20set

Quer ter uma cozinha no estilo industrial? Veja como conseguir!

escrito por Francieli Kern
Quer ter uma cozinha no estilo industrial? Veja como conseguir!

Você sabe quais são os elementos essenciais para criar uma cozinha estilo industrial? Esse tipo de decoração traz influências da década de 50, com características marcantes e rudimentares.

A mobília e os materiais utilizados para compor um ambiente industrial são rústicos, sendo que boa parte dos móveis são feitos a partir da madeira. Além disso, é natural que o design conte com tubulações aparentes e objetos antigos para dar um toque a mais de sofisticação na estética.

Acompanhe a seguir e descubra quais são os elementos necessários para projetar uma cozinha estilo industrial na sua casa!

Quais são as características do estilo industrial?

A decoração industrial conta com ambientes de aparência rústica, que trazem bastante o concreto e o cimento como matérias-primas nos revestimentos e acabamentos. A presença dos tijolinhos também marca o estilo industrial, pois remetem às fábricas do início e metade do século XX.

cozinha no estilo industrial móveis pretos

Em geral, os espaços são integrados e dispensam paredes ou divisórias. Esse elemento estético valoriza a convivência e o compartilhamento dentro da casa. Os móveis são antigos e os equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos são feitos de aço inox.

É comum que o estilo industrial se confunda com a decoração moderna e vintage, uma vez que apresenta um design inovador e arrojado. A aparência inacabada e imperfeita dos revestimentos, tanto do piso quanto do teto, são contrastados nos cômodos, criando um ar de sofisticação e elegância.

As cores que compõem a decoração industrial são sóbrias e neutras, como branco, cinza e preto. Geralmente, são utilizadas outras paletas para incrementar detalhes do design, como azul, amarelo e vermelho. Outro aspecto que é considerado a base da proposta do estilo industrial são os canos e as tubulações, que costumam ser expostos nos ambientes.

industrial - Moodboard by Refresher Trends

Estilo de Decoração – Industrial – Moodboard by Refresher Trends

Como projetar uma cozinha estilo industrial?

Algo bacana do estilo industrial é que você pode abusar da criatividade e reaproveitar materiais, garantindo que a sua casa tenha uma decoração exclusiva. A possibilidade de instalar móveis planejados é outro ponto benéfico desse tipo de decoração.

Para projetar uma cozinha industrial, é interessante contar com a ajuda de um profissional especializado no assunto. Mesmo assim, vale a pena entender quais são os detalhes que compõem o estilo industrial e os elementos que não podem faltar.

cozinha no estilo industrial decor rustico

Acompanhe a seguir e confira algumas dicas para começar o seu projeto de cozinha estilo industrial.

Use canos ou tubulações

Os canos e as tubulações expostas são essenciais em toda decoração industrial. Vale exagerar nos detalhes e tornar os circuitos elétricos e as tubulações hidráulicas, os principais destaques do design do ambiente.

Esses elementos geralmente são escuros e confeccionados em metal, e podem contrastar muito bem com azulejos mais claros. Aposte também em torneiras e registros rústicos, que contribuem para criar espaços exclusivos e autênticos.

moveis planejados cozinha industrial com tubulações aparentes e metálicas

Projeto: Elementar Arquitetura – Execução: Finger Piedade – Fotos: Adriano Rodrigo

Atente-se às cores e texturas

As casas com decoração industrial mais modernas valorizam diferentes texturas, como metais, couros e concreto, além de cores fortes e sóbrias, como cinza e preto. A mobília também conta com design requintado, apresentando peças de formato reto.

cozinha gourmet industrial cimento e madeira

Para harmonizar o ambiente, vale a pena inserir acessórios descontraídos em cores vibrantes. Assim, você equilibra o peso dos metais expostos e proporciona mais vivacidade à cozinha.

Capriche na iluminação

A iluminação é, sem dúvidas, um dos pontos mais importantes do estilo industrial. Na decoração, utiliza-se trilhos, luminárias em metal e lâmpadas de filamento de carbono suspensas, preferencialmente com luz amarelada.

Esses elementos criam uma iluminação indireta e são bastante úteis em alguns pontos da cozinha. O ideal é apostar em janelas largas de vidro e ferro, ou portas de estilo rústico para explorar ainda mais a iluminação natural.

quiz meu primeiro movel planejado

Aposte em madeira rústica ou natural

A madeira rústica ou natural é outra característica marcante do estilo industrial. O piso, as bancadas e a mesa de jantar, por exemplo, podem ser feitos a partir de madeira maciça, assim como outros móveis, como os armários planejados e as prateleiras.

A cor marrom da madeira combina muito bem com as cores dos outros itens decorativos. Ela contrasta com os elementos em ferro e aço inox, criando uma sensação de rusticidade e aconchego no espaço.

Transforme as paredes

As paredes e a pintura são peças essenciais para uma cozinha de estilo industrial. Você pode utilizar uma parede com tijolinhos na parte de trás do fogão e apostar em tons acinzentados para trazer um toque rústico para o ambiente.

6 erros evitar na reforma cozinha

Outra opção é optar por um acabamento em cimento, que fica bastante harmônico na composição. Texturas mais grossas também caem bem e promovem charme quando combinadas com um balcão ou prateleira em cor mais viva.

Não esqueça dos metais

Em geral, os eletrodomésticos e os aparelhos eletrônicos da cozinha são metálicos, como liquidificador, processador e batedeira. A decoração industrial preza por tons em metal, de inox ou escuros, que são essenciais para a projeção de um clima rústico.

cozinha estilo industrial móveis escuros e cimento

Especialmente na cozinha, você pode apostar em um mármore escuro e instalar a pia, o fogão e a coifa de cor metálica. Essa composição traz elegância e modernidade ao espaço.

Pense nos elementos decorativos

Para dar um contraste ainda maior aos tons terrosos e sombrios, é fundamental instalar elementos decorativos em cores vivas e vibrantes. Um fogão de cor vermelha, por exemplo, pode se destacar no espaço quando bem projetado.

detalhecozinha cozinha industrial com estrutura metálica

Investir em um jogo de lâmpadas no teto com os fios à mostra também é adequado na decoração industrial. Existem diversos jogos de luminárias com fios grossos que ficam muito bem em cima das bancadas e da mesa de jantar.

Invista em plantas

As plantas trazem maior equilíbrio e harmonia ao ambiente como um todo. Suas cores contrastam com as cores escuras e com o cimento, e pode criar uma cozinha exclusiva e personalizada, ao gosto dos moradores.

Você pode ter os seus temperos prediletos pendurados próximos às janelas ou então apostar em plantas exóticas para compor a decoração. Além de serem esteticamente agradáveis, as plantas também deixam o local mais fresco e com o ar mais limpo.

A cozinha estilo industrial tem se tornado uma verdadeira tendência entre as pessoas que buscam reformar a casa. Além do charme, o espaço fica muito mais elegante, sendo ideal para quem quer criar um cômodo inovador e moderno. Lembre-se de buscar por profissionais especialistas, que ajudam no momento de definir os detalhes e os elementos que farão parte da decoração do seu imóvel.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e conheça também 4 benefícios dos armários planejados para a sua cozinha!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia