01jul

Quer fazer a decoração de uma sala pequena? Veja nossas dicas!

Quer fazer a decoração de uma sala pequena? Veja nossas dicas!

Aproveitar ao máximo cada cantinho é a melhor estratégia para viver em imóveis compactos sem ter que abrir mão de conforto e estilo. Por isso, a decoração de sala pequena exige atenção e cautela. Afinal, ninguém quer correr o risco de deixar poluído o ambiente mais social da casa, não é mesmo?

O segredo para decorar esse espaço é contar com um projeto focado na funcionalidade. O planejamento permite aplicar uma série de truques para ampliar visualmente o cômodo, garantindo beleza e aconchego. Quer saber como fazer? Apresentamos a seguir dicas para a decoração de salas pequenas. Confira!

ESCOLHA MÓVEIS FUNCIONAIS

Os móveis funcionais são as estrelas da decoração de sala pequena. Isso porque eles são personalizados para encaixar perfeitamente no espaço e também na rotina da casa. Além disso, esse tipo de móvel é muito versátil e pode ter diferentes usos conforme a ocasião, seja um jantar íntimo ou uma festa animada.

tons neutros - decoração sala pequena

Projeto: LO Interiores – Execução: Edy Planejados

Um exemplo são as bancadas multiuso em ambientes integrados. Além de unir sala e cozinha, elas servem de apoio para a preparação de alimentos, drinks e petiscos, bem como para o preparo de refeições rápidas.

Mas qual é a diferença entre os móveis funcionais e os tradicionais (ou comuns)? No caso das mobílias comuns, elas são fabricadas em série. Por isso, têm um design fixo ou padronizado — normalmente inspirado em tendências do mercado de móveis.

Em contrapartida, os móveis funcionais (ou planejados) são feitos de maneira personalizada. Isso significa que o projeto leva em conta a personalidade, os desejos e as necessidades dos moradores. Além disso, alinha-se com a decoração e a metragem dos ambientes internos.

Dessa forma, os que optam pela mobília funcional obtêm móveis exclusivos, ou seja, que não são encontrados em nenhuma outra residência. Sem falar que isso deixa os cômodos mais bonitos, elegantes e modernos.

Projeto: Michelle Alves Arquitetura
Execução: Finger Caruaru
Fotos: Helga Vieira

Para deixar bem evidente as vantagens dos móveis funcionais em relação aos tradicionais, elencamos outros benefícios:

  • ajuste milimétrico com os ambientes: a mobília se adéqua ao tamanho e ao formato dos espaços internos;
  • alta qualidade e resistência: os móveis têm uma longa vida útil, uma vez que são feitos com materiais resistentes;
  • acabamento: a finalização da mobília é feita com personalização e beleza. Por exemplo, os móveis podem receber frisos, molduras, texturas, espelhos embutidos, recortes e muitos outros detalhes que os valorizam;
  • relação custo-benefício: os móveis funcionais podem ser um pouco mais caros do que os tradicionais. No entanto, a durabilidade, a organização e o design que oferecem compensam os custos em longo prazo.

DISPONHA A MOBÍLIA DA FORMA CORRETA

A maneira como os móveis são arrumados faz uma enorme diferença na decoração. No caso das salas pequenas, o ideal é que sejam dispostos em “L” ou contra as paredes. O resultado é o ganho de espaço central no ambiente, o que favorece a circulação das pessoas.

decoração sala pequena ambientes compactos

Projeto e Execução: Finger Passo Fundo

Outro benefício de dispor os móveis corretamente é que, dessa forma, é possível gerar a impressão de que o cômodo tem uma metragem maior do que a realidade. Um tipo de móvel que combina muito com salas pequenas e que é fácil de usar é o sofá-cama. Basta escolher um canto do ambiente que tenha um espaço frontal livre.

Quando receber visitas, essa mobília permite que a sala vire um quarto. Assim, todos se sentirão confortáveis. O mesmo acontece com as prateleiras suspensas. Elas podem se transformar em mesas para servir o café da manhã ou um lanche na parte da tarde.

INSTALE CORTINAS QUE DEEM VIDA AOS AMBIENTES

As cortinas são peças decorativas importantes na composição do visual da sala pequena. O indicado é que “conversem” com o estilo das mobílias, as cores das paredes e os itens de decoração. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, as cortinas não precisam ser extremamente neutras, como se fossem uma continuidade da parede.

Por exemplo, se o visual da sala é alegre e divertido, as cortinas podem ter uma tonalidade vibrante (como visto nos tons de vermelho, laranja e amarelo). Além disso, é interessante que a estampa exiba formas e desenhos criativos. Mas cabe aqui um conselho: cuidado para não exagerar nesses detalhes.

sala de estar

Projeto: Op Interiors – Execução: Finger USA

Do contrário, o que era para ser vibrante pode gerar uma aparência de excentricidade ou extravagância. Em uma sala pequena, essas características podem ficar ainda mais evidentes, incomodando a visão de quem chega. Além, é claro, de não produzir um ambiente agradável de se estar.

EXPLORE MAIS AS PAREDES

Quem tem pouco espaço disponível deve explorar mais a organização vertical dos móveis. Por isso, considere estantes e nichos que possam ser embutidos e avalie instalar a televisão direto na parede.

Uma outra dica em relação à mobília é tirá-la do chão. Então, dê preferência a móveis suspensos, como rack, buffet e prateleiras. Tenha em mente que alguns centímetros a mais de espaço já fazem uma grande diferença para a sensação de amplitude.

decoração sala pequena candy colors ambientes integrados

PRIORIZE A CIRCULAÇÃO

Qualquer cômodo precisa de área livre para a circulação — e nos compactos, essa é uma questão crucial. Mas isso não quer dizer que você não possa receber vários convidados confortavelmente. Para usufruir do melhor dos dois mundos, tenha móveis que possam ser facilmente movidos de um canto a outro.

Uma excelente opção são os pufes, que ocupam pouco espaço e ainda podem ser armazenados sob mesas laterais e estantes. As poltronas também são versáteis e podem ser levadas para outra parte da casa quando você quiser deixar a área mais livre na sala.

PREFIRA O SIMPLES

Móveis grandes e cheios de detalhes não contribuem para ampliar a sala de estar. Por isso, dê preferência ao design clean, que garante fluidez ao ambiente. Uma bela inspiração são as linhas retas da decoração escandinava.

Nesse sentido, a dica é escolher sofás e poltronas sem braços e com pouca profundidade. Eles podem até ter um chaise, desde que seja retrátil. Outra ideia é substituir mesas de centro por mesas na lateral do sofá — ou até mesmo banquetas, que podem servir tanto de apoio para copos quanto de assento extra em caso de necessidade.

almofadas decorativas para o chão sala de estar living - home theater

OBSERVE AS PROPORÇÕES

Para manter a harmonia em um ambiente pequeno, é preciso prestar atenção nas proporções dos objetos. Imagine uma sala com um rack compacto, uma mesa para duas pessoas e um conjunto de sofás de dois e três lugares… A sensação é de estranhamento, não é?

O mesmo vale para o tamanho da televisão. Para descobrir a proporção adequada, recomenda-se dividir o número de polegadas do aparelho por 18. O resultado será a distância ideal, em metros, entre o equipamento e o sofá. Por exemplo, uma televisão de 50 polegadas deve ficar a uma distância de cerca de 2,80 m do sofá.

OPTE POR CORES CLARAS

Ao entrar em um cômodo claro, dificilmente temos a sensação de que ele é apertado. Isso acontece porque o branco reflete a luz e faz tudo parecer maior. Então, invista na predominância das tonalidades claras e neutras, como bege e cinza, e em texturas naturais nas paredes, móveis, cortinas e até mesmo no chão.

sala de estar tapete tamanho certo para sala

Projeto: Walkiria D’Puig Arquitetura – Execução: Tendenzza Decor – Fotos: Artur Pretto

Mesmo assim, você pode — e deve! — dar a sua cara ao ambiente. Para isso, use cores escuras ou vibrantes para delimitar ambientes e para destacar detalhes, como almofadas e quadros. A vantagem é que você pode facilmente trocar esses objetos decorativos sempre que quiser dar um toque diferente na casa.

TENHA ATENÇÃO À ILUMINAÇÃO

Um truque muito simples para ampliar o ambiente é deixar a luz natural entrar. Isso ainda faz bem para a saúde, para o humor, para o meio ambiente e até mesmo para o bolso — pois você diminui gastos com energia elétrica.

Mas, para os momentos do dia em que é necessário recorrer às lâmpadas, um bom projeto de iluminação faz toda a diferença. Por isso, aposte em luminárias de piso, trilhos e pendentes para iluminar pontos específicos, como o seu quadro favorito, a poltrona de leitura e a mesa de jantar. E lembre-se de que a luz amarelada deixa o ambiente ainda mais aconchegante.

USE ESPELHOS

Quem nunca viu uma parede de espelhos e teve a sensação de que havia um outro ambiente por lá? É justamente por refletirem a luz que os espelhos são aliados incríveis na decoração de ambientes compactos.

espelho

Projeto: Op Interiors – Execução: Finger USA

Além de servirem bem como revestimento em pontos estratégicos, os espelhos são uma opção de acabamento sofisticado para móveis. Eles transformam racks, aparadores e mesas laterais em itens-chave da decoração.

MANTENHA A ORGANIZAÇÃO

Se você quer garantir a sensação de amplitude, tudo tem que ficar no lugar certo. Por isso, manter a organização da sala pequena é fundamental. Afinal, trata-se do ambiente que é o cartão de visitas de um lar.

Então, planeje onde serão armazenados itens do dia a dia de uma casa, como carteiras, papéis, chaves e carregadores, e não deixe pequenos objetos espalhados pelo ambiente. Para ajudar nessa tarefa, abuse das caixas e dos cestos organizadores.

FAÇA UM PROJETO DE ILUMINAÇÃO PARA AMBIENTES PEQUENOS

A iluminação pode fazer total diferença na decoração da sala pequena, sabia disso? Com o projeto adequado, é possível garantir que você realce determinados tons e elementos para passar uma sensação de aumento no espaço, sem perder o aconchego do ambiente.

apartamento integrado use espelhos

Pense nisso como pequenos truques que poderão auxiliá-lo. Vamos apontar alguns a seguir:

  • utilize a iluminação para realçar móveis claros (principalmente aqueles com cores brancas ou off-white);
  • utilize pequenas luminárias para os ambientes pequenos, que não vão sobrecarregar o espaço. Por exemplo, luminárias de pé podem auxiliar na expansão do local, sem atrapalhar a circulação de pessoas;
  • use luminárias de mesa, no piso e de LED, pois elas também melhoram a iluminação sem reduzir espaços;
  • evite lustres de cristal grandes e outras luminárias que ocupam espaço demais.

Assim, é importante contar com bons projetos de iluminação focados nesse tipo de ambiente, além de ter a ajuda de profissionais especializados no assunto.

ESCOLHA REVESTIMENTOS MAIS CLAROS

Quanto mais claro for o ambiente, maior a sensação de amplitude no espaço. Por isso, é importante que você opte por peças que sejam mais claras e que, quando trabalhadas com uma boa iluminação, possam expandir ainda mais a sensação de espaço no local.

sala

Projeto: Op Interiors – Execução: Finger USA

Não precisa ser necessariamente branco ou off-white. Você pode optar por tons de bege, nudes, entre outros. Eles podem ser harmonizados, assim, com os demais itens de decoração da sua sala pequena.

ADOTE O MINIMALISMO NA DECORAÇÃO DA SALA PEQUENA

minimalismo prioriza termos nas residências apenas aquilo que, realmente, é necessário para a nossa casa. Ou seja, você não colocará em sua sala itens que normalmente não são funcionais. O minimalismo, na verdade, é um estilo de vida, que faz com que o indivíduo viva apenas com o que é essencial.

Assim, ele pode ser adotado em diversas áreas, e não só na decoração. Por exemplo, isso vale para a alimentação, o vestuário, entre outros. A ideia é, justamente, minimizar desperdícios e ter um dia a dia mais sustentável.

sala

Projeto: Op Interiors – Execução: Finger USA

Contudo, o minimalismo também pode ser uma forma de viabilizar uma decoração bonita e que não sufoque a sua sala. Por exemplo, ao optar por ter apenas aquilo que é essencial para o ambiente, você não o sobrecarrega com itens que podem diminuir o espaço livre e, assim, causar uma sensação de aperto do espaço.

Nesse tipo de estilo, temos o uso de poucas cores, optando mais por itens de tons neutros, formas geométricas simples e móveis que sejam funcionais ou, ainda, multifuncionais. Também temos aqueles que podem ser dobráveis ou embutidos. Por exemplo, uma mesa dobrável que possa, após seu uso, retornar à parede.

Algumas dicas para ter uma decoração minimalista são:

  • tenha um bom projeto de móveis planejados;
  • evite exageros e desperdícios;
  • invista em materiais característicos do estilo, como madeira, couro, papel, aço e cobre;
  • priorize revestimentos que tenham tons neutros. O cinza queimado também combina bastante com o estilo.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Por fim, lembre-se de que a decoração de sala pequena é um desafio que vale a pena. Com móveis planejados e alguns truques na manga, você não precisa se preocupar com a área disponível e pode transformar esse ambiente em um espaço perfeito para curtir a família, receber os amigos, descansar e o que mais desejar.

Quer tirar ainda mais proveito do seu lar? Então, veja nossas dicas para otimizar ambientes de todos os tamanhos!

Gostou desse conteúdo? Então nos acompanhe pelas redes sociais e fique por dentro das novidades!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia