Sauerkraut, chucrute em português, reconhecido como oriundo da culinária alemã, surgiu no norte da China há cerca de dois mil anos. Os operários que trabalhavam na construção da Muralha da China tinham nesta receita a fonte de uma dieta saudável.
O repolho, principal ingrediente da receita, é rico em vitamina C e quando passa pelo processo de fermentação aumenta o seu teor de vitaminas pela atividade das bactérias, que produzem vitaminas do complexo B e enzimas.
Por suas características de fácil preparo e conservação, se adapta perfeitamente em climas frios.
Chegou à Europa pelos mongóis, em meados do século 13, que levaram consigo o ‘suan cai’, prato muito parecido com o chucrute.
No século 18, descobriu-se que o chucrute prevenia o escorbuto, doença causada pela carência de ingestão de vitamina C. O famoso navegador inglês James Cook (1728-1779), por exemplo, mantinha estoques de chucrute em suas longas viagens pelos setes mares – além de alimentar a tripulação, ajudava a prevenir a incidência desta doença.
O chucrute é um alimento saudável, de sabor ácido e textura crocante. Exibe baixos teores de açúcares, gorduras e calorias. É rico em fibras, além de conter uma série de nutrientes, como sódio, potássio, cálcio, enxofre, magnésio, manganês, vitamina A, B e D. É especialmente rico em vitamina C e lactobacilos vivos, a exemplo do iogurte de leite fermentado.
Pode ser servido na forma de saladas, cozido junto com carnes ou outros legumes ou em sopas. O aquecimento reduz seu valor nutricional, pois destrói os lactobacilos e reduz o teor de vitamina C.
Recomenda-se cautela na ingestão do chucrute por pessoas com sensibilidade intestinal ou hipertensas, pois é um alimento ácido, rico em lactobacilos e sódio.
Receita para um saboroso Chucrute:
INGREDIENTES
- 1 repolho branco cortado em tiras bem finas
- 2 dentes de alho amassados
- 1/2 cebola bem picada
- 8 cravinhos-da-índia
- 4 colheres (chá) de sal
- 1 gengibre ralado
- 1/4 xícara (chá) de açúcar
- 1 limão espremido
MODO DE PREPARO
- Retire as folhas de fora do repolho, higienize, seque e corte as de dentro.
- Deixe o repolho fervendo na água por cerca de 1 minuto.
- Escorra e reserve até que o repolho esfrie.
- Em uma tigela grande coloque o repolho, jogue sal por cima e misture amassando tudo com as mãos.
- Depois de cerca de 10 minutos, acrescente o alho, a cebola, as unidades de cravos-da-índia, o açúcar, o suco de 1 limão e o gengibre. Refaça o processo de amassar.
- Coloque o produto final em um vidro. Ele deve ficar repousando em um local escuro por cerca de 3 dias.
- Após esse tempo ele estará pronto para ser servido!
DICAS
– Para que seu chucrute fique perfeito, use apenas um repolho firme, sem nenhuma parte estragada.
– Jamais use as folhas de fora e o miolo na receita. A tradição é aproveitar apenas o meio, onde tudo está mais fresquinho.