23set

Organização na cozinha: 10 dicas que podem te ajudar no dia a dia

escrito por Francieli Kern
Organização na cozinha: 10 dicas que podem te ajudar no dia a dia

Independentemente de onde você more, seja em uma casa ou em um apartamento considerado grande ou pequeno, a organização na cozinha é essencial para o conforto dos moradores. A desorganização desse ambiente faz qualquer um ficar perdido.

Uma das coisas mais incômodas na hora do preparo dos alimentos ou das refeições é quando não encontramos pratos, talheres, copos, entre outros itens com facilidade. Quando isso acontece, é uma sequência de abrir e fechar gavetas e portas que desorienta qualquer pessoa.

Parece cômico, mas essa cena acontece e se repete em muitos lares. Para evitá-la na sua casa, criamos este artigo com 10 dicas essenciais de organização na cozinha que podem te ajudar no dia a dia. Acompanhe!

1. Tenha somente o necessário

A indústria constantemente lança novos produtos no mercado. A tentação para adquiri-los é grande, visto que normalmente são bonitos, interessantes e até mesmo usuais. Diante disso, devemos nos perguntar se realmente precisamos de algo novo na cozinha.

Ter somente o necessário dentro de nossas cozinhas é questão de organização e de sustentabilidade. Quanto maior for a quantidade de utensílios, maior será também a possibilidade de fazermos bagunça.

Portanto, o ideal é evitar as compras por impulso e comprar somente aquilo que não teremos dúvida de que vamos usar no dia a dia, mesmo que os itens sejam coloridos e atraentes aos nossos olhos.

2. Defina um método de organização na cozinha

Defina um método de organização: esse parece até um conselho de estrategista empresarial, mas não é bem assim. Em se tratando de nossa cozinha, colocar em prática esse conceito trata-se da escolha de processos de arrumação das utilidades domésticas.

Os profissionais especialistas em organizar (personal organizers) recomendam que, para essa organização, você use dois métodos bem eficazes. Um deles é o de separar por tipo de louça, ou seja, copo sempre com copo ou prato sempre com prato.

acessórios organização de cozinha divisores de talheres

O outro método indicado é o de combinar os utensílios mais utilizados. Como exemplo, você pode deixar alguns pratos com copos ou xícaras mais próximos. Escolha o método que seja mais fácil para você se adaptar e que seja funcional.

3. Use divisores de gaveta

Os armários planejados podem ser projetados com vários tamanhos de gavetas. No caso das maiores, o ideal é usar os práticos divisores de gaveta. Eles são acessórios de grande utilidade porque evitam confusão dentro dos móveis.

otimização da cozinha

Isso porque os divisores de gaveta organizam os utensílios por tipo de utilização, como facas com facas, garfos com garfos etc. Além disso, separam pequenas utilidades, como abridores de garrafa e tampas de azeite.

No mercado, existem organizadores de gaveta para todos os gostos e materiais. Eles podem ser ajustáveis conforme a necessidade do usuário ou fixos, sem opção de ajustes. São normalmente fabricados em acrílico, plástico, madeira, metal aramado, entre outros.

4. Adquira cestos e potes

Outros grandes aliados das pessoas que pretendem organizar as suas cozinhas são os cestos e os potes. Eles podem ficar dentro ou fora das gavetas e são ótimos para peças pequenas.

marie kondo

Existem modelos de cestos fabricados em plástico, metal e sisal, que podem até ficar instalados em painéis perfurados, presos nas paredes da cozinha. Já os potes ficam muito bem sobre as prateleiras. Para facilitar a visualização dos produtos, dê preferência aos modelos transparentes.

5. Utilize prateleiras e mesas dobráveis ou pivotantes

As prateleiras são estruturas de apoio que não podem faltar nos projetos das cozinhas planejadas. Elas permitem que os moradores tenham sempre em mãos os utensílios ou eletrodomésticos de que precisam.

Isso oferece uma grande praticidade, pois é possível pegar os itens sem a necessidade de abrir as gavetas ou as portas dos armários. De acordo com o projeto, as prateleiras podem ser construídas com arame, madeira ou vidro.

otimização de armários infográfico

Para completar a funcionalidade das prateleiras, você pode adquirir móveis adaptáveis, como as mesas dobráveis. Isso porque elas servem de apoio no preparo dos alimentos e no momento das refeições. Depois disso, podem ser dobradas ou recolhidas.

Sendo assim, só ocupam espaço na cozinha na ocasião em que estão sendo utilizadas. As mesas dobráveis podem ser instaladas nas paredes, e as pivotantes são projetadas para serem recolhidas nas bancadas ou nos armários.

6. Use ganchos e ímãs para facas

Os ganchos podem parecer acessórios simples e de pouca utilidade, mas o seu poder de otimizar espaços é grande. São resistentes e suportam bastante peso, sendo ideais para serem colocados nas prateleiras aramadas e em barras metálicas.

Ganchos são indicados para as xícaras — pelas suas asas — e para colheres, garfos e escumadeiras maiores, com furos para serem suportados. Os ímãs para facas facilitam a visualização do tipo de faca que será usado e reduzem o espaço que seria destinado a elas nas gavetas.

Os ímãs de facas podem ser considerados vilões e mocinhos. Por um lado, podem evitar acidentes, como cortes das mãos ou dedos quando estão dentro das gavetas. Já em outra perspectiva, não são indicados em residências com circulação de crianças, pois ficam muito visíveis e são de fácil acesso.

Portanto, recomendamos que, antes de instalar ímãs de facas, mesmo que sua casa não tenha crianças, você avalie a possibilidade de receber eventuais visitas de amigos e parentes com filhos pequenos.

7. Deixe a bancada sempre com um bom espaço

Tenha sempre em mente que a bancada não é um local para acumular objetos. Ela não foi projetada para “guardar” utensílios de cozinha de uso eventual ou servir de depósito para louças e panelas sujas.

bancada de cozinha organização

Projeto: Daiana Ortolan – Fotos: Vivianne Rubin

As bancadas são estruturas feitas para preparar alimentos e servir de mesa para refeições rápidas, como lanches e café da manhã. Além disso, nelas podem ficar alguns eletrodomésticos de uso constante, como as cafeteiras, sanduicheiras e torradeiras de pão.

Sabendo disso, se quiser fugir da poluição visual nas bancadas da cozinha da sua casa, evite o acúmulo de objetos desnecessários. Caso não tenha lava-louça, incentive as pessoas que moram com você a lavarem pratos, talheres e copos sempre que os utilizarem.

8. Utilize uma estante para colocar os mantimentos

As estantes são ótimas opções para armazenar e organizar os mantimentos. Além disso, esse tipo de estrutura confere praticidade ao dia a dia. Quanto à localização, o ideal é que a estante fique o mais próximo possível da bancada na qual os alimentos são preparados.

Dúvidas comuns são: quantas prateleiras são necessárias? Qual é o tamanho ideal da estante? Não existe um padrão. A quantidade de prateleiras e a metragem da estante variam conforme as necessidades domésticas e o espaço disponível.

No quesito organização dos mantimentos, há uma estratégia muito eficiente: os que foram adquiridos por último ficam atrás dos que estão há mais tempo na estante. A lógica aqui é que os itens com menor prazo de validade sejam consumidos primeiro.

Outra sugestão interessante é categorizar os mantimentos. Por exemplo, reunir no mesmo espaço os alimentos perecíveis, em outro os enlatados, e assim vai. A fim de que a estante contribua para o visual e a decoração da cozinha, é essencial que o projeto seja feito de forma personalizada.

Isso é possível com a ajuda dos produtos da Finger. Por meio deles, a cozinha pode ganhar um clima sofisticado e elegante, por exemplo, com a estante estilo industrial. Entre as características desse modelo, podemos citar: material resistente (aço e madeira), estilo minimalista e vários nichos vazados que formam as prateleiras.

9. Organize a louça por tamanho

Outro grande desafio na organização na cozinha é a arrumação das louças. Qual é a melhor estratégia? A organização por tamanho se destaca. Nessa linha, as louças maiores ficam atrás das menores. Outra opção é separar por prateleira. Um terceiro modo é colocá-las lado a lado. Não importa a arrumação, o importante é não misturar louças de vários tamanhos.

Essa organização por tamanho não só facilita a rotina na cozinha, como também deixa o armário ou estante com um visual bonito. Ainda falando sobre setorização de louças, é interessante que os copos, pratos e talheres tenham espaços exclusivos.

O mesmo acontece com os itens que são mais ou menos usados. Os primeiros devem ser posicionados em locais que facilitem a utilização. Já os segundos podem ser guardados. Devido a todos esses cuidados, o ideal é que todas as louças sejam alocadas em um único armário.

E para aqueles que têm um aparelho de jantar ou cristaleira? Como organizar? Uma dica fantástica é seguir um padrão. Por exemplo, as louças com desenhos e formas iguais devem estar juntas. Da mesma maneira, todos os itens de um mesmo aparelho de jantar precisam ocupar o mesmo espaço.

10. Disponha os copos em fileiras

As fileiras são as melhores alternativas de organização para copos. Nesse contexto, cada fileira será direcionada para uma categoria de copo. Funciona assim: os copos mais frágeis ficam nas fileiras de trás, os mais resistentes, nas da frente. Os maiores também se posicionam no fundo, os menores, na frente.

Embora não sejam copos em si, as xícaras e canecas seguem o mesmo estilo de organização. Na prática, as fileiras geram praticidade e segurança no momento em que é preciso localizar um desses itens no armário ou estante.

Então, viu como a organização na cozinha é uma maneira de ter mais tempo para curtir com a família, já que tudo está em ordem e fácil de achar? Siga nossas dicas e evite erros básicos no dia a dia, como se preocupar demais com a estética e se esquecer do principal, que é a personalização e a funcionalidade.

Achou o assunto interessante? Continue com a gente e conheça as nossas dicas para fazer uma reforma de cozinha sem erros.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Confira nossas redes sociais e inspire-se para deixar o seu lar mais organizado!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia