03abr

Como criar um home office: saiba como adaptar um ambiente em casa

Como criar um home office: saiba como adaptar um ambiente em casa

Você sabe como criar um home office? Ultimamente, várias empresas têm permitido esse tipo de trabalho, em que seus funcionários trabalham de casa. Outro fator que também contribui para a necessidade de ter um cômodo na residência para poder trabalhar é que as pessoas estão empreendendo cada vez mais e investindo nos próprios negócios.

Independentemente de qual seja o seu caso, neste artigo, mostraremos algumas dicas de como criar um home office que seja eficiente e bonito para que você possa ser ainda mais produtivo. Confira!

O que considerar na escolha do cômodo?

Montar um home office vai muito além do que apoiar o computador em cima da mesa da cozinha ou da sala de jantar e começar a trabalhar. Para montar um bom espaço que ofereça diversos benefícios, é preciso levar alguns pontos importantes em consideração. Confira, a seguir, quais são eles.

Iluminação

A luz natural é uma ótima aliada à produtividade em um home office, já que é mais estimulante e ajuda a manter uma pessoa mais disposta, ao contrário da má iluminação, que pode causar dificuldades de concentração, sono ou preguiça. Por esse motivo, é preciso escolher um cômodo que seja bem iluminado e que, de preferência, ofereça a possibilidade de colocar a mesa de trabalho perto da janela.

A melhor solução é contar com o máximo de luz possível que entre pelas janelas. Como, porém, a maioria dos cômodos não é projetado para fornecer boa iluminação de trabalho, utilizar pontos de luz ou luminárias com luzes fortes que imitem a luz do dia acima da mesa pode ser uma boa solução. Utilizar cores neutras na pintura das paredes também é uma boa alternativa de ter maior iluminação no cômodo, já que elas rebatem e refletem a luz com mais eficiência.

Posição do sol durante o dia

A princípio, pode parecer bobeira, mas é preciso prestar atenção na posição do sol e como ele é refletido dentro do cômodo do seu home office. Isso porque ela afeta a forma que você trabalha e isso reflete diretamente na sua produtividade.

Procure investigar em qual horário a incidência dos raios solares é mais intensa dentro do espaço. Com essa informação em mãos, faça as mudanças necessárias no mobiliário e na decoração para que o sol não seja um incômodo quando estiver trabalhando. Uma dica é: pense no layout do home office de forma que possa aproveitar a luz solar da forma mais aconchegante possível.

Tamanho e tranquilidade do cômodo

Para saber como criar um home office de forma certeira, duas das decisões mais importantes ao espaço são relacionadas ao tamanho do cômodo e à tranquilidade que ele proporcionará diariamente. Isso porque não adianta escolher um local barulhento, já que você vai precisar se concentrar para realizar as tarefas.

Em relação às medidas, elas precisam ser suficientes para acolher todas as coisas relacionadas ao seu trabalho sem que fiquem entulhadas ou atrapalhem a sua circulação. Um ponto de atenção é que o cômodo precisa ter, pelo menos, uma parede livre que seja grande o suficiente para acomodar uma mesa onde seja possível deixar todos os acessórios do dia a dia disponíveis para que você os acesse com facilidade.

Como criar um home office em casa?

Agora que você já sabe o que considerar para escolher o melhor cômodo da casa para ser seu home office, precisa conhecer algumas dicas de como montá-lo da melhor forma possível. Confira, a seguir.

Monte uma estação de trabalho

O item mais importante de todo o escritório em casa é a estação de trabalho em si. Para montar uma que atenda a todas as suas necessidades, pense em tudo o que você precisa, mas não fuja do essencial. No planejamento, considere utilizar móveis inteligentes, já que eles ajudam na praticidade da rotina de trabalho.

Uma boa mesa de um tamanho que acomode um computador e itens de papelaria já é o suficiente para começar. Uma cadeira confortável também é indispensável, já que você passará grande parte do tempo sentado nela enquanto produz. Não se esqueça de itens como uma boa conexão com a internet, já que será necessário se comunicar com outras pessoas durante o expediente, por exemplo.

Outros itens que podem fazer parte da estação de trabalho para auxiliar no seu dia a dia são os quadros de anotação. Independentemente se forem do tipo lousa, os modelos brancos ou mesmo os em vidro transparente, ter um local bastante visível para anotar os compromissos ou anotações importantes faz toda a diferença.

Garanta espaço para organização

O fato do seu escritório ser dentro de casa não é desculpa para mantê-lo bagunçado. Aliás, quanto mais organizado for o ambiente, melhor para a concentração e produtividade — já que não existirão tantos elementos que tirem a atenção durante a execução de uma tarefa ou que dificultem a rotina de trabalho por estarem entulhados por todos os lugares possíveis.

Para auxiliar a organizar todos os seus pertences, é possível contar com a aquisição de móveis planejados. Por serem feitos sob medida, caberão exatamente no local para o qual foram projetados e aproveitarão ao máximo o espaço do home office. Outras possibilidades são as estantes, nichos e prateleiras, que podem guardar todos os documentos necessários e servir de exposição para elementos de decoração simples.

Dê atenção à ergonomia

A ergonomia, resumidamente, é o estudo da relação que o ser humano constrói com os ambientes em que ele se encontra. Em relação ao trabalho, o objetivo é alcançar um bem-estar frente aos males causados pela jornada de trabalho, como dores na coluna, nos pés e problemas na visão.

Para acertar em como criar um home office, o indicado é que a cadeira esteja ajustada a uma altura que permita que os pés fiquem firmemente apoiados no chão ou em um apoio específico para eles. Quando estiver trabalhando, é preciso manter o antebraço em posição paralela ao chão. Ao digitar, é preciso que o monitor do computador ou notebook fique posicionado de uma maneira em que seja possível visualizar toda a tela sem a necessidade de fazer movimentos bruscos.

Dessa forma, é possível trabalhar de forma que o corpo não se canse ou fique prejudicado por má postura. Além disso, quando for planejar o escritório em casa, evite cadeiras ou móveis confortáveis demais. Por mais que seja tentador trabalhar o dia todo esparramado em uma cadeira macia, a má postura prejudicará o corpo.

Com essas dicas, esperamos que tenha ficado mais simples saber como criar um home office. Para deixar esse novo cômodo da casa ainda mais com a sua cara, não se esqueça de investir em uma boa decoração, mas sem pesar a mão na escolha dos itens para que eles não interfiram na sua produtividade diária.

Gostou do assunto? É fã de uma decoração mais minimalista? Então aproveite para aprender agora mesmo a utilizar quadros minimalistas na decoração da sua casa!

Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.