Deixando o ambiente simples e aconchegante, as cores neutras unem o moderno e o tradicional, e permitem apostar em objetos coloridos.
Com força total, a tendência escandinava chegou como uma promessa para a decoração e o design. Esse estilo surgiu no início do século XX, com a inspiração do influente desenhista Carlo Larsson pelas aquarelas em cores neutras e elementos suavemente envelhecidos. Uma combinação da referência industrial com toque delicado, eleva a criatividade unindo o tradicional e o moderno em um mesmo espaço, assim como as principais tendências de 2016. Deixando o ambiente simples e aconchegante, o excesso de branco ou tons claros permite apostar em objetos minimalistas, almofadas estampadas, livros, quadros, luminárias, acessórios coloridos. Assim, destaca a luz natural mesmo com a escassez de luminosidade dos invernos prolongados, como uma tela de tranquilidade e equilíbrio.
Ambientes da casa são (quase) telas em branco.
Os tetos altos dão a sensação de amplitude, deixando os ambientes iluminados e maiores, visualmente. Os tons de preto e cinza aparecem para quebrar com o fundo claro. Já para dar uma cor viva, o amarelo e o azul claro impactam o espaço. Cerâmica, mármore, pedra e vidro são os materiais mais utilizados nos objetos, como mesas, cadeiras, estantes, banquetas, entre outros. Já os tecidos, algodão e lã são mais usados nos detalhes como mantas nos sofás, por exemplo.
Espaço clean preza pela funcionalidade e pelo encanto.
Os escandinavos exploram a beleza e a funcionalidade, combinando metais sem o protagonismo como no estilo industrial. Os móveis ganham ousadia e inovação, como quadros encostados no chão, vasos com plantas, objetos soltos. Assim, tudo se completa com harmonia e elegância.
Por Juliane Guez
Para mais inspirações, siga nosso perfil no Instagram!