19abr

Como deixar o seu quarto mais aconchegante? Entenda aqui

Como deixar o seu quarto mais aconchegante? Entenda aqui

Ter um quarto aconchegante e bem organizado pode fazer toda a diferença no seu bem-estar e na qualidade de vida em casa. Quando bem planejado, o cômodo pode ter um clima mais leve e agradável, além de ser personalizado de acordo com a personalidade do morador.

Com algumas dicas práticas, é possível montar uma decoração acolhedora e com estilo para manter o espaço mais harmônico. No entanto, é preciso ter cautela ao escolher as cores, os móveis, a iluminação, dentre outros detalhes, para combinar os elementos adequadamente com o espaço disponível.

dormitório infantil com textura ripado

Projeto: Balzan Arquitetura – Execução: Finger Chapecó – Foto com licença de uso: Ivan Araújo

Quer entender como deixar o seu quarto aconchegante? Acompanhe a seguir!

Entenda a importância de ter ambientes aconchegantes

Você sabia que a nossa qualidade de vida tem relação direta com o tipo de ambiente que frequentamos? O quarto talvez seja o local da casa mais importante nesse sentido, já que é onde os moradores descansam, dormem e desfrutam de momentos de folga e tranquilidade. É um fato que ter uma decoração aconchegante e bem planejada no quarto pode melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar.

Dormitorio planejado quarto planejado aconchegante

Projeto: Balzan Arquitetura – Execução: Finger Chapecó – Foto com licença de uso: Ivan Araújo

Investir na decoração desse e de outros locais na casa vai muito além do valor estético, ainda que esse também pode ser um fator significativo para a melhora do humor de todas as pessoas que convivem na residência. Além de agradável, os cômodos ainda podem ser funcionais e editáveis, de acordo com as necessidades de cada morador.

Atualmente, a busca por elementos funcionais tem aumentado, sobretudo devido à rotina corrida e estressante que muitas pessoas levam. Com isso, cada vez mais existe procura pelos móveis planejados, que são desenvolvidos com medidas especiais para cada canto da casa. Os móveis trazem praticidade e otimizam os cômodos, permitindo que os moradores tenham mais organização e aconchego.

quarto casal neutro ripado cinza

Projeto: Larissa Franco Arquiteta – Execução: Finger Dautore – Fotos: Filippe Araújo

O mais bacana é que é possível transformar completamente o aspecto da residência por meio de algumas dicas simples práticas. Com criatividade, você pode criar uma decoração personalizada, de acordo com seu gosto e personalidade — que são aspectos essenciais para um lar mais aconchegante.

Descubra como deixar o quarto aconchegante

Uma boa decoração, iluminação amena e mobílias funcionais são alguns dos elementos que tornam o quarto aconchegante e agradável. Pode não parecer, mas é preciso muito pouco para deixar o ambiente mais leve e harmonioso.

Ter a ajuda de um designer de interiores pode ajudar nesse momento, caso você não tenha criatividade para combinar cores e móveis, por exemplo. Mesmo assim, é sempre bom priorizar aspectos da sua personalidade na decoração para que você se sinta ainda melhor e integrado ao seu quarto.

Confira, a seguir, algumas dicas para tornar o cômodo mais aconchegante e adequado para as suas necessidades.

Dê atenção às cores

Você sabia que cada cor transmite uma sensação diferente e influencia nossas emoções? O quarto é um local que exige tranquilidade, por isso, para deixá-lo mais agradável, o ideal é apostar em tons pastel ou neutros nas paredes. Essas cores são vantajosas pois combinam com diversos tipos de decoração, expressando ideia de calmaria ao ambiente.

cores neutras - dormitorio planejado - quarto planejado

Projeto: Danieli Bonatto – Fotos: Rudimar Razador – Execução: Atrativa Finger Concórdia

Os tons podem aparecer tanto nas paredes, em pinturas, adesivos e mobiliário. As cores quentes são as mais indicadas nesses casos, como amarelo, vermelho e laranja. Você também pode apostar em cores de tons frios, como azul, roxo e verde, que ajudam a relaxar e são, por isso, ótimas para os quartos.

Escolha tecidos e texturas

Tecidos e texturas, além de deixar o cômodo com a sua cara, são itens recomendados para criar espaços mais aconchegantes. Você pode, por exemplo, adaptar o tipo de fibra e espessura dos materiais de acordo com cada estação do ano. Peças grossas e felpudas são ótimas em climas frios, enquanto panos mais leves mantêm os ambientes frescos no verão.

Você ainda pode mesclar diferentes tecidos e texturas para valorizar ainda mais o aspecto estético. O indicado é optar por modelos com desenhos e detalhes que tenham a ver com seu estilo, mas itens claros e lisos também combinam facilmente com outros elementos da decoração.

Planeje a iluminação

Contar com uma iluminação bem planejada no quarto torna a atmosfera do local mais acolhedora e calma. Dar atenção a este detalhe é importante, pois a iluminação pode influenciar diretamente na qualidade do seu sono. Assim, quanto mais iluminado o cômodo for, maiores serão as dificuldades na hora de dormir.

dormitorio com iluminação

Projeto: Arq Sign – Execução: Finger Piedade – Foto: Adriano Rodrigo

Ao escolher a lâmpada para o quarto, é preciso levar em consideração qual o tipo de luz que você deseja ter no ambiente. Os estilos de iluminação mais comuns são as luzes diretas e indiretas, que deixam o cômodo mais suave e sem muitas sombras. Você também pode optar por pendentes e luminárias, que além de deixar o local agradável, ainda criam uma decoração mais charmosa e elegante.

Coloque plantas no quarto

As plantas são elementos extremamente versáteis e que podem ser inseridas em praticamente todos os cômodos da casa. Além de filtrar o ar dos ambientes, elas ainda dão um toque de cuidado e aconchego ao imóvel. O indicado é optar por plantas mais rústicas, que exigem menos sol e água, por exemplo.

dormitorio, urban jungle plantas no lar

As plantas também podem ser penduradas e colocadas próximas das janelas e portas, criando, assim, uma harmonia estética totalmente personalizada. Outra dica é escolher por vasos grandes em tons escuros ou neutros para combinar com o restante dos elementos que compõem o quarto.

Mantenha a cama sempre arrumada e limpa

Um detalhe que muitas vezes passa despercebido é a organização e higiene da cama — que geralmente é considerada o centro das atenções no quarto. Manter a cama sempre arrumada e limpa gera um ambiente de zelo e cuidado, transmitindo maior aconchego e conforto.

estilo clássico - dormitorio planejado quarto

Projeto: Danieli Bonatto – Execução: Atrativa Finger de Concórdia – Foto: Júlio Gomes Filho

Ainda, é fundamental combinar a roupa de cama de acordo com as cores do quarto para criar um contraste e, assim, quebrar a sobriedade do espaço. O edredom e os travesseiros, por exemplo, podem ser brancos ou, até mesmo, estampados. O ideal é escolher por materiais confortáveis e por uma paleta de cores que tenha a ver com o seu estilo e personalidade.

Outro item que torna um quarto aconchegante são os móveis planejados. A mobília é ideal para pequenos cômodos e otimiza os espaços de acordo com o tamanho disponível. Além disso, os móveis planejados são itens de alta durabilidade e representam um verdadeiro investimento para quem deseja morar bem e com conforto.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e saiba como a Finger Móveis Planejados pode tornar a sua casa ainda mais aconchegante. Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.