16maio

10 dicas para acertar na decoração do seu quarto com closet

10 dicas para acertar na decoração do seu quarto com closet

Dispor de um cantinho exclusivo para organizar vestimentas, calçados e outros pertences é o sonho de muitas pessoas. Não é à toa que o tradicional quarto com closet voltou a figurar entre os principais pedidos feitos a arquitetos e designers de interiores.

Como a proposta do projeto é facilitar o dia a dia das pessoas, deixando o cômodo mais funcional, a decoração deve seguir o mesmo princípio. Isso significa que você deve ter cuidado com a escolha de cada elemento para otimizar o espaço, ter conforto e agregar um visual interessante aos ambientes.

Enquanto você se decide sobre as soluções, que tal se inspirar com as nossas dicas? Leia os próximos tópicos e descubra como acertar na decoração do quarto com closet!

decoração de quarto de casal com closet

Projeto: Finger Brasília
Fotos: Eliezer Souza

1. Considere a configuração do closet

Algumas casas e apartamentos já vêm com espaços específicos para a montagem de um closet. Muitos deles são separados do quarto por paredes, com portas para acessar seu interior. Mas como fazer quando não há um espaço planejado para guardar os pertences?

Nesses casos, a saída é aproveitar parte do quarto — uma parede livre e sem uso — para compor um closet aberto. Inclusive, o conceito vem ganhando destaque pela sua versatilidade, já que se adapta às dimensões de diferentes quartos e evita a necessidade de construir paredes para delimitar espaços.

closet com porta espelhada

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Doll Fotógrafo

Independentemente de ter um closet aberto ou fechado, é importante buscar formas de integrá-lo ao quarto. Para isso, vale combinar cores, revestimentos e outros recursos de modo que tudo fique equilibrado. Se o projeto for destinado a uma suíte, por exemplo, o visual do banheiro também deve ser considerado.

2. Escolha um tema principal para as áreas

Antes de qualquer trabalho decorativo, é importante pensar nas formas, materiais, tonalidades e peças que mais agradam. Tenha em mente que o quarto e o closet serão utilizados todos os dias. Por isso, você precisa criar espaços convidativos, agradáveis e que tenham a ver com o seu estilo.

Quem divide o dormitório com alguém também deve levar em conta a opinião dessa pessoa para que, futuramente, ninguém se arrependa das escolhas. Uma boa forma de começar é pesquisar vários estilos de decoração, definir a opção preferida e torná-la protagonista na composição.

Nada impede que um tema presente seja mantido, caso os donos gostem muito. No fim, o importante é que ele apareça em todos os espaços, incluindo closet e banheiro, se houver. Esse cuidado fará com que todas as áreas fiquem harmonizadas, mantendo a integração e um visual coerente.

3. Invista em mobília personalizada

Já pensou em ter um quarto com closet que atenda todas as suas necessidades? Isso é totalmente possível se você montá-lo com móveis personalizados. Uma empresa especializada em modelos planejados pode criar peças com o tamanho, formato e o acabamento que você preferir.

Para acertar nessas características, é importante definir, primeiro, que móveis são essenciais. Ao pensar no closet, por exemplo, reflita sobre o volume de pertences que precisam ser guardados e considere a numeração das roupas e dos calçados. Assim, você garante que as medidas dos móveis serão adequadas para comportar tudo.

quarto casal neutro ripado cinza

Projeto: Larissa Franco Arquiteta – Execução: Finger Dautore – Fotos: Filippe Araújo

Quanto mais informações puder levantar, melhor. Elas servirão de base para definir a quantidade de compartimentos (nichos, gavetas, portinhas), as dimensões e capacidade de armazenagem dos armários, as divisões internas para categorizar pertences, entre outros detalhes.

Com um projeto de planejados, você também consegue deixar os móveis do quarto e do closet em sintonia. Por exemplo: utilizar uma cômoda e uma sapateira que tenham a mesma cor e design. Se houver um banheiro próximo, poderá aplicar as mesmas características dos móveis ao gabinete ou bancada da pia, por exemplo.

4. Utilize diferentes tipos de luzes

O quarto é o local onde recarregamos as energias e nos preparamos para um novo dia. Para algumas pessoas, também é o ambiente perfeito para aproveitar momentos de lazer com tranquilidade, seja lendo um livro, assistindo a uma série ou apenas relaxando.

Sendo assim, é importante proporcionar um clima intimista que torne o espaço mais acolhedor, principalmente à noite. Para isso, nada melhor que incluir pontos de luz em diferentes áreas para obter uma iluminação indireta.

Aposte em um lustre bonito, em abajures ao lado da cama e em spots embutidos no teto. Se gosta de algo mais diferente, que tal um cordão de luzes no contorno da cabeceira? Para potencializar a sensação de aconchego, invista em lâmpadas de LED amarelas.

Quarto com closet

Projeto: Daiana Ortolan – Fotos: Vivianne Rubin

No closet, a situação é um pouco diferente, ainda mais se ele abriga o espelho em que você visualiza os looks diários. Evite luzes coloridas nesse ambiente. Em vez disso, priorize as lâmpadas neutras que não distorcem a tonalidade real das roupas e calçados.

Uma boa ideia é colocar um par de arandelas ao lado do espelho ou instalar lâmpadas ao redor de toda a moldura do espelho, criando o efeito de luzes de camarim. Assim, é possível conseguir claridade homogênea para cuidar da pele e passar maquiagem, por exemplo.

5. Capriche no toque pessoal

Nos quartos e closets, os tecidos compõem boa parte da estética. Colchas trabalhadas, jogos de tapetes, cortinas diferenciadas e até capas de travesseiro adicionam informação.

Mas você pode ir além para incluir um toque a mais de personalidade. Vale aplicar um papel de parede, colar adesivos, pintar uma faixa que vai do quarto até a área que delimita o closet e até iluminar as divisórias dos móveis com fita de LED.

quarto com closet e penteadeira

Projeto: Juliana Duarte – Execução: Finger Maceió – Fotos: Sarah Medeiros

Para complementar a função da mobília e manter tudo organizado, invista em caixas organizadoras ou customize seus próprios modelos. Na área de dormir, é interessante expor, em nichos e prateleiras, itens relacionados ao dono do quarto ou que tragam lembranças a um casal — quadros, coleções raras, objetos adquiridos em viagens etc.

6. Decore o espaço do closet com espelhos

Outra dica que fará toda a diferença na sua decoração quarto com closet é a adição de espelhos no ambiente. Esse item é fundamental para ampliar espaços menores, além de facilitar aquela última conferida no visual antes de sair. As opções são diversas, e você pode decidir entre adicionar um único espelho grande — daqueles que vão do chão ao teto — ou vários de tamanho menor, para conseguir visualizar o look por ângulos diferentes.

closet aberto

Execução: Edy Planejados

7. Invista em uma decoração minimalista

Como estamos falando de um local que servirá, primeiramente, para armazenar suas roupas, é bom segurar a empolgação na hora de compor o espaço. Afinal, a última coisa que você quer é ficar tropeçando em itens decorativos toda vez que for se trocar. Por isso, aposte em um visual minimalista para seu closet. Assim, você dá personalidade ao ambiente, mas sem abrir mão da organização.

8. Utilize cores neutras para compor o ambiente

Seguindo a mesma dica anterior de decoração quarto com closet, segure a mão na hora de escolher as cores do local. Dê preferência a cores claras, como bege, branco e cinza claro. Tais tons dão a sensação de amplitude e tranquilidade; tudo o que você precisa na hora de montar seus looks.

estilo clássico - dormitorio planejado quarto

Projeto: Danieli Bonatto – Execução: Atrativa Finger de Concórdia – Foto: Júlio Gomes Filho

Mas, não se engane: ainda poderá destacar seu closet com cores mais vibrantes. Até porque, muitas delas estarão presentes em suas roupas ou em alguns dos móveis que escolher adicionar ao local.

9. Aposte nos acessórios para dar mais vida ao espaço

Depois de planejar toda a composição do closet de forma funcional, chegou o momento de deixar a imaginação fluir e decorar o espaço com itens personalizados. Se você gosta de usar bibelôs, quadros, bonecos e outros elementos externos para dar destaque aos cômodos, esse é o momento de incluí-los.

Mas, caso prefira manter um visual mais clean, porém, sem deixar o closet simples demais, vale a pena apostar em peças de roupa mais chamativas, como sapatos de vinil ou com tecidos coloridos.

10. Aprenda sobre as vantagens de ter um closet em seu quarto

Um dos grandes benefícios em adicionar um closet é a organização e praticidade que ganhará, se compararmos aos guarda-roupas comuns. Em um closet, poderá armazenar todos os seus itens de uso pessoal — roupas, sapatos, toalhas, roupas de cama e acessórios — em um único ambiente de forma ordenada. Além disso, poderá visualizar tudo o que possui de forma ampla, sem precisar tirar nada do lugar.

Outra vantagem é o estilo e elegância que dará a seu quarto. Afinal, o closet é uma peça totalmente personalizável; então, poderá combinar o visual do novo ambiente com o estilo de decoração do quarto, seja ele moderno, clássico, romântico.

closet com espelho

Execução: Finger Passo Fundo – Fotos: Otávio Assis

Por fim, estamos falando de um espaço que sempre agrega mais valor ao seu imóvel. Atualmente, a procura por casas e apartamentos com closet nos quartos tem aumentado bastante. Então, além de fazer um upgrade na sua residência, você ainda estará investindo em melhorias na propriedade, caso decida vendê-la posteriormente.

Viu como é possível compor uma decoração quarto com closet integrado e de bom gosto? Se você ficou com vontade de repaginar esses ambientes, comece o trabalho com as nossas dicas e arrase na composição.

Gostou das dicas que separamos para você? Então, nos siga nas no Facebook, Instagram, Youtube, Pinterest e Telegram para não perder mais novidades sobre o assunto!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO