19jul

Painel de madeira para parede: como usá-lo de forma harmônica?

Painel de madeira para parede: como usá-lo de forma harmônica?

Quer uma peça simples, funcional e bonita para compor a decoração da casa? Então, pode apostar no painel de madeira para parede sem medo! Você consegue obter esse elemento pronto ou desenvolver um projeto exclusivo em empresas de móveis personalizados.

Materiais que simulam o acabamento da madeira também ajudam a compor modelos incríveis para usar em diversos ambientes da casa. Que tal saber mais sobre as possibilidades e conferir as nossas dicas para aproveitar os painéis em sua residência? Prossiga na leitura e inspire-se!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Quais são os principais tipos de painéis?

A madeira é um recurso natural único. Encanta pela sua resistência, estética e pela variedade de cores e texturas. Inclusive, é possível escolher árvores de diferentes espécies para confeccionar peças que harmonizem com variados estilos de decoração.

Além da matéria-prima original, existem produtos específicos que reproduzem o desenho, as tonalidades e os veios das tábuas. Falaremos mais sobre as principais opções para você acertar na escolha do painel.

Madeira maciça

Cedro, carvalho, nogueira, mogno e pinho são apenas alguns exemplos de madeiras empregadas na fabricação de itens de mobiliário. São espécies que duram por muitos anos se receberem os devidos cuidados, o que inclui manutenção frequente e pouca exposição às intempéries.

Outra opção são as madeiras de demolição, ou seja, componentes extraídos de peças prontas ou de construções antigas. Para que possam ser reutilizadas para a montagem de novos móveis e painéis, precisam passar por um processo de tratamento que limpe e recupere a boa aparência do material.

Madeira Macica

Painel Stark 3D – da Finger

MDF

A sigla significa Medium Density Fiberboard e representa as placas de fibra de média densidade. É um material obtido em um processo de aglutinação de fibras de madeira e de resina sintética, indicado para a confecção de peças que tenham relevos, detalhes e partes entalhadas.

MDP

A sigla significa Medium Density Particleboard, ou seja, é uma partícula de média densidade. Sua composição inclui três camadas de partículas de madeira — uma com maior espessura no centro e duas mais finas nas extremidades. O resultado é um material heterogêneo bastante durável e resistente.

painel de MDP na parede Marmore

Painel Marmor de MDP aplicado na cabeceira da cama. Projeto: Josi Barros – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Walter Dias

Revestimento

Alguns modelos de placas cerâmicas e porcelanatos são desenvolvidos com uma aparência semelhante à da madeira. Embora sejam bastante empregados nos pisos, esses revestimentos podem ser aplicados nas paredes para compor painéis de diferentes tamanhos.

É uma excelente opção para cobrir superfícies que costumam ter contato frequente com água, poeira e partículas de gordura, como as divisórias de uma área de churrasqueira ou de um ambiente gourmet.

Como usar o painel de madeira para parede?

Não há segredo para aproveitar esse elemento ao máximo. Se desejar, você pode incluir um modelo em mais de um cômodo da casa. Em cada área, seja interna ou externa, o painel cumprirá funções distintas e acrescentará um toque extra de estilo.

Execução: Atrativa Finger de Concórdia. Foto: Gomes Fotos e Vídeo

Veja algumas ideias de composição para os principais ambientes da residência.

Quartos

O local de dormir merece uma decoração autêntica e com a cara dos donos. Para isso, nada melhor que um belo painel de madeira enfeitando uma das paredes ou parte dessa superfície. É importante que a tonalidade do material combine com as outras cores presentes no recinto.

Em quartos de casal que tenham camas amplas, a dica é transformar o painel em uma grande cabeceira customizada. Essa peça pode ir além da parede e cobrir parte do teto, como se fosse uma cobertura de madeira sobre a região ocupada pelo colchão.

Salas

Já pensou em ter um cantinho especial para fazer as refeições? Se a sua sala de jantar precisa de uma repaginada, experimente revestir uma das paredes com painéis de madeira. Sobre essa superfície, você pode instalar algumas arandelas para iluminar e valorizar a beleza do material.

sala estar tons escuros

Projeto: Patrícia Rocchi Arquitetura – Execução: Edy Planejados

Na sala de estar, por outro lado, a solução mais tradicional é aproveitar o painel como suporte para a televisão. A peça cria um fundo interessante atrás do aparelho, deixando o conjunto com um acabamento de qualidade. Dependendo da necessidade, você consegue equipar o painel com pequenos nichos para guardar pertences.

painel-de-madeira-para-parede

painel-de-madeira-para-parede

Banheiros

Muitas pessoas desconsideram a opção de usar painel de madeira para parede de lavabos e banheiros. Afinal, por serem áreas molhadas e que passam por constantes mudanças de temperatura, exigem alguns cuidados com a escolha do material.

O ideal é priorizar madeiras mais duras e que suportem umidade, como ipê, peroba e cumaru. Também é importante protegê-las com vernizes e impermeabilizantes para que conservem sua beleza e características originais por mais tempo.

Nos banheiros, os painéis de madeira não só agregam elegância, como também tornam o local mais funcional. Se for um lavabo compacto, por exemplo, você pode instalar várias prateleiras sobre a peça, em diferentes alturas. Assim, conseguirá otimizar espaço e guardar diversos produtos de higiene/beleza.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Cozinhas

Esses ambientes também podem ficar incríveis com soluções de painéis amadeirados. A ideia é perfeita para destacar uma parede vazia, a região atrás da pia ou apenas uma faixa vertical — que tenha apenas função decorativa ou sirva de fundo para nichos que abrigam forno, microondas e outros eletroportáteis.

cozinha gourmet preto + freijó

Projeto: Josi Barros Arquiteta – Produção: Studio Costa Azevedo – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Walter Dias

Varandas

Painel de madeira tem tudo a ver com áreas externas, principalmente quando estamos falando de espaços com muito verde. Por isso, uma alternativa é usar esse material sempre que quiser compor um painel em sacadas, quiosques e até em varandas fechadas.

Para as áreas descobertas, o ideal é montar painéis com placas de cerâmica ou porcelanato amadeirado. Esses revestimentos são resistentes e protegem a parede contra a umidade, sol e variações de temperatura.

Independentemente da escolha, vale a pena cobrir o painel com ganchos e suportes especiais que possam abrigar vasos e floreiras. Assim, você cria uma base amadeirada e uma espécie de moldura para expor flores, folhagens e até hortaliças.

São muitas opções para transformar sua casa, concorda? Para finalizar as sugestões, saiba que a Finger trabalha com modelos de painéis 3D que deixam qualquer ambiente mais requintado. Trata-se de uma novidade que você certamente gostará de ter no local de moradia.

Por falar em novidade, não deixe de conferir a coleção mais recente da empresa. Estamos falando de Origens, que, inspirada no movimento Wellness, traz padrões, acabamentos e texturas que remetem ao conforto e valorizam a individualidade de cada espaço.

A coleção permite conceber peças cheias de conceito com a máxima qualidade. Portanto, aproveite para explorá-la e descobrir diferentes formas de desenvolver itens do mobiliário, incluindo o seu desejado painel de madeira para parede.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e confira mais detalhes sobre a coleção Origens!

O seu lar é o melhor lugar do mundo! Solicite o orçamento dos móveis planejados e transforme o seu lar!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia