23maio

Cozinha com ilha: veja as principais vantagens!

escrito por Francieli Kern
Cozinha com ilha: veja as principais vantagens!

Está em busca de uma decoração para uma cozinha moderna, prática e, também, que permita uma maior integração de ambientes com outros cômodos da casa, como a sala de jantar e de estar? Então a melhor dica é apostar em uma cozinha com ilha!

Esse é um modelo de organização do espaço no qual você cria uma ilha central para realizar as principais atividades no local. Quer ver um exemplo de como isso pode ser feito? A cozinha da eterna Master Chef Paola Carosella que ela mostra em seu canal é um exemplo de como isso é feito.

Prático, inteligente e moderno, é possível ter uma série de vantagens com esse tipo de projeto. Então se prepare e veja a seguir as principais vantagens de optar por esse eletrodoméstico!

Cozinha perfeita

Projeto & Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Movie Two Creative

Os modelos de ilhas para cozinha

No mercado, é fácil encontrar uma série de modelos de ilhas para cozinha. No entanto, para tomar a melhor decisão para o seu imóvel, é fundamental avaliar alguns fatores do seu projeto residencial, como tamanho do cômodo, decoração, funcionalidade, entre outros.

Atualmente, você encontra os seguintes tipos de ilha:

  • ilha com pia;
  • ilha com cooktop;
  • ilha com rodinhas;
  • ilha com armários e gavetas acopalhas;
  • ilha com bancada de apoio;
  • ilha com fogão e forno embutido;
  • e muito mais.

Para tirar o máximo de proveito desse interessante e charmoso elemento, você deve ficar atento ao espaço disponível e também à funcionalidade da peça, como veremos ao longo do conteúdo.

Cozinha de luxo - móveis planejados - ambientes integrados

Um aspecto que influenciará bastante na escolha é, sem dúvidas, o tamanho da sua cozinha. Isso porque a ilha, quando não é bem planejada, pode comprometer significativamente o espaço de circulação.

Para garantir o conforto e a livre movimentação no cômodo, vale a pena deixar um vão livre de, no mínimo, 70 cm da bancada e das paredes. Mesmo assim, hoje, já existem modelos específicos para ambientes pequenos, que comportam muito bem a peça.

A dica é escolher um modelo de ilha com bancada para ter um espaço a mais para receber convidados e reunir os familiares ao redor do fogão. Mas caso o seu imóvel comporte, vale muito a pena adotar um modelo amplo, com pia, cooktop e armário acoplado.

As principais dicas para escolher a melhor ilha de cozinha

Vimos anteriormente que é preciso considerar alguns fatores no momento de montar a cozinha com ilha. São muitos os detalhes para garantir que o seu imóvel fique aconchegante, prático e funcional. Tudo dependerá, inclusive, dos objetivos específicos do seu projeto residencial.

Finger Passo Fundo

Mas afinal, como implementar uma ilha de cozinha eficientemente? Veja algumas dicas para isso a seguir:

  • lembre-se da importância de ter uma coifa, principalmente, se for trabalhar com um ambiente integrado, para evitar que fumaça e odores passem para outros ambientes;
  • escolha um bom revestimento para a bancada. Alguns materiais comuns são granito, mármore, aço inox, cimento queimado, entre outros. Lembre-se que eles precisam ser de fácil higienização e resistentes;
  • considere se vai utilizar o espaço para, além de ser uma bancada de serviço, ser o local em que você e seus convidados poderão fazer as refeições. Isso ajuda a definir o projeto que deseja e criar um ambiente mais funcional;
  • faça um projeto de iluminação para o local ficar devidamente iluminado. Afinal, isso interfere, até mesmo, durante os períodos em que você cozinhará. Se o local estiver escuro, poderá se machucar durante a manipulação de alimentos ou, ainda, tornar o local desconfortável para os convidados que ficarão ali. Lembre-se, também, que a iluminação é a alma do ambiente;
  • pense no tamanho da ilha considerando a inserção do cooktop, altura desejada e a funcionalidade para o ambiente. Sempre contrate um especialista para fazer o projeto;
  • trabalhe com projetos de móveis planejados para criar uma ilha dentro do estilo que deseja, com um projeto interessante e que também possa ser funcional, facilitando o seu dia a dia na cozinha.

Os móveis planejados são bastante indicados quando o seu objetivo é ter uma ilha na cozinha. Isso porque você consegue adquirir mobílias adequadas para o tamanho disponível do seu cômodo, como armários, prateleiras, bancadas e muito mais.

cozinha gourmet - com ilha

Projeto: Arquiteto Matheus Sohne

São peças versáteis, sofisticadas e que também contribuem para a valorização da sua casa. Sem contar que você terá muito mais facilidade para armazenar todos os itens e utensílios da sua cozinha, com total tranquilidade e sem precisar comprometer o espaço de circulação.

Além da cozinha, os móveis planejados podem ser instalados em todos os cômodos do imóvel, como quartos, sala de estar, lavanderia, banheiro, varanda, entre outros. A dica é investir em uma empresa especializada e reconhecida no mercado, como a Finger.

As vantagens da cozinha com ilha

São diversos os diferenciais de apostar em uma cozinha com ilha. Com a peça, fica mais simples manter a organização no ambiente, otimizar o espaço e ter tudo o que precisa para vivenciar bons momentos neste local tão relevante de todo imóvel.

Projeto: Studio Artha – Rafaela Dienstmann Designer – Execução: Finger Novo Hamburgo – Fotográfo: Edu Liotti

A seguir, veja quais são as principais vantagens e por que vale a pena investir em um modelo de ilha!

Praticidade

Quem cozinha sempre sabe o quanto ter um ambiente mais prático pode trazer todo o diferencial para o sucesso dos pratos e das dinâmicas no dia a dia. Às vezes um problema desses pode causar, inclusive, até acidentes, por exemplo, precisar pegar um utensílio longe e esbarrar em uma panela quente.

A ilha, quando bem planejada, permite que você possa ter todos os itens próximos e facilitar o processo de cozinhar na rotina. O móvel pode conter os seguintes itens:

cozinha provençal classica com ilha

Inspiração: Edy Planejados

  • cuba;
  • cooktop;
  • mesa;
  • gavetas que permitem guardar itens que vão ser utilizados com mais frequência;
  • descanso de panela, entre outros pontos.

Em questão de higienização e organização, temos uma maior praticidade no cotidiano, ideal para quem não gosta de ficar perdendo tempo com limpeza de cozinha todos os dias.

Protagonismo no ambiente

O que chama mais a atenção quando você vê uma cozinha com ilha? Provavelmente o elemento central, não é mesmo? A ilha tem justamente o poder de tornar o ambiente mais interessante, sendo um importante item também da decoração.

6 erros evitar na reforma cozinha

Por estar no meio do cômodo, não tem como não notar a sua presença. Assim, a peça é considerada um verdadeiro diferencial no imóvel, contribuindo para a valorização e estética sofisticada.

Modernização da cozinha com ilha

Como os cooktops são itens que se popularizaram recentemente, é muito comum encontrar essa opção em casas mais modernas. O uso de ilhas de cozinha, também, estão alinhados com este estilo. Assim, se você quer criar um ambiente assim, essa combinação pode ser bem interessante.

Além disso, o uso da ilha de cozinha com cooktops permite criar um espaço mais arejado, com maior fluidez, complexidade e beleza. Além de tudo, impacta a iluminação, mantendo o cômodo mais atrativo e aconchegante.

Divisão das áreas de trabalho

Um diferencial e tanto da ilha é que a peça permite a divisão de tarefas. A proposta é interessante, sobretudo se o seu objetivo é integrar outros ambientes à cozinha, como varanda, sala e terraço.

cozinha gourmet com madeira, pastilha e espelho cozinha luxo cozinha na praia

Projeto e Execução: Atrativa Finger de Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

A depender do modelo escolhido, inclusive, você pode contar com pia para limpar os utensílios e armários para guardar todos os itens, assegurando a organização do espaço na rotina.

Versatilidade

A ilha na cozinha também garante maior versatilidade nas escolhas de estilo para sua cozinha. E o cooktop, como tem modelos mais neutros, você consegue adaptá-los para os mais diferentes estilos. Cabe muito bem, por exemplo, em decorações retrôs, escandinavas, neutras, modernas, clássicas, entre outras.

A peça pode representar um diferencial e tanto e, por isso mesmo, muitas pessoas apostam na ilha em seus projetos residenciais.

Otimização do espaço

Outro ponto é que se torna possível explorar ainda mais o espaço da sua cozinha. Com isso, é possível ter mais de uma estação e melhorar a movimentação no local. Isso porque se cria mais um local no qual as pessoas podem executar as tarefas e, assim, para quem gosta de cozinhar em conjunto, evita-se acidentes.

Além disso, o cooktop também permite otimizar o espaço que poderia ser utilizado para o fogão. Como há vários modelos disponíveis no mercado, é possível adquirir um que combine melhor no imóvel. Quando integrado a um móvel planejado e um forno elétrico, você pode ganhar ainda mais dinamismo e espaço na cozinha.

cozinha planejada

Projeto: Natalia Veloso Arquitetura – Execução: Finger Goiânia – Fotos: Play Motioon

Além disso, o cooktop também permite otimizar o espaço que poderia ser utilizado para o fogão. Como há vários disponíveis no mercado, é possível adquirir um que fique melhor no espaço disponível para a ilha na cozinha e, integrado com um móvel planejado e um forno elétrico, ganha mais dinamismo e espaço na cozinha.

Integração de ambientes

Uma tendência cada vez mais comum nas residências é a integração de ambientes. Afinal, quem está cozinhando quer interagir, também, com as visitas que podem estar confortáveis na sala de jantar ou de estar, sem precisar comprometer o bem-estar de todos ou excluir alguém.

A ilha da cozinha, muitas vezes, pode ficar em conjunto com uma bancada que separa os ambientes e, assim, facilitar a integração entre as pessoas. Além disso, caso as visitas queiram participar do processo e ajudar, a ilha também pode se transformar em uma bancada de serviços.

cozinha gourmet integrada a sala de estar

Projeto: Marcos Soneco – Execução: Finger Criciúma – Fotos Rudimar Razador para Revista Sua Casa

E isso não vale apenas para os espaços internos, sabia? Por exemplo, se está pensando em uma cozinha gourmet, pode ser interessante criar uma ilha na cozinha externa com a varanda ou com o quintal. O importante é adequar o projeto para a realidade que você tem na sua casa.

Cozinha com Ilha

Projeto: Lie Arquitetas – Execução: Finger Brasília – Fotos: Eliezer Souza

Uma cozinha com ilha pode ser uma ideia bastante interessante para integrar modernidade, funcionalidade e beleza em seu imóvel. É possível trabalhá-la para trazer mais modernidade e, assim, garantir o devido conforto para sua vivência no ambiente. Bacana, não é mesmo?solicite orcamento moveis planejados personalizados

Gostou do conteúdo? Então que tal fazer com que seus amigos e familiares também conheçam as possibilidades de criar uma ilha na cozinha com um cooktop? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais agora mesmo!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia