25set

Como organizar quarto infantil? Confira 7 dicas

escrito por Francieli Kern
Como organizar quarto infantil? Confira 7 dicas

Está difícil manter o cantinho das crianças em ordem? Pois saiba que nunca é tarde para testar novos truques e descobrir como organizar quarto infantil de forma eficiente. Se esse é o seu objetivo, não se preocupe porque preparamos uma série de dicas para facilitar o processo.

Como organizar quarto infantil

Projeto: Lo Interiores – Execução: Edy Planejados Oficial

Antes de começar, tenha em mente que a bagunça faz parte do dia a dia dos pequenos e nem sempre será possível evitá-la. Quando não chega a uma situação exagerada, ela também tem um lado positivo por mostrar que brincadeiras andam acontecendo e tornando a rotina mais divertida.

Ou seja, não se preocupe se, vez ou outra, as coisas estiverem fora do lugar. O importante é não deixar que isso vire um problema de grandes proporções. Continue a leitura do post e veja como manter o quarto das crianças arrumado por mais tempo.

1. Considere o investimento em móveis planejados

Se for colocada em prática, essa primeira dica trará uma série de benefícios na parte da arrumação. Isso porque móveis planejados se ajustam perfeitamente às necessidades do ambiente e de seus usuários. Em outras palavras, você terá peças personalizadas que se adaptam ao tamanho, formato e estilo do recinto.

Na dúvida de como organizar quarto infantil, considere o investimento em móveis que cumpram mais de uma função. A cama baú é um bom exemplo, assim como a cabeceira composta por diferentes tipos de nichos. O que elas têm em comum é justamente o espaço extra para armazenar objetos e evitar que fiquem espalhados.

Além de preservar o bom aspecto visual do cômodo, a mobília planejada confere um ar de exclusividade ao projeto. Afinal, cada detalhe é cuidadosamente pensado para deixar as peças com a cara dos donos.

2. Delimite áreas para cada atividade dentro do cômodo

Outro truque relevante para evitar a bagunça excessiva é definir áreas exclusivas para cada tipo de atividade realizada pela criança. Mesmo um quarto compacto pode ser estruturado em partes distintas, como o local de dormir, o cantinho dos brinquedos e, claro, corredores mínimos para uma passagem confortável.

E assim como muitos adultos têm seu cantinho de home office, as crianças precisam de um local próprio para estudar ou praticar habilidades manuais (pintura, escrita, desenho etc.). Portanto, ao delimitar o lugar de cada atividade, você evita que todos os ambientes sejam usados ao mesmo tempo e consegue prevenir a desordem.

3. Categorize os brinquedos e demais pertences da criança

Ninguém gosta de perder tempo procurando coisas, certo? Por isso, o ideal é que as crianças também tenham locais exclusivos para armazenar cada categoria de seus pertences. Se há muitos jogos de tabuleiro, por exemplo, não faz sentido guardá-los junto a bonecos de pelúcia ou misturados com pequenas peças de montar.

quarto infantil para menino | Como organizar quarto infantil

Projeto: Arquiteta Lorena Fagundes – Execução: Studio Botini – Foto: Estudio Paralelo

Nesses casos, o risco de cada elemento se perder do seu conjunto é grande, o que pode gerar frustração. Na dificuldade para obter os brinquedos que precisa, a criança vai acabar espalhando tudo até conseguir o que deseja. Então, entre as dicas de como organizar quarto infantil, sempre inclua a nossa recomendação de categorizar os objetos.

4. Verticalize para economizar espaço e deixar tudo em ordem

Essa dica vale ouro, principalmente para ambientes compactos que não permitem tantas mudanças no layout. Ela consiste em aproveitar mais o espaço vertical do cômodo para livrar o piso e as superfícies dos móveis da bagunça. Assim, em vez de espalhar coisas sobre a cama, o chão e outras áreas, a criança poderá elevar objetos até certa altura da parede.

quarto infantil com escalada | Como organizar quarto infantil

Projeto: Natália Veloso – Execução: Finger Goiânia – Fotos: Play Motion

Mas como verticalizar com sucesso? Há muitas opções de estruturas: desde os simples ganchos até os conjuntos de nichos e prateleiras. A ideia é instalar esses elementos até um ponto de fácil alcance dos pequenos. Se quiser colocar alguns mais acima, deixe-os reservados para coisas que não são do interesse da criança, como plantas, quadros e plaquinhas decorativas.

5. Ensine como organizar quarto infantil desde cedo

Não existe idade certa para aprender sobre organização e comprometimento. Desde que respeite todos os limites impostos pela idade, condição física e capacidade de compreensão das crianças, você pode e deve ensinar sobre responsabilidades desde cedo. Isso será extremamente benéfico em curto e longo prazo.

Como organizar quarto infantil

Explique que um ambiente bonito e arrumado é muito mais agradável para brincar e descansar. E que, para deixá-lo confortável e funcional, é preciso dedicar alguns minutos do dia à sua organização. Pode ter certeza de que, aos poucos, os pequenos vão se dar conta do valor dessa atividade e vão curtir o cuidado com o próprio cantinho.

6. Evite deixar muitos objetos à vista

Muitos pais aproveitam para expor brinquedos, medalhas, troféus e outros artigos como parte da decoração. O problema é que, em excesso, esses itens podem poluir visualmente o cômodo, transmitindo um aspecto constante de bagunça. Se você acha que isso está acontecendo, experimente guardar boa parte dos objetos em caixas.

Elas são ótimas aliadas de quem não sabe como organizar quarto infantil porque podem ser empilhadas umas sobre as outras. Também se ajustam facilmente no interior de armários e gavetões dos móveis, otimizando o espaço. Procure ter vários exemplares para esconder os pertences que parecem estar sobrando na decoração.

7. Planeje o desapego junto às faxinas

Por fim, não se esqueça de verificar a condição dos brinquedos, roupas, acessórios e demais artigos de tempos em tempos. O que não tiver mais finalidade no quarto pode seguir para diferentes destinos, como doação, venda ou descarte. É uma forma inteligente de eliminar excessos e preservar a organização.

O ideal é fazer o processo de desapego nos dias de faxina mais pesada para garantir que nada ficará para trás. Além de desfrutar da sensação de dever cumprido, você ainda economiza tempo nos outros dias do mês.

Viu como organizar quarto infantil não precisa ser uma tarefa tão complicada? Temos certeza de que, com as dicas deste post, você terá sucesso na missão de manter as coisas em ordem. Inclusive, se optar por móveis sob medida, não deixe de contar com uma empresa especializada nesse tipo de produto.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Gostou da ideia e quer saber se realmente vale a pena? Veja agora mesmo as vantagens de um quarto infantil planejado.

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia