27nov

Decoração para quarto infantil: 8 dicas para se inspirar

escrito por Francieli Kern
Decoração para quarto infantil: 8 dicas para se inspirar

A decoração para quarto infantil vai além de simplesmente escolher cores bonitas ou móveis estilosos. É a chance de criar um cantinho onde sonhos ganham asas, aprendizados acontecem e risadas são garantidas.

quarto infantil para menino

Projeto: Arquiteta Lorena Fagundes – Execução: Studio Botini – Foto: Estudio Paralelo

Afinal, é nesse espaço que seu filho vai criar memórias, se aventurar em histórias e recarregar as energias para um novo dia. Então, por que não torná-lo o lugar mais incrível, aconchegante e divertido da casa?

Dormitório Infantil - Cama casinha menina

Projeto: Walkiria D’Puig – Execução: Tendenzza Home Decor – Fotos: Artur Pretto

Neste artigo apresentaremos algumas dicas de decoração para esse ambiente. Vamos lá?

1. Escolha a paleta de cores

O primeiro passo de decoração para quarto infantil, e talvez o mais divertido, é escolher as cores. Muitas pessoas ainda vão no clássico rosa ou azul, mas que tal pensar fora da caixa? Afinal, temos um mundo de cores por aí!

Os tons pastel, por exemplo, dão aquele clima tranquilo, perfeito para uma soneca. Já as cores mais vivas são pura energia e criatividade! E se você gosta de um estilo mais clean, comece apostando em cores neutras e depois dê aquele toque especial com detalhes coloridos.

quarto infantil com escalada

Projeto: Natália Veloso – Execução: Finger Goiânia – Fotos: Play Motion

No fim das contas, o que importa é criar um espaço que seja a cara da criança e que faça os seus olhinhos brilharem de alegria.

2. Coloque adesivos na parede

Sabe aquele cantinho do quarto do seu filho que parece que está faltando algo? Os adesivos de parede podem ser a resposta! Seja um bichinho que ele adora, estrelinhas para sonhar alto ou até seu super-herói favorito, eles trazem vida e diversão para o espaço.

quarto infantil lousa

Projeto: Natália Veloso – Execução: Finger Goiânia – Fotos: Play Motion

E o melhor? Se amanhã ele acordar amando dinossauros em vez de astronautas, é só trocar! Afinal, eles são fáceis de colar e tirar. Então, chame seu pequeno e escolham juntos. Vai ser um momento divertido e o quarto vai ficar com a cara dele.

3. Aposte em nichos e prateleiras

Sabe aquele monte de brinquedos espalhados pelo quarto? Ou aqueles livrinhos que seu filho adora e que ficam jogados por aí? Se você quer acabar de vez com essa bagunça, os nichos e prateleiras são a solução dos sonhos!

Além de super práticos para manter tudo no lugar, eles dão um charme todo especial ao ambiente. Imagine uma prateleira colorida, combinando com a decoração para quarto infantil, ou um nicho iluminado com luzes LED, criando um cantinho mágico para as histórias antes de dormir. E o melhor de tudo? Você e seu pequeno podem personalizar juntos, escolhendo cores, formatos e até onde vão ficar no quarto.

quarto infantil de bebê planejado

Projeto: Arquitetura de Mãe @arquitetura.demae – Execução móveis planejados: Finger Bahia – Fotos: Gabriela Daltro

É funcionalidade e diversão em um só item. Então, que tal dar uma renovada e ainda garantir que os brinquedos e livros tenham um lugarzinho só deles? Seu dia a dia vai agradecer!

4. Prefira móveis multifuncionais

Você já pensou em como seria incrível ter uma peça de mobiliário que, além de linda, ajuda a manter tudo organizado? Pois é, os móveis multifuncionais são exatamente isso!

quarto infantil


Execução: Finger USA – Fotos: Feitosa Films Production

Imagine uma cama que, além de garantir sonhos tranquilos, tem gavetas para guardar aqueles brinquedos que não têm lugar certo. Ou uma escrivaninha que, além de ser o cantinho dos estudos, tem compartimentos secretos para guardar lápis, canetas e até segredos! Para quem tem pouco espaço ou simplesmente adora uma solução inteligente, esses móveis são a pedida certa. E o melhor? Seu pequeno vai adorar ter um quarto que, além de bonito, é super prático.

5. Use brinquedos para decorar

Sabe aqueles brinquedos que seu filho adora e que ficam espalhados pelo quarto? Eles podem ser os protagonistas na decoração para quarto infantil! Bonecos que parecem ter vida própria, carrinhos que contam histórias de aventuras e jogos que desafiam a imaginação, quando colocados em prateleiras, nichos ou até pendurados na parede, dão um toque super especial e divertido ao ambiente.

Além de ser uma forma criativa de organizar, traz personalidade e deixa o espaço com a cara do seu pequeno. Então, que tal olhar para aqueles brinquedos com outros olhos e transformá-los em verdadeiras peças de decoração? Seu filho vai amar!

6. Coloque um tapete aconchegante

Sabe aquele toque final que faz toda a diferença em um quarto? Estamos falando de um tapete bem fofinho e aconchegante! Além de ser um salva-vidas para os tombos e escorregões dos pequenos, ele ajuda a definir espaços e dá aquela sensação gostosa de “lar doce lar”.

Mas, atenção: dê preferência aos modelos antialérgicos. Assim, você garante noites tranquilas e sem espirros. Além disso, escolha aqueles que são fáceis de limpar. Ao utilizar essa peça o quarto fica lindo, seguro e super aconchegante para seu pequeno se jogar e brincar à vontade.

7. Invista no lúdico

Já imaginou transformar o quarto do seu pequeno em um mundo mágico? Uma decoração lúdica, como tendas que parecem saídas de contos de fadas, cabanas que remetem a aventuras na floresta e até escorregadores para dias de parque sem sair de casa, fazem exatamente isso!

quarto infantil em tons de rosa e branco

Esses detalhes não só dão um up na decoração, mas também incentivam as crianças a soltarem a imaginação e embarcarem em suas próprias aventuras. Então, que tal adicionar esse toque ao quarto e fazer dele o lugar favorito da casa?

8. Coloque móveis planejados

Sabe aquele quarto do seu pequeno que você sente que poderia ser melhor aproveitado? Ou aquele cantinho que fica sempre vazio e você não sabe como decorar? A dica de ouro é: móveis planejados! Eles são os verdadeiros coringas da decoração, transformando qualquer espaço em um cantinho especial para as crianças.

Veja algumas razões que mostram que esses móveis são perfeitos para quartos infantis:

  • aproveitamento total: eles são feitos sob medida, então cada centímetro do ambiente será bem utilizado;
  • organização em primeiro lugar: brinquedos, livros, roupas… tudo tem seu lugar. Portanto, adeus, bagunça;
  • ambiente mais amplo: mesmo que o quarto seja pequeno, os móveis planejados dão aquela sensação de espaço bem aproveitado;
  • personalização: quer um tema de selva? Espaço? Princesa? Você decide todos os detalhes, e o quarto fica com a cara do seu pequeno;
  • durabilidade garantida: são feitos para resistir às brincadeiras e ao tempo, acompanhando o crescimento da criança.
móveis planejados para quarto infantil

Projeto: Arquiteta Natália Coelho – Execução móveis planejados: Finger Bahia – Fotos: Gabriela Daltro

Então, se você está pensando em dar uma repaginada no quarto do seu filho, considere os móveis planejados. Eles podem ser o toque especial que estava faltando!

quarto de menina casinha de boneca

Projeto: Daiana Ortolan

Personalizar o cantinho dos pequenos vai além de simplesmente escolher móveis e cores. É sobre criar um ambiente que reflita a personalidade e os interesses da criança. Com as dicas acima, a decoração para quarto infantil se tornará uma tarefa prazerosa e inspiradora. E lembre-se: o mais importante é que o espaço seja seguro, confortável e, acima de tudo, divertido!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Gostou das dicas? Compartilhe nas redes sociais e inspire outros pais a transformarem o quarto dos pequenos em um verdadeiro refúgio de sonhos e brincadeiras!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia