18abr

5 passos para decorar perfeitamente a sua sala de estar

5 passos para decorar perfeitamente a sua sala de estar

Ponto de encontro de amigos, espaço para reuniões da família ou um simples cantinho de lazer: a sala de estar realmente é um cômodo versátil e utilizado em diferentes momentos. Por isso, exige cuidados para que se transforme em uma área confortável e com muita personalidade.

Quer saber como decorar a sua perfeitamente? Fique de olho no passo a passo e acerte no projeto!

1. Tirando as medidas

Conheça a sua sala de estar. Isso significa tirar as principais medidas para ter noção do espaço disponível, incluindo os corredores de circulação. Não se esqueça de anotar as dimensões em um papel e de guardá-lo para posterior consulta.

2. Definindo o estilo

Essa é a etapa mais divertida! Dedique um tempo para buscar referências de estilo na internet ou em perfis de redes sociais como Instagram e Pinterest. Compare diferentes ideias e salve as imagens preferidas para que sirvam de inspiração no momento de decorar sua sala.

3. Selecionando as cores

Procure montar a paleta considerando não apenas suas preferências estéticas, mas também necessidades específicas. Veja exemplos de efeitos que podem ser obtidos com o poder das cores:

  • amplitude visual: invista em tons claros (como branco e bege) nas principais superfícies;
  • conforto e aconchego: inclua cores quentes (amarelo, laranja, vermelho) nas paredes ou acessórios;
  • frescor e tranquilidade: priorize cores frias (verde, lilás, azul) combinadas com luz branca.

4. Escolhendo os móveis

Invista em modelos funcionais para deixar a sala equipada e, ao mesmo tempo, organizada. Móveis planejados são perfeitos porque possibilitam definir o estilo, tamanho e acabamento de cada peça, a fim de valorizar a decoração e otimizar o espaço.

5. Incluindo os acessórios

Objetos que remetam à vida familiar ou que reflitam os gostos dos moradores são ideais. Bons exemplos são quadros com fotografias, livros favoritos, esculturas adquiridas em viagens ou peças artesanais. Itens de coleção também são interessantes e podem ficar expostos para agregar mais personalidade.

E então? Ficou com vontade de testar os passos? Compartilhe o material nas redes sociais para ajudar outras pessoas com esse tipo de decoração!

Powered by Rock Convert