O cenário aberto em Berlim proporciona o espaço para a produção de eventos como festivais e feiras internacionais, incluindo Update, o Festival de Fotografia de Berlim, Design Mai e o Walk of Fashion. Depois de passar por momentos turbulentos na sua história pelos confrontos mundiais e pela Guerra Fria, o país recebeu a influência de outras culturas, transformando o contexto da moda, artístico e musical.
Hoje ganha ainda a inspiração do grafite e do estilo hub eletrônico no vestuário dos jovens, sendo a razão do entusiasmo em usar couro, camisetas de banda, biker boots e jaquetas. A moda berlinense é de alta qualidade, confortável e com um toque original, ousando em cortes assimétricos. Mas também chega a dar uma volta nos anos 80 com o uso de itens retrô, misturando o clássico com o contemporâneo.
A parada no brechó é obrigatória para quem curte arriscar em calças ou shorts de cintura alta, por exemplo. O fato das temperaturas serem baixas leva o charme aos acessórios, bolsas, óculos, lenços, colares, brincos, assim quebra a sobriedade do frio. São detalhes do passado e do presente que formam um estilo único e essa diversidade conquista o mundo, tornando-se um lugar de referência para amantes e especialistas de moda, além de empresas têxteis. Berlim é sempre uma surpresa quando se fala em design.
Juliane Guez