01jul

Quer fazer a decoração de uma sala pequena? Veja nossas dicas!

Quer fazer a decoração de uma sala pequena? Veja nossas dicas!

Aproveitar ao máximo cada cantinho é a melhor estratégia para viver em imóveis compactos sem ter que abrir mão de conforto e estilo. Por isso, a decoração de sala pequena exige atenção e cautela. Afinal, ninguém quer correr o risco de deixar poluído o ambiente mais social da casa, não é mesmo?

O segredo para decorar esse espaço é contar com um projeto focado na funcionalidade. O planejamento permite aplicar uma série de truques para ampliar visualmente o cômodo, garantindo beleza e aconchego. Quer saber como fazer? Apresentamos a seguir dicas para a decoração de salas pequenas. Confira!

Escolha móveis funcionais

Os móveis funcionais são as estrelas da decoração de sala pequena. Isso porque eles são personalizados para encaixar perfeitamente no espaço e também na rotina da casa. Além disso, esse tipo de móvel é muito versátil e pode ter diferentes usos conforme a ocasião, seja um jantar íntimo ou uma festa animada.

Um exemplo são as bancadas multiúso em ambientes integrados. Além de unir sala e cozinha, elas servem de apoio para a preparação de alimentos, para drinks e petiscos com os amigos e ainda para refeições rápidas.

Explore mais as paredes

Quem tem pouco espaço disponível deve explorar mais a organização vertical dos móveis. Por isso, considere estantes e nichos que possam ser embutidos e avalie instalar a televisão direto na parede.

Uma outra dica em relação à mobília é tirá-la do chão. Então, dê preferência para móveis suspensos, como rack, buffet e prateleiras. Tenha em mente que alguns centímetros a mais de espaço já fazem uma grande diferença para a sensação de amplitude.

Priorize a circulação

Qualquer cômodo precisa de área livre para a circulação — e nos compactos, essa é uma questão crucial. Mas isso não quer dizer que você não possa receber vários convidados confortavelmente. Para usufruir do melhor dos dois mundos, tenha móveis que possam ser facilmente movidos de um canto a outro.

Uma excelente opção são os pufes, que ocupam pouco espaço e ainda podem ser armazenados sob mesas laterais e estantes. As poltronas também são versáteis e podem ser levadas para outra parte da casa quando você quiser deixar a área mais livre na sala.

Prefira o simples

Móveis grandes e cheios de detalhes não contribuem para ampliar a sala de estar. Por isso, dê preferência para o design clean, que garante fluidez ao ambiente. Uma bela inspiração são as linhas retas da decoração escandinava.

Nesse sentido, a dica é escolher sofás e poltronas sem braços e com pouca profundidade. Eles podem até ter um chaise, desde que seja retrátil. Outra ideia é substituir mesas de centro por mesas na lateral do sofá — ou até mesmo banquetas, que podem servir tanto de apoio para copos quanto assento extra em caso de necessidade.

Observe as proporções

Para manter a harmonia em um ambiente pequeno, é preciso prestar atenção nas proporções dos objetos. Imagine uma sala com um rack compacto, uma mesa para duas pessoas e um conjunto de sofás de dois e três lugares… A sensação é de estranhamento, não é?

O mesmo vale para o tamanho da televisão. Para descobrir a proporção adequada, recomenda-se dividir o número de polegadas do aparelho por 18. O resultado será a distância ideal, em metros, entre o equipamento e o sofá. Por exemplo, uma televisão de 50 polegadas deve ficar a uma distância de cerca de 2,80 m do sofá.

Opte por cores claras

Ao entrar em um cômodo claro, dificilmente temos a sensação de que ele é apertado. Isso acontece porque o branco reflete a luz e faz tudo parecer maior. Então, invista na predominância das tonalidades claras e neutras, como bege e cinza, e texturas naturais nas paredes, móveis, cortinas e até mesmo no chão.

Mesmo assim, você pode — e deve! — dar a sua cara ao ambiente. Para isso, use cores escuras ou vibrantes para delimitar ambientes e para destacar detalhes, como almofadas e quadros. A vantagem é que você pode facilmente trocar esses objetos decorativos sempre que quiser dar um toque diferente na casa.

Planeje a iluminação

Um truque muito simples para ampliar o ambiente é deixar a luz natural entrar. Isso ainda faz bem para a saúde, para o humor, para o meio ambiente e até mesmo para o bolso — pois você diminui gastos com energia elétrica.

Mas, para os momentos do dia em que é necessário recorrer às lâmpadas, um bom projeto de iluminação faz toda a diferença. Por isso, aposte em luminárias de piso, trilhos e pendentes para iluminar pontos específicos, como o seu quadro favorito, a poltrona de leitura e a mesa de jantar. E lembre-se de que a luz amarelada deixa o ambiente ainda mais aconchegante.

Use espelhos

Quem nunca viu uma parede de espelhos e teve a sensação de que havia um outro ambiente por lá? É justamente por refletirem a luz que os espelhos são aliados incríveis na decoração de ambientes compactos.

Além de servirem bem como revestimento em pontos estratégicos, os espelhos ainda são uma opção de acabamento sofisticado para móveis. Eles transformam racks, aparadores e mesas laterais em itens-chave da decoração.

Mantenha a organização

Se você quer garantir a sensação de amplitude, tudo tem que ficar no seu lugar certo. Por isso, manter a organização da sala pequena é fundamental. Afinal, trata-se do ambiente que é o cartão de visitas de um lar.

Então, planeje onde serão armazenados itens do dia a dia de uma casa, como carteiras, papéis, chaves e carregadores, e não deixe pequenos objetos espalhados pelo ambiente. Para ajudar nessa tarefa, abuse das caixas e cestos organizadores.

Por fim, lembre-se de que a decoração de sala pequena é um desafio que vale a pena. Com móveis planejados e alguns truques na manga, você não precisa se preocupar com a área disponível e pode transformar esse ambiente em um espaço perfeito para curtir a família, receber os amigos, descansar e o que mais desejar.

Quer tirar ainda mais proveito do seu lar? Então, veja nossas dicas para otimizar ambientes de todos os tamanhos!

Powered by Rock Convert
Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.