07abr

Textura dos móveis: quais os tipos e como influencia no acabamento final?

Textura dos móveis: quais os tipos e como influencia no acabamento final?

Escolher a decoração e o mobiliário e a textura dos móveis para sua residência é fundamental para você criar ambientes que sejam bonitos, interessantes e que tragam todo o conforto não só para você, mas para os demais moradores e, também, para suas visitas.

Ter um imóvel que seja a sua cara passa, também, pela escolha do acabamento dos seus móveis planejados. Afinal, se você está criando um cômodo com a sua cara, é importante que todas as escolhas sejam conscientes.

Assim, é importante saber trabalhar a textura dos móveis, identificar quais são os principais tipos existentes e entender quais são as principais dicas para fazer a melhor escolha. Vamos ajudá-lo nisso. Boa leitura!

dormitório infantil com textura ripado

Projeto: Balzan Arquitetura – Execução: Finger Chapecó – Fotos: Ivan Araújo

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Quais os tipos de textura dos móveis mais comuns?

Para que você faça uma escolha consciente, é importante saber identificar quais os tipos de textura de móveis mais comuns, como eles podem ser utilizados na sua decoração e como afetam o acabamento das peças. Vamos ver juntos a seguir os principais que são utilizados no mercado.

BP

O acabamento BP (melamina de baixa pressão) é um dos mais utilizados na indústria moveleira. É aplicada uma folha de resina melamínica em um painel de MDP ou MDF. É um revestimento rápido de ser aplicado, bastante durável e que permite uma limpeza rápida, sem deixar manchas. Com esse revestimento, é possível ter desenhos que imitam madeiras, tecidos, texturas, cores sólidas e entre outros, garantindo maior versatilidade na sua escolha.

cozinha de luxo planejada acabamento de moveis BP

Projeto: Balzan Arquitetura – Execução: Finger Chapecó – Fotos: Ivan Araújo

Super Matte

O super matte é um acabamento que gera uma espécie de efeito fosco sobre o móvel, sendo uma espécie de contraponto ao efeito High Gloss. Isso gera maior leveza, conforto e um ambiente mais equilibrado em conjunto com outras texturas e acabamentos na decoração.

textura super matte para moveis

Além disso, o efeito matte nos acabamentos traz um toque mais aveludado, o que pode ser interessante, principalmente, para gerar um efeito sinestésico bem interessante. Esse acabamento, também, permite uma limpeza facilitada, com apenas um pano úmido e sabão neutro, evitando que ele fique com manchas ou marcas de digitais. Na Linha da Finger, o padrão Super Matte é fabricado com resina polimérica, o que se torna um material de grande resistência.

cozinha azul

Essa é uma escolha interessante, por exemplo, para quartos e salas. Por ser muito versátil, torna viável seu uso em outros cômodos, como as cozinhas que, normalmente, não levam o acabamento fosco. Casa bem com os estilos minimalista, moderno e escandinavo.

High Gloss

O efeito High Gloss é aquele que oferece uma aparência brilhante, feito com resina polimérica, gerando um aspecto quase como se o móvel fosse um espelho, pela possibilidade de gerar um reflexo, que pode ser explorado para uma decoração mais moderna e arrojada. Ele pode ser aplicado no tamponamento, em painéis e nas portas e frentes.

textura dos moveis high gloss

É um material bastante versátil, podendo ser aplicado em diversos cômodos e combinado facilmente com outros elementos, como os da cozinha, tapetes e sofás. Assim, você pode dar um ar estético mais interessante para seus ambientes, com elegância e conforto.

Laminado de Resina Polimérica – com características que lembram o couro

É importante lembrar que, nesses casos, não é utilizado o couro animal em si, mas um padrão que imita, de forma muito precisa, a textura idêntica à natural, dando um ar sofisticado para seus móveis. O revestimento laminado é feito de resina polimérica e é, normalmente, aplicado na superfície de MDF e MDP. Isso traz modernidade e sofisticação ao item.

acabamento moveis personalizados editaveis finger moveis planejados de alto padrao

Acabamento que imita Couro – Laminado de Resina Polimérica

Oferece um toque quente, é versátil e fica bem em painéis de diversos ambientes, podendo ser aplicado tanto em cômodos mais íntimos (como os quartos) quanto os sociais (sala e cozinha).

Além disso, você pode optar por diferentes aparências, texturas e cores, seguindo a tendência escolhida para o seu cômodo. É possível, até mesmo, garantir um ar desgastado, como se fosse um móvel mais antigo, com memória afetiva.

Outro ponto interessante desse laminado é sua facilidade de limpeza e personalização. Normalmente, o material é produzido para evitar manchas e pode ser higienizado de maneira mais simples.

3D

O acabamento 3D para móveis planejados gera uma sensação de uma estrutura dessa natureza no item. Normalmente geram uma sensação de acabamento volumétrico, com um toque suave. Pode ser explorado tanto com cores quanto em versões mais neutras, que poderão ser implementadas nos mais diferentes ambientes.

textura dos moveis 3d

Madeira rústica

O acabamento de madeira rústica é uma grande tendência e que gera um aspecto de campo ou serra nos ambientes, como a sua casa se conectasse com a natureza. Isso cria um local com maior afetividade, receptividade e sofisticação.

O acabamento é altamente resistente, podendo ter um aspecto mais cru ou envernizado, de acordo com suas demandas e preferências. Há, também, quem goste do efeito pátina no acabamento de madeira rústica, como se fosse uma pintura envelhecida.

madeira natural rustica 3d

Ele combina bem com os diferentes tipos de decoração, podendo levar a um efeito sinestésico interessante e gerar uma memória afetiva bem bacana aos ambientes. Combina, também, com diferentes ambientes, podendo ser aplicado tanto em locais mais intimistas quanto nos sociais.

Madeira natural

Outra forma de acabamento interessante é o uso de madeira natural. Reproduz-se, assim, o aspecto já presente em móveis feitos, de fato, com esse material, dando um aspecto próprio. Esse é um elemento de fácil higienização e que pode ficar bem nos mais diversos ambientes, podendo ser utilizado com outros tipos de acabamento em seus cômodos.

stark

Na linha da Finger, dispomos da Linha Stark, onde a robustez da madeira maciça compõe a sensação de aconchego, vindo ao encontro das tendências naturais, conservando a essência da madeira tornando cada peça única.

Como fazer a escolha adequada das textura dos móveis?

Mas então, como escolher a textura mais interessante para os móveis planejados de um cômodo? Vamos mostrar a seguir algumas dicas que podem auxiliá-lo nisso. Veja:

  • analise o estilo do cômodo: se, por exemplo, ele é mais rústico, pode ser mais interessante o acabamento em madeira — para ambientes mais modernos, já é possível pensar em outros estilos, como o couro ou High Gloss;
  • procure investir em acabamentos: essa é uma tendência cada vez maior nessa área, então não tenha medo de ousar — pode investir em madeira, couro, granito e outros no mesmo ambiente, criando uma decoração sensorial que pode ser muito interessante;
  • pense se você tem pets em casa: apesar de ser resistente, alguns acabamentos podem ter problemas com os hábitos dos animais — por exemplo, quem tem gatos pode sofrer com arranhaduras em materiais mais frágeis, comprometendo o acabamento;
  • por fim, conte com uma empresa séria que produza os seus móveis planejados.
cozinha provençal preto e branco

Projeto: Anderson Scriboni – Execução: Tendenzza – Tio Hugo

Se você quer os melhores móveis para conseguir criar ambientes confortáveis, com a sua cara, de modo criativo e interessante, conte com a Finger Móveis Planejados. Temos os melhores acabamentos, com materiais de qualidade, criando o ambiente perfeito para gerar conforto e felicidade a você e aos demais moradores da residência.

Gostou do nosso artigo sobre textura dos móveis? Então conheça mais os nossos serviços! Entre em nosso site e saiba mais. Para mais inspirações, siga nosso perfil no Instagram!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia