28fev

Decoração com prateleira: saiba como usar, onde colocar e mais

escrito por Francieli Kern
Decoração com prateleira: saiba como usar, onde colocar e mais

Utilizar decoração com prateleira é uma ótima forma para tirar alguns itens do chão e, assim, verticalizar a sua casa, otimizando espaços. Com isso, você consegue garantir não só maior fluidez, mas, também, tornar seus cômodos mais confortáveis no dia a dia.

Mas afinal, como fazer uma decoração com prateleira, principalmente, nos quartos? Continue lendo e tire suas dúvidas!

O que colocar nas prateleiras

Uma primeira dúvida é: o que colocar nas prateleiras? Bom, temos algumas possibilidades: você pode torná-las decorativas, funcionais ou, ainda, unir o melhor dos dois mundos, ou seja, utilizar ambos. Algumas sugestões são:

  • Decorativo: aproveite para colocar plantas, acessórios e itens que sejam do seu interesse para decoração (por exemplo, no quarto das crianças, pode utilizar para colocar bonecos), entre outros;
  • Funcional: deixe itens que fazem parte do seu dia a dia e que ficariam mais bem organizados ali. Por exemplo, livros, jogos, CDs, canetas, entre outros itens que você utiliza no dia a dia em seu quarto;
  • Ambos: é possível misturar ambos os pontos e, assim, compor uma prateleira que funcione muito bem na parte estética e, também, organize esses itens em seu quarto.

Lembre-se, também, de não sobrecarregar as prateleiras. Isso é fundamental para que não fique uma sensação de sufocamento no ambiente. Trabalhar espaços vazios na prateleira, por exemplo, pode gerar bons resultados.

estante metálica - decoração com prateleira

Projeto: Josi Barros Arquiteta – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Filippe Ramos

Onde colocar as prateleiras

As prateleiras precisam estar em um local de fácil acesso, se estão em função de organização, para facilitar que você possa ter acesso aos itens no dia a dia. Por exemplo, se você lê na cama, pode ser interessante que as prateleiras estejam próximo desse espaço, para que possa pegar os itens mais facilmente.

decoração com prateleira

Se a ideia é gerar um espaço decorativo, pode ver como ele compõe o espaço junto com outras peças que estão no seu quarto, complementando a decoração.

É importante, também, considerar a posição para evitar acidentes. Você deve evitar deixar a peça em uma altura na qual você ou outros moradores possam bater a cabeça ou esbarrar constantemente.

design de interiores para sala de estar - decoração com prateleira

Como as prateleiras podem ser utilizadas

As prateleiras podem ter diversas funções, principalmente, em seu quarto ou das crianças. Vamos trazer algumas sugestões que exemplificam isso a seguir:

  • para os pequenos, as prateleiras podem ser interessantes para auxiliar a organizar os brinquedos no dia a dia, bem como criar um espaço para decorar o quarto, deixando o ambiente mais interessante para eles;
  • ela pode auxiliar a deixar itens próximos de você no quarto, como porta-caneta, câmeras fotográficas, livros, jogos, entre outros;
  • pode compor um ambiente decorativo, com plantas, acessórios, entre outros;
  • pode ser um local afetivo, para colocar fotos de pessoas queridas e da família, ou recordações de momentos importantes, como lembranças de viagens.

dormitório jovem com penteadeira e home office para estudos - roupeiro com porta de vidro

Os principais modelos de prateleiras

Temos diversas opções de prateleiras que podem ser colocadas nos ambientes. Alguns deles são:

  • estilo nicho;
  • prateleiras de vidro;
  • prateleiras em MDP/MDF;
  • prateleiras de quina;
  • prateleiras altas;
  • prateleiras coloridas, entre outras.
sala com parede preta

Projeto: Wagner Boreli
Execução: Studio Living Caxias – Fotógrafo: Mari Venancio

A decoração com prateleira auxilia a deixar seu ambiente mais funcional, eficiente e, também, bonito! Quando instalada nos quartos, pode ser bem interessante para auxiliar na organização e funcionalidade!

Gostou? Quer mais dicas interessantes como essa? Siga o perfil da Finger no Facebook e Instagram e não perca nenhum conteúdo!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia