28out

9 dicas para melhorar a ergonomia na sua cozinha

escrito por Francieli Kern
9 dicas para melhorar a ergonomia na sua cozinha

A cozinha é um cômodo de muita convivência, um espaço que pode ajudar a criar memórias afetivas e a gerar bons sentimentos. Mas, para que o cômodo seja confortável e prático, é preciso pensar na ergonomia no momento de construir ou reformar a casa.

Para além da estética e funcionalidade, o que muitas pessoas não sabem é que a ergonomia também impacta a saúde e o bem-estar dos moradores. Para isso, é essencial realizar determinadas mudanças que favoreçam a otimização do espaço.

Acompanhe a seguir e confira 9 dicas sobre ergonomia, entendendo como melhorar esse aspecto em sua cozinha!

móveis ergonômicos

O que é ergonomia e como ela funciona

Primeiramente, é preciso entender o que é, de fato, ergonomia e como ela funciona. Em resumo, ergonomia é harmonia entre ser humano e condições laborais, no caso, nos cômodos da casa. Assim, a rotina torna-se mais produtiva, segura, confortável e saudável.

São simples cuidados no ambiente que ajudam a reduzir movimentos bruscos e desnecessários, além de evitar acidentes. Muitos espaços são planejados de forma equivocada, sem que haja uma avaliação de como será a rotina dos moradores no dia a dia.

cozinha ergonômica

Por isso, alguns erros podem ser cometidos na hora de montar o ambiente, como escolher os móveis errados e não saber a altura certa de cada item. Tais erros podem contribuir para uma péssima ergonomia, prejudicando a saúde física, por exemplo, gerando dores no pescoço por esforços desnecessários.

A ergonomia, então, pensa na construção dos cômodos como uma parcela da rotina das pessoas, de forma a melhorar sua utilização. É uma alternativa eficiente também para manter a cozinha bem aproveitada, funcional e aconchegante, atendendo às necessidades diárias dos moradores.

Como melhorar a ergonomia na cozinha?

Mas, como é possível melhorar a ergonomia na cozinha? Quais são os móveis, itens e o tipo de organização mais indicados? Essas questões podem contribuir diretamente para a melhora na rotina e qualidade de vida, como citamos anteriormente.

Por isso, a seguir, selecionamos 9 dicas para que você saiba como aproveitar ainda mais a funcionalidade do ambiente sem prejudicar a saúde física. Confira!

1. Defina o espaço

O primeiro passo é definir como será o espaço da cozinha. A dica é separar por áreas, como a de preparo de alimentos, dos utensílios, convivência e lavanderia. É importante também organizar o local e pensá-lo conforme a produtividade, sobretudo se você tem o hábito de cozinhar todos os dias.

cozinha integrada

Projeto: Studio Living de Caxias – Obra: Studio FF – Fotos: Artur Pretto

Com isso, é possível montar um cômodo prático e que possibilita uma fácil movimentação no dia a dia. Nesse momento, você ainda pode pensar na instalação de prateleiras e armários, por exemplo, que ocupam uma parte considerável do espaço disponível.

2. Atente-se à altura da bancada

A bancada da pia é uma parte fundamental da cozinha. Por ser um ambiente de preparação de refeições e limpeza de utensílios, é um local que facilita todo o trabalho no cômodo. Por isso, é mais que necessário escolher uma bancada com a altura correta.

É indicado que a bancada seja em uma altura que a pessoa não precise se curvar ou ficar na ponta dos pés para realizar as tarefas. A indicação é considerar a estatura média dos moradores e fazer o cálculo considerando a distância entre o cotovelo e o piso.

finger moveis planejados ergonomia na cozinha

3. Escolha dos armários

O segundo ponto importante na cozinha é a escolha dos armários. Esses móveis são fundamentais para a funcionalidade do espaço. A dica é que as peças inferiores sejam inseridas sob a bancada e que tenham a mesma profundidade dela, deixando até 2 cm de recuo (pingadeira) para evitar que a água da pia estrague o móvel.

Igualmente, as portas devem ser de fácil manuseio. Já o armário suspenso deve vir a uma altura de, em média, 60 cm da bancada. É fundamental que a mobília não seja instalada em uma altura muito alta, até mesmo para evitar possíveis acidentes no dia a dia.

cozinha planejada estilo provençal

Projeto: Cassio Arquiteto – Execução: Finger Brasília

4. Não esqueça da circulação

O espaço de circulação é uma das principais formas de melhorar a ergonomia do local. Ou seja, os moradores precisam circular e movimentar-se de forma livre pelo ambiente. Para isso, você deve considerar a distância de cada elemento que constitui a cozinha.

Caso você tenha uma ilha no centro do espaço, por exemplo, é fundamental pensar que há grande possibilidade de ter mais de uma pessoa no local ao mesmo tempo. A recomendação é checar a dimensão dos móveis, armários e prateleiras, e sempre manter a circulação uma prioridade.

5. Escolha o blacksplash ou frontão

O blacksplash, também chamado de frontão, é o espaço entre a bancada da pia e o armário superior. Pode parecer um espaço inútil à primeira vista, mas, não é bem assim. Por outro lado, ele ajuda na funcionalidade e na otimização da cozinha como um todo.

Para manter a organização, você pode apostar em ganchos para pendurar itens, panelas, entre outros utensílios. Caso tenha uma janela no local, a peça deve estar em uma altura de 15 a 20 cm, encostando na abertura. Tenha em mente que a medida vai depender bastante de cada projeto residencial.

cozinha provençal

Projeto: Arquiteta Camila Vasconcellos – Execução: Finger Casa Forte – Foto Walter Dias

6. Pense no local do fogão

E o fogão, onde colocar? Ele deve ser instalado próximo da pia, com média de 1 m de espaço de transição. Esse local de transição é onde será preparada a refeição e as panelas serão colocadas para facilitar. Assim, pensando na ergonomia da cozinha, a movimentação exige menos esforço e é mais confortável.

Se optar por instalar um exaustor, lembre-se que a altura mínima é entre 50 a 70 cm do fogão. Esses detalhes vão auxiliar em uma rotina mais funcional e saudável para os moradores da casa, reduzindo riscos, movimentos bruscos e repetitivos com frequência.

cozinha provençal classica com ilha

Inspiração: Edy Planejados

7. Considere a altura da coluna dos fornos

Hoje em dia, é comum ter mais de um forno na cozinha e investir em móveis e colunas específicos para acomodá-los. Para garantir a ergonomia, os eletrodomésticos devem estar à altura dos olhos de uma pessoa adulta, entre 1,30 m e 1,50 m do piso.

É interessante que a coluna fique afastada do fogão para evitar danos à mobília, como calor excessivo e gordura nas peças. Além disso, considere as medidas de cada forno e o espaço disponível para evitar que a passagem da cozinha seja afetada pela abertura das portas.

8. Analise a distribuição espacial como um todo

Você pode ter como base o tamanho total e a distribuição espacial do cômodo para ter mais precisão ao escolher a instalação de cada elemento no ambiente. Por exemplo, a pia pode ficar em uma área central, sempre próxima do fogão e da geladeira.

Cozinha provençal

Projeto: Ideia Mais Arquitetura – Execução: Finger Goiânia – Fotos: Play Motioon

Os armários, da mesma forma, podem ficar posicionados um pouco acima da altura da bancada, até mesmo para manter a organização. Mesmo assim, cada projeto residencial tem as suas características próprias e, por isso mesmo, é importante realizar uma avaliação do seu imóvel antes de tomar qualquer decisão.

9. Decore por setores de trabalho

Como citamos anteriormente, é comum que a cozinha seja setorizada, tendo um canto específico para cada tarefa. Existe o local para higienizar os alimentos, lavar os utensílios, armazenar as louças e muito mais. Mas para ter, de fato, a ergonomia necessária, você precisa começar a pensar o cômodo por setores de trabalho.

A indicação é sempre considerar que mais de uma pessoa vai utilizar a cozinha ao mesmo tempo. Portanto, é interessante escolher as medidas e a posição dos itens com antecedência, considerando todas as atividades que serão feitas em cada espaço.

Como escolher a iluminação de acordo com a ergonomia?

A iluminação também é uma forma de tornar o ambiente mais saudável. Escolher a luz é uma forma de evitar esforços para os olhos, deixando-os mais descansados. Na cozinha, opte por luzes neutras que ajudam na hora de preparar as refeições. Se possível, dê preferência pela iluminação natural.

As janelas, por exemplo, ajudam a melhorar a ergonomia na cozinha de forma que os odores possam sair mais facilmente com a abertura do ar, deixando o ambiente mais agradável.

cozinha cinza planejada

No entanto, você deve ter cuidado com a incidência solar e pensar muito bem na disposição dos elementos para que o calor não comprometa a qualidade dos alimentos e dos utensílios. O ideal é que a despensa seja em um local mais escuro, por exemplo, em um armário fechado.

Ergonomicamente, a cozinha precisa ser funcional e agradável. Afinal, é possível passar mais tempo cozinhando alimentos e limpando os utensílios, e, essas tarefas domésticas precisam ser feitas da melhor forma possível, reduzindo estresse, riscos e movimentos desnecessários.

Vimos que melhorar a ergonomia na cozinha traz diversos benefícios para o seu dia a dia e é importante para todos os moradores, que vão ter mais tempo e mais espaço para circular. Evitar que a cozinha seja um espaço desagradável já é uma maneira de pensar ergonomicamente.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Para um local prático, seguro, confortável e com mais funcionalidade, os móveis planejados são essenciais. As mobílias feitas sob medida podem contribuir para uma melhor saúde física em relação ao ambiente, já que levam em conta todas as especificidades do seu imóvel.

O tipo de cozinha escolhida também é uma forma de aumentar a funcionalidade do espaço. Conheça mais sobre a opção que pode ser mais indicada para tal: a cozinha paralela!

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia