A Dinamarca tem o design no seu DNA cultural. Já é reconhecida internacionalmente pelo legado nesse setor, principalmente no século XX pela preocupação em desenvolver produtos, buscando soluções além da estética. Confira os ícones do design escandinavo e que fizeram história!
Arne Jacobsen
Um dos designers de móveis mais renomados no país revolucionou incorporando ideias modernistas nos seus trabalhos. O também arquiteto utilizou formas curvas e orgânicas nas suas peças mais conhecidas, os modelos de poltronas The Swan e The Egg.
The Egg marcou um contraste entre a sua forma e as linhas retas do Royal Hotel, em Copenhague.
Børge Mogensen
Mogensen foi o responsável pela formação do conceito “design dinamarquês”, com simplicidade e funcionalidade. Foram nas décadas de 50 e 60 que os projetos do designer de móveis ganharam o mundo. A “hunting chair” é o seu maior patrimônio, foi esboçada em uma caixa de fósforos.
Finn Juhl
Quebrou o padrão da época, impactando em seus projetos. O arquiteto e designer industrial presenteou a América, trazendo as inspirações do design dinamarquês. Iniciou os seus projetos criando a mobília do próprio escritório, até produzir as clássicas cadeiras Diplomat e Chieftain.
Hans J. Wegner
O homem que amava cadeiras. O designer criou diversos modelos funcionais como a cadeira Y, ou
Wishbone, na Illums Bolighus em Copenhagen. Wegner sintetizou o ideal da mudança em algo
simples, confortável e ousado, focando na escala industrial.
Verner Panton
A visão singular e original do designer de móveis e de interiores ganhou forma com a criação da cadeira em “S”, sendo feita com uma base sem pés, além de nenhuma divisão entre o assento e a estrutura. Ficou conhecido como o enfant terrible (criança terrível) por desafiar a gravidade em um mundo de cores.
Uma só peça moldada em plástico representou o auge do design modernista.
Gostou de conhecer os ícones do design escandinavo? Para mais inspirações, siga nosso perfil no Instagram!