03dez

Como criar uma decoração de banheiro elegante e sofisticada?

Como criar uma decoração de banheiro elegante e sofisticada?

O planejamento é fundamental para criar uma bela decoração de banheiro. Um projeto bem pensado, por exemplo, proporciona praticidade, personalidade, conforto e funcionalidade, necessários para a rotina dos moradores.

A combinação entre revestimentos, mobília, louças e metais faz com que o banheiro fique ainda mais elegante e sofisticado — independentemente de qual seja o tamanho disponível. Para isso, é recomendado contar com o apoio de profissionais especializados, que podem dar as melhores dicas nesse sentido.

banheiro de luxo

Projeto: Francisca Antonia e Marillya Aranha – Execução: Finger Brasília – Foto: Eliezer Souzza

A seguir, apresentamos sugestões valiosas para você repensar a decoração de banheiro e conseguir transformá-lo em um ambiente incrível. Confira!

O que considerar ao decorar o banheiro?

Você vai construir, reformar ou apenas redecorar o banheiro? Pois saiba que qualquer dessas tarefas pode se tornar bem difícil se você não adaptar as ideias às características específicas desse cômodo. Veja a seguir o que levar em conta!

banheiro luxo

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Doll

Ventilação

Geralmente, o banheiro é o ambiente mais úmido da casa. O que muda de um imóvel para o outro é o nível de ventilação do cômodo, que impacta a velocidade de dissipação do vapor. Quando as janelas são voltadas para o lado externo e recebem iluminação natural, a umidade tende a ser menor.

banheiro com espelho redondo

Projeto: Francisca Antonia e Marillya Aranha – Execução: Finger Brasília – Foto: Eliezer Souzza

No entanto, quando a umidade é constante, você pode instalar exaustores e escolher acabamentos mais resistentes. Outra dica é evitar papel de parede e objetos decorativos de metal, já que o contato da umidade pode danificar as peças.

Tamanho

Embora o tamanho do cômodo não seja um empecilho para se chegar a uma decoração de banheiro sofisticada e elegante, é preciso considerar a metragem no momento de decidir sobre a mobília e as cores usadas.

banheiro

No caso de um banheiro realmente pequeno, aposte em um móvel planejado para aproveitar ao máximo o espaço. Também é interessante priorizar o gabinete suspenso para facilitar a limpeza e a circulação. Em relação às cores, tenha em mente que os tons claros contribuem para a sensação de amplitude.

Função

Outro ponto a ser considerado em relação à decoração de banheiro é a própria função do cômodo. Trata-se de um lavabo que praticamente só é usado em dias de evento, por exemplo? É o banheiro que as crianças usam? Ou é onde o casal se arruma pelas manhãs, ao mesmo tempo?

banheiro luxuoso

Respostas para essas perguntas vão ajudar a combinar beleza, funcionalidade e segurança do ambiente. A partir disso, você pode optar por box ou banheira, definir o número ideal de cubas, escolher a textura do piso, entre outros aspectos da decoração.

Estilo

Para deixar o banheiro mais integrado à estética dos demais ambientes, é importante avaliar o estilo de decoração que predomina na casa. Seguir basicamente os mesmos princípios nesse cômodo é uma forma de manter a harmonia e também ressaltar a personalidade dos moradores.

banheiro de luxo

Projeto: Francisca Antonia e Marillya Aranha – Execução: Finger Brasília – Foto: Eliezer Souzza

Se você gosta da decoração moderna, por exemplo, aposte nas linhas retas, no uso de vidro transparente e nos tons neutros para obter um banheiro sofisticado. Já para um estilo rústico, priorize a luz amarelada, revestimentos que imitam madeira e elementos da natureza. Viu como não tem mistério?

Como criar uma decoração de banheiro elegante?

Para além das características próprias desse ambiente, algumas escolhas são universais, servindo para as mais diversas situações. Confira as nossas dicas para garantir uma bela decoração de banheiro!

Invista em pedras refinadas

Como os revestimentos são a base da decoração de banheiro, vale a pena gastar um tempinho a mais nessa que é a principal escolha para o ambiente. Uma boa pedida é investir em pedras nobres caso queira garantir um visual que vai se manter perfeito ao longo dos anos.

banheiro branco

Projeto: Modulo 4 Arquitetura
Execução: Finger Casa Forte
Fotos: Walter Dias

Para um banheiro clássico, o mármore é a aposta certa. Essa pedra natural é muito resistente e pode ser usada na bancada, no piso e até nas paredes. São diversas as opções de padrões e tonalidades, como o tradicional mármore Travertino, o atemporal mármore Carrara e o contemporâneo mármore Nero.

Já para um banheiro mais moderno, o Silestone surge como opção versátil que pode ser usada até mesmo para formar a cuba e a bancada em uma peça única. Composta de quartzo e resina, essa pedra sintética é ainda mais resistente que o mármore, acredita? São mais de 70 cores disponíveis, em versões com efeito brilhante ou totalmente lisas.

Busque móveis de qualidade

Para a decoração de banheiro ficar harmoniosa, tudo deve ser combinado, de preferência, com móveis de alta qualidade, que resistem bem a variações de temperatura e umidade. Nesse sentido, a busca por fornecedores reconhecidos é uma forma de garantir excelência na execução, além de personalização para o espaço.

banheiro de casal planejado pequeno

Projeto: Daiana Ortolan
Fotos: Vivianne Rubin

Item central do cômodo, o gabinete deve ser desenhado para acompanhar pedras, louças e metais da parte superior, armazenando adequadamente os produtos de higiene e beleza.

Outras ideias de móveis planejados para banheiro são armários aéreos, nichos e prateleiras, dependendo das necessidades dos usuários e da disponibilidade de espaço. Quando a mobília é combinada, ela têm uma função importante de garantir mais espaço ao cômodo.

Adotar móveis planejados no banheiro oferece inúmeros benefícios, como:

  • materiais são de alta qualidade, resistência e durabilidade;
  • projetados de acordo com o ambiente onde serão instalados;
  • aproveitamento do espaço;
  • melhor custo-benefício;
  • mantém o banheiro mais organizado.

Outro grande diferencial de investir em móveis planejados é a possibilidade de criar um visual especial para tornar o banheiro elegante. O fato de a mobília ser personalizada com diferentes estilos, cores e texturas, por exemplo, gera uma atmosfera harmoniosa, tornando o ambiente mais charmoso naturalmente.

Inclusive, a instalação de móveis planejados é uma forma eficiente de agregar mais valor ao seu imóvel. No caso de uma comercialização futura, certamente esse é um fator que pode pesar bastante na tomada de decisão.

Priorize a iluminação

Uma boa iluminação transforma qualquer ambiente, inclusive o banheiro. Nesse cômodo, é essencial ter variações de luz: uma mais suave e geral no teto, outra mais forte e direcionada na região do espelho. Dessa forma, a iluminação acompanha a funcionalidade do banheiro, adaptando-se aos diversos momentos de uso.

banheiro pequeno

Projeto: LO Interiores
Execução: Edy Profissionais
Fotos: Sidney Doll

A luz certa também pode ser usada para destacar os móveis. Uma opção é instalar fitas de LED atrás do espelho ou do móvel aéreo com portas espelhadas. A iluminação indireta cria um efeito intimista e ainda ajuda na hora da maquiagem ou de cuidar da barba.

Destaque o interior do box

O próprio box de vidro é um elemento importante na decoração de banheiro. Para um acabamento de luxo, busque opções com roldanas aparentes e ferragens cromadas ou foscas.

banheiro com espelho redondo

Projeto: Francisca Antonia e Marillya Aranha – Execução: Finger Brasília – Foto: Eliezer Souzza

A dica aqui é escolher vidros lisos para destacar a parte interna do box, que pode ser revestida com materiais diferentes do restante do ambiente ou ainda receber nichos de alvenaria para alocar os produtos de higiene. O box de vidro transparente é a pedida certa especialmente para banheiros pequenos, pois ajuda a ampliar o cômodo.

Adicione flores e plantas

Para ter um ambiente bem fresco, aposte nas flores e nas plantinhas como elementos da decoração de banheiro. Um ótimo local para instalar os vasos é no parapeito da janela, pois garante ventilação e luz natural para o crescimento das plantas.

banheiro pequeno

Lembre-se apenas de prestar atenção se não existe o risco de cair para fora, ok? Você ainda pode ir além, dispondo arranjos bonitos sobre a bancada ou pendurando suportes para folhagens no teto.

Nesse caso, um cuidado extra envolve a escolha das plantas. O lírio, as samambaias, as violetas e as jiboias são espécies que se adaptam bem à umidade. A combinação do verde das plantas com uma decoração em tons neutros, embeleza o ambiente.

Escolha objetos de destaque

Em busca de uma dose de elegância na decoração do banheiro, só resta agora escolher alguns objetos para deixar à mostra na bancada e nas prateleiras. Opções sofisticadas são as bandejas espelhadas, que podem abrigar difusores de aromas, pequenas plantas ou um conjunto de frascos de perfume, por exemplo.

A inclusão de itens pessoais na decoração, da mesma forma, confere estilo ao ambiente. É bacana pensar também em elementos que valorizam e tornam o cômodo mais funcional e prático no dia a dia, como luminárias, tapetes, cestos e toalheiros.

Priorize o minimalismo

O estilo minimalista conta com itens e objetos modernos e refinados, móveis com design simples, além de cores neutras, como branco, preto e cinza. O projeto minimalista para banheiro é ideal para quem busca criar um ambiente mais limpo, com um visual clean e sem excessos.

Um banheiro minimalista, só por ser simples, não quer dizer que não oferece conforto e sofisticação. É possível encontrar uma ampla variedade de revestimentos, mobílias, louças, metais e objetos decorativos que combinam muito bem com esse estilo decorativo.

ripado no lavabo

Projeto: Francisca Antonia e Marillya Aranha – Execução: Finger Brasília – Foto: Eliezer Souzza

A funcionalidade, amplitude e beleza do minimalismo permitem que os momentos no banheiro sejam mais aconchegantes. A decoração é recomendada principalmente para espaços pequenos que precisam ser bem aproveitados e planejados nos mínimos detalhes.

Adicione uma banheira

Uma das melhores alternativas para ter um spa em casa é adicionar uma banheira ao seu projeto. Além de proporcionar inúmeros benefícios pessoais, uma banheira em casa também representa um investimento vantajoso, já que o item valoriza o imóvel significativamente, potencializando o seu valor comercial.

Sem contar que a banheira permite que os moradores tenham uma rotina mais relaxante e saudável. O melhor é que existem modelos de banheira para todos os gostos e tamanhos, ou seja, você pode facilmente adaptar o elemento no seu ambiente.

banheiro dupla

Execução: Tartaro Spazzio Premium

É importante priorizar materiais de alta qualidade e durabilidade para a sua banheira durar um bom tempo. Mesmo os modelos mais simples e com bom custo-benefício, oferecem opções com revestimento e acabamento de alto padrão. O acrílico, o solid e a fibra de vidro e ferro fundido esmaltado, por exemplo, são ótimas alternativas.

Aposte na multifuncionalidade

A decoração de um banheiro sofisticado é conhecida pela exclusividade e praticidade. Mesmo que o cômodo não seja compacto, é interessante investir em móveis multifuncionais, ou seja, que podem servir para uma série de ocasiões e necessidades.

banheiro com banheira spa

Projeto: Francisca Antonia e Marillya Aranha – Execução: Finger Brasília – Foto: Eliezer Souzza

Prateleiras instaladas atrás das portas, cestos pequenos e espelhos em pontos estratégicos, são elementos que mudam totalmente a experiência no espaço. Essa também é uma maneira de adotar poucos objetos, favorecendo um estilo mais minimalista e visualmente limpo ao ambiente.

Pode parecer desafiador escolher uma decoração de banheiro original, não é mesmo? Ainda mais quando o objetivo é transmitir a personalidade dos moradores no projeto. Para isso, é interessante contratar profissionais especializados para reformar o local e conseguir um resultado ainda mais incrível. Um designer de interiores, por exemplo, pode guiar a sua escolha pelos melhores acabamentos e mobílias.

Gostou das nossas dicas de decoração de banheiro? Se você está em busca de mais inspirações para transformar esse espaço, confira um passo a passo de como escolher azulejo para banheiro da melhor forma!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia