06mar

Cozinha de luxo: saiba como inovar e sair do tradicional

escrito por Francieli Kern
Cozinha de luxo: saiba como inovar e sair do tradicional

Ter uma cozinha de luxo não precisa ser só sobre algo que vemos em novelas e séries: você pode ter um cômodo alto padrão em sua residência, desde que saiba como compor o espaço da melhor forma. Com as dicas certas, é possível criar um ambiente bem elegante, sofisticado e dentro das principais tendências atuais.

cozinha planejada com ilha

Projeto: Natalia Zambenedetti – Execução:Palazzo Ambientes – Foto: Otavio

Se você está querendo mudar a sua cozinha, ou vai começar do zero, é o momento perfeito para conhecer as dicas deste artigo e adotá-las. Já adiantamos um ponto importante: planejamento será fundamental para isso. Saiba mais sobre o assunto a seguir e tire suas dúvidas.

Determine o estilo da sua cozinha de luxo

Uma primeira decisão importante que você deve tomar é definir o estilo que deseja para a sua cozinha de luxo. Afinal, todas as demais decisões passam, também, por essa questão.

Móveis Planejados Cozinha Clássica - Verde Neo Mint

Execução: TC Planejados – Produção: Blue7 Digital

Por exemplo, ao definir as cores para a sua cozinha de luxo, é preciso pensar em qual foi o estilo escolhido. Se há uma pegada mais moderna, provavelmente itens metálicos também poderão fazer parte da decoração, orientando, até mesmo, a escolha dos eletrodomésticos do espaço (por exemplo, optar por geladeiras de inox).

cozinha de luxo

Projeto: Studio Artha – Rafaela Dienstmann Designer – Fotógrafo: Eduardo Liotti – Execução: Finger Novo Hamburgo

Defina um espaço bem amplo

Uma característica comum de cozinhas de luxo é ter um espaço bem amplo. Isso permite tanto que você crie uma decoração única e elegante e, também, ter maior espaço para movimentação.

E, também, outro ponto importante é proporcionar um ambiente mais proporcional e funcional. Um espaço muito pequeno e atabalhoado passa uma sensação de sufocamento e desorganização, que é o oposto do que um cômodo de luxo deve passar.

Móveis planejados para Cozinha Freijó Contemporânea - diferenciais

Execução: TC Planejados – Produção: Blue7 Digital

Mesmo que o espaço não seja tão amplo, é fundamental garantir que seja possível ter um maior espaço de locomoção e conseguir proporcionar maior conforto e bem-estar no uso do cômodo. Pode ser interessante, portanto, contar com um projeto pensado para otimizar o ambiente.

cozinha de luxo

Projeto: LO Interiores – Execução: Edy Planejados – Fotos Sidney Doll

Além disso, um espaço amplo permite que você conte com uma das possibilidades que estão mais em alta no momento: a ilha na cozinha. Vamos entender mais sobre ela a seguir.

Conte com uma ilha na sua cozinha de luxo

A cozinha com ilha é aquela na qual há uma estação de trabalho que pode demarcar tanto a separação do espaço em ambientes integrados (por exemplo, a ilha ser a parte que separa a cozinha da sala de jantar) quanto, também, ser um espaço entre as paredes do cômodo (caso tenha espaço para isso).

Ela pode ser utilizada para diversos fins. Por exemplo, você pode instalar um cooktop ou utilizar para ter mais espaço para trabalho (como poder picar alimentos no local) ou, então, pode ter uma função como uma bancada americana e moradores e família podem fazer as refeições na cozinha ou, então, fazerem companhia enquanto os pratos são preparados.

É preciso planejar bem esse espaço, principalmente, porque a ilha não pode provocar um sufocamento do espaço da sua cozinha. Então, novamente, um bom planejamento será fundamental para ter um cômodo de luxo bem planejado.

Cozinha de luxo

Execução: Finger Haus Centro Sul – Projeto: Josi Barros Arq – foto: Lucas Rangel

Conte com um lustre

O lustre é um item de decoração que proporciona maior elegância e sofisticação para os ambientes e é uma ótima opção para as cozinhas de luxo. É uma ótima opção para poder proporcionar a iluminação adequada para pontos da sua cozinha.

Por exemplo, você pode contar com o lustre em cima da ilha, ou sobre a mesa de jantar no ambiente, caso seja um ambiente integrado. Um dos modelos que estão em alta tendência no momento é o uso das luminárias pendentes.

Cozinha Cinza Soul Collection

Cozinha Soul Collection – Padrões Staub e Staff – Projeto: Paulo André Assumpção – Fotos: Otávio Assumpção

Para poder contar com o uso do lustre da forma adequada, é importante ter um bom planejamento de luzes no seu ambiente. Quer saber mais? Vamos ver a seguir.

Opte por um planejamento de luzes inovadora

Ter um projeto de luzes personalizado para sua cozinha pode ser responsável por proporcionar a valorização de alguns itens específicos e evidenciar itens de luxo no espaço, além de, também, proporcionar economia no uso de iluminação artificial, valorizando a luz natural pela arquitetura do ambiente.

Por exemplo, você pode contar com um painel de led próximo a uma bancada para proporcionar uma melhor iluminação do ambiente e evidenciar os móveis e peças do espaço. O mesmo vale para pensar em como adotar os lustres no ambiente e o melhor posicionamento para valorizar pontos-chave no cômodo.

Projeto: Francisca Antonia – Marillya Aranha – Execução: Finger Brasília – Fotos: Eliezer Souzzaa

Para isso, você pode contar, novamente, com um projeto de design de interiores que poderá ajudar a definir os melhores posicionamentos da iluminação e, ao mesmo tempo, prezar pela valorização da iluminação natural.

Use e abuse dos geométricos

Itens geométricos estão intimamente ligados, no design, com uma ideia de elegância e modernidade. Por isso, uma boa forma de trabalhar essas questões é contar com peças nesse formato.

cozinha preta

Projeto: Giovana Souza Designer de Interiores – Execução: Studio Living

Por exemplo, é possível pensar em móveis planejados que trabalhem linhas e ângulos em sua composição. Em conjunto com contrastes bem definidos, pode passar uma maior sofisticação para o ambiente.

Use cores modernas

Modernidade e luxo andam lado a lado e a escolha de cores modernas fará toda a diferença. Por isso, é muito importante saber trabalhar uma paleta de cores de forma adequada. Nesse tipo de cozinha, trabalhar tons mais neutros ajudam a proporcionar maior elegância.

Cozinha com Ilha

Projeto: Lie Arquitetas – Execução: Finger Brasília – Fotos: Eliezer Souza

Neste caso, as principais escolhas são aquelas mais neutras e metálicas, tais como:

cozinha planejada

Projeto: Natalia Veloso Arquitetura – Execução: Finger Goiânia – Fotos: Play Motioon

Isso não significa que não possa contar com cores na decoração da sua cozinha de luxo. Mas tente utilizá-las de forma pontual, com itens que podem gerar pontos de contraste, mas que não seja a protagonista, necessariamente, do ambiente.

Conte com os móveis planejados e tenha uma cozinha de luxo

Ao longo deste conteúdo, você viu a importância de poder contar com espaços que foram planejados para poder tornar sua cozinha mais luxuosa. E os móveis planejados podem ser essenciais para isso.

Por exemplo, você pode pensar em uma bancada focada para ser a sua ilha na cozinha a partir de um projeto definido previamente. As lojas autorizadas da Finger Móveis planejados pensam em um projeto focado para sua demanda (por exemplo, se você vai utilizar utensílios na bancada a demanda é diferente do que seria utilizado apenas para jantar).

Cozinha estilo americano

Projeto: Juliana bortolato – Execução: Finger USA – Fotos: Feitosa Films Production

Além disso, é possível pensar nos móveis de acordo com o espaço para ter um maior aproveitamento do seu cômodo e proporcionar um ar mais elegante para o local. E, também, pensar em um projeto de acordo com o estilo escolhido.

Criar uma cozinha de luxo com as dicas certas pode ajudar você a criar um ambiente bonito, sofisticado e proporcionar bem-estar e satisfação por ter criado o cômodo alto padrão do jeito que desejava.

E como falamos, a cozinha com ilha é uma tendência que vem com tudo. Conheça mais sobre ela e veja como trazê-la para a realidade da sua casa.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia