08mar

7 dicas de cores para você utilizar na sua cozinha

7 dicas de cores para você utilizar na sua cozinha

As cores trazem sensações, vibrações e sentimentos para os moradores de uma casa. É por isso, por exemplo, que não podemos usar tons vibrantes para os quartos, pois podem levar à agitação e atrapalhar o seu sono no dia a dia. Logo, é importante saber como trabalhar essas questões ao pensar no projeto de sua casa, assim como escolher bem as cores na cozinha.

Um cômodo que permite uma série de possibilidades interessantes e criativas é a cozinha — um ambiente no qual você pode trabalhar estilos modernos, rústicos, vibrantes, neutros, entre uma série de outras opções.

cozinha freijo e bege cozinha de luxo

Projeto: Larissa Franco Arquiteta – Execução: Dautore Aracaju – Fotos: Filippe Araújo

Então, que tal ver algumas dicas imperdíveis e que poderão transformar seu ambiente em um lugar gostoso de estar, tanto para você quanto para seus visitantes? Veja a seguir 7 dicas incríveis!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

1. Utilize cores vivas para transformar a cozinha em um ambiente mais moderno

A cozinha é um dos ambientes das residências que permite trabalhar com cores vibrantes para trazer um clima de descontração e animação no local. E há diversas formas de trabalhar isso no seu projeto.

Isso pode ser feito não só com a pintura das paredes, mas também com jogos de iluminação que realcem determinadas paletas de cores, itens decorativos (adesivos, quadros, ladrilhos, entre outros) e, também, com eletrodomésticos.

cozinha gourmet

Projeto: Anderson Scriboni – Execução: Edy Planejados – Fotos: Thomaz Mendonça

Cada vez mais, as empresas estão produzindo eletrodomésticos coloridos e que podem trazer efeitos interessantes para sua cozinha. O vermelho, por exemplo, é uma forte tendência e que pode trazer um ambiente mais divertido e interessante para seu cômodo.

2. Utilize verde-esmeralda e cobre para trazer sensação de luxo e clássico

Se o estilo desejado para sua cozinha for trazer uma sensação de luxo, bem como algo mais clássico, a combinação das cores verde-esmeralda e cobre é interessante. Você pode explorar isso utilizando a cor nos móveis da sua cozinha e detalhes em cobre, bem como por meio de acessórios, tais como:

  • lustres;
  • chaleiras;
  • torneiras;
  • detalhes nos móveis (como pinturas de detalhes em tons de cobre);
  • vasos.
cozinha verde esmeralda - madeira

Projeto: Anderson Scriboni – Execução: Edy Planejados – Fotos: Thomaz Mendonça

3. Brinque com cores neutras e vivas

A harmonização de cores neutras (branco, preto, cinza, tons de nude, entre outros) podem ser complementados por uma cor vibrante. Por exemplo, incluir armários amarelos em uma cozinha com diversos móveis e eletrodomésticos em tons neutros pode trazer um contraste interessante e maior vivacidade para o ambiente.

Cozinha bege + amarelo

Projeto: Francisca Antônia – Execução: Finger Brasília – Fotos: Frank Carvalho

Algumas sugestões são:

  • branco com azul;
  • preto com vermelho;
  • preto com amarelo;
  • madeira e tons claros;
  • verde, azul turquesa e inox;
  • azul, amarelo e branco.

4. Utilize contrastes

Os contrastes são formas interessantes de brincar com cores. Você cria dinamicidade no local, trazendo um ar mais descolado para o ambiente. Para trabalhar isso, é fundamental pensar no estilo que você quer implementar, bem como analisar quais são as funções que cada material terá em sua cozinha (principalmente ao trabalhar cores em conjunto com texturas).

cozinha madeira e bege

Projeto: Polly Vaz Interiores – Execução: Finger Brasília – Fotos: Everton L.

Por exemplo, painéis de vidro e madeira podem compor um visual interessante quando estão em conjunto. Quando explorados com contrastes, é possível trazer maior vivacidade para a cozinha, quebrando a monotonia do ambiente.

O contraste pode ser feito, também, com elementos sóbrios e pastilhas coloridas, dando uma quebrada na dureza presente em alguns elementos da cozinha (por exemplo, bancadas e pisos escuros).

cozinha gourmet com madeira, pastilha e espelho cozinha luxo cozinha na praia

Projeto e Execução: Atrativa Finger de Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

5. Use as cores para criar sensação de maior espaço em cozinhas pequenas

Para quem possui cozinhas pequenas, o ideal é utilizar cores claras, já que elas criam uma sensação de amplitude no ambiente. Nesses casos, os tons mais recomendados são:

  • creme;
  • cinza-claro;
  • branco gelo;
  • marfim;
  • bege;
  • demais tons claros.
Cozinha compacta tons claros

Projeto: Liliane Almeida Arquitetura – Foto: Cybele do Apt.Final01 – Execução: Finger Boa Viagem

Para não deixar sua cozinha monocromática, você pode utilizar as cores nos acessórios, decorações e eletrodomésticos. Contudo, cuidado para não pesar a mão e gerar o efeito contrário e diminuir a sensação de espaço. Tenha equilíbrio nessas escolhas.

6. Utilize uma cor escura em uma das paredes em cozinhas compridas

Muitas pessoas sentem desconforto em cozinhas que sejam mais compridas, passando sensação de que elas são apertadas. Por isso, é importante encontrar formas de trazer maior conforto para esse espaço. Uma opção é utilizar um tom mais escuro em apenas uma delas e cores claras nas demais.

cozinha provençal preto e branco

Projeto: Anderson Scriboni – Execução: Tendenzza – Tio Hugo

Assim, você pode optar por cores como:

  • vermelho;
  • azul-marinho;
  • grafite;
  • cimento queimado.

Esse efeito quebra a linearidade do espaço, gerando um pouco mais de conforto e sensação de espaço horizontal.

7. Utilize vários tons da mesma cor

Outra forma interessante de utilizar as cores em sua cozinha é implementar vários tons da mesma cor no ambiente. É possível implementar diversos tons de madeira para criar um efeito degradé no espaço e criar uma identidade visual.

cozinha tons neutros - luxo moveis planejados

Projeto: Atrativa Finger de Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

Por exemplo, você pode utilizar um azul-marinho para a parede, a fim de gerar um espaço menos estreito e, também, escolher eletrodomésticos e panelas azuis (claro ou escuro) para compor a cozinha, bem como quadros e decorações azul pastel. Com isso, cria-se um efeito tom-sobre-tom que pode ser bem interessante para compor o ambiente.

cozinha preta

Projeto: Giovana Souza Designer de Interiores – Execução: Studio Living

Fato é: as cores possuem um papel muito importante na composição de ambientes e, na cozinha, não seria diferente. Esses elementos darão o tom do estilo a ser aplicado no ambiente, garantindo um cômodo com a sua cara e estilo, e isso é o mais importante.

cozinha amarela finger

Projeto: Anderson Scriboni – Execução: Edy Planejados – Fotos: Thomaz Mendonça

Então, que tal aproveitar e explorar as principais tendências de cores para cozinha atualmente? As principais delas são:

  • cozinha amarela;
  • cozinha azul, no tom “classic blue” (seguindo a tendência da cor Pantone para o ano de 2021);
  • cozinha verde;
  • cozinha vermelha;
  • cozinha com tons escuros (preto, cimento queimado e grafite).

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Cozinha: protagonista da casa!

Agora que você sabe quais são as cores na cozinha que podem auxiliar a compor um ambiente interessante, pense, teste, faça simulações e veja qual o estilo mais agrada a você e aos moradores da casa. Temos certeza de que você ficará satisfeito com o resultado!

cozinha provençal

Execução: Factor Muebles – Paraguai

E para ter a cozinha com a sua cara, com móveis nas cores que indicamos acima, que tal contar com móveis planejados? Assim, além de criar o ambiente com o estilo que deseja, poderá compor os espaços da melhor forma.

Para isso, conte com a Finger Móveis Planejados! Temos as melhores soluções para você que quer ter a cozinha dos seus sonhos! Entre em contato e converse com um de nossos consultores.

 

6 erros evitar na reforma cozinha

O seu lar é o melhor lugar do mundo!

Solicite o orçamento dos móveis planejados e transforme o seu lar!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia