02mar

Qual a importância do acabamento dos móveis planejados? Entenda aqui

Qual a importância do acabamento dos móveis planejados? Entenda aqui

Garantir um acabamento para móveis planejados de alto padrão faz toda a diferença em um projeto residencial. Além de proporcionar ao ambiente mais beleza e sofisticação, a mobília deixa os cômodos com uma decoração de acordo com o seu estilo e personalidade.

Além disso, os móveis também podem ser projetados para atender às necessidades dos moradores, de forma que ocupem o espaço de maneira estratégica. Para quem busca exclusividade e não quer aderir aos modelos prontos e padronizados, o investimento certamente vale a pena.

Quer ficar por dentro do assunto? Acompanhe a seguir e entenda como o acabamento para móveis influencia a qualidade e a aparência do ambiente. Boa leitura!

acabamento moveis alto padrao linha provencal

Linha Provençal Berlin – Laminado de Resina Polimérica

Qual a importância dos acabamento dos móveis planejados?

Móveis planejadas contam com um excelente acabamento justamente por serem feitos sob medida para cada cliente. As mobílias são fabricadas de forma artesanal, mas também podem ser produzidas em escala industrial, com materiais de alto padrão, acabamento e qualidade.

Esse tipo de móvel é ideal para criar espaços mais aconchegantes, funcionais e diferenciados, além de ser indicado para manter o equilíbrio dos elementos que compõem o ambiente. Uma excelente vantagem é que a mobília é desenhada de forma totalmente personalizada e, consequentemente, única.

A ambientação pode ser trabalhada por meio de uma iluminação mais natural, de itens decorativos e do mobiliário. Um ponto interessante é que, antes mesmo de o projeto ficar pronto, é possível ter uma visualização prévia do resultado do ambiente. O teste ajuda o arquiteto a encontrar falhas e também funciona para que o cliente avalie se os móveis agradam ao seu gosto pessoal.

acabamento moveis planejados

Linha Stark: Madeira Maciça para tampos e prateleiras

Os móveis planejados, por serem feitos sob medida, encaixam em qualquer local. Com um bom acabamento e materiais de qualidade, a mobília ainda é mais durável, resistente e flexível, uma vez que o acabamento aumenta a vida útil e conserva a mobília.

Sem dúvidas, os móveis planejados são uma excelente alternativa para ambientar os espaços, e o investimento vale muito a pena a longo prazo. Além disso, quando conta com um acabamento feito com recursos duráveis, o móvel tem uma melhor relação entre preço e qualidade do produto.

O que observar ao projetar o acabamento dos móveis?

O acabamento é um elemento que impacta diretamente a qualidade, a durabilidade e a aparência do móvel. Portanto, é muito importante ficar atento e verificar se o acabamento é adequado para o uso do espaço e se resiste às atividades diárias.

Existem diversas opções de acabamento para móveis planejados, e a qualidade dos materiais empregados na fabricação dos modelos costuma ser superior. Isso garante a segurança da estrutura, tornando-a resistente e com uma vida útil maior. São inúmeros os cuidados essenciais que se deve ter para atingir um resultado harmônico e equilibrado na decoração.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Uma boa equipe de arquitetura pode auxiliar na elaboração do projeto, encontrando a melhor maneira de deixar o ambiente impecável e valorizado. Mesmo assim, é importante também observar alguns pontos na hora de decidir pelo tipo de acabamento para os seus móveis planejados.

A seguir, confira quais são os principais.

Materiais

A escolha dos materiais mais adequados é essencial e ainda pode deixar as peças mais sofisticadas. O MDP e o MDF são alguns dos materiais mais utilizados, oferecendo durabilidade e versatilidade.

O MDP, por exemplo, é recomendado para itens retos, como, portas, prateleiras, armações e tampos. Já o MDF pode ser mais bem trabalhado em formas e curvas arredondadas, garantindo mais detalhes e contornos.

acabamento 3D moveis alto padrao

Linha 3D Lenz – volume e movimento para o móvel

Acabamento dos móveis – Qualidade da Borda

Outro material que proporciona um acabamento de alto padrão, é a qualidade do bordeamento: espessura da borda, acabamento e a própria questão da resistência à colagem de borda. Um produto bastante usado na fabricação dos móveis de alto padrão é a cola PUR, à base de poliuretano.

A cola usada no acabamento de borda, garante mais durabilidade ao móvel, deixando-o resistente à ambientes úmidos e quentes. A mobília com cola PUR pode ser utilizada em cozinhas, lavanderias e banheiros, já que é mais resistente à água e ao vapor. O acabamento tem qualidade superior à cola convencional, principalmente em relação à umidade e altas temperaturas.

Acabamento de borda PUR moveis de alto padrao editaveis moveis personalizados finger

Acabamento de Borda: Colagem PUR

Funcionalidade

Mesmo que na indústria de móveis planejados existam peças iguais, os móveis podem ser produzidos com detalhes específicos de acordo com as necessidades de cada cliente. O importante é priorizar a funcionalidade que a mobília terá no cômodo.

É possível optar por uma madeira exclusiva, um acabamento com linhas arredondadas ou, até mesmo, um corte que garanta um melhor resultado. É importante ter em mente que o projeto de planejados não é pensado de uma maneira isolada. Por isso, é fundamental avaliar as características do ambiente para garantir que o móvel seja adaptável e realmente funciona no local escolhido para a instalação.

moveis curvos arredondados de alto padrao acabamento curvilineo

Linha Kurve – acabamentos arredondados

Custo-benefício

Sem dúvidas, o custo-benefício é um dos aspectos que mais pesam no momento de escolher o acabamento. Mesmo que o projeto pareça mais caro à primeira vista, os móveis planejados têm diversos benefícios que compensam o investimento. A depender do tamanho do espaço, por exemplo, o móvel pode sair mais em conta.

O custo-benefício ainda é melhor quando comparado aos móveis convencionais, pois a qualidade superior e a exclusividade são pontos que tornam os móveis planejados mais valorizados no longo prazo.

acabamento linha provençal

Garantia

Quem opta por um bom acabamento, geralmente, acaba tendo uma melhor garantia em relação à qualidade do produto. A garantia é um benefício que transmite mais confiança a quem está adquirindo o item. Assim, mesmo que seja oferecida a um preço adicional, é importante contar com esse tipo de segurança no momento de realizar o investimento.

Dessa forma, antes de adquirir uma peça personalizada, você pode analisar se loja oferece garantia estendida e quais são as cláusulas do contrato. Outro ponto é observar se o vendedor oferece manutenção ou reparo diante de um possível defeito. Quando um problema surgir, é preferível que a loja esteja disponível para solucioná-lo.

home office - linha feel - moveis planejados de alto padrao

 

Quais sãos os tipos de acabamento para móveis mais comuns?

É fundamental conhecer os diferentes tipos de acabamento para móveis planejados para escolher a melhor opção para o seu projeto. Existem inúmeros formatos e materiais disponíveis no mercado, mas é importante optar por uma composição que atenda às suas necessidades e que, além de tudo, ofereça personalização de acordo com os demais componentes.

Os materiais contam com características e particularidades, e podem influenciar significativamente a qualidade final dos móveis. Por isso mesmo, é necessário escolher com bastante cuidado, considerando a resistência ao tempo, a durabilidade no manuseio, a praticidade de uso, o custo-benefício e a personalização.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Acompanhe a seguir e confira mais sobre cada tipo de acabamento para móveis planejados e entenda para quais mobílias são mais indicados!

Melamina — BP

A melamina é um revestimento sintético bastante utilizado na produção de móveis planejados. O acabamento pode ser feito com diferentes opções de cores e texturas, permitindo criar um aspecto mais natural de madeira na mobília.

Construtora: @ConstrutoraIbiza
Projeto: @PaulaGomes_Arquitetura
Móveis Planejados: @fingercuiaba e @finger oficial
Projeto Arquiteta @PaulaGomes

O material é impregnado com resina e pode ser usado tanto no MDP como no MDF, além de ter um ótimo custo-benefício e riscar com menos facilidade. É um acabamento ideal para quem quer ter economia.

LackLaminat: Laminado de Resina Polimérica

O revestimento em LackLaminat, é um dos acabamentos mais atualizados e usados por oferecer um ar mais moderno e inovador ao design de superfície em móveis. O material é produzido a partir de compostos de polímeros que revestem o MDF, podendo compor mobílias e peças decorativas de todos os tipos, como revestimentos de paredes, divisórias, pisos e fachadas.

padrão oxid coleção Soul

Uma vantagem é a alternativa apresentar maior resistência à umidade, abrasão e impactos, por isso, é bastante indicado para móveis em cômodos como cozinha e banheiro. O processo de aplicação industrial é feito em laminadoras que utilizam colas de alta aderência.

Lâmina natural de madeira

A lâmina natural é outro revestimento ideal para peças de alta padrão. É possível, por exemplo, criar desenhos diferenciados com aspecto de madeira de floresta, agregando uma aparência amadeirada com mais naturalidade e ousadia à mobília.

Mesmo que seja pouco utilizada como acabamento, justamente por ter uma aplicação complexa, a lâmina natural apresenta um excelente resultado e cria uma ambientação exclusiva ao ambiente.

Pintura

Uma outra maneira de ter brilho ou cores diferentes, é por meio da pintura. O revestimento com pintura possibilita mobílias sem manchas e combina com diferentes materiais, como vidro, madeira e alumínio. Pinturas com resina e metacrilato também deixam a mobília com um ar moderno e sofisticado.

Em geral, são várias as etapas de pintura e polimento para que os móveis tenham uma superfície lisa e uniforme, sem qualquer tipo de mancha. A pintura é mais comum em móveis pouco usados em casa, como é o caso das cômodas. No entanto, é importante atentar para a baixa resistência a riscos e as diferenças de tonalidades que podem apresentar entre as peças.

cozinha nordica escandinava

É fundamental conhecer os diferentes tipos de acabamentos para móveis justamente para não correr o risco de ter as peças danificadas com o tempo. Investir em revestimentos de qualidade, portanto, é a melhor indicação para manter a durabilidade e o brilho das mobílias.

Optar pelos melhores acabamentos pode ser um desafio, assim, é muito importante contar com o auxílio de profissionais especializados. Além de dar recomendações sobre cada acabamento, eles saberão indicar os materiais certos para as condições do seu imóvel e do seu cotidiano, de acordo com as suas necessidades e do que você deseja para o seu projeto.

Antes de se decidir por um projeto de acabamento para móveis, é muito importante contar com uma empresa de qualidade que forneça peças com bons materiais. A Finger Móveis Planejados é uma indústria de móveis residenciais com mais de 44 anos de história, tendo uma verdadeira vocação pelos detalhes e pela busca da inovação.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e deixe o seu comentário dizendo o que achou das informações apresentadas no post!

Quer saber como a Finger Móveis Planejados pode transformar o seu ambiente? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

O seu lar é o melhor lugar do mundo! Solicite o orçamento dos móveis planejados e transforme o seu lar!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia