23maio

Cozinha com ilha: veja as principais vantagens!

Cozinha com ilha: veja as principais vantagens!

Está em busca de uma decoração para uma cozinha moderna, prática e, também, que permita uma maior integração de ambientes com outros cômodos da casa (como a sala de jantar)? Então que tal investir em uma cozinha com ilha?

Esse é um modelo de organização do espaço no qual você cria uma ilha central na qual realiza as principais atividades no local. Quer ver um exemplo de como isso pode ser feito? A cozinha da eterna Master Chef Paola Carosella e que ela mostra em seu canal é um exemplo de como isso é feito.

Prático, inteligente e moderno, é possível ter uma série de vantagens com ele. E o cooktop pode ser um grande aliado para criar uma cozinha com ilha, sabia? Então se prepare e veja a seguir as principais vantagens de optar por esse eletrodoméstico.

Cozinha Cinza Soul Collection

Cozinha Soul Collection – Padrões Staub e Staff
Projeto: Paulo André Assumpção – Fotos: Otávio Assumpção

Praticidade

Quem cozinha sempre sabe o quanto ter um ambiente mais prático pode trazer todo o diferencial para o sucesso dos pratos e das dinâmicas no dia a dia. As vezes um problema desses pode causar, inclusive, até acidentes no dia a dia (por exemplo, precisar pegar um utensílio longe e esbarrar em uma panela quente. A ilha, quando bem planejada, permite que você possa ter todos os itens próximos e facilitar o processo de cozinhar no dia a dia. Por exemplo, o móvel pode conter os seguintes itens:

  • cuba;
  • cooktop;
  • mesa;
  • gavetas que permitem guardar itens que vão ser utilizados no dia a dia;
  • descanso de panela, entre outros pontos.

Em questão de higienização e organização, temos uma maior praticidade no dia a dia também. Para quem não gosta de ficar perdendo tempo com limpeza de cozinha na sua rotina.

Protagonismo no ambiente

O que chama mais a atenção quando você vê uma ilha na cozinha? Provavelmente ela, não é mesmo? Por isso, torna-se um ambiente interessante para criar um ponto interessante a ser trabalhado na sua decoração.

Modernização da sua cozinha com ilha

Como os cooktops são itens que se popularizaram recentemente, é muito comum vermos essa opção em cozinhas mais modernas. O uso de ilhas de cozinha, também, estão alinhados com este estilo. Assim, se você quer criar um ambiente assim, essa combinação pode ser bem interessante.

Além disso, o uso da ilha de cozinha com cooktops permite, também, criar um ambiente mais arejado, com maior fluidez e trabalhar, também, com maior complexidade e beleza, uma iluminação adequada para o ambiente.

Versatilidade

A ilha na cozinha permite garantir uma maior versatilidade nas escolhas de estilo para sua cozinha. E o cooktop, como tem modelos mais neutros, você consegue adaptá-los para os mais diferentes estilos. Cabe, por exemplo, em decorações retrôs, escandinavas, neutras, moderna, clássica, entre outros.

Otimização do espaço

Outro ponto é que se torna possível explorar ainda mais o espaço da sua cozinha. Com isso, é possível ter mais de uma estação e melhorar a movimentação no local. Isso porque se cria mais um espaço no qual as pessoas podem trabalhar na cozinha e, assim, para quem gosta de cozinhar em conjunto, evita-se acidentes.

cozinha planejada estilo provençal

Projeto: Cassio Arquiteto – Execução: Finger Brasília

Além disso, o cooktop também permite otimizar o espaço que poderia ser utilizado para o fogão. Como há vários disponíveis no mercado, é possível adquirir um que fique melhor no espaço disponível para a ilha na cozinha e, integrado com um móvel planejado e um forno elétrico, ganha mais dinamismo e espaço na cozinha.

Integração de ambientes

Uma tendência cada vez maior nas residências é a integração de ambientes. Afinal, quem está cozinhando quer poder interagir, também, com as visitas que podem estar confortáveis na sala de jantar ou de estar, sem precisar comprometer o bem-estar de todos ou excluir alguém.

A ilha da cozinha, muitas vezes, pode ficar em conjunto com uma bancada que separa os ambientes e, assim, facilitar a integração entre as pessoas. Além disso, caso as visitas queiram participar do processo e ajudar, a ilha também pode se transformar em uma bancada de serviços.

cozinha gourmet integrada a sala de estar

Projeto: Marcos Soneco – Execução: Finger Criciúma – Fotos Rudimar Razador para Revista Sua Casa

E isso não vale apenas para os espaços internos, sabia? Por exemplo, se está pensando em uma cozinha gourmet na área externa, pode ser interessante criar uma ilha na cozinha externa com a varanda ou com o quintal. O importante é adequar o projeto para a realidade que você tem na sua casa.

Mas afinal, como implementar uma ilha de cozinha de forma eficiente? Veja algumas dicas para isso a seguir:

  • lembre-se da importância de ter uma coifa, principalmente, se for trabalhar com um ambiente integrado, para evitar que fumaça e odores passem para outros ambientes;
  • escolha um bom revestimento para a bancada. Alguns materiais comuns são granito, mármore, aço inox, cimento queimado, entre outros. Lembre-se que eles precisam ser de fácil higienização e resistentes;
  • considere se vai utilizar o espaço para, além de ser uma bancada de serviço, ser o local em que você e seus convidados poderão fazer as refeições. Isso ajuda a definir o projeto que deseja e criar um ambiente mais funcional;
  • faça um projeto de iluminação para que o local fique devidamente iluminado. Afinal, isso interfere, até mesmo, durante os períodos em que você vai cozinhar. Se o local estiver escuro, poderá se machucar durante a manipulação de alimentos ou, ainda, tornar o local desconfortável para os convidados que ficarão ali. Lembre-se, também, que a iluminação é a alma do ambiente;
  • pense no tamanho da ilha considerando a inserção do cooktop, altura desejada e a funcionalidade para o ambiente. Sempre contrate um especialista para fazer o projeto;
  • trabalhe com projetos de móveis planejados para criar uma ilha dentro do estilo que deseja, com um projeto interessante e que também possa ser funcional, facilitando o seu dia a dia na cozinha.
cozinha gourmet com madeira, pastilha e espelho cozinha luxo cozinha na praia

Projeto e Execução: Atrativa Finger de Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

Uma cozinha com ilha pode ser uma ideia bastante interessante para integrar modernidade, funcionalidade e beleza em sua cozinha. É possível trabalhá-la para trazer maior modernidade e, assim, garantir maior conforto para sua vivência no ambiente. Bacana, não é mesmo?

Achou bacana este tipo de conteúdo? Então que tal fazer com que seus amigos e familiares também conheçam as possibilidades de criar uma ilha na cozinha com um cooktop? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais agora mesmo!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO