30jul

Cores neutras: quais são e quais as vantagens de usá-las na decoração?

Cores neutras: quais são e quais as vantagens de usá-las na decoração?

O uso das cores neutras na decoração é uma forma de deixar a casa mais aconchegante, ampliar visualmente e manter os espaços sempre atuais. Elas são opções amenas e elegantes que, ao contrário do que se pensa, vão muito além do tradicional branco e bege.

Também conhecidas como cores sóbrias, compõem as paletas mais básicas e atuam como pano de fundo dos tons alegres, vibrantes e chamativos. Mas você sabe o que realmente define esse conjunto tão famoso em projetos de interiores?

cores neutras

Projeto: Danieli Bonatto – Fotos: Rudimar Razador – Execução: Atrativa Finger Concórdia

Embora não apresentem graus de azul, vermelho e amarelo tão evidentes, as cores neutras podem ser quentes ou frias — dependendo do subtom presente na mistura. Logo, o que caracteriza esse tipo de tonalidade não é a intensidade ou tendência ao calor/frio, mas sim o seu potencial para ser discreta.

Para deixar mais claro, mostraremos alguns exemplos de cores neutras na decoração e as vantagens de aplicá-las em sua moradia. Acompanhe e saiba como tirar proveito máximo de cada opção!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Quais são as cores neutras mais usadas?

Há uma infinidade de nuances para transformar a casa com o seu estilo decorativo favorito. Do clássico ao sofisticado, todo tema pede um toque de cores sóbrias para equilibrar a composição. Veja, a seguir, as mais utilizadas na arquitetura e no design:

  • branco — tradicional e presente na maioria das residências, é a cor mais discreta porque recebe muito bem qualquer tonalidade. Não é à toa que paredes brancas são consideradas superfícies perfeitas para trabalhar com diferentes elementos (estampas, texturas etc.);
  • creme — é o tom pastel do amarelo, ou seja, um branco com pequenas porções de pigmentos amarelados. Cai bem tanto em espaços clássicos quanto modernos, bem como em lugares trabalhados com uma atmosfera clean, onde menos é mais;
  • cinza — todas as suas variações, da mais clara a mais escura, compõem o grupo dos neutros. É um tom incrível para integrar ambientes porque faz uma perfeita transição entre paletas suaves e intensas;
  • bege — queridinho nas composições luxuosas e elegantes, traz calor para a composição. É uma ótima alternativa à frieza e artificialidade do branco, já que seu fundo amarelado proporciona conforto visual e aquela sensação de acolhimento típica das áreas intimistas;
cozinha tom fendi e madeira cores neutras

Projeto: Andressa Verdi – Execução: Finger Goiânia – Fotos: PlayMotion

  • fendi — um misto de cinza e bege com um toque de verde, une o melhor das cores neutras na decoração por remeter às cartelas quentes e frias. Lembra muito as superfícies de concreto, sendo, portanto, ideal para projetos contemporâneos ou que tenham uma estética urbana;
  • marrom — café, chocolate, caramelo, terracota… Todas as opções de marrom englobam essa tonalidade que comumente aparece na terra, nas rochas e troncos de árvores. Ela é muito valorizada nos móveis, pisos, painéis amadeirados e outros elementos;
  • preto — apesar de se tornar impactante quando usada em grandes superfícies, essa cor também entra na lista das neutras por funcionar com todas as outras tonalidades. Fica incrível em detalhes de estampas e luxuosa em itens com brilho.
tons neutros

Projeto: LO Interiores – Execução: Edy Planejados

Perceba que tons sóbrios são facilmente encontrados na natureza. Portanto, opções que lembram argila, areia e diferentes tipos de solos também entram nessa categoria. Vale a pena explorar os exemplos trazidos pelos materiais naturais e aproveitar o poder das cores neutras na decoração.

Quais são as suas principais vantagens?

É fácil listar os pontos positivos das cartelas neutras. Versões mais claras e suaves, por exemplo, são perfeitas para otimizar espaço porque refletem melhor a luz e geram sensação de amplitude. As mais escuras ou intensas, por outro lado, adicionam informação sem pesar no visual.

Confira outras vantagens a seguir.

Discrição

Essa é a característica de destaque das tonalidades neutras. Afinal, faz com que não chamem a atenção para si, ao passo que realçam a beleza de outras cores e detalhes presentes na decoração. Os tons sóbrios atuam como molduras que evidenciam o melhor de cada ambiente.

cozinha planejado moveis personalizados cozinha sob medida

Projeto: Danieli Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: MovieTowCriative

Vale lembrar que as nuances neutras podem receber camadas de brilho ou texturas em projetos mais ousados. Assim, quem não deseja tanta discrição deve investir em opções como prata (cinza), ouro envelhecido (bege) e rosé (rosa queimado) ao escolher tintas, revestimentos e até materiais com efeito metalizado.

Versatilidade

Outro ponto a favor das cores neutras na decoração está na possibilidade de usá-las para compor projetos com diferentes linguagens e estilos. A cartela de tons dependerá do tema escolhido e poderá ser combinada com nuances mais chamativas (como as versões em neon ou com brilho), conforme o gosto dos moradores.

decoração escura monocromática tom sobre tom

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Doll

Veja exemplos de propostas que demonstram essa versatilidade:

  • decoração escandinava — traz muitas superfícies claras para refletir e aproveitar a luz natural ao máximo. Os materiais naturais (madeira, palha, algodão) são bem presentes e têm nuances suaves;
  • decoração clássica — costuma ter o predomínio de superfícies em branco e bege, bem como mobília trabalhada com madeira (marrom) e estofados em tons claros, com ou sem estampa;
  • decoração minimalista — é marcada por muito branco e detalhes em preto. Também há elementos que variam entre cinza e marrom, especialmente na forma de desenhos com padrões geométricos;
  • decoração industrial — aposta nas tonalidades que lembram materiais rústicos, como o cimento queimado (cinza), a madeira de demolição (marrom) e os tijolos maciços (bege).

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Atemporalidade

Tudo o que é discreto tende a se tornar atemporal com mais facilidade. Afinal de contas, não se altera com o passar do tempo nem depende de tendências que, vez ou outra, mudam a forma como vemos as coisas. Nesse sentido, as cores neutras saem ganhando das tonalidades vibrantes porque dificilmente perdem seu lugar na decoração.

cozinha contemporânea com cores neutras no decor

Projeto: Lie Arquitetas – Execução: Finger Brasília – Fotos: Eliezer Souza

Enquanto versões como marsala ou ultravioleta ganham um destaque momentâneo, opções como bege e cinza permanecem entre as escolhas de diferentes profissionais, não importa a época. Dessa forma, para quem deseja transmitir a impressão de que os ambientes estão sempre com aspecto atualizado, vale a pena investir em paletas sóbrias.

Simplicidade

Essa vantagem é resultado de todas as que foram citadas em nosso artigo. Se considerarmos que o uso de cores neutras na decoração torna os espaços discretos, atemporais e versáteis, conseguiremos fazer a combinação de cores sem muito sacrifício. Ou seja, o risco de criar uma estética pesada diminui bastante.

cores neutras do decor

As paletas suaves combinam entre si e também funcionam perfeitamente ao lado de nuances mais chamativas, como vermelho, azul, verde ou laranja. Isso significa que a junção das cores se torna mais simples, independentemente do estilo ou tema que você deseja trabalhar em sua residência.

Como usar as cores neutras na decoração?

Há muitos locais para pesquisar ideias e soluções que mantenham os espaços da residência em equilíbrio. Em meio a blogs e redes sociais com foco em imagens, como o Pinterest, é possível encontrar exemplos incríveis de ambientes montados e até de maquetes eletrônicas detalhadas.

Para completar a sua busca, veja algumas sugestões de uso das cores neutras.

Cores neutras na base do ambiente

A discrição dos tons sóbrios permite que sejam aplicados em praticamente todo estilo decorativo. Eles dificilmente vão descaracterizar algum tema, já que não causam poluição visual. Assim, uma das formas mais certeiras de usá-los é nas superfícies que compõem a base do ambiente.

Isso inclui paredes, pisos e forros, independentemente do material aplicado sobre essas áreas. A vantagem é que existem vários modelos de revestimentos, tintas e demais produtos de cores neutras.

decoração branca monocromática

Projeto: Arquitetura Assim – Execução: Finger Casa Forte – Foto Walter Dias

Se for decorar uma sala, por exemplo, você pode pintar as paredes de creme, instalar um piso de porcelanato claro e deixar o forro branco. Essa mistura vai criar uma base suave, que aceita diferentes tipos de complementos — um móvel colorido, um objeto metalizado, um painel texturizado.

Cores neutras nos tecidos e estofados

Já percebeu como os tapetes, peças acolchoadas e até as cortinas ocupam boa parte dos cômodos da casa? Eles se destacam em nosso campo de visão e, por isso, são ótimas escolhas quando o objetivo é usar cores neutras na decoração.

Pense que um tecido cinza ou bege não tem tanto potencial para roubar a cena. Logo, ele pode funcionar em diferentes propostas: para cobrir o piso (como passadeira), um móvel (como trilho ou toalha) ou uma janela (como persiana).

meu primeiro móvel planejado na sala

Projeto: Azevedo Interiores – Execução: Finger Canoas – Fotografia de Gabriel Konrath

Se a ideia é acrescentar informação por meio das fibras e estofados, aposte em versões estampadas. Nesse caso, priorize padrões que tenham o fundo neutro e apenas os desenhos (listras ou bolinhas) feitos de cores chamativas — uma capa de almofada marrom com figuras laranjadas, por exemplo.

Cores neutras nos materiais naturais

Lembra que citamos os recursos encontrados na natureza? Pois bem, use-os como referência para tornar sua casa ainda mais bonita. Dependendo do material escolhido, dá para fazer a aplicação no acabamento dos móveis, na moldura de quadros e espelhos, na cúpula de uma luminária, entre outras opções.

Que tal investir em uma lareira revestida com pedra canjiquinha amarela ou em um assoalho de madeira clara? São só alguns exemplos do que você consegue produzir com materiais naturais. Os acessórios também não ficam de fora, sejam vasinhos de cerâmica, cestos de palha ou pendentes de sisal.

home office

Projeto: Rafa Guimarães
Execução: Finger Maceió
Fotos: Bia Beltrão

Agora que tem bons motivos para incluir as cores neutras na decoração, comece a pensar em maneiras de compor ambientes mais atrativos. Lembre-se de que não há tonalidade certa ou errada. O importante é fazer testes até encontrar combinações que agradem a família e deixem todos os cômodos harmonizados.

O seu lar é o melhor lugar do mundo! Solicite o orçamento dos móveis planejados e transforme o seu lar!

Gostou das dicas do artigo e quer complementar sua leitura sobre o assunto? Então, veja agora como as cores neutras unem o moderno e o tradicional em um só espaço!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia