30abr

Casa planejada: o que preciso saber para ela ficar do jeito que eu quero?

Casa planejada: o que preciso saber para ela ficar do jeito que eu quero?

Uma casa planejada vai muito além da estética do local, ela facilita o dia a dia dos moradores e traz diversos benefícios e vantagens. Além disso, ter os móveis planejados de acordo com suas necessidades é o sonho de muitas pessoas que adquirem um novo lar.

No entanto, para que tudo fique perfeito, é preciso pensar muito bem nas alterações. Com bom planejamento e excelente execução, é possível otimizar e aproveitar ainda mais o espaço, deixando o seu lar com a sua cara e bem funcional.

Para ajudar você a atingir esse objetivo, apresentaremos as principais vantagens de investir em uma mobília planejada. Além disso, indicaremos quais móveis podem ser projetados para encaixar de forma impecável em cada cômodo da sua casa. Continue a leitura e inspire-se com as diversas possibilidades!

cozinha branca mulher cozinhando planejada

Quais são as vantagens de ter uma casa planejada?

Quando pensamos em ambientes planejados, um dos primeiros conceitos que surgem é o de funcionalidade. Isso porque é possível desenhar o mobiliário para atender exatamente a necessidade dos moradores em cada ambiente. Sem contar que os móveis planejados permitem que você consiga ocupar qualquer cantinho da casa.

Um melhor aproveitamento do espaço também representa uma redução de custos, pois diminui a necessidade de fazer mudanças a curto prazo. Além disso, a qualidade superior da matéria-prima usada nos móveis planejados garante a eles um visual elegante e mais durabilidade. Assim, você contribui para evitar o desperdício de recursos naturais.

É importante lembrar, ainda, que o planejamento possibilita maior personalização. Por exemplo: a estante servirá para guardar os brinquedos das crianças? Então, o ideal é que tenha prateleiras acessíveis aos pequenos. O armário será instalado no quarto de uma pessoa com dificuldade de locomoção? Então, deve ter gavetas fáceis de abrir. E assim por diante.

E não podemos esquecer da estética dos móveis planejados. Uma casa planejada, com móveis modernos e minimalistas, dão espaço para uma decoração complementar que pode deixar o espaço ainda mais bonito.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Dicas para ter uma casa planejada

Mas como ter uma casa planejada? É preciso falar com um arquiteto? Devo comprar diretamente do marceneiro ou de uma indústria de móveis planejados? Sim, são várias as questões na hora de planejar um lar. Por isso, confira as nossas dicas para ter uma casa planejada:

Defina o seu objetivo

O primeiro passo é definir o que você quer. Uma casa funcional ou com personalidade? O que você deseja para o seu dia a dia: conforto ou praticidade? O seu objetivo é economizar espaço?

Com esse objetivo definido, fica mais fácil escolher o profissional e investir nos móveis planejados para o seu lar.

Consulte um profissional

A dica para otimizar o tempo é consultar um profissional. Um designer de interiores ou um arquiteto farão a diferença na hora de escolher os móveis planejados da sua residência. Os profissionais são capazes de trazer ideias e soluções não pensadas por um leigo, otimizando o espaço e a rotina, sem perder a beleza dos móveis.

Faça pesquisas e orçamentos

Para economizar e não ter gastos imprevistos, é importante que você realize pesquisas e faça orçamentos, prevendo possíveis custos extras e deixando seu projeto mais organizado financeiramente.

Escolha do material

Um passo importante para os móveis planejados é a escolha do material. MDP, MDF, cerâmica, granito, laminado. São diversos os materiais que você vai se deparar durante esse processo.

Por isso, é importante realizar pesquisas e entender quais são as vantagens e desvantagens de cada material. Assim, você evita custos desnecessários e escolhe o que mais se adapta ao seu plano e ao seu bolso.

Opte pela qualidade

Economizar não significa abrir mão da qualidade do móvel planejado. Afinal, ninguém quer investir em uma casa planejada e ter dores de cabeça com a mobília. Por isso, aposte em empresas confiáveis e que ofereçam produtos e soluções de qualidade, como a Finger.

cozinha contemporanea verde e madeira

Integre com a decoração

Antes de decidir os móveis para sua residência, você deve contemplar a decoração. A estética alinhada à funcionalidade é uma tendência que oferece conforto para os moradores.

Pense nas cores

Além da decoração, um ponto importante para planejar móveis é pensar nas cores. A dica é optar por cores mais neutras e que possam combinar bem com diversas estampas e cores. Branco é uma das cores mais populares para os móveis planejados, mas, você pode ousar e apostar em algo bem diferente.

Entenda suas prioridades

Caso o seu orçamento esteja apertado, reveja as suas prioridades. Defina quais os ambientes mais necessitam de móveis planejados. Por exemplo, se o banheiro for muito pequeno, ele pode ser considerado uma prioridade para que seu dia a dia seja mais confortável.

Sim, uma casa planejada traz diversas vantagens para os moradores, desde benefícios estéticos como benefícios funcionais, tornando a rotina mais prática e cômoda, deixando o ambiente mais aconchegante e confortável.

Quais móveis podem ser planejados em cada cômodo?

Para uma casa planejada oferecer todo o seu potencial aos moradores, é preciso pensar nos ambientes de forma que eles estejam em harmonia. Isso significa que, além de uma decoração no mesmo estilo, eles precisam ter funções complementares — evitando que um cômodo fique superlotado enquanto outro está ocioso. Veja, a seguir, sugestões do que você pode fazer em cada parte da casa.

Quarto

O quarto de dormir é onde o dia começa e termina. Por isso, deve ser planejado de modo a cumprir muito bem dois propósitos: oferecer um local ideal para o descanso e facilitar a preparação para as tarefas da rotina.

Nesse ambiente, armários e closets bem projetados contribuem muito para a organização: guardam roupas e sapatos sem risco de amassar ou estragar, deixam acessórios à vista e simplificam o compartilhamento do espaço.

walk in closet

Closet – Lago Sul – Execução Finger Brasília – Foto: Everton Lopes

Também vale a pena considerar uma cabeceira com móveis auxiliares e iluminação integrada, além de uma área com bancada e espelho para fazer a maquiagem. No quarto de crianças e adolescentes, uma escrivaninha com portas e gavetas de acordo com a necessidade deles é um grande incentivo aos estudos.

Cozinha

Dependendo da rotina da família, a cozinha é um grande ponto de encontro — do café da manhã ao jantar. Acontece que, nem sempre, é um cômodo amplo, com espaço de sobra para eletrodomésticos, armários, pia, mesa e cadeiras. Portanto, o planejamento desse espaço é essencial!

Se a sua cozinha é fechada, considere a possibilidade de eliminar, pelo menos parcialmente, uma das paredes. Além de mais integrada à área social, a cozinha americana deixa o ambiente amplo e moderno. No lugar da alvenaria, por exemplo, você pode posicionar um balcão para servir tanto de apoio para a preparação dos alimentos quanto para refeições rápidas.

cozinha planejado moveis personalizados cozinha sob medida

Projeto: Danieli Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: MovieTowCriative

Armários sob a pia e a bancada, além de módulos aéreos, são grandes aliados da organização. Com o projeto ideal, você encontra espaço para guardar os mais diversos tipos de louça e de eletro, sem prejudicar o espaço para a circulação. Além disso, os móveis ajudam a integrar ou delimitar a área da lavanderia.

Sala

Outro ambiente que deve ser versátil é a sala, pois é o local onde as pessoas se reúnem para conversar, assistir televisão, receber os amigos e fazer refeições. Para garantir que esse cômodo se adapte a diversas situações, os móveis precisam ser multifuncionais.

Uma opção interessante é integrar a estante com o balcão ou a mesa da cozinha americana, criando uma sensação de continuidade entre os dois ambientes por causa da peça única. Além de abrigar a televisão, o móvel pode receber livros, esculturas e até mesmo um pequeno bar.

Se você tem pouco espaço para uma mesa de muitos lugares, considere posicionar um banco em L em um dos cantos e colocar uma mesa redonda. Além disso, um belo buffet suspenso pode servir como apoio para as refeições sem atrapalhar a circulação.

Banheiro

No banheiro, são usados muitos produtos e acessórios que não precisam ficar expostos. Por isso, é o ambiente ideal para móveis fechados e totalmente integrados à decoração.

Uma sugestão é posicionar armários suspensos acima e abaixo da pia, com materiais como espelhos e vidros. As portas de correr otimizam o espaço e ainda escondem qualquer bagunça.

banheiro duplo armários planejados e personalizados

Projeto: Studio LK – Execução: Edy Profissionais – Fotos: Sidney Doll

E não esqueça da iluminação! Os móveis com luminárias embutidas ficam mais charmosos e valorizam o revestimento.

Home office ou quarto de hóspedes

Quem disse que aquele quarto extra não merece atenção? Com um bom planejamento, você transforma esse cômodo em um espaço perfeito para diferentes propósitos, como a combinação entre home office e quarto de hóspedes.

Por exemplo: um armário pode servir para armazenar pastas de documentos de um lado e cabides para algumas roupas do outro lado. Já uma escrivaninha com gavetas pode guardar o notebook fechado e deixar a superfície livre para oferecer mais conforto ao seu hóspede.

dormitorio home office

Projeto: Danieli Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: MovieTowCriative

As possibilidades de uma casa planejada são diversas! Portanto, na hora de escolher como mobiliar o seu lar, pense em peças que se adaptem à sua rotina e ao seu estilo de vida. Dessa forma, você cria um clima que é a cara da sua família.

Além de deixar o ambiente mais personalizado, você cria um lar mais moderno e funcional, com muita praticidade e adaptabilidade. Conheça mais sobre as casas funcionais e saiba como adotar a tendência.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.