03dez

Como criar uma decoração de banheiro elegante e sofisticada?

Como criar uma decoração de banheiro elegante e sofisticada?

Planejamento: essa é a chave para transformar a decoração de banheiro, sabia? Afinal de contas, um projeto decorativo cuidadosamente pensado consegue proporcionar a funcionalidade necessária para o dia a dia ao mesmo tempo em que confere personalidade ao ambiente. Não parece a combinação ideal?

Já podemos adiantar que é o arranjo entre revestimentos, mobília, louças e metais que faz com que um banheiro fique elegante e sofisticado — muitas vezes independentemente da área disponível. Quer dar um up na suíte do casal? É o lavabo que precisa de melhorias? Ou será que o banheiro social já não agrada mais? Seja qual for o caso, nossas dicas certamente ajudarão a dar o destaque que esse cômodo merece.

Ao longo dos próximos tópicos, reunimos informações e sugestões valiosas para você repensar a decoração do seu banheiro, deixando-o com a sua cara. Pronto para essa empreitada? Então vamos lá!

O que considerar ao decorar o banheiro?

Você vai construir, reformar ou apenas redecorar o banheiro? Pois saiba que qualquer dessas tarefas pode se tornar bem difícil se você não adaptar as ideias às características específicas desse cômodo. Veja a seguir o que levar em conta!

Ventilação

Por definição, banheiros com chuveiro são ambientes úmidos. O que muda de uma casa para a outra é o nível de ventilação do cômodo, que impacta a velocidade de dissipação do vapor.

Por isso, o banheiro fica úmido por menos tempo quando as janelas são voltadas para o lado externo da construção e recebem luz natural. Já quando a umidade é constante, é preciso tomar algumas precauções, como instalar exaustores e escolher revestimentos mais resistentes. Além disso, deve-se evitar papel de parede e adornos de metal, pois o contato com a umidade danifica as peças.

Tamanho

Embora o tamanho do cômodo não seja um empecilho para se chegar a uma decoração de banheiro sofisticada e elegante, é preciso considerar a metragem no momento de decidir sobre a mobília e as cores usadas.

No caso de um banheiro realmente pequeno, aposte em um móvel planejado para aproveitar ao máximo o espaço e priorize o gabinete suspenso para facilitar a limpeza e a circulação. Em relação às cores, lembre-se de que os tons claros contribuem para a sensação de amplitude.

Função

Outro ponto a ser considerado em relação à decoração de banheiro é a própria função do cômodo. Trata-se de um lavabo que praticamente só é usado em dias de evento, por exemplo? É o banheiro que as crianças usam? Ou é onde o casal se arruma pelas manhãs, ao mesmo tempo?

Respostas para essas perguntas vão ajudar a combinar beleza, funcionalidade e segurança do ambiente. A partir disso, você pode optar por box ou banheira, definir o número ideal de cubas, escolher a textura do piso, entre outros aspectos da decoração.

Estilo

Para deixar o banheiro mais integrado à estética dos demais ambientes, é importante avaliar o estilo de decoração que predomina na casa. Seguir basicamente os mesmos princípios nesse cômodo é uma forma de manter a harmonia e também ressaltar a personalidade dos moradores.

Se você gosta da decoração moderna, por exemplo, aposte nas linhas retas, no uso de vidro transparente e nos tons neutros para obter um banheiro sofisticado. Já para um estilo rústico, priorize a luz amarelada, revestimentos que imitam madeira e elementos da natureza. Viu como não tem mistério?

Como criar uma decoração de banheiro elegante?

Para além das características próprias desse ambiente, algumas escolhas são universais, servindo para as mais diversas situações. Confira nossas dicas para garantir uma bela decoração de banheiro!

Invista em pedras refinadas

Como os revestimentos são a base da decoração de banheiro, vale a pena gastar um tempinho a mais nessa que é a principal escolha para o ambiente. Uma boa pedida é investir em pedras nobres caso queira garantir um visual que vai se manter perfeito ao longo dos anos.

Para um banheiro clássico, o mármore é a aposta certa. Essa pedra natural é muito resistente e pode ser usada na bancada, no piso e até nas paredes. São diversas as opções de padrões e tonalidades, como o tradicional mármore Travertino, o atemporal mármore Carrara e o contemporâneo mármore Nero.

Já para um banheiro mais moderno, o Silestone é surge como opção versátil que pode ser usada até mesmo para formar a cuba e a bancada em uma peça única. Composta de quartzo e resina, essa pedra sintética é ainda mais resistente que o mármore, acredita? São mais de 70 cores disponíveis, em versões com efeito brilhante ou totalmente lisas.

Busque móveis de qualidade

Para a decoração de banheiro ficar harmoniosa, os revestimentos devem ser combinados com móveis de alta qualidade, que resistam bem a variações de temperatura e umidade. Nesse sentido, a busca por fornecedores reconhecidos é uma forma de garantir excelência na execução, além de personalização para o espaço.

Item central do cômodo, o gabinete deve ser desenhado para acompanhar pedras, louças e metais da parte superior, armazenando adequadamente os produtos de higiene e beleza. Outras ideias de móveis planejados para banheiro são armários aéreos, nichos e prateleiras, dependendo das necessidades dos usuários e da disponibilidade de espaço.

Priorize a iluminação

Uma boa iluminação transforma qualquer ambiente, inclusive o banheiro. Nesse cômodo, é essencial ter variações de luz: uma mais suave e geral no teto, outra mais forte e direcionada na região do espelho. Dessa forma, a iluminação acompanha a funcionalidade do banheiro, adaptando-se aos diversos momentos de uso.

A luz certa também pode ser usada para destacar os móveis. Uma opção é instalar fitas de LED atrás do espelho ou do móvel aéreo com portas espelhadas. A iluminação indireta cria um efeito intimista e ainda ajuda na hora da maquiagem ou da barba.

Destaque o interior do box

O próprio box de vidro é um elemento importante na decoração de banheiro. Para um acabamento de luxo, busque opções com roldanas aparentes e ferragens cromadas ou foscas.

A dica aqui é escolher vidros lisos para destacar a parte interna do box, que pode ser revestida com materiais diferentes do restante do ambiente ou ainda receber nichos de alvenaria para alocar os produtos de higiene. O box de vidro transparente é a pedida certa especialmente para banheiros pequenos, pois ajuda a ampliar o cômodo.

Adicione flores e plantas

Quer trazer frescor ao ambiente? Então aposte nas flores e nas plantinhas como elementos da decoração de banheiro. Um ótimo lugar para colocar vasinhos de porcelana ou mesmo de plástico é o parapeito da janela, garantindo ventilação e luz natural para o crescimento das plantas. Só preste atenção se não existe o risco de cair para fora, ok? Você ainda pode ir além, dispondo arranjos bonitos sobre a bancada ou pendurando suportes para folhagens no teto.

Nesse caso, um cuidado extra envolve a escolha das plantas. Entre as espécies que resistem bem à umidade e se adaptam à iluminação indireta estão o Lírio, as samambaias, as violetas e a Zamioculca. A combinação do verde com uma decoração neutra é de cair o queixo!

Escolha objetos de destaque

Em busca de uma dose de elegância na decoração do banheiro, só resta agora escolher alguns objetos para deixar à mostra na bancada e nas prateleiras. Opções sofisticadas são as bandejas espelhadas, que podem abrigar difusores de aromas, pequenas plantas ou um conjunto de frascos de perfume, por exemplo. A inclusão de itens pessoais na decoração confere estilo ao ambiente.

Gostou das nossas dicas de decoração de banheiro? Se você está em busca de mais inspirações para transformar esse espaço, acesse nosso post com um passo a passo de como escolher azulejo para banheiro!

Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.