círculo cromático as cores estão divididas entre cores quentes e cores frias, sendo que você deve sempre se questionar: quero contrastes ou quero equilíbrio entre as cores que vou combinar? Responder isso é fundamental para saber quais cores escolher!

CORES QUENTES

 

Entre as cores quentes estão o vermelho, o amarelo, o laranja e o rosa. Elas chamam atenção e atraem o olhar dos observadores, criando composições que se destacam e podem causar mais facilmente a sensação de cansaço com o tempo.

CORES FRIAS

Já entre as cores frias estão o azul, o verde e o roxo, cores mais sóbrias que permitem diversas combinações e também se destacam, mas são mais amenas ao olhar humano.

Nunca se esqueça das cores primárias: vermelho, amarelo e azul. Há ainda cores secundárias e terciárias, que são variações de tons e desdobramentos das cores primárias.

COMBINAÇÕES

Existem alguns tipos de combinações que você deve conhecer antes de iniciar um projeto: monocromática, análoga, complementar e tríade. Essas combinações são suas amigas na defesa de uma ideia junto ao seu cliente!

Eleja uma cor como protagonista e utilize tonalidades próximas a ela para compor. Por exemplo, você pode utilizar um tom de bege com o branco e o cinza. A combinação monocromática é super neutra, elegante e sofisticada.

É a combinação das cores próximas umas das outras no círculo cromático, criando um espectro de cores super impactante. Uma sugestão é escolher uma cor vibrante e brincar com outras monocromáticas. Esse mix sempre enaltece a cor análoga 😉

 

Complementares são as cores opostas dentro do círculo cromático. As combinações entre essas cores podem soar estranhas, mas geralmente criam grande destaque para ambas escolhas. Pense em azul com laranja: estranho, não é mesmo? Mas escolhendo tons mais suaves destas cores, a mistura pode ser vencedora!

CONTRASTES

Quer contrastes cheios de personalidade? Então opte pela combinação  da tríade, que utiliza três cores do círculo cromático com a mesma distância entre si. É uma bomba de tons opostos! Nestes casos, opte por projetos monocromáticos e ouse com esse tipo de combinação de cores na decoração.