26jul

12 dicas para criar uma área gourmet mais aconchegante

12 dicas para criar uma área gourmet mais aconchegante

A área gourmet se transformou em um dos ambientes mais desejados e disputados de um lar, e isso não é à toa. Versátil, essa solução serve tanto para um churrasco com muitos amigos no domingo quanto para um jantar romântico a dois, no cotidiano ou em uma data especial.

Muitas pessoas associam o local à parte externa da casa, com piscina e estrutura própria, ou acham que é preciso ter uma ampla varanda no apartamento. Mas a verdade é que você pode criar um espaço para receber amigos ou simplesmente relaxar em outros pontos, como a sala e a cozinha.

area gourmet com moveis planejados

Projeto: Marina Maya & Larissa Lanverly – Execução: Finger Maceió – Fotos: Rogério Maranhão

Fique conosco para entender o que é a área gourmet, suas vantagens e os passos para elaborar um bom projeto!

Conceito de área gourmet

São tantas formas de elaborar um lugar exclusivo que você pode questionar o que, de fato, caracteriza um espaço gourmet. Para não ter dúvidas, pense no ambiente como uma extensão dos cômodos sociais da casa, onde a família costuma se reunir ou receber visitas para desfrutar de momentos especiais.

A área gourmet consiste em um verdadeiro refúgio para o lazer e o descanso, embora também possa ser aproveitada para a realização de tarefas profissionais, relacionadas ao trabalho e ao estudo. De qualquer forma, ela sempre deve conter uma estrutura voltada à gastronomia e à recepção calorosa de pessoas.

Esse conjunto inclui mobiliário, eletrodomésticos, utensílios e acessórios decorativos. Todos são essenciais para apoiar os moradores em suas atividades e criar uma atmosfera agradável. Assim como nos ambientes internos, a estética deve refletir os gostos e a personalidade de quem habita o imóvel.

Valorização na arquitetura

Por conta de suas características, o espaço gourmet ganha facilmente o coração das pessoas que gostam de acolher as outras com qualidade. E como o nosso Brasil é conhecido por ter um povo muito hospitaleiro, que faz questão de tornar cada evento memorável, abraçou esse tipo de projeto com força total.

Isso explica por que, desde que virou tendência no mercado imobiliário, a proposta de um local de convivência bem equipado só cresce. Essa demanda foi impulsionada pela pandemia, que exigiu a permanência prolongada das pessoas em suas moradias para manter o distanciamento e evitar a contaminação pelo vírus.

area gourmet com piscina

Projeto: Allure Arquitetura – Execução: Finger Sorriso – Fotos: Leo Matsuda

Com a necessidade de passar mais tempo em casa, veio o desejo por ambientes maiores e mais completos. Assim, profissionais que desenvolvem projetos arquitetônicos puderam recomendar as áreas gourmet como solução para os clientes que precisavam executar vários tipos de tarefas com total conforto em seus lares.

Vantagens do espaço gourmet

Um ambiente interessante torna qualquer imóvel mais atrativo para possíveis compradores. Por isso, um dos grandes benefícios da área gourmet está no potencial de valorizar a casa ou o apartamento no mercado. É claro que a maior parte das vantagens são experimentadas pelos proprietários e seus convidados.

Versatilidade

Com a compreensão do que é área gourmet, você percebe que nenhum local doméstico oferece tamanha versatilidade. É o ambiente perfeito para planejar encontros com várias pessoas queridas ou apenas curtir a companhia de quem divide o espaço de moradia.

varanda

Projeto e execução: Finger Itapema

A estrutura completa cria um clima acolhedor para promover festas, reuniões, almoços em família, jantares temáticos e demais atividades. Você terá tudo pronto para receber um amigo ou grandes grupos, sem contar a privacidade para relaxar após um dia agitado.

Praticidade

O espaço gourmet também torna a rotina mais tranquila, principalmente quando envolve celebrações regadas a muita comida e bebida. Isso porque concentra todos os equipamentos e utensílios necessários para o preparo das refeições, o que evita o deslocamento excessivo até a cozinha.

cozinha gourmet

Projeto Raquel Quareli – Execução: Finger Cascavel – Fotos Sirlei Oldoni

Muitos profissionais de arquitetura e design de interiores se dedicam a criar áreas integradas, de modo que as interações ocorram de forma fluída. Desse modo, as pessoas conseguem cumprir vários afazeres no mesmo lugar e aproveitar o tempo juntas ao máximo.

Economia

Tempo e dinheiro entram nessa conta justamente pelo fato de existir um local de lazer na própria residência. Isso significa que o morador não precisa se deslocar e gastar dinheiro todas as vezes que quiser confraternizar com os amigos e os familiares.

Inclusive, por priorizar os eventos em casa, a tendência é que você valorize ainda mais aqueles realizados fora dela. É uma maneira positiva de variar os programas, evitando a monotonia e tirando proveito das particularidades de cada um.

12 dicas para criar uma área gourmet

Cada projeto é único porque se baseia em diferentes fatores, como personalidade dos clientes e até mesmo o orçamento disponível. Em todo caso, vale a pena buscar inspirações e avaliar alguns ambientes prontos para ter noção do que agrada ou deve ser evitado.

1 – Use sofás e poltronas confortáveis

Sofás e poltronas confortáveis são um convite irrecusável para amigos e familiares. Por isso, posicione os móveis virados uns para os outros, o que facilita a interação entre as pessoas — só não se esqueça de deixar um espaço adequado para a circulação, certo?

Para dias de casa cheia, vale a pena ter por perto bancos multiuso, como os garden seats. Além de acomodar convidados extras, eles podem servir como apoio para copos e petiscos. Quando não estão em uso, esses bancos são facilmente acomodados embaixo de mesas e aparadores, por exemplo.

churrasqueira gourmet

Projeto: Luis Renato Machado – Execução: Edy Planejados – Fotografia: Henrique Ribeiro

Ainda, é importante ter atenção aos materiais e tecidos da mobília, pois eles precisam ser de fácil limpeza e resistentes ao sol e à umidade. Esse cuidado é ainda mais necessário em casas onde há animais de estimação.

2 – Crie um espaço de relaxamento

Nem só de festas vive uma área gourmet. Por isso, é interessante destinar um cantinho confortável para momentos em que os moradores querem apenas relaxar, desconectar-se e curtir o lar. Contar com um espaço tranquilo em casa para ler ou meditar pode fazer a diferença na sua qualidade de vida.

varanda gourmet

Projeto: LO Interiores – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Dol

Para criar o clima ideal, use espreguiçadeiras e futons, pendure uma rede, estenda um tapete de fibras naturais e tenha muitas almofadas para se jogar. É interessante, também, incluir velas aromáticas, fontes de água e difusores de óleos essenciais. O importante é que a decoração transmita paz!

3 – Decore com objetos pessoais

Os ambientes aconchegantes são aqueles que refletem a personalidade dos moradores, suas histórias e estilos. Assim, não hesite em dar um toque pessoal na decoração da área gourmet.

área gourmet

Projeto: Fatina Rahall – Execução: Finger Foz – Cliente: Sanna Tarabain

A dica é usar fotos da família, lembranças de viagens, referências a hobbies — capacete e prancha de surfe, por exemplo — e até aquele móvel vintage que pertenceu aos seus avós. Dessa forma, o espaço fica com a sua cara. Porém, tenha cuidado para não exagerar e transformar a área em algo temático. O segredo é sempre o equilíbrio!

4 – Misture cores

O espaço gourmet é o lugar ideal da casa para ousar mais nas cores, refletindo a alegria de um cantinho dedicado à confraternização. Além disso, misturar padrões e estampas dá personalidade e movimento ao local.

Então, que tal reservar uma área para revestir com ladrilhos coloridos e estampados? Pode ser uma faixa acima da pia, a lateral da bancada e até uma parede inteira da varanda. O resultado é moderno e divertido!

Outra opção é usar cores marcantes e diferentes materiais nos armários da área gourmet, que são essenciais para armazenar os utensílios de cozinha. Louças especiais podem ganhar destaque se forem apoiadas em nichos ou prateleiras com portas translúcidas.

5 – Pense na iluminação

O projeto de iluminação da área gourmet deve ser versátil para trazer aconchego em diferentes horários. Durante o dia, deixe a luz natural entrar, mas preste atenção no conforto térmico. Para isso, a sugestão é investir em persianas que filtram os raios de sol, mas, ao mesmo tempo, deixam a luminosidade passar.

Cozinha Gourmet preta - area externa

Projeto: Teto Arquitetura – Execução: Finger Criciúma – Fotos Rudimar Razador para Revista Sua Casa

Para aproveitar o ambiente à noite, aposte em uma iluminação intimista. Use luminárias pendentes sobre a bancada, spots para destacar objetos decorativos e plantas, além de fitas de LED nos móveis. Outra ideia é espalhar velas para criar uma iluminação indireta e romântica.

6 – Dê um toque rústico

Você sabia que os materiais naturais contribuem para a sensação de aconchego? Por isso, painéis de madeira, tijolos aparentes e pedras vão muito bem na decoração da área gourmet.

espaço area gourmet

Projeto: Dubeux Arquitetura – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Paulo Higor

Além disso, usar utensílios de cozinha como elementos decorativos dá um ar de casa de interior que também combina com o ambiente. Por exemplo, você pode deixar panelas de barro expostas, encher bules antigos com flores e colocar trilhos de mesa feitos à mão.

7 – Cultive plantas

A área gourmet fica ainda mais convidativa com plantas de todos os tamanhos espalhadas pelo ambiente: em vasos no chão, em cachepôs suspensos, em jardineiras na sacada etc. Isso porque, além de decorar, o verde dá vida e frescor ao espaço.

varanda gourmet

Projeto: Studio LK – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Dol

Você pode até cultivar temperos para serem usados na preparação da comida ali mesmo, a exemplo da cebolinha, da salsinha e do manjericão. Outras espécies, como a lavanda, ainda perfumam o ambiente. Só é preciso ter atenção para escolher plantas que se adaptem bem às condições de luz, calor e umidade do local.

8 – Analise bem o espaço disponível

Um dos pontos essenciais para que o ambiente tenha tudo o que precisa para promover eventos e momentos inesquecíveis é analisar muito bem a metragem disponível. De nada adianta encher o local de móveis e utensílios, se eles não forem posicionados e pensados adequadamente.

Para isso, você pode fazer uma lista com todos os itens e os objetos necessários para a sua área gourmet. Lembre-se de incluir a mobília, já que ela é parte fundamental para ter mais praticidade. Se possível, aposte em nichos e móveis suspensos, caso o espaço não seja tão grande.

9 – Invista em uma churrasqueira

Sem dúvidas, esse é um item mais do que indispensável em um espaço gourmet. Com ele, você pode marcar eventos especiais com os familiares e os amigos e transformar uma simples visita em um momento único entre pessoas queridas. É importante que a churrasqueira seja compacta para que não ocupe tanto espaço no local de instalação.

cozinha gourmet cinza em varanda

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados

Além de tudo, é essencial pensar em outros objetos, como uma coifa e um forno, para manter a temperatura do ambiente sempre amena e agradável. Existem diversos modelos de churrasqueiras interessantes no mercado, portanto, basta buscar por um que combine com a decoração do seu lar.

10 – Instale uma ilha

A ilha é mais um dos itens que podem ser instalados na área gourmet para tornar o ambiente funcional e prático. Além de tudo, serve para reunir os familiares e convidados ao redor do cooktop. Ela ainda pode conter uma pia e uma torneira para manter a organização do local.

area gourmet de luxo

Projeto: Arquiteto Alan Gaia – Execução: Finger Maceió – Fotos: Sarah Medeiros

Uma das maiores vantagens do espaço com ilha é sua eficiência. Vale a pena o investimento, até mesmo porque a solução mantém todos bem acomodados ao redor do fogão. Por estar no centro do espaço, a ilha transmite amplitude, aumentando a bancada e, consequentemente, o armazenamento e o espaço para realizar as refeições.

11 – Aposte em revestimentos fáceis de limpar

Dê sempre preferência a revestimentos fáceis de limpar, como porcelanato, vinílico, mármore e cerâmica. Geralmente, o ambiente gourmet reúne mais pessoas do que os outros locais da casa, assim, é importante que possa ser higienizado com mais regularidade e praticidade.

O revestimento pode ser aplicado tanto nas paredes quanto no piso e na bancada. É importante que o item seja fabricado com um material de qualidade para evitar manchas e disfarçar a sujeira ao máximo. Nesse caso, opte por cores mais escuras, como o cinza e o preto, que trazem sofisticação e elegância ao cômodo.

12 – Construa uma horta

Essa é uma ótima pedida para preparar deliciosos pratos com alimentos frescos, plantados e colhidos no próprio local. Busque cultivar temperos e espécies aromáticas, que dão um toque especial às refeições. As plantas também ajudam a purificar o ar e dão vida ao lar, sem contar que são extremamente charmosas.

Cada família decora o espaço gourmet de acordo com seu estilo e com o que gosta de fazer nos momentos de folga. Geralmente, o elemento central é uma ampla bancada para a preparação de alimentos — com algumas banquetas, ela ainda serve para acomodar convidados e servir refeições.

cozinha gourmet moveis planejados origens 2022

Também podem compor a área: forno a lenha, forno elétrico, adega, frigobar, coifa, aparelhos de entretenimento e o que mais você quiser. Além dos equipamentos básicos, é essencial decorar e mobiliar o espaço para receber os convidados com conforto. Assim, é possível deixar o local sempre aconchegante e garantir o sucesso dos seus eventos.

Agora que você sabe o que é área gourmet e como fazer, que tal começar a colocar as dicas que listamos em prática? Uma ideia fácil de executar e com resultado inspirador é apostar em um belo jardim vertical, além, é claro, de móveis planejados, que trazem sofisticação e personalização para o seu imóvel.

Aproveite a visita e compartilhe o conteúdo nas redes sociais para que essas valiosas informações cheguem a mais pessoas!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia