Quando o objetivo é melhorar a decoração de quarto de casal, é necessário que as escolhas relacionadas à paleta de cores, mobiliário e texturas ultrapassem o domínio estético.
É nesse ambiente que sensações sutis, como repouso e intimidade, ganham forma. Por isso, você precisa pensar em cada detalhe, do revestimento da parede até a curva do abajur, para trazer esses valores emocionais à acomodação — e também refletir a intenção de quem a habita.
Projeto: OP Interiors – Execução: Finger USA
Hoje, vamos analisar algumas tendências que estão no radar da Finger e que podem ser consideradas verdadeiros pontos de partida para decorar um quarto de casal.
9 tendências de decoração de quarto de casal
Para transformar seu dormitório em um verdadeiro refúgio que reflita sua essência e impulsione seu bem-estar, acompanhe as tendências de decoração que selecionamos:
1. Cabeceiras em escala arquitetônica
Há muito, a cabeceira não é mais vista como um mero complemento da cama. Atualmente, em projetos contemporâneos de alto padrão, ela é tratada como um dispositivo arquitetônico, capaz de ganhar função de enquadramento espacial — conectando elementos, criando ritmo —, organizar visualmente o ambiente e até ampliar a sensação de continuidade.
Projeto: OP Interiors – Execução: Finger USA
Cabeceiras que percorrem toda a largura da parede, por exemplo, criam a ilusão de amplitude e incorporam elementos funcionais, como iluminação embutida, tomadas ocultas e painéis de apoio. Já as que se estendem verticalmente dramatizam o pé-direito e contribuem para a acústica.
A escolha deve considerar a proporção do ambiente e o tipo de presença que se deseja alcançar.
2. Tons terrosos reinterpretados
A cor é a estrutura sensível do espaço e permite criar atmosferas quentes, calmas e imersivas. No entanto, ao decorar um quarto de casal, a paleta não pode ser óbvia. Por exemplo, tratando-se de tons terrosos, a nova leitura parte de variações menos saturadas e mais sofisticadas, como beges escurecidos, marrons acinzentados, argilas pálidas, verdes secos.
Projeto: OP Interiors – Execução: Finger USA
A combinação com materiais naturais, como linhos, pedras brutas ou metais escovados, ajudarão a compor um cenário mais tátil e intimista.
3. Luz projetada, não instalada
Em um ambiente de descanso, a iluminação precisa acompanhar a fluidez do tempo e a diversidade de usos, da leitura noturna até o silêncio absoluto. Ou seja, agora, o foco é nos distanciar da luz central — que desenha sombras duras e desconfortáveis — e apostar em sistemas de iluminação desenhados como parte do projeto.
Projeto: OP Interiors – Execução: Finger USA
Sancas com LED criam uma luz suave no teto, perfeita para relaxar. Perfis embutidos nos painéis valorizam texturas e trazem profundidade ao ambiente. Já as arandelas ao lado da cama garantem uma iluminação pontual e confortável. Podemos explorá-las para transformar atmosferas que variam com o horário, o humor ou o uso.
4. Mesclas de texturas naturais
Em um ambiente como o quarto de casal, onde o toque importa tanto quanto o olhar, a presença de texturas naturais exige consideração em um projeto de alto padrão.
Projeto: Andreia Marcon – Execução: Finger Balneário
A nova tendência não foca em um único material dominante, como amadeirado em excesso, por exemplo. Mas, sim, na convivência harmônica entre diferentes superfícies — como tecidos, pedras ou metais.
O objetivo com essa convergência é criar sensações através do material e provocar presença sensorial. Não apenas decorar um quarto de casal.
5. Mobiliário com traços leves
Ao contrário das peças robustas e estáticas, o novo mobiliário para dormitório de casal deve flertar com a leveza; ou seja, permitir que o espaço respire e que o olhar circule com naturalidade.
Projeto: Indesign Florida | Execução: Finger USA | Fotos: Feitosa Films Production
Mesas de cabeceira suspensas, penteadeiras integradas ao painel, aparadores finos, poltronas de apoio com estofaria enxuta. Aqui, o desenho das proporções move a escolha, e ele deve respeitar a identidade do casal e trazer mais fluidez ao espaço.
6. Cortinas com volume arquitetônico
Até alguns anos atrás, as cortinas eram inseridas no projeto apenas para controle solar. Porém, agora, elas também atuam como planos verticais de textura, sombreamento e própria absorção acústica.
Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Foto: Feitosa Films Production
A nova tendência na decoração de quarto de casal aposta, portanto, em tecidos encorpados que criam volume contínuo, quase como uma segunda parede, e utiliza tecidos como o linho misto, o veludo leve e a sarja de fibra para valorizar a verticalidade e reforçar a sensação de acolhimento.
7. Arte aplicada com propósito
O que se vê hoje não é mais arte decorativa ao acaso, mas sim, obras escolhidas com critério para que dialoguem com a atmosfera do quarto e tragam narrativas visuais coerentes.
Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Doll Fotógrafo
Fotografias autorais, pinturas em grandes formatos, cerâmicas ou instalações têxteis aplicadas diretamente à parede. A presença da arte no quarto de casal deixa de assumir um papel puramente decorativo para atuar como ponte emocional e simbólica.
8. Camas com estrutura integrada
A cama ganha mais destaque na decoração do quarto de casal ao deixar de ser uma peça solta no ambiente para se tornar uma composição conjunta a outras peças.
Estruturas que unem cabeceira, base, laterais e até iluminação lateral, por exemplo, estão entre as soluções mais sofisticadas atualmente. Isso ocorre especialmente quando executadas por empresas especializadas em personalização e móveis sob medida.
9. Uso estratégico de espelhos
Espelhos, embora muitas vezes ampliem visualmente o espaço, também entram nos projetos para trabalhar a luz natural, gerar ritmos visuais e criar planos de profundidade que valorizam os volumes do ambiente.
Arquiteta: Georgia Suassuna – Execução: Finger João Pessoa
A tendência para quartos decorados de casal é que os grandes painéis espelhados sejam substituídos por aplicações mais pontuais, como em molduras, abertura para closet ou inserções discretas.
Você também pode gostar: Escritório no quarto: 7 dicas de como montar o seu
Exemplos de quartos decorados de casal para se inspirar
Depois de desvendar as tendências que elevam o design do seu quarto, é hora de ir além. Nas próximas linhas, apresentamos inspirações reais de quartos de casal planejados com tecnologia e sofisticação Finger mostrando como cada detalhe se materializa em ambientes que encantam e acolhem:
1. Decoração de quarto de casal clássica
Projeto: Danieli Bonatto – Execução: Atrativa Finger de Concórdia – Foto: Júlio Gomes Filho
Projeto Executado: Atrativa Concórdia. Foto: Gomes Filho Foto e Vídeo
2. Decoração de quarto de casal industrial
Execução: Mari Perin Lajeado
Arquiteto: Hebert Evaristo – Designer: Luiza Fortkamp -Execução: Finger Itapema – Fotógrafa: Daniela Buzzi
3. Decoração de quarto de casal clean
Projeto: Larissa Franco Arquiteta – Execução: Finger Dautore – Fotos: Filippe Araújo
Projeto: Márcia Lima Interiores – Execução: Finger Passo Fundo – Fotos: Otávio Assis
4. Decoração de quarto de casal vintage
Gostou do conteúdo e quer obter resultados tão belos quanto os cases acima na decoração do seu quarto de casal? Solicite uma proposta online ou encontre um showroom Finger próximo de você.