11fev

Como escolher a cor dos móveis planejados para sua casa?

Como escolher a cor dos móveis planejados para sua casa?

Entender como escolher a cor dos móveis planejados da melhor forma não é uma tarefa tão simples quanto parece. Para além da estética, é fundamental considerar as combinações, os diferentes designs e integrações possíveis que podem ser criados nos ambientes.

Por exemplo, existem combinações de cores que têm o poder de reduzir ou aumentar o tamanho dos espaços. Cores mais escuras podem impactar a luminosidade, enquanto as cores claras e neutras criam uma atmosfera mais leve e aconchegante.

Sem dúvidas, a cor dos móveis planejados é um dos principais aspectos que devem ser considerados na decoração. A seguir, você vai conferir algumas dicas importantes sobre como escolher a cor dos móveis planejados da melhor forma!

living - cores de móveis planejados

Projeto: Natália Coelho – Execução: Finger Bahia – Fotos: Tarso Figueira

Qual o impacto das cores na decoração?

O significado e impacto das cores na decoração é um fator extremamente relevante, principalmente quando o assunto diz respeito à móveis planejados. A combinação de cores dentro da decoração é essencial para criar cômodos alegres, harmoniosos, aconchegantes, sofisticados, divertidos, calmos e discretos.

Uma casa ou apartamento bem decorado e com a aplicação correta das cores, levando em conta a sua saturação e luminosidade, certamente reflete a personalidade dos moradores. Portanto, o uso correto das cores pode trazer resultados bem relevantes, como: elevar o bem-estar dos moradores, aumentar ou reduzir a intensidade de luz, minimizar o esforço visual, reduzir ou ampliar os espaços e muito mais.

área gourmet elegante com cores de móveis escuras

Projeto: Raquel Quareli – Execução: Finger Cascavel – Fotos: Sirlei Oldoni

As cores dos móveis planejados da cozinha, por exemplo, precisam tornar o ambiente autêntico, aconchegante e combinar com a personalidade dos moradores. É importante ter em mente que diversos fatores influenciam na escolha das cores, como a harmonia com a decoração de outros cômodos, o tamanho do ambiente, o estilo, a personalidade, as tendências etc.

É realmente necessário seguir as tendências?

Grande parte das tendências de decoração presentes hoje no mercado acabam atraindo bastante a atenção, concorda? Mesmo assim, é importante se manter atento e considerar as preferências de cores dos moradores antes de elaborar o seu projeto de móveis planejados.

É interessante, por exemplo, avaliar se a cor do momento realmente combina com a proposta de decoração do imóvel. Muitas vezes, as cores da moda podem acabar gerando poluição visual ou excesso de informações. Seguir as tendências é bacana sim, no entanto, você precisa sempre dar preferência aos seus gostos.

Outro detalhe é que, caso o seu imóvel seja compacto, é fundamental escolher por tons que favoreçam o espaço, e não o contrário. As cores da tendência podem acabar contrariando as suas próprias necessidades, por isso a importância de se manter atento.

Como escolher a cor dos móveis planejados?

Veja, a seguir, algumas dicas de como escolher a cor dos móveis planejados de todos os ambientes da sua casa!

Usar cores mais claras no banheiro

As cores mais claras são bastante usadas no banheiro, uma vez que conseguem transmitir a sensação de higiene e limpeza ao ambiente. Branco, bege e, até mesmo, cinza, são cores amenas que favorecem a iluminação do espaço.

banheiro duplo armários planejados e personalizados

Projeto: Studio LK – Execução: Edy Profissionais – Fotos: Sidney Doll

O ideal mesmo é que o cômodo tenha sempre muita clareza. Creme, azul e verde claro também são cores excelentes para iluminar o banheiro e deixá-lo maior. Cores escuras, como o azul-escuro e o preto, quando aplicados, reduzem a luminosidade e ocultam a sujeira. Mas visualmente acabam diminuindo o espaço do banheiro que normalmente já é pequeno. Então, se desejar usar cores escuras, utilize-as em apenas alguns detalhes.

Usar cores neutras e que estimulam a tranquilidade no quarto

Quando o assunto são as cores para os móveis do quarto, não poderia existir escolha mais pessoal, afinal, os moradores devem se basear em seus gostos e em suas preferências. Apesar disso, algumas dicas podem facilitar muito essa decisão. Antes de tudo, é preciso considerar a sensação que se quer passar com o ambiente e verificar até mesmo como as pessoas da casa dormem.

A decoração com cores neutras para o quarto pode contribuir para tornar o local mais relaxante e calmo. Esses tons trazem em sua composição um toque de delicadeza, de sutileza e até mesmo as características de discrição dos moradores.

Suite planejada - móveis planejados

Projeto: Dani Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger de Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

Um ótimo exemplo para você poder ter essa noção é quando visita um showroom decorado de apartamentos que estão à venda. O objetivo da construtora ao utilizar essa palheta de cores é mostrar ao público consumidor que o ambiente traz segurança e tranquilidade para o seu futuro morador.

Mesclar cores claras e escuras nos móveis planejados da cozinha

Bom, a cozinha é um dos ambientes que os moradores mais utilizam em uma residência e a boa iluminação é uma das suas principais características. Neste sentido, é fundamental escolher tonalidades mais neutras e claras para que a iluminação seja mais presente no ambiente, como branco, ocre, cinza, bege etc.

cozinha provençal classica com ilha

Inspiração: Edy Planejados

Apesar disso, é importante saber que as tonalidades mais escuras também podem ser usadas nos móveis planejados da cozinha, inclusive precisam ser adotadas para conseguir manter um equilíbrio no ambiente.

Considerar a cor do piso na escolha da cor do móvel planejado

Um dos grandes destaques do ambiente é o piso, uma vez que cobre toda a extensão do espaço. Por esse motivo, é muito importante tentar harmonizá-lo com os tons dos móveis planejados. Uma boa dica é tentar mesclar diferentes cores e fazê-las conversar entre si.

living planejado com ripado de madeira

Projeto: Studio LK – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidnei Doll

Caso você opte por móveis planejados em tons escuros, como o preto, uma boa escolha é adotar um piso mais claro. Tons contrastantes também podem exaltar o piso e a mobília, ajudando a criar um ambiente mais elegante e que dá o devido destaque para o que tem de melhor no cômodo.

Escolher entre o uso do brilho ou mate de acordo com o ambiente

Você pode escolher várias opções de acabamento dos móveis planejados, personalizando-os em brilho ou em mate, por exemplo, dependendo, é claro, do seu gosto pessoal. No quarto, você pode utilizar acabamento mate para evitar muitos reflexos da luz e, em ambientes pequenos, como o banheiro, utilizar o brilho ajuda a ampliar o espaço por conta dos reflexos.

Se a ideia é ter um espaço bem acolhedor, em que a sofisticação e o requinte são uma grande marca, a indicação é optar por coberturas foscas. Uma quantidade menor de brilho vai garantir uma maior sensação de conforto, de leveza e de delicadeza.

cozinha nordica escandinava

É importante destacar que, se você deseja ter um visual mais aveludado, exigindo resistência e muita qualidade, uma boa dica é usar o LackLaminat Super Matte, um material incrível desenvolvido na Europa, trazido para o Brasil pela Finger com total exclusividade.

Tome cuidado ao escolher cores vivas

Ter móveis planejados em cores vivas pode acabar deixando o ambiente um pouco carregado, até mesmo porque a mobília tem uma vida útil longa e pode acabar enjoando com o tempo. Caso você realmente queira adotar cores vivas em alguns móveis, o ideal é usá-las em detalhes, como portas, puxadores e nichos.

Além disso, é interessante mesclar as cores vivas com tons neutros, que tragam neutralidade e harmonização ao espaço. Assim, fica mais simples combinar as paletas de cores e transmitir elegância aos cômodos. O marrom e o branco, em composição com cores mais vibrantes, por exemplo, é uma ótima pedida.

Para não ter erro, vale a pena apostar mesmo em cores claras e escuras para os móveis planejados, garantindo um ar contemporâneo à decoração. Inclusive, é fundamental relacionar a escolha das cores da mobília, tendo como base a relação com cada ambiente.

Considere o espaço

É essencial também considerar a dimensão do espaço onde serão instalados os móveis planejados, uma vez que as cores influenciam no tamanho e podem criar a sensação de amplitude nos cômodos. Em imóveis pequenos, a melhor pedida é dar preferência em mobílias de tons claros e neutros.

sala de estar

Projeto: Josi Barros – Execução: Finger Haus Centro Sul

Mesmo assim, você pode aproveitar e combinar as cores, desde que seja na proporção adequada. Dependendo do local da casa, uma boa dica é investir em móveis em tons amadeirados, já que essa alternativa transmite elegância e requinte ao ambiente.

É possível escolher mais de um tom para a combinação da mobília em cada um dos espaços da casa. No entanto, o ideal é não misturar tons muito distintos uns dos outros para não gerar excessos na estética. A recomendação, portanto, é saber dosar bem e considerar o que cada cômodo do imóvel pede em termos de decoração.

Considere as tendências, mas seu gosto pessoal também

É claro que é importante considerar as tendências em móveis planejados, mas mais relevante ainda é a influência do gosto pessoal dos moradores da casa. Algumas pessoas gostam e dão preferência às cores vibrantes, enquanto outras preferem a neutralidade dos tons mais claros.

As tendências se transformam a todo momento e, por isso mesmo, não é necessário se prender ao que a moda dita. É interessante contar com a ajuda de um designer de interiores e profissionais, já que eles podem auxiliar você a tomar uma decisão mais coerente e equilibrada.

cozinha com madeira ambiente integrado

Projeto: Benitse – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidnei Doll

O fundamental mesmo é que os móveis planejados tenham um ar moderno, aconchegante e sofisticado, mas que também estejam alinhados às preferências dos moradores.

Brinque com tons de madeira

Outra dica é brincar com mobílias em tons amadeirados, pois elas são alternativas excelentes para quem prefere uma decoração mais rústica. Você pode escolher mais de um tom para a combinação de cores dos móveis, por exemplo, podendo unir diferentes estilos.

Caso já existam mobílias de madeira no ambiente, vale a pena dar preferência à madeiras leves e em tons claros. Esse tipo de decoração é perfeito para quem é adepto do minimalismo, uma vez que é possível tornar os cômodos mais aconchegantes, simples e sofisticados, com um toque de inovação e originalidade.

Agora que você já sabe como escolher a cor dos móveis planejados, busque fazer boas escolhas e aproveite as inúmeras vantagens que os móveis planejados oferecem para a sua casa. Você pode fazer uma pesquisa na internet para ter inspirações no momento de elaborar um projeto para o seu imóvel ou contar com o apoio de uma empresa especializada no assunto.

A Finger Móveis Planejados tem a sua marca registrada no segmento moveleiro. Presente há mais de 44 anos no mercado, a empresa está sempre atenta aos detalhes, às tendências de design e às mais modernas tecnologias.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Aproveite a visita e entre em contato agora mesmo com a equipe da Finger Móveis Planejados para descobrir como podemos ajudar você com as nossas soluções!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia