26jul

7 dicas para criar uma área gourmet mais aconchegante

7 dicas para criar uma área gourmet mais aconchegante

Não é à toa que a área gourmet se transformou em um dos ambientes mais desejados e disputados de um lar. Versátil, o espaço serve tanto para um churrasco com muitos amigos no domingo quanto para um jantar romântico a dois em uma data especial — o que importa é ser o cenário para a celebração de bons momentos.

Muitas pessoas associam a área gourmet à parte externa da casa, com piscina e estrutura própria. Ou acham que é preciso ter uma ampla varanda no apartamento. Mas a verdade é que você pode criar um espaço para receber amigos ou simplesmente relaxar em outros pontos, como a sala e a cozinha.

Cada família decora a área gourmet de acordo com seu estilo e com o que gosta de fazer nos momentos de folga. Geralmente, o elemento central é uma ampla bancada para a preparação de alimentos — e com algumas banquetas, ela ainda serve para acomodar convidados e servir refeições. Também podem compor a área: churrasqueira, forno a lenha, forno elétrico, cooktop, coifa, e o que mais você quiser.

Além dos equipamentos básicos, é essencial decorar e mobiliar o espaço a fim de receber convidados com conforto. Para deixar a sua área gourmet mais aconchegante e garantir o sucesso dos seus eventos, confira as dicas que selecionamos para você!

1. Use sofás e poltronas confortáveis

Sofás e poltronas confortáveis são um convite irrecusável para amigos e familiares. Por isso, posicione os móveis virados uns para os outros, o que facilita a interação entre as pessoas — mas ao fazer isso não se esqueça de deixar espaço adequado para a circulação, certo?

Para dias de casa cheia, vale a pena ter por perto bancos multiuso, como os garden seats. Além de acomodar convidados extras, eles podem servir como apoio para copos e petiscos. Quando não estão em uso, esses bancos são facilmente acomodados embaixo de mesas e aparadores, por exemplo.

Ainda, é importante ter atenção para os materiais e tecidos da mobília, pois eles precisam ser de fácil limpeza e resistentes ao sol e à umidade. Esse cuidado é ainda mais necessário em casas onde há animais de estimação.

2. Crie um espaço de relaxamento

Nem só de festas vive uma área gourmet. Por isso, é interessante destinar um cantinho confortável para momentos em que os moradores querem apenas relaxar, desconectar-se e curtir o lar. Contar com um espaço tranquilo em casa para ler ou meditar pode fazer a diferença na sua qualidade de vida.

Para criar o clima ideal, use espreguiçadeiras e futons, pendure uma rede, estenda um tapete de fibras naturais e tenha muitas almofadas para se jogar. É interessante também incluir velas aromáticas, fontes de água e difusores de óleos essenciais. O importante é que a decoração transmita paz!

3. Decore com objetos pessoais

Os ambientes aconchegantes são aqueles que refletem a personalidade dos moradores, suas histórias e estilos. Assim, não hesite em dar um toque pessoal na decoração da área gourmet.

A dica é usar fotos da família, lembranças de viagens, referências a hobbies — capacete e prancha de surfe, por exemplo — e até aquele móvel vintage que pertenceu aos seus avós. Dessa forma, o espaço fica com a sua cara. Porém, tenha cuidado para não exagerar e transformar a área em um espaço temático. O segredo é sempre o equilíbrio!

4. Misture cores

A área gourmet é o lugar ideal da casa para ousar mais nas cores, refletindo a alegria de um local de confraternização. Além disso, misturar padrões e estampas dá personalidade e movimento ao local.

Então, que tal reservar uma área para revestir com ladrilhos coloridos e estampados? Pode ser uma faixa acima da pia, a lateral da bancada e até uma parede inteira da varanda. O resultado é moderno e divertido!

Outra opção é usar cores marcantes e diferentes materiais nos armários da área gourmet, que são essenciais para armazenar os utensílios de cozinha. Louças especiais podem ganhar destaque em nichos ou prateleiras com portas translúcidas.

5. Pense na iluminação

O projeto de iluminação da área gourmet deve ser versátil para trazer aconchego tanto de dia quanto à noite. Durante o dia, deixe a luz natural entrar, mas preste atenção no conforto térmico. Para isso, a sugestão é investir em persianas que filtram os raios de sol ao mesmo tempo em que deixam a luminosidade passar.

Para aproveitar a área gourmet à noite, aposte em uma iluminação intimista. Use luminárias pendentes sobre a bancada, spots para destacar objetos decorativos e plantas, e fitas de led nos móveis. Outra ideia é espalhar velas para criar uma iluminação indireta e romântica.

6. Dê um toque rústico

Você sabia que os materiais naturais contribuem para a sensação de aconchego? Por isso, painéis de madeira, tijolos aparentes e pedras vão muito bem na decoração da área gourmet.

Além disso, usar utensílios de cozinha como elementos decorativos dá um ar de casa de interior que também combina com o ambiente. Por exemplo, você pode deixar panelas de barro expostas, encher bules antigos com flores e colocar trilhos de mesa feitos à mão.

7. Cultive plantas

A área gourmet fica ainda mais convidativa com plantas de todos os tamanhos espalhadas pelo ambiente: em vasos no chão, em cachepôs suspensos, em jardineiras na sacada etc. Isso porque, além de decorar, o verde dá vida e frescor ao espaço.

Você pode até cultivar uma pequena horta com temperos para serem usados na preparação da comida ali mesmo, a exemplo da cebolinha, da salsinha e do manjericão. Outras espécies, como a lavanda, ainda perfumam o ambiente. Só é preciso ter atenção para escolher plantas que se adaptem bem às condições de luz, calor e umidade do local.

Agora que você já sabe como fazer da área gourmet o ambiente mais admirado do seu lar, que tal começar a colocar as dicas que listamos em prática? Uma ideia fácil de executar e com resultado inspirador é apostar em mais verde!

Quer apostar em um ambiente mais natural? Então, para ajudar, ensinamos em um post como criar espaço para um jardim vertical dentro de casa. Não deixe de conferir o passo a passo!

Powered by Rock Convert
Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.