10fev

O que considerar para ter um banheiro luxuoso? Confira 9 dicas!

escrito por Francieli Kern
O que considerar para ter um banheiro luxuoso? Confira 9 dicas!

O banheiro é um dos ambientes que muitas pessoas negligenciam na hora de reformar a casa. Um retoque ali, outro aqui, mas nada de atenção plena. Acredite, esse espaço tem ganhado muito destaque nas tendências de decoração. E você pode sim transformar esse espaço em um banheiro luxuoso, deixando-o mais charmoso, elegante e apaixonante. Quer saber como? Nós preparamos um guia completo para você acertar no projeto desse cômodo.

Quem pode ter banheiro luxuoso?

Apesar de estar ganhando espaço nas tendências, grande parte das pessoas ainda acredita que só é possível ter banheiro luxuoso investindo muito dinheiro ou tendo um ambiente grande. Não é bem assim.

Trazemos novidades para você: é possível montar um banheiro com uma decoração de luxo gastando pouco e com pouco espaço. São detalhes que fazem a diferença na decoração e podem transformar o banheiro.

banheiro luxo

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Doll

Como ter um banheiro luxuoso?

Antes de planejar decorar o seu banheiro com muita sofisticação, é importante considerar alguns aspectos que podem contribuir para um ambiente funcional, organizado e esteticamente bonito. Saiba quais são esses fatores:

  • Conforto: é importante contemplar o conforto para quem vai utilizar o banheiro. Não adianta investir em projetos, se o ambiente não estiver confortável.
  • Funcionalidade: além da estética, é importante contemplar a funcionalidade. Cada espaço tem seu objetivo e isso deve ser priorizado.
  • Organização: pensar no ambiente completo e como ele deverá ser organizado é fundamental.
  • Orçamento: para que o projeto tenha um custo-benefício bom, não se esqueça de fazer orçamentos e pesquisas.
  • Cores: estude sobre as cores ideais para esse ambiente para deixá-lo mais confortável e agradável. A escolha certa das cores pode fazer a diferença em qualquer ambiente.
banheiro com banheira spa

Projeto: Francisca Antonia e Marillya Aranha – Execução: Finger Brasília – Foto: Eliezer Souzza

Assim, você consegue pensar bem antes de começar a planejar o banheiro, considerando itens importantes que podem atrapalhar ou ajudar na rotina.

Para atingir o luxo que você deseja, algumas dicas podem ser fundamentais. Confira o que preparamos para dar aquela mãozinha na hora de projetar o banheiro luxuoso.

1. Escolha o piso e o revestimento correto

O primeiro passo é escolher a categoria de piso e revestimento que você deverá colocar no seu banheiro. O porcelanato é bastante indicado para esse tipo de projeto. O banheiro fica ainda mais luxuoso com ele. Além disso, é uma ótima escolha para quem deseja praticidade e fácil manutenção.

banheiro pequeno

Projeto: LO Interiores
Execução: Edy Profissionais
Fotos: Sidney Doll

Para ambientes mais elegantes, escolher pisos com dimensões maiores é o caminho. Cores escuras contribuem para um ambiente ainda mais sofisticado, mas pode trazer a impressão de um ambiente menor. Já para quem busca dar amplitude para o espaço, o porcelanato em cores claras pode ser a melhor opção.

2. Louças sanitárias devem combinar

A escolha das louças sanitárias, como vaso sanitários e pias, é uma parte fundamental na hora de projetar o banheiro luxuoso. Se o objetivo é deixar o ambiente elegante e sofisticado, apostar em cubas com linhas retas e destacadas da bancada da pia é uma ótima opção, por exemplo. Opte por louças de acordo com o estilo que você deseja seguir. Mármore é um material bastante indicado para esse ambiente.

ripado no lavabo

Projeto: Francisca Antonia e Marillya Aranha – Execução: Finger Brasília – Foto: Eliezer Souzza

3. Opte por metais de luxo

Aposte em metais de luxo para fechar a decoração de forma elegante. A torneira é uma ótima forma de trazer sofisticação para a pia. Os tons metalizados em cores como rosé e gold podem tornar a decoração mais moderna e sofisticada.

banheiro de luxo

Inspiração: Atrativa Finger de Concórdia

4. Escolha objetos decorativos discretos

É importante escolher objetos decorativos que ornem com a decoração do ambiente, sem exageros. Não precisa encher o banheiro de peças. Escolha as peças funcionais e tente equilibrar as cores e formatos, para que a decoração seja unificada.

banheiro luxuoso

Uma dica para decorar o ambiente é apostar em espelhos. Assim, você vai trazer amplitude para o local. Outra dica preciosa é deixar o banheiro mais orgânico, com vasos com flores e plantas. Lembre-se de optar por plantas que sobrevivem em lugares úmidos e longe do sol.

5. Opte por uma iluminação funcional

Que a iluminação pode fazer a diferença em um projeto de ambientação, nós já sabemos! Mas você sabia que a iluminação também é importante para a decoração do banheiro? Isso mesmo.

Apostar em uma iluminação mais aconchegante, se possível, regulável, é uma boa dica para quem quer acertar. As lâmpadas brancas são as mais indicadas para quem quer um banheiro luxuoso.

banheiro com espelho redondo

Projeto: Francisca Antonia e Marillya Aranha – Execução: Finger Brasília – Foto: Eliezer Souzza

Luzes indiretas, atrás do espelho e próximo à bancada podem tornar o ambiente ainda mais elegante e sofisticado. Lembre-se das necessidades do local e não deixe o ambiente muito escuro.

6. Organize com armários

Para deixar o banheiro mais organizado e sofisticado, a dica é apostar em armários. Assim, você terá local para guardar toalhas, papel higiênico e outros itens importantes para o ambiente. Afinal, não é nada elegante ter vários objetos à mostra.

7. Não exagere

Lembre-se de que nesse ambiente, principalmente se ele for pequeno, menos é mais. Nada de exageros. A decoração clean, com poucos itens e foco na funcionalidade está em alta e pode deixar o espaço ainda mais elegante e sofisticado.

banheiro duplo armários planejados e personalizados

Projeto: Studio LK – Execução: Edy Profissionais – Fotos: Sidney Doll

8. Atente-se ao acabamento

Para uma decoração elegante e sofisticada, o acabamento é indispensável. Por isso, fique atento aos detalhes, buscando sempre qualidade, seja na escolha da maçaneta da porta ou no ralo da pia. Essa dica não pode ficar de fora do seu projeto. Por isso, mais uma vez, reforçamos a importância de adquirir material de qualidade.

banheiro luxuoso

9. Escolha um enxoval adequado

O enxoval de banho também faz a diferença em uma decoração de banheiro. Escolha toalhas de boa qualidade e de cores que fiquem bem com o tipo de decoração que você escolheu. Assim, tudo fica bem integrado, unificado e cheio de detalhes.

Lembre-se de adquirir essências para o ambiente. Assim, você deixa o banheiro mais agradável e confortável, tornando a rotina mais leve e ativando a memória olfativa dos usuários. Além disso, os tapetes também devem ser escolhidos considerando conforto, praticidade e estética. Dessa maneira, você investe em um ambiente mais sofisticado e elegante sem precisar investir tanto.

A decoração do banheiro luxuoso vai tornar o seu dia a dia mais confortável e agradável, além de funcional. Por isso, seguir essas dicas para pensar no seu projeto para um banheiro vai ajudar bastante.

Aproveite para conferir as nossas dicas de como otimizar um banheiro pequeno e unir estética à funcionalidade.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia