19jul

Móveis para estudo: 9 dicas para escolher os melhores para o ambiente

escrito por Francieli Kern
Móveis para estudo: 9 dicas para escolher os melhores para o ambiente

Escolher os móveis para estudo adequados é fundamental para criar um home office confortável, ergonômico e que estimule a produtividade. De modo geral, sua área de estudos deve ser capaz de comportar livros, cadernos, computadores e outros itens essenciais para seu trabalho.

Home office - móveis para estudo

Projeto: Dani Bonatto – Execução: Atrativa Finger – Foto: Arquite Foto e Júlio Gomes Filho

Contudo, realizar essa tarefa pode não ser tão fácil quanto parece. Afinal, existem muitos modelos diferentes — mesas de trabalho suspensas e dobráveis, escrivaninhas, mesas de canto, cadeiras, poltronas, entre outras. Por isso, elaboramos este conteúdo para te ajudar nessa escolha. Confira a seguir as dicas que separamos!

Quais são as melhores dicas para escolher móveis para estudo?

A grande verdade é que o processo de escolha da mobília para estudo deve ser feito com muita cautela e atenção. Sendo assim, fica mais fácil de acertar e comprar móveis que ofereçam conforto e se ajustem as necessidades. A seguir, fizemos uma listagem com dicas para ajudar!

1. Considere o tamanho do ambiente

Não importa qual a finalidade dos móveis — se vão para um quarto, para a sala ou serão parte de um home office. É importante estudar o tamanho do ambiente antes de comprar qualquer mobília. Dessa forma, você consegue identificar o tipo de móvel mais adequado para o espaço disponível.

home office escuro com boiserie freijo

Uma mesa de estudos pequena e moderna, por exemplo, se encaixa bem em um cômodo mais compacto. As mesas maiores são facilmente incorporadas em ambientes mais largos, como um escritório completo. Por outro lado, uma mesa de canto é a ideal para transformar aquele espaço da casa sem uso em uma área de estudos bem funcional.

2. Analise a qualidade do produto

Antes de começar as compras dos móveis para estudo, você deve fazer uma análise minuciosa dos preços do mobiliário. Nessa ocasião, é importante considerar alguns aspectos, como a estrutura. Sempre prefira materiais de qualidade, como madeira maciça ou aço inoxidável. Podem ser mais caros, mas oferecem maior durabilidade.

Outro ponto essencial é o tipo de acabamento. Para avaliar esse quesito mais facilmente, aposte na praticidade. Veja se as texturas dos móveis combinam com o estilo decorativo da sala ou do ambiente escolhido para seu escritório. Observe também se os forros e revestimentos são fáceis de limpar e certifique-se da qualidade do estofamento.

Unificar design e tecnologia é indispensável atualmente. Por isso, saiba que o design do móvel escolhido deve combinar com você, sua personalidade, mesmo que de forma indireta. No caso da tecnologia, essa pode estar presente na funcionalidade; móveis multifuncionais oferecem alta praticidade e contribuem para o aumento da produtividade.

3. Prefira móveis planejados

Várias estratégias podem ser adotadas na hora de selecionar a mobília da área de estudos. Uma delas é apostar em móveis planejados. Como o próprio nome sugere, esses móveis são desenvolvidos especialmente para o local no qual serão instalados.

home office

Essa solução pode ser uma alternativa interessante caso você busque exclusividade e não queira se contentar com modelos prontos, produzidos em série e padronizados. Por serem planejados com base em um determinado ambiente, esses móveis se adaptam perfeitamente ao estilo e necessidade do usuário.

4. Verifique suas necessidades

Por falar em necessidade, esse é outro fator que você precisa considerar na hora de comprar seus móveis para estudo. Quando falamos desse assunto, significa pensar em qual tipo de móvel oferecerá tudo o que precisa em um escritório. Você precisa de mesas e cadeiras maiores ou modelos mais compactos já são suficientes? Pense bem sobre isso.

Caso tenha muito material de estudo para armazenar, vale a pena investir em móveis com gavetas ou, pelo menos, espaços para incluir caixas organizadoras. Dessa forma, conseguirá manter seu espaço de estudo bem mais ordenado.

5. Preste atenção na funcionalidade

Já citamos a funcionalidade por aqui, mas vale a pena falar dela mais um pouco. Para conseguir o máximo de organização em seu local de estudo, é interessante avaliar as funcionalidades adicionais que os móveis podem oferecer.

sala de estar planejada e home office integrado em tons de rosa

As mesas com gavetas e prateleiras embutidas que citamos mais acima, por exemplo, são ideais para organizar materiais de escritório e documentos. Você pode escolher entre um modelo com estantes laterais ou com somente com uma gaveta embaixo da bancada.

Também existem as opções com nichos ou armários aéreos; perfeitos para quem precisa guardar muitos itens, mas não pode investir em móveis maiores.

6. Leve em conta a sua rotina diária

Pode parecer irrelevante, mas escolher móveis para estudo que não se encaixam em sua rotina só renderá trabalho em dobro. Um bom exemplo disso é comprar móveis cheios de detalhes quando você não dispõe do tempo necessário para fazer a manutenção e limpeza.

Nesse cenário, a peça adquirida se desgastará rapidamente, e o investimento causará prejuízos a curto prazo. Assim, pense bem antes de fechar sua compra. Procure unir a estética com a funcionalidade adequada ao seu estilo de vida.

7. Defina o estilo que deseja seguir

Uma ótima forma de buscar inspirações de móveis para estudo é nas redes sociais. Na internet, você encontra facilmente inúmeras imagens de escritórios e cantos de estudo com estilos diversos. Escolha as opções que mais combinam com seu estilo, ambiente e necessidade e não tenha medo de se basear neles no momento da compra.

moveis para estudo dormitorio infantil home office

Projeto: Dani Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Movie Two Creative

Caso você goste de uma estética minimalista, por exemplo, procure por referências nesses moldes. Além de esclarecer o tipo de mobília que deseja, você também ajuda o comerciante a encontrar o modelo que atenderá suas exigências.

8. Escolha as cores com equilíbrio

Selecionar as cores certas também impacta diretamente na qualidade e na funcionalidade do seu local de estudo. Avalie as cores da parede, do piso de decoração do espaço reservado para o escritório. Assim, evitará comprar peças que destoem demais do ambiente e possam tirar sua concentração na hora do trabalho.

Ao planejar as cores, você também evita mesclar espaços por acidente, caso não seja a intenção — camuflar a mesa com a parede. Uma excelente maneira de se preparar é estudar as paletas de cores do círculo cromático. Essa ferramenta mostra cores primárias, complementares e análogas.

quarto casal com home office

Projeto: Larissa Cardoso Arquiteta – Execução: Finger Tirol

9.Opte pela sustentabilidade, flexibilidade e mobilidade

Ao escolher móveis para um ambiente, é essencial pensar não apenas na estética e funcionalidade, mas também em aspectos como sustentabilidade e praticidade. Quando se opta por móveis fabricados com materiais sustentáveis e ecológicos, o estudante mostra que tem consciência em relação ao meio ambiente.

Essa abordagem sustentável não apenas contribui para a preservação do planeta, mas também pode representar um investimento a longo prazo, considerando a vida útil prolongada desses móveis. Além disso, ao projetar um espaço, a flexibilidade e a mobilidade dos móveis desempenham um papel importante.

Se os móveis oferecem recursos como rodízios em mesas ou capacidade de empilhamento em cadeiras, proporcionam uma adaptabilidade significativa ao ambiente. Essa versatilidade permite reconfigurar o espaço de acordo com as necessidades específicas. Seja para acomodar mais pessoas, criar áreas de trabalho colaborativo ou facilitar a limpeza e manutenção do ambiente.

Quais móveis não podem faltar em um ambiente de estudos?

Um ambiente de estudos em casa deve ser funcional, confortável e propício para concentração. Para criar um espaço eficiente e acolhedor, alguns móveis são essenciais. Em seguida, elencamos alguns deles.

Home office - móveis para estudo

Projeto: Dani Bonatto – Execução: Atrativa Finger – Foto: Arquite Foto e Júlio Gomes Filho

Mesa de estudos

Fundamental para apoiar o computador, livros, cadernos e demais materiais de estudo. Deve ser espaçosa o suficiente para acomodar tudo o que é necessário, mas também adequada ao tamanho do ambiente.

Cadeira ergonômica e estante

Uma cadeira confortável e ergonômica é crucial para garantir uma postura correta durante longos períodos de estudo. Deve oferecer bom suporte para as costas e ser ajustável em altura. Por outro lado, para organizar livros, apostilas, pastas e outros materiais de estudo, o indicado é uma estante ou prateleira. Elas ajudam a manter o espaço organizado e facilita o acesso aos recursos necessários.

Gaveteiro ou armário

Ideal para armazenar materiais de escritório, como canetas, lápis, papel, entre outros. Também pode ser útil para guardar itens pessoais ou arquivos relacionados aos estudos.

Prateleira ou nicho para eletrônicos

Se o estudante utiliza frequentemente eletrônicos como tablets, smartphones ou laptops, é útil ter um local específico para posicioná-los durante o estudo, mantendo-os carregados e organizados.

Home office - móveis para estudo

Projeto: Dani Bonatto – Execução: Atrativa Finger – Foto: Arquite Foto e Júlio Gomes Filho

O que acontece quando são utilizados móveis inapropriados para estudar?

Quando são utilizados móveis inapropriados (não ergonômicos) para estudar em casa, diversas consequências negativas podem surgir – tanto no curto quanto no longo prazo. Entre os danos, podemos citar os problemas posturais causados por cadeiras sem suporte lombar ou mesas muito altas ou baixas.

O resultado pode ser dores nas costas, no pescoço e em outras áreas do corpo. Com o tempo, esses problemas posturais podem se tornar crônicos. Outra consequência ruim é a fadiga ou desconforto. Algo que reduz a produtividade e o nível de concentração.

Além disso, um ambiente de estudo inadequado pode afetar negativamente a eficiência do aprendizado. Na prática, móveis desorganizados ou mal posicionados podem criar distrações, dificultando a concentração e a absorção de informações.

Sem os móveis certos para armazenamento e organização, o ambiente de estudo pode se tornar rapidamente desorganizado e bagunçado. Isso pode afetar a motivação e a disposição para estudar. Ademais, um espaço de estudo desconfortável pode ter um impacto psicológico negativo e aumentar os níveis de estresse, ansiedade e frustração associados ao estudo.

Essas foram nossas orientações de como escolher móveis para estudo corretamente. Um espaço de trabalho deve ser ergonômico e funcional. Como você passará longas horas nesse ambiente, nada mais lógico do que investir no máximo de qualidade e conforto. Esses fatores influenciarão na sua produtividade e na qualidade das suas tarefas.

Solicite um orçamento

Gostou das nossas dicas? Então, entre em contato com a Finger Móveis e conheça as soluções que oferecemos para você!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia