12ago

A importância dos ambientes planejados para o bem-estar dos moradores

A importância dos ambientes planejados para o bem-estar dos moradores

Quem não gosta de residir em um espaço pensado de acordo com suas necessidades? Hoje, é cada vez mais comum ver pessoas interessadas em adaptar o local de moradia ao próprio perfil e estilo de vida. Isso pode ser feito facilmente por meio de projetos de ambientes planejados.

A solução permite melhorar o aspecto da residência, otimizar espaço e imprimir personalidade aos cômodos. A combinação desses benefícios impacta positivamente na rotina dos moradores, proporcionado conforto e bem-estar.

Para falar mais sobre as características e as vantagens dos espaços planejados, convidamos a arquiteta Guida Costa a contribuir com este conteúdo. Prossiga na leitura e saiba como foi nossa conversa!

O que é um ambiente planejado?

Planejar é diferente de decorar porque exige o cuidado com aspectos que vão além da estética. Nesse tipo de trabalho, o profissional deve considerar itens como a rotina, os hábitos e até mesmo as sensações valorizadas pelos moradores.

O que é prioridade para uma família pode ser dispensável para outra, e vice-versa. Logo, quanto mais detalhes forem levantados durante a concepção de um espaço, maiores serão as chances de agradar o público para o qual o projeto se direciona.

Um conceito que se aproxima dessa proposta é a neuroarquitetura. O objetivo é entender como as características do ambiente físico impactam o cérebro humano e de que maneira podem ser trabalhadas para melhorar a experiência do usuário.

Assim, para adequar a composição dos espaços, o arquiteta precisa entender a expectativa de cada cliente. A ideia é ter um lugar que estimule o repouso, que seja arejado, mais escuro ou, quem sabe, intimista? Independentemente das preferências, os pedidos devem estar claros.

“O cliente precisa expor exatamente o que quer e procurar um profissional para traduzir os seus desejos”, reforça Guida Costa. Essa conversa será essencial para pensar na correta disposição dos móveis, tipo de iluminação, mistura de cores, organização dos pertences e demais recursos.

Qual é a relação com os móveis planejados?

A mobília sob medida pode ser protagonista ou complementar dentro dos ambientes planejados. É uma opção mais vantajosa quando comparada aos modelos prontos porque permite adequar cada detalhe das peças ao conceito proposto pelo arquiteto ou designer.

Poder definir aspectos como as cores, materiais, design, formato e acabamento dos móveis facilita muito o trabalho dos profissionais. Com modelos personalizados, é possível aproveitar cada centímetro de acordo com a área disponível, combinar todas as peças e manter um visual harmônico.

Para Guida Costa, quando mais a pessoa sabe o que quer, mais chances têm de transmitir as ideias certas para o arquiteto: “é como se a gente, profissional de arquitetura, incorporasse um personagem, temos que entender o sentimento daquela pessoa e criar um cenário propício para aquilo.

Esse cuidado também deve envolver a escolha dos elementos que preenchem o espaço, como armários, bancadas, prateleiras etc. Em todo caso, utilizar móveis personalizados faz toda a diferença no resultado do projeto, já que tende a deixar sua aparência e layout bem próximos do esperado.

Quais são as vantagens dos ambientes planejados?

A padronização está presente em muitos processos. Ao comprar um apartamento, por exemplo, você encontrará uma residência idêntica às outras unidades presentes no mesmo prédio. Nessa situação, a melhor forma de torná-lo autêntico, ou seja, diferenciá-lo dos demais, é investir na personalização.

“Eu vejo a personalização de um ambiente como uma forma de planejá-lo”, afirma Guida Costa. Para ela, cabe ao arquiteto conhecer o cliente, ouvir suas opiniões e usar essas informações como ponto de partida para executar projetos incríveis.

Ainda de acordo com a profissional, esse processo pode ser feito em duas etapas: “primeiro a gente faz o espaço para aquela pessoa, de acordo com as necessidades da família”. Logo depois entram os conceitos pessoais como gosto, identidade, história, experiência de vida e bagagem cultural.

Bom uso do espaço

Prever a posição de cada elemento é a melhor forma de otimizar espaço. Inclusive, essa é uma das principais vantagens dos móveis planejados, que podem ser desenvolvidos de modo a ocupar cada cantinho.

Isso significa que, ao planejar cada detalhe da decoração — desde o estilo da mobília até os pontos onde serão colocados alguns acessórios —, você consegue aproveitar as áreas de maneira inteligente. O resultado surge na forma de um layout organizado, com estética equilibrada e corredores de circulação confortáveis para a passagem das pessoas.

Mais funcionalidade

Outro ponto que favorece os ambientes planejados é a funcionalidade. Isso porque, nesse tipo de projeto, cada recurso é colocado em seu devido lugar e, muitas vezes, combinado a outros elementos que complementam sua função.

Se o cliente tem uma cozinha compacta e precisa de mais espaço para guardar utensílios, vale pensar em adaptações que permitam incluir novos compartimentos. O objetivo pode ser atingido com a instalação de armários flutuantes ou com a adição de gavetas e de nichos na base do balcão.

Ao mesmo tempo, o arquiteto deve pensar em intervenções que ajudem a integrar a nova solução ao local. “Dessa forma quando o cliente entra no espaço, encontrará os móveis planejados, iluminação adequada, a posição dos objetos, as cores, tudo isso formando um conjunto harmônico”, afirma Guida Costa.

Melhora do bem-estar

Muitas pessoas não sabem explicar o motivo para gostar tanto de determinando ambiente. Às vezes a resposta está na ligação que aquele lugar tem com os sentimentos e valores que o indivíduo cultiva ou valoriza. Assim, é esperado que uma casa planejada também proporcione qualidade de vida e bem-estar aos moradores.

Guida Costa também acredita no potencial de um lar exclusivo para gerar experiências agradáveis: “se a gente faz um ambiente planejado, com móveis direcionados para o perfil daquela pessoa, ela vai se sentir muito melhor do que se estivesse em um local que seja igual para todo mundo, sem personalidade”.

Em todo caso, é importante lembrar que a história e a vivência do cliente definirão o que representa um espaço atrativo e gostoso de morar. Toda pessoa tem algo para contar e é isso que importa no momento de conceber incríveis ambientes planejados.

A Finger pode ajudar você a compor projetos exclusivos e autênticos por meio de móveis sob medida. Entre em contato conosco e descubra como fazer isso!

Powered by Rock Convert
Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.