23set

Organização na cozinha: 7 dicas que podem te ajudar no dia a dia

Organização na cozinha: 7 dicas que podem te ajudar no dia a dia

Independentemente de onde você more, seja em uma casa ou apartamento considerado grande, ou pequeno, a organização na cozinha é essencial para o seu conforto e dos familiares. A desorganização desse ambiente faz qualquer um ficar perdido.

Uma das coisas mais incômodas no preparo dos alimentos ou na hora das refeições é quando não encontramos pratos, talheres, copos entre outros com facilidade. Quando isso acontece, é uma sequência de abrir e fechar gavetas e portas que desorienta qualquer um.

Parece cômico, mas, essa cena acontece e se repete em muitos lares. Para evitar isso na sua casa, criamos este artigo com sete dicas essenciais de organização na cozinha que podem te ajudar no dia a dia. Acompanhe!

1. Tenha somente o necessário

A indústria constantemente lança novos produtos no mercado. A tentação para adquiri-los é grande visto que normalmente são bonitos, interessantes e até mesmo usuais. Diante disso, devemos nos perguntar se realmente precisamos de algo novo na cozinha.

Ter somente o necessário dentro de nossas cozinhas é questão de organização e também de sustentabilidade. Quanto maior for a quantidade de utensílios, maior será a possibilidade de criarmos bagunça.

Portanto, o ideal é evitar as compras por impulso e comprar somente aquilo que não teremos dúvida de que vamos usar no dia a dia. Mesmo que sejam coloridos e atraentes aos nossos olhos.

2. Defina um método de organização na cozinha

Definir um método de organização causa até a impressão de um conselho de estrategista empresarial. Mas em se tratando de nossa cozinha colocar em prática esse conceito trata-se da escolha de processos de arrumação das utilidades domésticas.

Os profissionais especialistas em organizar (personal organizers) recomendam que para essa organização você escolha dois métodos bem eficazes. Um deles é o de separar por tipo de louça, ou seja, copo sempre com copo ou prato sempre com prato.

acessórios organização de cozinha divisores de talheres

O outro método indicado é o de combinar os utensílios na maneira em que mais são utilizados. Como exemplo, você pode deixar alguns pratos com copos ou xícaras mais próximos. O ideal é que escolha o que melhor se adaptar e for funcional, ou seja, não há uma lei.

3. Use divisores de gaveta

Os armários planejados podem ser projetados com vários tamanhos de gaveta. No caso das maiores o ideal é usar os práticos divisores de gaveta. Eles são acessórios de grande utilidade porque evitam confusão dentro dos móveis.

otimização da cozinha

Isso porque os divisores de gaveta organizam os utensílios por tipo de utilização como facas com facas, os garfos com garfos etc. Além disso, separam pequenas utilidades como abridores de garrafa e tampas de azeite, por exemplo.

No mercado existem organizadores de gaveta para todos os gostos e materiais. Eles podem ser ajustáveis conforme a necessidade do usuário ou fixos sem opção de ajustes. São normalmente fabricados em acrílico, plástico, madeira, metal aramado entre outros.

4. Adquira cestos e potes

Outros grandes aliados das pessoas que pretendem organizar as suas cozinhas são os cestos e os potes. Eles podem ficar dentro ou fora das gavetas e são ótimos para peças pequenas.

marie kondo

Existem modelos de cestos fabricados em plástico, metal e sisal e podem até ficar instalados em painéis perfurados presos nas paredes da cozinha. Já os potes ficam muito bem sobre as prateleiras. Para facilitar a visualização dos produtos, dê preferência para os transparentes.

5. Utilize prateleiras e mesas dobráveis ou pivotantes

As prateleiras são estruturas de apoio que não podem faltar nos projetos das cozinhas planejadas. Elas permitem que os moradores tenham sempre ao poder dos olhos e em mãos os utensílios ou eletrodomésticos que precisam.

Tudo isso oferece uma grande praticidade, pois é possível pegar tudo que precisa sem a necessidade de abrir as gavetas ou as portas dos armários. De acordo com o projeto, as prateleiras podem ser construídas de arame, madeira e vidro.

Para completar a funcionalidade das prateleiras você pode adquirir móveis adaptáveis como as mesas dobráveis. Isso porque elas servem de apoio no preparo dos alimentos e no momento das refeições. Depois disso, podem ser dobradas ou recolhidas.

Sendo assim, só ocupam espaço na cozinha na ocasião em que estão sendo utilizadas. As mesas dobráveis podem ser instaladas nas paredes e as pivotantes são projetadas para serem recolhidas nas bancadas ou armários.

6. Use ganchos e ímãs para facas

Os ganchos podem parecer serem acessórios simples e de pouca utilidade, mas o seu poder de otimizar espaços é grande. São resistentes e suportam bastante peso. São ideais para serem colocados nas prateleiras aramadas e em barras metálicas.

Ganchos são indicados para as xícaras pelas suas asas e para as colheres, garfos e escumadeiras maiores com furos para serem suportados. Os ímãs para facas facilitam a visualização do tipo de faca que será usado e reduzem o espaço que seria destinado para elas nas gavetas.

Os ímãs de facas podem ser considerados vilões e mocinhos. Por um lado, podem evitar acidentes como corte das mãos ou dedos quando estão dentro das gavetas. Já em outra perspectiva, não são indicados em residências com circulação de crianças, pois ficam muito visíveis e são de fácil acesso.

Portanto, recomendamos que antes de instalar ímãs de facas mesmo que sua casa não tenha crianças, avalie a possibilidade de receber eventuais visitas de amigos e parentes com filhos pequenos.

7. Deixe a bancada sempre com um bom espaço

Tenha sempre em mente que a bancada não é um local para acumular objetos. Elas não foram projetadas para receber os bojos das pias, armazenar alimentos e nem mesmo para servirem de depósito de utensílios de cozinha de uso eventual ou louças e panelas sujas.

bancada de cozinha organização

Projeto: Daiana Ortolan – Fotos: Vivianne Rubin

As bancadas são estruturas projetadas para preparar alimentos, servirem de mesa para refeições rápidas como lanches e café da manhã. Além disso, nelas podem ficar alguns eletrodomésticos de uso constante como as cafeteiras, sanduicheiras e torradeiras de pão.

Sabendo disso, se quiser evitar poluição visual nas bancadas de cozinha da sua casa, evite o acúmulo de objetos desnecessários. Caso não tenha lava-louça incentive as pessoas que moram com você a lavarem pratos, talheres e copos sempre que utilizarem.

Então, percebeu que a organização na cozinha é uma maneira de manter você com mais tempo para curtir com a família? Siga nossas dicas e evite erros básicos no dia a dia. Como, deixar alimentos estragarem na despensa, preocupar demais com a estética e esquecer do principal que é a personalização e a funcionalidade.

Achou o assunto interessante? Continue com a gente e conheça as nossas dicas para fazer uma reforma de cozinha sem erros.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Confira nossas redes sociais e inspire-se para deixar o seu lar mais organizado!

Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.