11out

Saiba como fazer seu banheiro pequeno planejado seguindo essas 6 dicas

Saiba como fazer seu banheiro pequeno planejado seguindo essas 6 dicas

Está pensando em elaborar um projeto de banheiro pequeno planejado para a sua casa? A alternativa é bastante interessante para quem tem um pequeno imóvel ou, ainda, para quem deseja otimizar o espaço e deixá-lo mais funcional.

Esse tipo de modelo de banheiro utiliza alguns elementos essenciais para manter a praticidade e a versatilidade. O mais bacana é que, por ser em tamanho menor, a decoração do ambiente pode se tornar muito mais em conta do que a de um banheiro convencional.

A seguir, confira 6 dicas para planejar o seu banheiro pequeno planejado, de acordo com as suas preferências e gostos pessoais!

Lavabo pequeno banheiro planejado

Projeto: Daiana Ortolan
Fotos: Vivianne Rubin

Quais são as vantagens do banheiro pequeno planejado?

Planejar um ambiente vai muito além de apenas decorar o espaço. A tarefa exige que sejam decididos uma série de detalhes e aspectos no local, como o tamanho adequado, o estilo dos móveis, a disposição de cada mobília e objeto, além das cores, da iluminação e dos elementos decorativos que farão parte da composição.

Com um bom planejamento, é possível criar um banheiro pequeno, mas que oferece praticidade e funcionalidade no dia a dia. Essa é uma maneira de garantir que a sua casa terá todos os itens que você e a sua família precisam para aproveitar ao máximo o imóvel.

banheiro de casal planejado pequeno

Projeto: Daiana Ortolan
Fotos: Vivianne Rubin

Ao planejar, é possível ter um melhor aproveitamento do espaço. Para isso, é fundamental adaptar os móveis e os objetos de decoração, mantendo sempre o conforto e a versatilidade na residência. Além disso, vale ainda prestar atenção à altura, profundidade e largura do cômodo para ter uma boa mobilidade dentro do espaço.

Mesmo pequeno, um banheiro planejado e funcional traz diversos benefícios. Um dos que mais se destaca é o bem-estar promovido aos moradores. Mas para atingir um bom resultado no projeto do banheiro, é essencial definir os detalhes e não esquecer dos elementos que transmitem personalização e exclusividade.

Como organizar o banheiro planejado?

Um dos primeiros passos para planejar um banheiro pequeno é decidir quais serão as peças e os móveis que farão parte da decoração. Além disso, é preciso atentar para o tamanho da mobília, como armários, vaso, box e cuba.

banheiro infantil planejado pequeno

Projeto: Daiana Ortolan
Fotos: Vivianne Rubin

Até porque, mesmo que em tamanho reduzido, o banheiro deve fornecer tudo o que é necessário para manter o conforto dos moradores e dos visitantes. Existem diversas empresas especializadas que realizam o planejamento do espaço, considerando tanto a personalidade de quem habita a casa quanto a metragem disponível.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

A seguir, confira 6 dicas valiosas para planejar o seu banheiro pequeno da melhor forma.

1. Considere a funcionalidade

Em geral, os cômodos planejados devem ser dispostos de modo a promover uma circulação facilitada das pessoas. Assim, o banheiro deve ser, antes de tudo, funcional para conseguir atender adequadamente as suas necessidades.

armário de banheiro planejado com nicho

Projeto: Airton Oliveira – Execução: Finger Passo Fundo – Fotos: Otávio Assumpção

Portanto, no momento do planejamento, é interessante pensar na mobília, nas peças que servirão de decoração e nos elementos, que podem imprimir muito da sua personalidade e dos seus gostos pessoais.

2. Planeje bem o espaço

Em espaços pequenos e planejados, todo o espaço disponível deve ser metricamente detalhado para que você consiga elaborar um projeto que atenda as suas expectativas. Nesse sentido, você deve dar prioridade aos componentes essenciais do banheiro, como pia, box, vaso, armários etc., e tentar encaixar outros elementos nos locais mais vazios.

Projeto: Airton Oliveira – Execução: Finger Passo Fundo – Fotos: Otávio Assumpção

Com isso, é possível ter um bom aproveitamento do cômodo e superar a limitação reduzida do imóvel. Se possível, é interessante medir a altura, o comprimento e a largura das paredes, pois assim será mais simples definir o que vai fazer parte do seu projeto.

3. Mantenha a praticidade

A praticidade é uma das características mais desejáveis em um banheiro pequeno planejado. O cômodo deve ser multifuncional, dando a possibilidade de ser utilizado para diferentes finalidades, como higiene pessoal, banho e maquiagem.

banheiro

Projeto: Michelle Alves Arquitetura
Fotos: Helga Vieira

Assim, é importante escolher com atenção o piso, a textura das paredes e o design do espaço. Além disso, vale a pena projetar o banheiro para que ele seja mais fácil de limpar, o que pode facilitar bastante a rotina dos moradores.

4. Pense na mobília

Pensar na mobília que fará a composição do banheiro é essencial para realmente criar um projeto planejado e funcional. Os móveis não devem ocupar muito espaço e, além disso, é indicado optar por modelos com materiais mais resistentes.

banheiro pequeno lavabo

Projeto: LO Interiores
Execução: Edy Profissionais
Fotos: Sidney Doll

A madeira rústica, por exemplo, pode apresentar desgastes rapidamente. Por isso a relevância de optar por materiais de alta qualidade e que apresentam vida útil longa e durável.

5. Aposte em móveis planejados

Os móveis planejados são imprescindíveis na hora de elaborar um projeto de banheiro pequeno. Esse tipo de móvel tem um excelente custo-benefício e atende muito bem às especificidades do espaço disponível, uma vez que os móveis são feitos sob medida e fabricados para atender às necessidades dos clientes.

Projeto: LO Interiores Execução: Edy Profissionais Fotos: Sidney Doll

Além de que, as empresas que fornecem esse serviço saberão indicar quais são os materiais mais adequados para a instalação no banheiro, como prateleiras, armários, estantes, entre outros. Além da personalização, essa também é uma ótima maneira de valorizar ainda mais o seu imóvel e torná-lo prático e exclusivo.

6. Cuide da decoração

Para a decoração, você pode considerar instalar espelhos, quadros e vasos de plantas para embelezar o ambiente. A depender da finalidade desejada, vale a pena também investir em materiais mais duráveis, que podem manter a mobília conservada por mais tempo.

Pense em elementos que tanto valorizam quanto tornam o cômodo funcional no dia a dia. O bacana da decoração é que é possível escolher um estilo que transmita a personalidade dos moradores. Um design bem planejado ainda é capaz de tornar o banheiro mais agradável e convidativo.

O banheiro pequeno planejado é uma ótima alternativa para quem busca otimizar o espaço e tornar a casa mais agradável e funcional. Com as nossas dicas, certamente a decoração do seu banheiro ficará muito mais harmoniosa e combinará com os outros elementos que compõem o estilo particular do seu imóvel!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Gostou do conteúdo? Aproveite e inscreva-se nas redes sociais da Finger Móveis Planejados para receber, diretamente em seu e-mail, todas as nossas novidades!

Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.