17abr

Projeto de móveis planejados: veja o que não pode faltar

escrito por Francieli Kern
Projeto de móveis planejados: veja o que não pode faltar

Morar em uma casa com os melhores móveis e uma decoração impecável é o desejo da maioria das pessoas. Na hora da mudança, sempre há uma ideia nova para reformar o quarto, a sala, a cozinha ou o banheiro. Nesse momento, todos visualizam um projeto de móveis planejados perfeito.

Lançamentos Finger Móveis Planejados - 2024 - Cozinha Integrada de Luxo com ilha, Vulkan Slate

Contudo, nem sempre é possível incluir na prática o que foi idealizado no papel, pois os ambientes apresentam particularidades que acabam impedindo uma ou outra alteração. Não é incomum planejar a decoração de uma cozinha aberta e descobrir que a bancada escolhida não cabe no espaço reservado.

Para evitar esse cenário, é indispensável criar um projeto detalhado e que considere todos os aspectos da casa ou apartamento a ser renovado. Continue acompanhando o conteúdo a seguir e entenda a importância de projetar uma decoração com móveis planejados!

O que é um projeto de móveis planejado e para que serve?

Um projeto de móveis planejados é uma forma de criar e personalizar os móveis de acordo com o espaço disponível no cômodo e as necessidades do cliente. As vantagens de investir nesse tipo de projeto envolve a maior organização do ambiente, melhor aproveitamento e otimização do espaço, maior capacidade de armazenamento, valorização do imóvel e maior durabilidade da mobília.

Projeto de móveis planejados

Projeto: Jefferson Santos Arquitetura – Execução: Finger Morumbi – Fotos: Gabriela Zari Fotografia

Os móveis planejados podem ser feitos para todos os ambientes da casa, como cozinha, quarto, sala e banheiro. Para fazer um projeto de qualidade, é necessário contar com a ajuda de um profissional especializado, que ficará responsável pelo desenho técnico, o detalhamento dos materiais e o acompanhamento da produção e da instalação.

Qual a importância de fazer um projeto de móveis planejados com profissionais capacitados?

Fazer um projeto de móveis planejados com profissionais capacitados é muito importante para garantir a qualidade, a funcionalidade e a beleza do seu ambiente. Alguns dos benefícios de contratar um especialista são:

  • redução de custos: um profissional sabe como aproveitar melhor os recursos e os materiais disponíveis, evitando desperdícios e erros de cálculo;
  • melhor aproveitamento de espaços: um profissional conhece as técnicas para otimizar o espaço do seu ambiente, criando soluções personalizadas e adequadas às suas necessidades;
  • confiança e qualidade: um profissional tem experiência e conhecimento para executar o projeto com eficiência e garantir a durabilidade dos móveis planejados. Além disso, ele pode oferecer assistência e garantia dos serviços prestados.
projeto de móveis planejados

Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Foto: Feitosa Films Production

Portanto, se você quer ter um ambiente bonito, prático e confortável, vale a pena investir em um projeto de móveis planejados com profissionais capacitados.

O que não pode faltar em um projeto desse tipo?

Na hora de criar um projeto de móveis planejados, os profissionais não podem esquecer que cada item possui um papel essencial na casa. Esse processo envolve muito mais do que apenas escolher a cor ou o material de determinada mobília. É necessário considerar a funcionalidade trazida para o ambiente, para o dia a dia dos moradores, além da estética. Nesse sentido, veja a seguir o que não pode faltar em um projeto desse modelo.

banheiro de luxo suite master com camarim

Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Fotos: Feitosa Films Production

Otimização dos móveis

Um projeto de qualidade precisa levar em conta a otimização do espaço, a fim de garantir seu melhor aproveitamento. Isso significa que deve excluir cantos inúteis, transformando estalos negativos em mais capacidade de armazenamentos, no caso de uma mesa ou prateleira planejada, por exemplo. Tudo deve ser pensado para caber os utensílios que serão utilizados no ambiente.

Definição do fluxo nos ambientes

Outro ponto indispensável em projeto do tipo é a definição do fluxo de circulação dos ambientes, ou seja, a forma como as pessoas se movimentam e interagem com os móveis e os objetos. No projeto, devemos pensar para garantir conforto e praticidade, evitando obstáculos e prevenindo acidentes.

Para isso, é necessário considerarmos as dimensões do espaço disponível, a disposição dos móveis planejados, a localização das portas e janelas, os pontos de iluminação e ventilação, as áreas de circulação e permanência e as atividades que iremos realizar em cada ambiente. Assim, um projeto eficiente deve criar soluções funcionais e harmoniosas.

projeto de móveis planejados

Execução: Finger Morumbi

Durabilidade e valorização do imóvel

Dois aspectos importantes em um projeto do tipo são a durabilidade dos móveis e, consequentemente, a valorização do imóvel. A durabilidade dos móveis depende da qualidade dos materiais, do acabamento e da instalação. Por isso, é essencial escolher uma empresa confiável e experiente, que ofereça garantia e assistência técnica.

Já a valorização do imóvel ocorre quando a mobília projetada harmoniza com o estilo e as necessidades dos moradores, criando um ambiente funcional e agradável. Além disso, ter móveis planejados pode ser um diferencial na hora de vender ou colocar o imóvel para alugar, pois dá um toque de requinte, bom gosto e cuidado à moradia.

Equilíbrio visual

Um projeto de móveis planejados de qualidade precisa considerar o equilíbrio visual do ambiente, que consiste em distribuir os elementos de forma que eles tenham o mesmo peso visual e geram uma sensação de ordem e simetria. Esse equilíbrio pode ser alcançado de modo formal ou informal, dependendo da disposição dos móveis e objetos decorativos.

O equilíbrio formal consiste na semelhança precisa entre cada ponto do cômodo, com o foco nos itens principais, como móveis idênticos ou da mesma linha de fabricação. Quanto ao equilíbrio informal, deve-se buscar uma harmonização a partir de elementos que não são simétricos, mas que têm proporções e cores similares, como itens decorativos.

projeto de móveis planejados

Projeto: Arquiteta Fatina Rahall – Execução: Finger Foz – Cliente: Tarabain Sanaa

Conheça os diferenciais Finger para o seu projeto de móveis planejados

Com a Finger, você obtém máxima qualidade em todos os seus projetos de móveis planejados. Presente no mercado há mais de 45 anos, entregamos segurança, bem-estar, funcionalidade e autenticidade de cores, padrões e texturas em cada projeto. Nossa missão é transformar ambientes, harmonizando o melhor do design europeu com a precisão alemã, reunidas na Soul Collection.

cozinha com ilha painel ripado

Projeto: Arquiteto W’Ton Farias – Execução: Finger Haus Campina Grande – Foto: Rapheally

Um projeto de móveis planejados serve para aproveitar melhor o espaço e o estilo de cada ambiente da casa. Para que o resultado seja satisfatório, a Finger leva em conta as medidas do local, as necessidades e preferências dos moradores, o orçamento disponível, os materiais e acabamentos escolhidos, sempre entregando qualidade na execução e instalação. Desse modo, você terá móveis planejados que funcionais, bonitos e duráveis.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Gostou deste conteúdo? Então, entre em contato com a Finger, faça seu orçamento e dê o primeiro passo rumo ao seu lar totalmente planejado!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia