25out

Aprenda a usar nichos na decoração com essas 6 dicas

escrito por Francieli Kern
Aprenda a usar nichos na decoração com essas 6 dicas

Os nichos na decoração tem sido cada vez mais utilizados, principalmente, por auxiliarem não só em uma questão estética. Eles também são usados para facilitar a organização e potencializar espaços em sua residência.

Além disso, pode auxiliar a reforçar o estilo que você deseja adotar em sua casa. Por exemplo, se está em busca de algo mais rústico, nichos de madeira poderão auxiliar a compor um ambiente dentro do que deseja.

Muitas pessoas têm interesse em adotá-los na decoração, mas não sabem como começar. É o seu caso? Continue lendo e confira 6 sugestões incríveis. Boa leitura!

1. Crie uma estante com os nichos

Para os apaixonados por leitura, uma boa forma de compor o ambiente para guardar seus livros é utilizando os nichos. É, inclusive, uma forma de criar uma decoração interessante, por exemplo, para seu escritório, auxiliando em uma organização mais interessante para o ambiente. Bacana, não é mesmo?

Projeto: Azevedo Interiores – Execução: Finger Canoas – Fotografia de Gabriel Konrath

2. Faça um espaço lúdico para os pequenos

Um recorte feito em paredes ou, ainda, em móveis planejados, pode criar um ambiente lúdico para que as crianças possam se divertir ainda mais em casa. Por exemplo, você pode criar uma espécie de “esconderijo” ou “cabana” para elas e, assim, eles terem mais um espaço para as brincadeiras.

nichos infantis dormitório

Projeto: Natália Coelho Arquitetura
Execução: Finger Bahia
Fotos: Gabriela Daltro

Outro ponto é que os nichos podem auxiliar a guardar os brinquedos dos pequenos. Assim, ele pode auxiliar não só na organização, mas também, a deixar o espaço mais bonito.

3. Utilize como elemento de paisagismo

Os nichos podem ser utilizados, por exemplo, em estratégias de paisagismo em sua residência. Você pode utilizá-los para verticalizar a colocação de plantas em sua casa e, assim, criar composições interessantes para sua decoração.

jardim vidro

4. Delimite ambientes com o nicho

Os nichos também podem ser utilizados como uma forma de delimitar os ambientes. Isso pode ser interessante, principalmente, se quer potencializar os espaços do local. Por exemplo, é possível colocar uma mesa maior no ambiente, utilizando o nicho para expandir o espaço disponível.

Com isso é possível garantir maior aproveitamento do ambiente ou, ainda, proporcionar maior fluidez, garantindo, até mesmo, mais espaços livres nos cômodos, trazendo maior conforto.

5. Aposte em cores

Outro ponto interessante para trabalhar com nichos em sua casa é, também, aproveitar para utilizá-los para trabalhar as cores nos seus ambientes. Assim, não hesite em utilizar como forma de compor a paleta de cores daquele cômodo.

quarto casal neutro ripado cinza

Projeto: Larissa Franco Arquiteta – Execução: Finger Dautore – Fotos: Filippe Araújo

6. Utilize para separar ambientes integrados

Algumas pessoas utilizam, também, os nichos para separar ambientes integrados, auxiliando, inclusive, a gerar uma decoração mais eficiente no dia a dia. Por exemplo, se você tem uma cozinha integrada com a sala de jantar, com a separação por uma bancada americana, os nichos também podem fazer parte da bancada.

Neles, você poderá decorar com peças que poderão compor a sala de jantar (pratos, taças, canecas, entre outros) ou ainda itens decorativos que auxiliem a compor o ambiente. Interessante, não é mesmo?

A decoração com nichos é uma ótima oportunidade para deixar sua casa mais bonita e, ao mesmo tempo, auxiliar na funcionalidade dos ambientes. Por isso, não deixe de considerar essa possibilidade!

O que achou deste conteúdo? Se foi bacana para você, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia