03fev

Casas funcionais: acerte nessa tendência!

Casas funcionais: acerte nessa tendência!

A vida moderna demanda bastante energia para que possamos cumprir as obrigações diárias e desfrutar do lazer. Muitas pessoas, inclusive, sempre estão em busca de práticas que facilitem esses processos. Uma delas consiste em tornar as casas funcionais para otimizar a rotina.

Um projeto assim tem vantagens por combinar personalização e soluções inteligentes para atender às necessidades de todos os moradores. Se você quer saber mais sobre o conceito de funcionalidade e as formas de aplicá-lo em sua residência, prossiga com a leitura!

O que são casas funcionais?

A própria nomenclatura já dá uma pista sobre as características desse tipo de imóvel: construções compostas, em sua maioria, por áreas que cumprem as funções para as quais foram destinadas. A utilidade desses espaços é definida no início do projeto e considerada durante a execução da obra ou reforma.

casa funcional

O resultado? Casas práticas, agradáveis e que colaboram para o bom andamento de todas as atividades que abrigam. O objetivo é facilitar o dia a dia dos moradores, de modo que consigam realizar suas tarefas cotidianas dentro do prazo e sem nenhuma dificuldade.

Várias estratégias podem ser adotadas para aplicar o conceito de funcionalidade em uma residência. Os exemplos incluem desde a instalação de móveis ergonômicos nos cômodos até a escolha de objetos versáteis — que vão além da função de enfeitar para oferecer uma ou mais utilidades.

Como trabalhar com esse conceito?

A dica é priorizar o essencial e evitar elementos que não acrescentam algo positivo à composição. Em outras palavras, respeite as suas preferências e deixe de lado qualquer solução padronizada ou que não tenha a ver com o estilo de vida da família.

Veja alguns passos para chegar a um bom resultado.

Entenda a rotina da família

As casas funcionais fazem jus ao nome quando conseguem proporcionar condições favoráveis a todos os moradores. Então, assim que resolver investir em um projeto ou realizar uma reforma, leve em conta os hábitos, hobbies e compromissos de cada pessoa que habita a residência.

Se todos curtem receber amigos com frequência, vale a pena criar um espaço exclusivo para esses encontros. Por outro lado, é importante separar as coisas quando determinadas atividades são praticadas apenas por um indivíduo ou parte do grupo familiar.

receber amigos em casa - centro de convivência - casa multi função

Digamos que duas pessoas utilizem o mesmo quarto para exercer tarefas distintas, como tocar um instrumento musical e estudar. Nesse caso, a solução é planejar a disposição dos principais recursos (instrumentos musicais e materiais didáticos) e prever áreas de armazenamento para guardá-los.

Pense no uso de cada ambiente

Alguns cômodos têm mais de uma função e precisam ser concebidos de acordo com as atividades previstas. Uma sala de estar integrada à varanda, por exemplo, tende a ser aproveitada durante festas, tempo de folga das crianças e momentos de lazer em família.

Como muitos desses eventos envolvem comes e bebes, por que não adaptar o visual e incluir certos produtos no projeto? Inspire-se na decoração sensorial para colocar itens que enfeitem e, ao mesmo tempo, sejam úteis para as pessoas presentes: baleiros cheios, arranjos com frutas, vasos com plantas frutíferas, barzinho com garrafas de vinho etc.

Também é legal pensar em formas de manter pequenos pertences à vista, como se fizessem parte do décor. Vale desde pendurar utensílios nas paredes da cozinha até expor e guardar coisas em prateleiras. Assim, os recintos terão uma aparência exclusiva e os moradores ficarão livres da temida bagunça.

Considere o novo modo de habitar

As casas funcionais são perfeitas para o tempo em que vivemos e podem facilitar a vida das futuras gerações. Hoje, vemos cada vez mais pessoas cumprindo suas rotinas no conforto do lar e exercendo atividades com maior flexibilidade. A pandemia só deixou essa tendência mais evidente.

Muitas empresas e modelos de negócio, inclusive, permitem aos profissionais intercalar períodos de trabalho em escritórios e ambientes domésticos. Algumas já tornaram a modalidade home office permanente, o que é uma vantagem para quem deseja passar mais tempo perto da família.

Nesse cenário, o jeito de habitar sofre mudanças que precisam ser consideradas na elaboração do projeto. Mais que espaços para interagir e descansar, por exemplo, é preciso conceber áreas onde os moradores possam se exercitar, trabalhar, estudar e desenvolver seus projetos pessoais.

exercício em casa - casas funcionais multi funcional

Invista em móveis planejados

Essas peças são desenvolvidas de acordo com os detalhes da área em que serão colocadas. Ou seja, as características dos móveis planejados têm como base a metragem disponível, as necessidades dos moradores e o estilo trabalhado no ambiente.

A vantagem é que você consegue adaptar os modelos a qualquer cômodo, independentemente do tamanho ou formato que ele apresenta. Dessa forma, poderá aproveitar cada centímetro da casa e adequar a mobília à rotina da família.

Ao contrário dos móveis prontos, as versões personalizadas se encaixam perfeitamente no local. Isso porque são concebidas de modo que preservem as áreas de circulação e a harmonia visual. O resultado gera satisfação e aumenta o conforto daqueles que já habitam casas funcionais.

Se gostou do tema deste post, que tal aprender sobre as tendências para a arquitetura do futuro?

Confira nossas redes sociais, e inspire-se!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.