09ago

Decoração com espelho: 5 ideias para deixar sua casa mais moderna

escrito por Francieli Kern
Decoração com espelho: 5 ideias para deixar sua casa mais moderna

Você quer deixar a sua casa mais charmosa e elegante? Pois, saiba que a decoração com espelho é uma alternativa de baixo custo e que faz toda a diferença, oferecendo modernidade aos ambientes. Antes de tudo, é preciso planejar como o elemento pode combinar com a mobília e a disposição dos móveis nos diferentes cômodos. Também, é importante pensar no estilo e nas inúmeras formas e arranjos possíveis do espelho, para que cada local no imóvel seja customizado e consiga transmitir a personalidade dos moradores.

Se interessou pelo assunto? Então, a seguir, confira 5 dicas para fazer a sua decoração com espelho da melhor forma!

Qual a vantagem de utilizar o espelho na decoração?

O espelho é um item funcional que pode ser aplicado em, praticamente, todos os cômodos da casa. O objeto refina o acabamento do imóvel, amplia os espaços e ainda pode auxiliar na iluminação. É possível encontrá-lo em diferentes formatos e molduras, sendo um elemento decorativo para todos os gostos.

sala de estar com decoração com espalho ambiente integrado living

Projeto: Walkiria D’Puig – Execução: Tendenzza Home Decor – Fotos: Artur Pretto

A depender do estilo do seu imóvel, você pode optar por uma peça mais clássica e sofisticada, que proporciona aconchego e elegância. Também, há a opção pelos modelos mais modernos, que geralmente têm cores neutras e, por isso, são considerados mais harmônicos e versáteis, ideais para ambientes minimalistas.

Uma grande vantagem da decoração com espelho é que o objeto ajuda a aumentar a dimensão dos espaços. Ele vai muito bem em pequenos apartamentos e casas, principalmente em banheiros e corredores, que costumam ter tamanhos reduzidos e estreitos. Além disso, o espelho tem o benefício de proporcionar mais luz aos ambientes, por funcionar como um refletor de luminosidade.

dormitório infantil com textura ripado

Projeto: Balzan Arquitetura – Execução: Finger Chapecó – Fotos: Ivan Araújo

Para que o item combine com o seu lar, é importante considerar o espelho como um dos elementos constituintes da decoração. Ou seja, é preciso combiná-lo de acordo com a mobília, com as cores das paredes e com os móveis que já compõem o ambiente. De fato, não há nada mais sofisticado do que ter diversos espelhos espalhados pela casa, não é mesmo?

Como elaborar a decoração com espelho?

Os espelhos são verdadeiros aliados da decoração e podem oferecer diversas vantagens para quem busca espaços editáveis e exclusivos. Como a peça é removível e de fácil instalação, você pode experimentar diferentes tipos de modelos nos cômodos e testar qual moldura e formato combina mais com cada espaço.

Existem peças de todos os modelos, molduras, formatos e tamanhos, e fica a critério dos moradores escolher os itens para cada um dos locais da casa. A cor do objeto também pode ser um grande diferencial na decoração, dando um ar mais clássico, minimalista ou moderno.

espelho bar

Projeto: Inova Arquitetura – Execução: Finger Canoas – Fotos: GK FotoArq

O mais bacana é que as peças não necessitam de um profissional especializado para serem inseridos no imóvel. No entanto, é preciso planejar o modelo adequado para cada ambiente, até mesmo para ter um resultado mais harmônico e equilibrado.

A seguir, veja 5 dicas para fazer a decoração com espelho, de forma a transmitir o gosto e a personalidade dos moradores.

1. Fazer uma composição de espelhos de mão

Os espelhos de mão, que são facilmente transportáveis e versáteis, transmitem um ar de sofisticação e dão um toque clássico à composição dos cômodos. Você pode escolher por itens com molduras bem-arranjadas, de tons dourados e prateados, ou ainda feitos de algum material exclusivo, como madeira.

dormitório com espelho clássico

Projeto: Dani Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

Quando combinados em pequenas quantidades e posicionados na altura do rosto, os espelhos de mão tornam o ambiente um verdadeiro charme. Existem modelos de diversos tipos e cores, e geralmente as peças são encontradas em formato arrendondado, sendo ideal para salas e corredores.

2. Colocar o espelho apoiado no chão

Outra tendência, que traz exclusividade e um toque clássico à decoração, são os espelhos apoiados no chão. Mesmo que muitos modelos sejam antigos, não é tão difícil encontrá-los no mercado. No entanto, as peças costumam sair um pouco mais caro que as que são penduradas nas paredes.

espelho apoiado chão

Projeto: Dani Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Rudi Razador

As molduras desse tipo de espelho costumam ser de madeira e com acabamentos elegantes. Os cômodos mais adequados para receber o espelho de chão são closets ou quartos, pois são locais mais privativos e que acabam sendo mais seguros contra quedas.

3. Pendurar o espelho grande na parede

As paredes maiores também podem receber um espelho grande para compor a decoração. Para criar um diferencial, é interessante escolher formatos e molduras personalizadas, que consigam se destacar na composição do ambiente. A opção é bacana, pois acaba por dar uma sensação de amplitude e aconchego ao cômodo. Você deve escolher uma altura adequada e que facilite a instalação. Além disso, talvez seja preciso contar com um profissional para implementar a peça em casa.

4. Combinar o modelo com os móveis

Uma dica fundamental é escolher o modelo de acordo com a mobília do seu lar. Além de trazer mais equilíbrio à composição dos cômodos, o espelho pode ser a peça de maior destaque de toda a decoração, quando bem combinada. Essa também é uma boa alternativa para quem deseja investir em móveis planejados. Antes de optar pelo modelo, formato e tamanho do espelho, você deve considerar a cor e o tipo de material dos móveis para tornar os ambientes e os elementos mais harmônicos.

espelhos na sala de jantar

Projeto: Dani Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Rudi Razador

5. Escolher peças para iluminar os ambientes

Os espelhos são excelentes refletores de luz e vão muito bem em ambientes pequenos e com pouca entrada de iluminação natural. Assim, é preciso escolher peças e localizá-las de forma específica em casa para ter um bom resultado nesse quesito. Algumas pessoas ainda apostam em colocar os espelhos em sentido oposto às janelas. Uma das melhores vantagens é que, como o item é versátil e funcional, é possível testá-lo em outros locais e mudar o espelho a qualquer momento.

Planejar a decoração com espelho nos diferentes cômodos da casa pode trazer diferencial e maior sofisticação aos ambientes. É interessante pensar no espelho como um elemento que proporciona amplitude e harmonização ao imóvel. Os espelhos são ideais para pequenas residências, além de terem um baixo custo em relação a outros itens decorativos.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Gostou do conteúdo? Aproveite e siga a Finger Móveis Planejados nas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e Pinterest.

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia