03abr

Como criar um home office: saiba como adaptar um ambiente em casa

Como criar um home office: saiba como adaptar um ambiente em casa

Você sabe como criar um home office? Ultimamente, várias empresas têm permitido esse tipo de ocupação, em que seus colaboradores atuam de forma remota de qualquer local.

Quem opta por desenvolver as atividades em casa sabe da necessidade de ter um cômodo exclusivo e confortável na residência para trabalhar. Até porque o espaço permite ter maior organização e foco, elevando o desempenho e oferecendo inúmeras vantagens, como aumento da produtividade e rentabilidade nas tarefas profissionais.

home office - linha feel - moveis planejados de alto padrao

Acompanhe a seguir e confira algumas dicas de como criar um home office que seja eficiente e esteticamente agradável!

O que considerar na escolha do cômodo?

Montar um home office vai muito além de apoiar o computador em cima da mesa da cozinha ou da sala de jantar e começar a trabalhar. Para montar um bom espaço que ofereça diversos benefícios, é preciso considerar alguns pontos importantes. Confira, a seguir, quais são os principais.

Iluminação

A luz natural é uma ótima aliada da produtividade em um home office, já que aumenta a motivação e ajuda a manter a pessoa mais disposta, ao contrário de uma iluminação mal planejada, que pode causar dificuldades de concentração, sono ou preguiça.

Por esse motivo, é preciso escolher um cômodo que seja bem iluminado e que, de preferência, ofereça a possibilidade de colocar a mesa de trabalho perto da janela para ter mais luz natural possível.

como criar um home office

A melhor solução é contar com o máximo de luz possível que entre pelas janelas. Como, porém, a maioria dos cômodos não é projetado para fornecer uma boa iluminação de trabalho, utilizar pontos de luz ou luminárias com luzes fortes que imitem a luz do dia acima da mesa pode ser uma boa solução.

Utilizar cores neutras na pintura das paredes também é uma boa alternativa para ter mais iluminação no cômodo, já que elas rebatem e refletem a luz com mais eficiência.

Posição do sol durante o dia

A princípio, pode parecer insignificante, mas é essencial prestar atenção na posição do sol e como ele é refletido dentro do cômodo do seu home office. Isso porque a luz solar afeta a forma que você trabalha e isso reflete diretamente na sua produtividade.

como criar um home office

Procure investigar em qual horário a incidência dos raios solares é mais intensa dentro do espaço. Com essa informação, você pode fazer as mudanças necessárias na mobília e na decoração para que o sol não seja um incômodo quando estiver trabalhando. Uma dica é: pense no layout do home office de forma que possa aproveitar a luz solar da forma mais aconchegante possível.

Tamanho e tranquilidade do cômodo

Para saber como criar um home office de forma certeira, duas das decisões mais importantes no espaço são relacionadas ao tamanho do cômodo e à tranquilidade que ele proporcionará diariamente. Não adianta escolher um local barulhento, já que você vai precisar se concentrar para realizar as tarefas.

Em relação às medidas, elas precisam ser suficientes para acolher todos os itens relacionados ao seu trabalho sem que fiquem entulhados ou atrapalhem a sua circulação.

home office tom de bege

Projeto: Arquiteta Fabíola Antunes – Execução: Finger Pina

Um ponto de atenção é que o cômodo precisa ter, no mínimo, uma parede livre que seja grande o suficiente para acomodar uma mesa e deixar todos os acessórios do dia a dia disponíveis, permitindo que você os acesse com facilidade e praticidade.

Como criar um home office em casa?

Agora que você já sabe o que considerar para escolher o melhor cômodo da casa para criar um home office, agora é essencial conhecer algumas dicas de como montá-lo da melhor forma possível. Confira as dicas a seguir!

Monte uma estação de trabalho

O item mais importante de todo escritório em casa é a estação de trabalho em si. Para montar um espaço que atenda a todas as suas necessidades, pense em tudo o que você precisa, mas não fuja do essencial. No planejamento, considere utilizar móveis inteligentes, já que eles ajudam na praticidade da rotina de trabalho.

persiana home office corporativo neutro

Projeto: Danieli Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Julinho Gomes Filho

Uma boa mesa de um tamanho que acomode um computador e itens de papelaria já é o suficiente para começar. Uma cadeira confortável também é indispensável, já que você passará grande parte do tempo sentado nela enquanto produz. Não se esqueça de itens, como uma boa conexão com a internet, já que será necessário se comunicar com outras pessoas durante o expediente, por exemplo.

Outros elementos que podem fazer parte da estação de trabalho para auxiliar no seu dia a dia são os quadros de anotação. Independentemente se forem do tipo lousa, os modelos brancos ou mesmo os em vidro transparente, ter um local bastante visível para anotar os compromissos ou anotações importantes faz toda a diferença.

Garanta espaço para organização

O fato do seu escritório ser dentro de casa não é desculpa para mantê-lo bagunçado. Aliás, quanto mais organizado for o ambiente, melhor para a concentração e produtividade — já que não existirão tantos elementos que tirem a atenção durante a execução de uma tarefa ou que dificultem a rotina de trabalho por estarem entulhados por todos os lugares possíveis.

moveis para estudo dormitorio infantil home office

Projeto: Dani Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Movie Two Creative

Para auxiliar a organizar todos os seus pertences, é possível contar com a aquisição de móveis planejados. Por serem feitos sob medida, caberão exatamente no local para o qual foram projetados e, com isso, você consegue aproveitar ao máximo o espaço do home office.

Outras possibilidades são as estantes, nichos e prateleiras, que podem guardar todos os documentos necessários e servir de exposição para elementos de decoração simples.

Dê atenção à ergonomia

A ergonomia, resumidamente, é o estudo da relação que o ser humano constrói com os ambientes em que ele se encontra. Em relação ao trabalho, o objetivo é alcançar um bem-estar frente aos males causados pela jornada de atividades, como dores na coluna, nos pés e problemas na visão.

Para acertar no home office, o indicado é que a cadeira esteja ajustada a uma altura que permita que os pés fiquem firmemente apoiados no chão ou em um suporte específico. Quando estiver trabalhando, é preciso manter o antebraço em posição paralela ao chão. Ao digitar, é preciso que o monitor do computador ou notebook fique posicionado de uma maneira em que seja possível visualizar toda a tela sem a necessidade de fazer movimentos bruscos.

como criar um home office em casa

Projeto: Dani Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Movie Two Creative

Dessa forma, é possível trabalhar de forma que o corpo não se canse ou fique prejudicado por má postura. Além disso, quando for planejar o escritório em casa, evite cadeiras ou móveis confortáveis demais. Por mais que seja tentador trabalhar o dia todo esparramado em uma cadeira macia, a má postura prejudicará o corpo.

Pense na funcionalidade

O local de trabalho deve ser o mais funcional possível, até mesmo porque isso impacta diretamente no seu desempenho profissional. Por isso, pense na funcionalidade e também na praticidade que o local deve oferecer.

Se possível, separe todos os objetos necessários para se dedicar à longas horas de serviço, sem que você precise ficar saindo do cômodo a cada hora, por exemplo. Esses poucos minutos de distração acabando interferindo negativamente no seu rendimento como um todo.

A indicação é ter móveis adequados, uma cadeira com rodinhas, todos os materiais necessários de papelaria, entre outros. Algumas pessoas ainda optam por instalar um frigobar no home office, justamente para não ter que ir até a cozinha pegar água e ser interrompido por outros moradores.

como criar um home office

Projeto: Studio LK – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Dol

Reserve um espaço sem distrações

O home office deve ser um ambiente totalmente silencioso e sem distrações. Evite instalar televisão, som ou qualquer outro utensílio que pode atrapalhar e tirar a sua atenção. De preferência, deixe um aviso na porta para que os outros moradores não incomodem quando você estiver no local.

Qualquer distração, por menor que seja, pode custar minutos e horas preciosas da sua dedicação profissional. Da mesma forma, evite ao máximo checar redes sociais ou o celular quando não for necessário, pois mesmo que a ação pareça inofensiva, pode acabar gastando um tempo precioso do seu dia.

Dê um toque de verde

Você também precisa se sentir bem no local de trabalho, mesmo que seja em casa, não é mesmo? Para isso, considere colocar algumas plantas no ambiente. Além de trazer vivacidade, elas ajudam a purificar o ar e, com isso, aumentam o seu bem-estar.

É importante escolher por espécies que não exigem muita luz solar ou até mesmo água, ou seja, que sejam mais resistentes. A depender da temperatura do ambiente, vale a pena deixar as plantas sempre próximas das janelas ou das portas, permitindo que elas respirem e se mantenham sempre saudáveis.

Personalize a mesa

Outra dica é personalizar a sua mesa de trabalho com todos os materiais necessários para se dedicar por longas horas. De preferência, deixe sempre à vista um estojo com canetas, bloco de anotações, cadernos, livros, dispositivos eletrônicos, entre outros objetos.

sala de estar com espaço de trabalho e estudo

Com a mesa sempre organizada, é possível render mais e tornar o local otimizado. Assim, você evita perder tempo tendo que buscar pelos itens de trabalho e pode ter muito mais motivação para se dedicar de forma ininterrupta às atividades profissionais.

Crie uma área para aliviar o estresse

Se possível, tenha um canto específico dentro do seu espaço home office para descansar. Isso é importante para aliviar o estresse, a ansiedade e até mesmo o cansaço, que acaba naturalmente surgindo após se dedicar por longas horas ao trabalho.

Pense em instalar uma poltrona ou um sofá compacto em um dos cantos do cômodo. Coloque plantas próximas e uma luminária que permita que você troque a iluminação para um tom mais ameno, possibilitando um maior relaxamento e uma sensação de aconchego.

Tenha apenas o que é necessário por perto

Na sua estação de trabalho, é importante que você priorize apenas os elementos necessários para a realização das suas tarefas diárias. Uma mesa e cadeira de qualidade, computador, mouse, cadernos para anotação, fone de ouvido, entre outros itens, por exemplo, são indispensáveis.

dormitório jovem com área de estudo

Pense que tendo apenas o necessário, você evita distrações e não perde tanto tempo para se organizar ao se sentar para fazer o serviço. Se possível, adote também um filtro de água no escritório para não ter que ficar indo na cozinha a todo momento.

Atente-se aos objetos de decoração

A decoração é um detalhe que faz toda a diferença na sua produtividade, por isso, priorize esse aspecto no seu home office. Uma decoração aconchegante, personalizada e esteticamente agradável torna a sua rotina de trabalho muito mais especial.

Não precisa de muito luxo, mas considere ter um tapete, uma poltrona de relaxamento confortável, cores neutras nas paredes, entre outros elementos. O essencial é que você se sinta bem e consiga produzir da melhor maneira possível.

Com essas dicas, esperamos que tenha ficado mais simples saber como criar um home office. Para deixar esse novo cômodo da casa ainda mais com a sua cara, não se esqueça de investir em uma boa decoração, mas sem pesar a mão na escolha dos itens para que eles não interfiram na sua produtividade diária.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e deixei o seu comentário dizendo se as informações ajudaram você a ter mais ideias para montar a sua estação de trabalho em casa!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Já nos acompanha nas redes sociais? Estamos no FacebookInstagramYouTubeTwitter e Pinterest!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia