19abr

Como deixar o seu quarto mais aconchegante? Entenda aqui

Como deixar o seu quarto mais aconchegante? Entenda aqui

Nossa casa deve oferecer sensações de conforto e acolhimento. Afinal, é para lá que vamos ao fim do dia, depois de uma jornada de trabalho, por exemplo. O quarto é o cômodo que mais precisa transmitir essa sensação. Assim, ter um quarto aconchegante e bem organizado pode fazer toda a diferença no seu bem-estar e na qualidade de vida em casa.

Planejar um ambiente como esse requer muita atenção e cuidado aos detalhes que vão tornar a experiência do residente ainda melhor. Quando bem-planejado, o cômodo pode ter um clima mais leve e agradável, mas sem perder a essência da personalidade do morador, que pode adaptar os itens para combinar com o seu estilo de vida.

dormitório infantil com textura ripado

Projeto: Balzan Arquitetura – Execução: Finger Chapecó – Foto com licença de uso: Ivan Araújo

Optar por um quarto aconchegante pode trazer diversos benefícios para a rotina e, com algumas dicas práticas, é possível montar uma decoração acolhedora. Saiba como montar o quarto aconchegante perfeito para você.

O que é um quarto aconchegante

Um quarto aconchegante é um quarto no qual o residente se sente seguro, confortável e acolhido. Essa decoração é uma boa opção para quem precisa relaxar mais e deixar os problemas do lado de fora. É um clichê que, infelizmente, muitas pessoas não o fazem. Com o avanço do home office, muitas pessoas usam o quarto como uma espécie de escritório, afastando a sensação de tranquilidade.

Dormitorio planejado quarto planejado aconchegante

Projeto: Balzan Arquitetura – Execução: Finger Chapecó – Foto com licença de uso: Ivan Araújo

Um quarto aconchegante, de maneira geral, é um quarto com itens que remetem à paz. Ter um quarto com essas características traz muitos benefícios para o dia a dia do morador e é responsável por mudanças positivas na rotina.

Benefícios de um quarto aconchegante

Um quarto aconchegante traz diversas vantagens para o dia a dia do morador, como já falamos e pode melhorar a qualidade do sono e até mesmo de vida. Essa relação entre ambiente e qualidade de vida fica cada vez mais evidente quando estamos diante de um projeto personalizado para cada necessidade.

dormitório aconchegante

O quarto talvez seja o local da casa mais importante nesse sentido, já que é onde os moradores descansam, dormem e desfrutam de momentos de folga e tranquilidade. É um fato que ter uma decoração aconchegante e bem planejada no quarto pode melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar. Conheça mais alguns benefícios que uma decoração aconchegante pode trazer para o dia a dia:

  • reduz o estresse;
  • aumenta a produtividade;
  • aumenta a sensação de relaxamento;
  • melhora o sistema respiratório;
  • contribui para a prevenção de doenças;
  • melhora a qualidade do sono.
quarto casal neutro ripado cinza

Projeto: Larissa Franco Arquiteta – Execução: Finger Dautore – Fotos: Filippe Araújo

Investir na decoração desse e de outros ambientes da casa vai muito além do valor estético, ainda que esse também pode ser um fator significativo para a melhora do humor das pessoas que convivem na residência. Além de agradável, os cômodos podem ser funcionais e editáveis, conforme as necessidades de cada morador.

Atualmente, a busca por elementos funcionais tem aumentado, sobretudo devido à rotina corrida e estressante que muitas pessoas levam. Com isso, cada vez mais existe procura pelos móveis planejados, desenvolvidos com medidas especiais para cada canto da casa. Os móveis trazem praticidade e otimizam os cômodos, permitindo que os moradores tenham mais organização e aconchego.

Como deixar o quarto mais aconchegante

Por meio da decoração e de algumas mudanças, é possível trazer a sensação de conforto e aconchego para qualquer ambiente, principalmente para o quarto, que já é um lugar para relaxar. Por isso, selecionamos algumas dicas para você pensar em mudar o seu quarto e aproveitar o melhor dele:

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Dê atenção às cores

As cores têm um forte poder em transmitir sensações. Elas são capazes de influenciar nossas emoções. Para o quarto, as cores mais neutras são mais indicadas porque trazem a sensação de relaxamento e tranquilidade. Os tons pastéis estão em alta e também são recomendados. Para os quartos infantis, o tom lavanda e verde menta são ótimas indicações, pois trazem, além da tranquilidade, a sensação de felicidade.

cores neutras - dormitorio planejado - quarto planejado

Projeto: Danieli Bonatto – Fotos: Rudimar Razador – Execução: Atrativa Finger Concórdia

Os tons podem aparecer tanto nas paredes, em pinturas, adesivos e mobiliário. As cores quentes são as mais indicadas para os móveis e detalhes de decoração, como amarelo, vermelho e laranja. Você também pode apostar em cores de tons frios, como azul, roxo e verde, que ajudam a relaxar e são, por isso, ótimas para os quartos.

Aposte em iluminação

A escolha da iluminação também pode interferir nas sensações e emoções geradas pelo ambiente. Contar com uma iluminação bem planejada no quarto torna a atmosfera do local mais acolhedora e calma.

Ao escolher a lâmpada para o quarto, é preciso considerar qual o tipo de luz que você deseja ter no ambiente. Os estilos de iluminação mais comuns são as luzes diretas e indiretas, que deixam o cômodo mais suave e sem muitas sombras. Você também pode optar por pendentes e luminárias, que além de deixar o local agradável, ainda criam uma decoração mais charmosa e elegante.

dormitorio com iluminação

Projeto: Arq Sign – Execução: Finger Piedade – Foto: Adriano Rodrigo

A dica é apostar em lâmpadas com cores mais relaxantes, menos intensas. A luz quente traz mais conforto para os olhos criando um clima aconchegante. Se você quer relaxar, opte por essa intensidade de luz, já que as luzes quentes provocam sonolência. Já a luz fria estimula atenção, excitação e foco. Ou seja, é mais indicada para outros ambientes, como escritório. A luz branca é uma boa opção mais forte, indicada para ambientes que exigem atenção.

Outra atenção que se deve ter na hora de escolher a iluminação do quarto, é bom pensar na hora da leitura. Se você curte uma leitura noturna, que tal optar por uma luminária de mesa,? É uma ótima ideia.

Não esqueça das plantas

Ter plantas em casa é uma forma de melhorar a qualidade de vida, já que elas auxiliam na melhora da qualidade do ar, reduzem o estresse e afloram a criatividade. Opte por plantas ideais para o interior que não precisam de muita luz para sobreviver.

dormitorio, urban jungle plantas no lar

Além de trazer benefícios para o dia a dia, as plantas podem trazer personalidade para o ambiente. Os vasos também são algumas opções de personalização para quarto.

Opte por móveis funcionais

Os móveis planejados podem ajudar na funcionalidade do ambiente. Com móveis funcionais, a organização do ambiente melhora, o que contribui para um ambiente mais relaxante e aconchegante.

quarto multifuncional com penteadeira e camarim

Projeto: Ideia Mais Arquitetura – Execução: Finger Goiânia – Fotos: Play Motion

Além disso, é importante pensar na disposição dos móveis de modo a facilitar a rotina. Uma dica é não colocar espelhos em frente à cama, por exemplo. Ter uma mesa de cabeceira também é uma disposição que pode ajudar a tornar a rotina noturna mais funcional.

Use texturas

Texturas felpudas, tapetes e cortinas podem tornar a ambientação mais aconchegante. Tecidos e texturas, além de deixar o cômodo mais personalizados, são itens recomendados para criar espaços mais confortáveis. É possível, por exemplo, adaptar o tipo de fibra e espessura dos materiais de acordo com cada estação do ano. Peças grossas e felpudas são ótimas em climas frios, enquanto panos mais leves mantêm os ambientes frescos no verão.

decoração comfy quarto aconchegante

Você ainda pode mesclar diferentes tecidos e texturas para valorizar ainda mais o aspecto estético. O indicado é optar por modelos com desenhos e detalhes que tenham a ver com seu estilo, mas itens claros e lisos também combinam facilmente com outros elementos da decoração.

Aposte no afeto

Decoração afetiva pode trazer boas sensações. Quadros e lembranças de momentos felizes podem compor a decoração do ambiente. Esse tipo de ambiente exige que memórias afetivas sejam ativadas na rotina para um ambiente mais acolhedor. Nada mais aconchegante que boas lembranças, não é mesmo?

Mantenha o ambiente organizado

Um detalhe que muitas vezes passa despercebido é a organização e higiene da cama – o centro das atenções do quarto. Manter a cama sempre arrumada e limpa gera um ambiente de zelo e cuidado, transmitindo maior aconchego e conforto.

estilo clássico - dormitório planejado quarto aconchegante

Projeto: Danieli Bonatto – Execução: Atrativa Finger de Concórdia – Foto: Júlio Gomes Filho

Ainda, é fundamental combinar a roupa de cama conforme as cores do quarto para criar um contraste e, assim, quebrar a sobriedade do espaço. O edredom e os travesseiros, por exemplo, podem ser brancos ou, até mesmo, estampados. O ideal é escolher por materiais confortáveis e por uma paleta de cores que tenha a ver com o seu estilo e personalidade.

Aposte na decoração rústica

Outra dica para um ambiente mais aconchegante é apostar na decoração rústica. Esse tipo de decoração ganhou força nos últimos anos e pode transformar qualquer espaço com muito charme.

quarto aconchegante na praia estilo rústico

Projeto: Porto Neves Arquitetura – Execução mobiliário planejado: Finger Haus Centro Sul – Fotos: Walter Dias

Priorize o minimalismo

Menos é mais. Parece um pouco clichê, não é mesmo? Mas, é uma forma de melhorar o visual do ambiente e evitar acúmulo de itens desnecessários. O minimalismo é uma tendência que auxilia na funcionalidade e na melhoria da qualidade de vida.

Invista nos aromas

Para complementar a decoração aconchegante do quarto, apostar em velas aromáticas e aromatizadores é o ideal. Lavanda e eucalipto são boas opções para ajudar no relaxamento. As velas ajudam a manter o quarto mais relaxante, contribuindo para uma rotina mais leve.

Use puffes e poltronas

Os puffes e as poltronas são muito indicados para quem quer deixar o ambiente mais confortável. Além de tudo, é uma forma de relaxar nas horas de leitura, por exemplo. Os móveis desse estilo contribuem para um ambiente mais relaxante. Os puffes podem servir não só como lugar de aconchego, mas como suporte para o dia a dia.

Itens de madeira

A madeira é um material que remete a acolhimento, aconchego, ela é usada principalmente em casas localizadas em cidades mais frias. Mas, é possível montar uma decoração de madeira mesmo em locais com temperaturas mais altas. Opte por madeira sustentável que traz uma sensação mais rústica e aconchegante para o ambiente.

Com essas dicas, fica muito mais fácil montar um quarto aconchegante que traga sensações positivas e relaxantes, contribuindo para a melhoria da qualidade do sono e até da qualidade de vida. Além disso, você estará apostando em uma tendência da decoração, o minimalismo e cozy decor.

Gostou das dicas que preparamos para você? Aproveite a visita e saiba como a Finger Móveis Planejados pode tornar a sua casa ainda mais aconchegante. Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia