26dez

11 itens indispensáveis para planejar a sua cozinha

escrito por Francieli Kern
11 itens indispensáveis para planejar a sua cozinha

Ao planejar uma casa, é preciso ter muita atenção aos detalhes e as necessidades dos moradores, adaptando à realidade do espaço. A cozinha é um dos ambientes que mais precisam de atenção no projeto. Por isso, é fundamental que alguns itens estejam contemplados no projeto. Saiba como planejar a cozinha e ter um ambiente mais funcional e agradável.

Tipos de cozinha

Primeiramente, é preciso pensar no tipo de cozinha que será planejado. Isso deverá ser feito considerando o tamanho do espaço disponível e a realidade dos moradores. O dia a dia deve ser considerado para que a cozinha seja um lugar agradável e confortável, tornando-se funcional.

Os principais tipos de cozinha são:

  • cozinha linear: como o nome já diz, é um modelo no qual os móveis ficam alinhados em um só lado, em uma bancada;

tipo de cozinha planejada linear

  • cozinha paralela: aqui, a cozinha é dividida em dois lados: de um lado, a bancada da pia, com fogão e do outro, a geladeira e outros móveis;
  • cozinha com ilhas: esse tipo de cozinha é ideal para espaços grandes, com ilhas, é possível dividir cada espaço;
cozinha com ilha

Projeto e execução: Finger Caruaru – Fotos: Helga Vieira

  • cozinha em U: os móveis ficam dispostos em um formato de U. Ela é ideal para espaços amplos;
tipos de cozinha: em U - cozinha casa de campo

Projeto; Dubeux Arquitetos – Execução: Finger Casa Forte – Foto: Paulo Higor

  • cozinha em L: perfeito para cozinhas pequenas, esse modelo é uma forma de aproveitar cada espacinho.
cozinha em L

Inspiração: Finger Passo Fundo

Cada espaço deve ser avaliado de forma particular com o arquiteto ou designer, buscando entender as necessidades dele e encontrando soluções que melhorem o dia a dia das pessoas envolvidas.

Benefícios de uma cozinha planejada

A cozinha planejada traz diversas vantagens para o dia a dia dos moradores. Planejar a cozinha melhora a qualidade de vida da seguinte forma:

  • torna o ambiente mais funcional;
  • melhora a rotina;
  • ajuda a deixar o ambiente mais organizado;
  • mais fácil de personalizar;
  • aproveita todo espaço disponível;
  • manutenção mais fácil;
  • adequação às necessidades.
cozinha planejada

Projeto: Natalia Veloso Arquitetura – Execução: Finger Goiânia – Fotos: Play Motioon

Planejar a cozinha não é só trazer beleza para o espaço, é trazer praticidade, comodidade e melhorar a rotina. Por isso, é importante sempre analisar bem como é a sua rotina e o que é importante para você nesse ambiente. Se você é uma pessoa que cozinha muito, a prioridade deve ser o acesso aos utensílios e ingredientes. Mas, se você usa pouco a cozinha, o espaço pode prezar mais pela beleza que a funcionalidade para um chef, por exemplo.

Itens indispensáveis para planejar a cozinha

Mas, quais são os itens indispensáveis para uma cozinha planejada? O que não pode faltar para ter uma rotina mais funcional preparando refeições? São vários os pontos que devem ser considerados na montagem do projeto. Confira:

Bancadas

As bancadas são indispensáveis para uma cozinha planejada. Elas são úteis para preparar refeições e até mesmo consumi-las. Versáteis, elas podem tornar o dia a dia mais funcional. É possível ter bancadas que também sirvam para embutir outros utensílios, como eletrodomésticos.

cozinha provençal classica com ilha

Inspiração: Edy Planejados

Itens embutidos

Não podemos esquecer dos itens embutidos na cozinha. Os itens embutidos, como cooktop, -fogão embutido na bancada-, lixeira embutida e forno, são ideais para quem quer economizar espaço e deixar o ambiente mais organizado, trazendo uma estética mais agradável aos olhos.

cozinha gourmet azul branca e madeira

Arquiteta: Isadora Lupatini – Engenheiro: Gustavo Pimentel Granja – Escritório: Grantini – Fotógrafo: Maikel Orlando Execução:
Móveis: Tendenzza Home e Deccor

Barras de pendurar

As barras para pendurar utensílios como talheres, panelas e outros, são ideais para quem não quer utilizar muitas gavetas e quer deixar à disposição os itens mais utilizados no dia a dia. Elas ajudam a aproveitar o espaço disponível da parede, tirando itens que, geralmente, ficam sobre a pia, ocupando espaço útil. Além disso, essa tendência está em alta.

Armários

Os armários, nichos e prateleiras são os melhores amigos de quem planeja cozinha. É uma forma de manter ingredientes e materiais bem armazenados e guardados. A organização é uma das vantagens dos armários planejados.

cozinha planejada

Projeto: Finger Bento – Foto: Rodrigo de Toni

Pias versáteis

Algumas pias vão além da função de lavar louças e alimentos, elas são projetadas para oferecer mais funcionalidade para o dia a dia, com itens como escorredor (calha úmida) e trituradores. Vale a pena apostar nesse investimento.

cozinha com calha úmida

Projeto: Finger Brasília

Divisórias

As divisórias são importantes para alguns casos, como se sua cozinha dividir espaço com a área de serviço. Apostar em divisórias de vidro, madeira ou PVC podem ser a alternativa para melhorar a funcionalidade.

lavanderia integrada com painel divisório

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados

Iluminação

É preciso pensar também no projeto de iluminação da cozinha. Luminárias e luzes de foco podem fazer a diferença na hora de cozinhar.

cozinha preta

Projeto: Giovana Souza Designer de Interiores – Execução: Studio Living

Circulação de ar

Não esqueça da circulação de ar e dos odores que a cozinha pode gerar. A coifa é indispensável para quem quer se livrar do cheiro de gordura e uma janela também é indicada para deixar o ambiente com melhor circulação.

cozinha provençal

Projeto: Arquiteta Camila Vasconcellos – Execução: Finger Casa Forte – Foto Walter Dias

Tomadas

Não podemos esquecer das tomadas! Afinal, muitos eletrodomésticos precisarão ser ligados no dia a dia e não há nada mais desorganizado que muitos fios misturados. Pensar em uma bancada com diversas tomadas e espaços que possam ser aproveitados é uma forma de facilitar a rotina e aumentar a funcionalidade.

Conjunto de facas

Os conjuntos de facas, além de funcionais, estão em alta. Ter uma bancada com um conjunto de facas exposto tem ganhado espaço nas tendências de decoração de cozinha. É possível planejar a cozinha pensando nesse detalhe e facilitando a vida para o chef.

acessórios organização de cozinha divisores de talheres

Organizadores

Não esqueça dos organizadores. Esses itens são o diferencial para quem gosta de praticidade e quer se livrar das bagunças deixadas por sacos e embalagens. A despensa é um espaço que precisa ser contemplado também e os organizadores não podem faltar.

Dessa maneira, fica mais fácil entender o que é necessário para planejar a cozinha e ter uma rotina mais funcional e organizada. Afinal, organização é fundamental para uma vida mais leve e confortável e, com um ambiente como a cozinha não pode ser diferente. Além disso, é preciso pensar ergonomicamente no espaço, para garantir mais saúde e qualidade de vida.

Os móveis planejados são os principais itens que vão fazer a diferença em uma cozinha. Por isso, optar por alta qualidade e segurança é ainda mais importante. A Finger é o lugar certo para encontrar as melhores soluções para o seu ambiente, com qualidade, comodidade, segurança e excelência.

Conheça mais sobre a Finger e o que ela pode oferecer para o seu projeto e entre em contato com um de nossos consultores.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

 

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia