04out

Material para móveis planejados: o que considerar na hora de escolher?

Material para móveis planejados: o que considerar na hora de escolher?

Você sabia que a escolha do material para móveis planejados influencia diretamente a vida útil e a qualidade das mobílias? O tipo de material desempenha importantes funções, oferecendo mais durabilidade e flexibilidade para a decoração.

É essencial, por exemplo, notar se a fabricação tem como foco a valorização e a sofisticação dos móveis. Antes de optar por um fornecedor, portanto, é preciso avaliar a reputação da marca e os exemplos de projetos que já foram produzidos para ter mais garantia na hora de investir nas peças.

Acompanhe a seguir e entenda o que deve ser considerado ao escolher o material para móveis planejados para a sua residência!

Quais são os fatores essenciais para escolher o material para móveis planejados?

Cada material utilizado para a produção dos móveis planejados contém características e particularidades que influenciam a qualidade final do produto. Por isso, é muito importante escolher com bastante cuidado quais matérias-primas farão parte da composição do projeto de mobília da sua casa.

Os móveis planejados devem apresentar resistência ao tempo, durabilidade no manuseio, praticidade de uso e personalização de acordo com as necessidades do cliente. Para que o projeto atenda a essas exigências, é fundamental que os materiais sejam, portanto, muito bem escolhidos.

Vale muito a pena, por exemplo, conhecer o trabalho dos fornecedores e, se possível, visitar o local onde os móveis são produzidos. Também há a possibilidade de realizar alguns testes práticos com protótipos para descobrir se o material utilizado realmente é resistente e conta com vida útil considerável.

São inúmeros os aspectos que devem ser analisados antes de investir nos móveis planejados para a sua residência. Veja, a seguir, quais são os fatores essenciais que devem ser observados no momento de escolher pela matéria-prima para a sua mobília.

Resistência

É fundamental que os móveis planejados sejam resistentes. A depender da função e do local de instalação da mobília, será necessário optar por um tipo de material com acabamento mais durável, como o MDP e MDF (que também pode ser usado em peças curvilíneas).

Em geral, o produto com garantia de resistência acaba tendo muito mais qualidade, o que dá menos dor de cabeça no futuro. Mesmo que a mobília seja desmontada e montada novamente, ela pode apresentar uma vida útil longa e persistente quando a peça apresenta uma boa taxa de resistência.

Durabilidade

Alguns móveis planejados, como gavetas, bancadas, prateleiras, entre outras superfícies, exigem um teste de durabilidade para avaliar o peso e a tração. Essa análise garante que o comprador receba mobílias de qualidade e com longa vida útil.

Nesse caso, é essencial que os móveis planejados contem com um bom acabamento, pois é esse o aspecto principal que aumenta a durabilidade e conserva o produto. O MDP e o MDF, por exemplo, são alguns dos materiais mais utilizados, principalmente por apresentar versatilidade.

mdf ou mdp material para móveis planejados

Praticidade

Outro aspecto fundamental no momento de escolher o material para móveis planejados é a praticidade de uso. Existem matérias-primas que são mais adequadas para os diversos ambientes.

De qualquer forma, o material utilizado como base para os móveis planejados deve oferecer o máximo de praticidade aos moradores. Além de transformar os ambientes, esse tipo de mobília traz funcionalidade aos ambientes, tornando as tarefas cotidianas muito mais simples e práticas.

bancada de cozinha organização

Projeto: Daiana Ortolan – Fotos: Vivianne Rubin

Garantia

Se o seu intuito é ter móveis planejados duráveis na sua casa, é essencial contar com uma garantia estendida do fornecedor. Para isso, será preciso considerar o custo-benefício do produto, em termos de qualidade e durabilidade.

detalhes linha provençal berlin material móveis planejados

Linha Provençal Berlin
Projeto: Daiana Ortolan
Fotos: Vivianne Rubin

Até porque para além da funcionalidade, os móveis planejados agregam valor ao seu imóvel. Geralmente, quem busca por uma residência, por exemplo, leva em conta a existência desse tipo de mobília, sendo um fator imprescindível no momento de decisão pela compra.

Qualidade

A qualidade da matéria-prima utilizada nos móveis é de extrema importância. Em geral, na fabricação dos produtos, os fornecedores dão preferência a materiais compostos de fibras ou partículas de madeira prensadas em altas temperaturas com uma combinação de resinas para manter a resistência e a qualidade final da peça.

Revestimento metro metalizado

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Doll Fotógrafo

Além desse fator ser fundamental para a vida útil da mobília, ele também ajuda a evitar acidentes durante o uso. Puxadores, dobradiças e trilhos, por exemplo, devem contar com ferragens de qualidade para manter o bom funcionamento dos móveis e ainda para impedir que o objeto rache ou quebre com o passar do tempo.

Acabamento

O acabamento dos móveis é mais um aspecto que deve ser considerado antes de realizar o investimento. Mesmo que alguns produtos sejam feitos artesanalmente ou produzidos em larga escala, eles devem sempre contar com materiais de alto padrão e qualidade.

detalhe móveis planejados

Foto: Vivianne Rubin

Com isso, a mobília se torna mais durável, resistente e flexível, uma vez que o acabamento aumenta a vida útil e auxilia na conservação da matéria-prima. Além disso, é importante verificar se o acabamento é adequado para o uso e se resiste às atividades diárias dos moradores.

Como escolher um bom fornecedor de móveis planejados?

Para escolher um fornecedor compromissado e atento aos detalhes, é essencial fazer uma avaliação da reputação da marca e dos materiais que são utilizados com mais frequência em seus projetos. Isso garantirá a qualidade dos móveis planejados e pode impedir que o seu investimento seja perdido.

Porta Feel – Acabamento Reifen em LackLaminat

É interessante que a empresa contratada tenha um time de especialistas preparados para orientar os clientes em relação à escolha das matérias-primas mais adequadas para cada cômodo da casa. Você também pode solicitar amostras dos produtos e observar a qualidade do que é apresentado.

Outro ponto é em relação à garantia. Dê preferência a fornecedores que sejam conceituados no mercado e que ofereçam garantia estendida para os clientes. Ainda vale a pena conversar com outros consumidores para conhecer diferentes opiniões sobre os móveis que são comercializados pela loja.

A Finger tem o compromisso e a missão de transformar ambientes para o bem-estar das pessoas. A empresa prioriza a escolha do material para móveis planejados e oferece padrões, texturas e possibilidades de fabricação de qualidade, criando projetos de ambientes personalizados e exclusivos para cada cliente.

Aproveite a visita e entenda também qual a importância do acabamento dos móveis planejados para a sua casa!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Siga a Finger em suas redes sociais!

Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.