26ago

Saiba como usar móveis com espelho na sua decoração

escrito por Francieli Kern
Saiba como usar móveis com espelho na sua decoração

Os móveis com espelho são ótimos para quem busca funcionalidade e otimização de espaço. Eles trazem muitas vantagens para o ambiente em que estão instalados, sem contar que deixam o local ainda mais charmoso.

Muita gente aposta em móveis planejados para determinar os pontos exatos que vão receber as superfícies espelhadas. Por isso, é importante personalizar os modelos para acertar na ornamentação. Se você quer conhecer melhor os benefícios dessa solução, leia o nosso artigo até o fim.

Vamos falar as formas de decorar usando móveis espelhados, além de apontar em quais situações eles não são indicados. Aproveite!

Vantagens de usar móveis espelhados na decoração

Antes de aprender sobre a parte estética, é importante conhecer as vantagens desse tipo de mobília para o ambiente. Primeiramente, os móveis com espelho ajudam a trazer elegância para o espaço. São peças clássicas, tanto que muitos lares antigos contavam com pelo menos um exemplar.

cozinha com espelho

Projeto: Módulo4 Arquitetura – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Walter Dias

Os espelhos ajudam a ampliar visualmente os cômodos, sendo perfeitos para quem busca soluções práticas para áreas reduzidas. Isso ocorre porque a superfície refletora acaba duplicando o cenário ao seu redor, dando a impressão de que há muito mais coisas preenchendo o campo visível de quem observa.

As superfícies espelhadas também capturam e redirecionam a luz que chega até elas, o que significa que ajudam a distribuir a claridade. Essa capacidade de iluminar é potencializada em ambientes claros, já que cores próximas do branco refletem melhor a luz, tanto a natural quanto a artificial.

closet organizado

Projeto: Natália Veloso – Execução: Finger Goiânia – Fotos: Play Motion

Apesar de trazer um toque de brilho, o espelho presente no móvel se torna, muitas vezes, um artigo discreto. Os modelos sem moldura, por exemplo, acabam se camuflando entre a estrutura da mobília porque sempre estão reproduzindo a imagem à sua frente, criando o efeito de continuidade.

Além disso, por ser um item necessário em qualquer moradia há anos, o espelho pode ser considerado um recurso atemporal. Ele oferece apoio às pessoas nas tarefas do cotidiano, mas também cumpre função decorativa. Como ele funciona em diversos tipos de móveis, basta escolher a sua combinação favorita.

Dicas para usar móveis com espelho na decoração

Esses modelos podem deixar o ambiente mais iluminado e elegante, mas é crucial saber como usar na decoração. Por isso, confira algumas dicas para acertar na hora de ornamentar o espaço com móveis espelhados, de modo a valorizar o ambiente e obter todas as vantagens dessa mobília:

  • sala de estar: na sala de estar, opte por raques espelhados ou aparadores com espelho. São móveis elegantes e funcionais. Para uma sala pequena, o móvel espelhado deve ser o mais central possível, por isso, a indicação é utilizar um raque. Você também pode optar por mesas de centro com espelho para valorizar o ambiente na totalidade, dando a sensação de amplitude;
sala de estar ambiente integrado

Projeto: Walkiria D’Puig Arquitetura – Execução: Tendenzza Decor – Fotos: Artur Pretto

  • sala de jantar: já para a sala de jantar, a ideia é apostar em aparadores ou mesas de buffet espelhados. Quem tem nichos e estantes vazadas no local pode, inclusive, cobrir o fundo com pequenos espelhos. Outra ideia é apostar em lustres espelhados para dar um charme a mais e iluminar o ambiente;

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados

  • móveis com espelho para o quarto: guarda-roupas e armários espelhados são bem populares porque facilitam a rotina e os cuidados pessoais dos moradores. Você também pode optar por penteadeiras e escrivaninhas com detalhes de espelhos para ajudar a iluminar o ambiente e trazer sensação de amplitude;
closet com porta espelhada

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Doll Fotógrafo

  • cozinha: para esse ambiente, a dica é apostar em eletrodomésticos espelhados, como micro-ondas, máquinas de lavar, entre outros produtos com superfície refletora. Assim, a cozinha ficará mais elegante, iluminada e visualmente maior;
cozinha planejada

Projeto: Natalia Veloso Arquitetura – Execução: Finger Goiânia – Fotos: Play Motioon

  • banheiro: lavabos e banheiros também costumam apresentar algum tipo de espelho. Nesses espaços, você consegue acoplar a peça refletora a balcões ou gabinetes inteiros. Tudo fica mais fácil com um móvel planejado, que permite definir cada detalhe de acordo com suas necessidades.
banheiro duplo de luxo

Projeto: Grantini BR- Isa Lupatini – Execução: Tendenzza Home & Decor – Fotos: Maykel Orlando

Quando e onde evitar os móveis com espelho

Ficou claro que esses móveis são perfeitos para diversas situações. Se a sua casa é pequena, apostar em móveis com espelho será positivo para gerar sensação de amplitude. O móvel espelhado também é versátil por ter duas utilidades em uma só peça, garantindo um excelente custo benefício aos moradores.

Mas será que existem contraindicações? A resposta é: depende. Para as famílias que fazem questão de maior privacidade, por exemplo, é importante evitar os móveis com espelho em pontos que possam expor essas pessoas durante a rotina de autocuidado. Isso inclui paredes em frente aos quartos, lavabos ou banheiros da casa.

Também é bom evitar os móveis espelhados em locais onde bate muito sol. O brilho excessivo, nesses casos, pode incomodar por conta dos reflexos e causar desconforto visual a muitas pessoas. Se não for possível trabalhar com bloqueios da luz externa com cortinas densas, por exemplo, o ideal é descartar a ideia.

Vale lembrar, novamente, que os espelhos distribuem a luz e parte do calor ao ambiente interno. Assim, se um cômodo já tem a tendência de ser muito quente, não deve receber muitas superfícies refletoras, o que inclui os móveis espelhados. Observe todas essas questões antes de se decidir.

Principais cuidados de manutenção

Além de escolher os móveis com espelho para decorar a sua casa, é importante cuidar bem da manutenção deles, evitando manchas, arranhões e outros danos. Para eliminar o pó e outras sujeiras, utilize panos de microfibra junto a produtos específicos para a limpeza de vidros e espelhos.

O móvel, em si, também exige cuidados para que seja conservado por mais tempo. Você não deve deixá-lo exposto ao sol forte, por exemplo, já que o calor pode alterar suas características e causar avarias. As consequências vão desde o desbotamento da cor até deformações no acabamento.

espelhos na sala de jantar

Projeto: Dani Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Rudi Razador

Água e peso excessivo sobre as peças também são problemas a serem evitados para não gerar danos permanentes. Na dúvida, converse com o profissional responsável pela venda dos modelos para saber como proceder na manutenção. Isso trará tranquilidade para você curtir o projeto ao máximo.

E então? Já deu para se inspirar e prever ideias para usar os móveis com espelho? Lembre-se de buscar uma empresa especializada para desenvolver as peças com qualidade. Assim que elas chegarem, é só praticar os cuidados preventivos para manter tudo bonito e preservar a funcionalidade por muitos anos.

Agora, se você gostou da ideia de usar móveis espelhados, entre em contato conosco e saiba como personalizar os seus próprios modelos! Aproveite para seguir nas redes sociais e conferir os conteúdos e dicas em primeira mão.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia