03jun

Banheiro duplo: conheça as vantagens dessa estrutura!

Banheiro duplo: conheça as vantagens dessa estrutura!

Se você está em busca de mais facilidade e conforto diário, optar por um banheiro duplo na residência pode ser uma das melhores escolhas para a sua rotina. O espaço a mais mantém o local organizado e torna a convivência mais harmoniosa entre os moradores que dividem o mesmo cômodo.

Mas para que o espaço fique com a cara de todos os moradores, você precisa conhecer mais sobre como funciona esse cômodo. Confira todas as informações que ajudarão a decorar o espaço e deixá-lo ainda mais nesse processo de dar a sua cara para a casa.

banheiro duplo de luxo ocm banheira

Acompanhe a seguir e entenda quais são as maiores vantagens de ter uma estrutura de banheiro duplo na sua casa!

O que é um banheiro duplo?

O banheiro duplo é cômodo personalizado que proporciona mais praticidade e otimiza o tempo de quem precisa usar os utensílios de forma simultânea. É uma ótima opção para quem tem que dividir o ambiente e deseja ter mais conforto.

banheiro armários planejados e personalizados

Projeto: Studio LK – Execução: Edy Profissionais – Fotos: Sidney Doll

Nesse caso, o local fica mais funcional e os moradores podem realizar seus hábitos diários tranquilamente, como se maquiar ou secar o cabelo, enquanto o cônjuge escova os dentes ou faz a barba, por exemplo. A alternativa é ótima para casais, sobretudo os que trabalham no mesmo horário e têm que se revezar para utilizar o banheiro.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Quais as diferenças entre banheiro duplo e simples?

O principal ponto de diferença entre banheiro duplo e simples é que não há separação de peças para mais de uma pessoa, de forma que elas precisam se revezar ao dividir o espaço ou esperar que a outra pessoa termine.

banheiro de luxo suite master com camarim

Casa em Winter Garden – Flórida
Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Fotos: Feitosa Films Production

Por exemplo, enquanto o banheiro duplo possui duas cubas e pias, com espaço para que cada um deixe seus itens pessoais para serem utilizados no dia a dia, o banheiro simples possui apenas uma cuba e pia, que deverá ser revezada pelos moradores.

Quais são as vantagens?

São diversas as vantagens de ter um banheiro duplo na residência. Mesmo que não seja, necessariamente, mais compacto que um banheiro simples, o banheiro duplo é mais amplo e funcional, ideal para grandes famílias ou casais.

banheiro amplo

Execução: Tartaro Spazzio Premium

Além disso, o local fica mais confortável e bonito, geralmente contando com um design de interiores charmoso, que promove mais bem-estar a quem utiliza o ambiente. É possível, inclusive, personalizar cada pia e chuveiro com cores, materiais e elementos diferenciados para criar uma decoração única e harmoniosa.

O banheiro duplo, justamente por oferecer a disponibilidade de mais de uma pia, chuveiro e vaso sanitário, poupa tempo de quem utiliza o local com mais frequência, sendo bastante prático. Com isso, a pessoa não tem que sair correndo do banho, por exemplo, para outra poder entrar e escovar os dentes.

O que é preciso para ter um banheiro duplo?

Toda residência pode ter um banheiro duplo? A resposta é: depende. Alguns pré-requisitos precisam ser cumpridos para que isso seja possível. Vamos entender mais sobre os principais deles a seguir:

  • espaço. Não é possível, por exemplo, ter pias duplas se o espaço não comporta a instalação. Um espaço razoável para poder ter um banheiro duplo é, por exemplo, uma área de 8m² no cômodo. Com esse tamanho você consegue, por exemplo, ter dois chuveiros, duas pias e, até mesmo, projetar para ter dois vasos sanitários no ambiente;
  • instalação hidráulica: ao ter todos os itens duplicados, é preciso modificar a instalação hidráulica da residência para isso. Nos casos em que o banheiro já foi projetado para isso, é possível contar com dois pontos de água e esgoto no cômodo, facilitando a rotina. Se o imóvel for próprio e a estrutura do local permitir, você pode fazer obras para duplicar as instalações e permitir essa mudança;
Banheiro duplo

Projeto: Cássio – Foto: Eliezer Souza – Execução: Finger Brasília

  • espaço para bancada ou uso de nichos: não adianta, por exemplo, ter espaço para todas as instalações e não ter o conforto para que o casal, por exemplo, possa deixar seus itens separados. Isso pode gerar problemas, por exemplo, de confundir escovas de dentes que ficarão no mesmo porta-escovas na bancada. Ou seja, é preciso ter como, também, garantir o espaço individual na bancada.

Como planejar?

Um banheiro duplo, para que possa funcionar bem e trazer, de fato, todas as vantagens para sua rotina, precisa ser bem planejado. Afinal, como você viu, há diversos pré-requisitos para isso e é importante estar atento não só para isso, mas para outros detalhes que ajudam, também, a trazer mais tranquilidade e praticidade na sua rotina.

Algumas questões que precisam ser vistas com antecedência são:

  • definam o que é prioridade para o banheiro duplo. Por exemplo, se estão planejando o banheiro da suíte, faz sentido ter dois vasos sanitários? Se não, as mudanças de instalação para isso são desnecessárias;
  • analise se há necessidade de um pressurizador, caso vocês optem por ter mais de um chuveiro;
  • pensem no estilo que desejam para o banheiro. Isso ajudará nas escolhas, por exemplo, de revestimentos, pisos, cores para os móveis, entre outros.

Como decorar um banheiro duplo?

E sobre a decoração? Esse também é um ponto importante para planejar um bom banheiro duplo e deixar o ambiente ainda mais aconchegante e bonito.

Banheiro Branco casal

Execução: Finger Criciúma

O primeiro passo é escolher o design e a decoração do banheiro, que pode ter particularidades da personalidade dos moradores. O ideal é selecionar elementos e materiais que combinem nas cores, no formato e no revestimento, para que o resultado seja exclusivo e tenha a cara de quem reside no imóvel.

Para decorar o cômodo de forma editável e personalizada, o ideal é optar por cores neutras e escolher louças de qualidade e revestimentos que tenham relação com a personalidade dos moradores. Assim, não terá muito trabalho caso queira mexer em algum ponto da decoração ou mudar o estilo.

banheiro de luxo - luxury design - móveis planejados

Casa em Winter Garden – Flórida
Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Fotos: Feitosa Films Production

No banheiro, também fica legal contar com plantas na decoração, pois além de filtrar as impurezas do ambiente, elas embelezam e trazem mais vivacidade ao local. Existem diversos estilos decorativos disponíveis, como minimalista, retrô, clássico, moderno, entre outros.

Para que o seu banheiro duplo seja um charme total, o indicado é optar por elementos que tornem o ambiente mais funcional, como os móveis planejados, que são feitos de acordo com as necessidades de cada morador e com o tamanho do espaço. O design vai depender do gosto de cada pessoa, no entanto, é interessante priorizar a harmonia e o equilíbrio na composição.

Banheiro duplo

Projeto: Dani Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Arquite Foto Julinho GF

Além de tudo que listamos, é importante também que você considere, ao montar um banheiro duplo, fazer uma boa escolha dos móveis que serão utilizados no espaço, além dos tipos de revestimento e acabamento. Afinal, isso poderá fazer toda a diferença no seu espaço. E contar com os móveis planejados (por exemplo, armários, nichos, entre outras possibilidades) poderá ser fundamental para isso.

Por exemplo, se você quer um banheiro minimalista e neutro, acabamentos foscos nos móveis, em conjunto com revestimentos em detalhes em preto poderá fazer toda a diferença no espaço.

O banheiro duplo é uma ótima oportunidade para você que deseja diminuir as brigas por problemas de espaço em sua casa com outras pessoas ao usar o cômodo. Além, claro, de trazer mais conforto e bem-estar, deixando seu ambiente mais luxuoso.

lavabo

Projeto: Dani Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: ArquiteFoto Julinho GF

Gostou dessa dica? Então siga nosso perfil nas redes sociais e continue acompanhando tudo que vamos trazer para ter uma casa ainda mais bonita, elegante e com alto padrão. Siga nosso perfil no Facebook, Instagram e Pinterest e não perca nossos posts.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia