18fev

Personalização de móveis: quais são as vantagens?

Personalização de móveis: quais são as vantagens?

Propostas de projeto que consideram o perfil e as vontades dos moradores são cada vez mais valorizadas. O motivo é simples: muitas pessoas querem transformar o lar em um refúgio agradável para descansar, se divertir e desfrutar do lazer ao lado de amigos e familiares. Para isso, é importante adequar as características da decoração às preferências e necessidades dos proprietários. Uma estratégia que cumpre bem esse objetivo é a personalização de móveis.

Você já pensou em investir na solução ao construir ou reformar seu imóvel? Com a contribuição de Rovani Lorenzzon, gerente regional na Finger Móveis Planejados, falaremos sobre as principais vantagens dessa escolha. Acompanhe!

O que são móveis editáveis?

“São módulos ou peças que podem ser feitas sob medida, de acordo com o que o cliente precisa e que o ambiente também necessita”, afirma Rovani. Dessa forma, é possível compor melhor o espaço e garantir um bom aproveitamento de diferentes áreas.

Não é à toa que esses modelos são conhecidos como móveis inteligentes, já que permitem usar cada centímetro disponível para otimizar o espaço e tornar o ambiente mais funcional.

Cabe destacar que os editáveis passam pelo mesmo processo de fabricação dos móveis planejados. A diferença é que, em vez de medidas exatas, eles têm suas dimensões ajustadas para que sejam exclusivas a determinado tipo de projeto.

No desenvolvimento desses produtos são usadas medidas especiais para deixar cada peça adequada à sua função e ao tamanho do cômodo. A solução pode ser aplicada a qualquer item, desde armários flutuantes até painéis verticais.

Quais vantagens proporcionam a personalização dos móveis?

Para Rovani, os móveis editáveis geram “maior vantagem na personalização do projeto, conforme o gosto do consumidor”. Isso porque, além das dimensões das peças, o cliente pode definir outras características que são importantes para colocar a própria identidade na casa.

Aspectos como cor, acabamento, formato e design são determinados com antecedência, de acordo com o visual desejado. Tal possibilidade é extremamente positiva para deixar os ambientes práticos, confortáveis e com a cara dos moradores.

Veja mais exemplos de vantagens da personalização de móveis:

  • adaptação ao estilo predominante — se a casa ou determinado cômodo apresenta um tema específico, como a decoração escandinava, é possível manter a mesma linguagem (evitando contrastes) com a seleção de um móvel trabalhado nesse estilo;
  • ajuste milimétrico ao ambiente — os móveis editáveis se adaptam com facilidade a qualquer recinto, independentemente de seu tamanho, formato ou configuração atual;
  • ganho de funcionalidade — essa vantagem é resultado da anterior, já que peças especialmente pensadas para a residência permitem compor layouts mais organizados e funcionais;
  • durabilidade e resistência — a exclusividade dos modelos planejados faz com que sejam produzidos com mais cuidado, a partir de um processo que emprega matéria-prima de alta qualidade;
  • ótimo custo-benefício — o investimento em móveis personalizados é compensado em longo prazo, já que o cliente terá um projeto bonito e totalmente adaptado às suas necessidades;
  • integração de ambientes — é possível trabalhar os móveis como um todo, com base em uma decoração retrô ou contemporânea, por exemplo. O resultado é uma composição mais harmônica;
  • garantia maior — aspectos como qualidade e boa procedência dos materiais permitem a extensão do prazo de garantia dos planejados. Em empresas especializadas, como a Finger, ela chega a 8 anos.

A solução também é benéfica para os profissionais que desenvolvem os projetos de interiores. Segundo Rovani, a personalização permite ao arquiteto ter mais flexibilidade no momento de planejar os ambientes, já que “não depende somente das medidas prontas e fica mais livre para a criação”.

Quais são as alternativas existentes?

Empresas especializadas em móveis planejados desenvolvem modelos com grande potencial para a personalização. Seus produtos são excelentes alternativas aos modelos prontos, que geram limitações por conta da padronização resultante da produção em série.

Na Finger, por exemplo, é possível encontrar padrões variados para compor projetos distintos. Isso significa que todas as características dos móveis podem ser determinadas a partir do estilo trabalhado nos ambientes e das necessidades dos moradores.

“Toda a nossa linha pode passar por edição de medidas”, destaca Rovani. Isso possibilita a criação de produtos totalmente personalizados, que atendam aos pedidos dos clientes e às exigências dos arquitetos.

Veja, a seguir, exemplos de recursos que podem ser alterados na mobília:

  • cores que vão das mais claras às mais escuras, em versões puras ou com estampas — opções como berg, ágata, sisal e outros materiais;
  • texturas discretas ou mais evidentes — como o Stark 3D que, a partir de seus relevos, produz um efeito tridimensional bastante atrativo;
  • acabamentos foscos ou com brilho, em tons variados (do preto ou branco aos coloridos).

Todas essas variações facilitam a personalização. Assim, seja qual for o estilo pensado para o projeto, o cliente sempre terá a chance de encontrar o produto desejado. Alguns móveis, inclusive, simulam perfeitamente as cores e os desenhos de materiais nobres.

Assim, é possível encontrar superfícies com a estética do mármore, com textura idêntica ao couro natural ou com detalhes que reproduzem toda a beleza da madeira. Opções não faltam para valorizar ainda mais os ambientes da residência.

Como é a demanda pela personalização de móveis?

Bastante alta, segundo Rovani: “em virtude de os imóveis serem menores (apartamentos e casas menores), a busca por móveis sob medida é maior pela questão de aproveitamento de espaços.” Com medidas editáveis é possível ter ambientes planejados sem abrir mão do conforto.

Se os itens da mobília são padronizados, fica mais difícil adaptá-los ao espaço disponível. Isso porque modelos prontos não encaixam perfeitamente e podem apresentar formatos difíceis de combinar. Logo, uma boa alternativa, principalmente para residências compactas, é apostar nos móveis planejados.

Quem busca soluções inteligentes contribui para o aumento da demanda pela personalização de móveis. Você também pode fazer parte desse grupo e desfrutar de todas as vantagens citadas. Para isso, não deixe de contar com a experiência de uma empresa especializada no ramo de planejados.

O que acha de começar a investir em produtos de qualidade? A Finger Móveis Planejados tem a solução certa para você! Entre em contato pelo site para tirar dúvidas e conhecer os nossos diferenciais!

 

O seu lar é o melhor lugar do mundo!

Solicite o orçamento dos móveis planejados e transforme o seu lar!

 

Em nosso Instagram, também possuímos muitas dicas para você começar!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia