07jan

Como montar uma brinquedoteca em casa?

Como montar uma brinquedoteca em casa?

Ter espaços específicos para exercer cada atividade é um dos maiores benefícios de uma casa planejada. E quando o objetivo é agradar o público infantil, nada mais justo que prever a montagem de uma brinquedoteca no conforto do lar.

Esse tipo de local é perfeito para a criançada fazer o que tem vontade, sem correr riscos. Basta adequar as soluções a cada faixa etária e o projeto estará pronto para ser desfrutado. Pode ter certeza de que seus filhos vão adorar encontrar um cantinho próprio para brincar e interagir com os amigos.

Mas afinal, por onde começar? Confira algumas dicas que preparamos para ajudar você nesse trabalho!

Invista em móveis planejados

Ainda que existam vários produtos baseados nas necessidades dos pequenos, nada supera a personalização obtida com os móveis planejados. Esses modelos ganham destaque por serem desenvolvidos a partir das preferências de cada cliente, tanto pela parte estética quanto pela funcionalidade da peça.

quarto de menina casinha de boneca

Projeto: Daiana Ortolan

Isso significa que você terá a possibilidade de adequar todos os detalhes dos móveis ao tamanho e ao uso do ambiente. Os que ficarão ao alcance das crianças podem ser concebidos de modo que promovam maior segurança — priorizando, por exemplo, as bordas arredondadas e evitando materiais frágeis, como o vidro.

Também é possível editar as medidas dos itens do mobiliário para que caibam perfeitamente na área reservada para a brinquedoteca. Dessa forma, você otimiza o espaço disponível e ainda aproveita as soluções personalizadas para elaborar um local exclusivo.

Crie uma área de armazenagem

Quem tem filhos pequenos sabe que a bagunça é inevitável após um período repleto de brincadeiras. Ainda que deixar as coisas jogadas faça parte do processo de explorar diferentes atividades, sempre é bom contar com estratégias que ajudem a manter o espaço minimamente ordenado.

brinquedoteca em forma de casinha

Projeto: Walkiria D’Puig – Execução: Tendenzza Home Decor – Fotos: Artur Pretto

Em poucas horas, as crianças conseguem mexer em muitos materiais e distribuí-los pela casa. Uma boa forma de evitar a dispersão desses itens é criar um local próprio para guardá-los. Então, selecione o cantinho de armazenagem e mostre aos pequenos onde eles devem colocar cada brinquedo após o uso.

Pode ser na parte inferior de uma estante, onde você consegue manter algumas caixas organizadoras, ou em pequenos pufes estilo baú (com interior vazio). Também dá para apostar em um projeto de planejados que resulte em móveis baixos e equipados com compartimentos de fácil acesso para a criançada.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Pense em segurança e conforto

Esse cuidado deve existir na execução de todo ambiente doméstico, mas principalmente naqueles usados por crianças. Afinal, elas têm menos noção dos perigos existentes em casa, além de serem mais curiosas quando percebem qualquer novidade no recinto.

Para começar, procure revestir os pisos com materiais macios e antiderrapantes. Os modelos emborrachados são ótimas opções para colocar nas áreas onde as atividades recreativas são mais intensas. Se não quiser esse tipo de produto sobre o chão, aposte no conforto térmico da madeira em pequenos tacos ou tábuas.

contação histórias tenda quarto infantil

Outra dica é adotar as mesmas práticas que você aplicaria nos quartos infantis. Elas consistem em cobrir as tomadas da brinquedoteca, usar protetores de porta (evitam o esmagamento dos dedos), fixar redes nas janelas e instalar cercas ou grades em locais que dão acesso para degraus.

Se possível, deixe os móveis distantes das aberturas para evitar que as crianças escalem e alcancem o peitoril. Assim, terá a tranquilidade de saber que não sofrerão quedas ou machucados.

Decore com os próprios brinquedos

As opções de materiais para compor um espaço infantil são inúmeras: papel de parede, adesivo, tinta com cores chamativas, tapetes temáticos, pôsteres, e muito mais. É claro que você pode incluí-los no projeto de brinquedoteca, mas já pensou em aproveitar o que já tem em casa?

Pelúcias, coleções de carrinhos, jogos de tabuleiro e até gibis são recursos interessantes para expor no ambiente. É uma ótima maneira de elaborar uma decoração lúdica e original, já que a proposta se baseia em elementos que remetem às atividades preferidas, hobbies e hábitos dos seus filhos.

quarto infantil

Vale exibir os brinquedos e pertences da criançada sobre prateleiras, nichos e até superfícies de móveis maiores, como armários e mesas. Também é legal criar espécies de móbiles que possam ficar pendurados no teto e emoldurar algumas artes feitas pelos pequenos (pinturas, desenhos, colagens etc.).

Capriche nas soluções de iluminação

A luz transforma qualquer ambiente e pode ter várias finalidades, desde clarear superfícies até destacar partes atrativas da decoração. Em uma brinquedoteca, ela precisa orientar as atividades que exigem concentração e, ao mesmo tempo, promover uma atmosfera agradável para as crianças.

Compensa, portanto, incluir diferentes luminárias no projeto luminotécnico: um conjunto de pendentes sobre mesas ou escrivaninhas, spots embutidos no forro (sancas) e fitas que circundem detalhes do mobiliário. Em todo caso, priorize as lâmpadas de LED, pois são econômicas e não aquecem o recinto.

As luzes coloridas devem ser aproveitadas com parcimônia para que não gerem poluição visual. Você também encontra, em lojas específicas, cúpulas e plafons com formatos diferenciados. Há desde versões que simulam nuvens até modelos que representam animais ou outros elementos da natureza.

Inove com um cantinho criativo

O espaço infantil também pede uma área especial para a criançada dar asas à imaginação e demonstrar seus talentos. Uma boa forma de dar autonomia aos pequenos e estimulá-los a experimentar coisas diferentes é equipar o ambiente com vários materiais didáticos.

Lápis de cor, papel, giz de cera e outros produtos são bastante tradicionais, mas você pode ir além. Que tal pendurar uma lousa ou um quadro magnético na parede? Assim, seus filhos poderão rabiscar e até combinar ímãs para formar palavras, frases ou, simplesmente, misturar letras.

criança brincando

Esses tipos de quadros ou painéis podem ser facilmente incorporados à decoração da brinquedoteca, ainda mais se você optar por uma solução de móveis planejados. Na hora de fazer sua pesquisa, tenha apenas o cuidado de encomendar produtos feitos por empresas confiáveis e com boa reputação no mercado.

Ficou com vontade de tirar o projeto do papel e surpreender as crianças? Então, aproveite e saiba por que vale a pena escolher os móveis da Finger para esse tipo de trabalho!

 

Confira também nosso vídeo com edição Especial para as Crianças!

 

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia