27jun

Viva de férias com o Staycation

Viva de férias com o Staycation

Você já observou que muitas pessoas do seu convívio estão se preocupando cada vez mais com a qualidade de vida empregada dentro dos seus lares, deixando a palavra sobreviver de lado em prol de uma vida em casa recheada de boas experiências? Pois bem, a tendência denominada Staycation chegou para afirmar tudo isso, e muito mais.

Estou me referindo ao cultivo de momentos doces, fraternos e capazes de envolver cada um de nós, a ponto de abdicarmos de certos instantes da vida urbana e nos dedicarmos ao que nos satisfaz intimamente, de verdade.

Por algumas vezes esquecer propositadamente dos padrões estipulados por outras pessoas denota o desejo intrínseco de viver, no sentido de aproveitar momentos presentes e, quem sabe, torná-los hábitos ímpares, só seus. Como seres humanos, amamos experiências únicas e repletas de propósito.

 

Tendência Staycation, o que é?

O termo alcançou grande popularidade em um tempo não muito distante, durante a recessão da economia nos EUA, entre os anos de 2007 e 2010. Já no Reino Unido, apareceu fortemente em 2009 como reflexo de uma libra fraca (moeda), que resultou em feriados significativamente mais caros e na impossibilidade de realizar viagens dispendiosas.

Um Staycation, junção de “stay” (estadia) com “vacation” (férias)m nos EUA também pode ser chamado de Holistay, junção de “holiday” (feriado/férias) com “stay” (estadia), e é conhecido como um período em que a família participa de atividades de lazer em locais próximos das residências, sem necessitar percorrer longas distâncias, evitando assim pernoitar longe dos seus lares. Já no Reino Unido esse termo é conhecido como um feriado desfrutado no país de origem, sem precisar viajar para o exterior.

As atividades comuns de um Staycation incluem o uso da piscina do quintal ou de clubes, visitas a parques próximos, museus, cinemas ou parques de diversão. O importante é que não pareçam férias tradicionais, portanto quanto mais planejado for, melhor.

Essa tendência se alinha muito bem com a geração Millennial e agora adentra nos lares ao redor do mundo, pedindo muito mais que passeios não tradicionais, mas sim ambientes com “cara de férias”.

Algumas marcas e profissionais de design ou arquitetura já estão atentos à essa nova demanda:  A H&M por exemplo, lançou a coleção Serene Staycation, com produtos inspirados nas férias. A Sainsbury também lançou uma coleção chamada Indian Summer Range, onde fazem uma curadoria de produtos utilizados em hotéis e restaurantes para você levar para a sua casa.

Quem nunca quis comprar algo desenhado especificamente para esses estabelecimentos? Vejamos abaixo as mais importantes premissas dessa tendência.

Tons sofisticados

Na contramão da decoração tradicional de praia, essa temática pede tons mais profundos, de mares tempestuosos e paisagens acinzentadas. A paleta não varia muito e fica entre o azul profundo e os tons de cinza. É possível adicionar toques náuticos e incrementar com veludo ou linho para proporcionar mais aconchego.

decoracao sofisticada

Oásis tropical urbano

Tudo que for natural ou imitar a natureza transfere sensação de paz e tranquilidade, sentimentos presentes nas férias de qualquer um. Se não for possível ter uma vista para o mar ou para as montanhas dentro dos ambientes, existem papéis de parede que fazem as vezes dessas belas paisagens. Se for possível investir em plantas de verdade, ótimo, e quanto maiores, melhor. Folhas de bananeira, costelas de adão, espadas de São Jorge e cactos são ótimas opções.

Decoração escandinava

Boho refinado

Se o estilo Boho fosse uma pessoa, ele seria aquele amigo diferentão que viaja o mundo e volta com uma lembrança de cada canto que visitou. Isso soa como a mistura de diversas culturas, portanto nada mais “férias” que inserir todo e qualquer objeto que possua história verdadeira em projetos de arquitetura e design.

Aqui cabem muitas referências têxteis, com viés natural. Isso é o que as tornará ímpares!

Colchas de crochê (crochet, em francês), tapetes de fibras naturais e objetos que lembrem alguma cultura diferente sempre são bem-vindos.

No entanto, para ser refinado, é preciso mais.

Mais que quebrar certas regras, é necessário valorizar exponencialmente as memórias embutidas em cada objeto. Viagens inesquecíveis são o primeiro passo para encontrar elementos que possuam significados tão fortes que merecem fazer parte da vida das pessoas, para sempre.

Toque de hotel luxuoso

Se a sua ideia é recriar um ambiente exatamente igual ao de um hotel clássico e tradicional, descarte. Aqui cabem toques que remetam a alguma hospedagem luxuosa, lembrando que luxo, neste caso, significa algo muito raro.

Banheiros de hotéis boutique, sempre com seus ornamentos característicos quem incluem bandejas com pequenos frascos de perfumes, sabonetes aromatizados e produtos de higiene pessoal muito bem dispostos, são um ótimo exemplo desse cuidado com os detalhes.

Adicionar vegetações, flores e velas aumentam os níveis de conforto e criam a percepção de estar sendo tratado com zelo e carinho, podendo ser uma boa estratégia para algum canto estratégico de qualquer projeto de interiores, compondo uma bela cadeira ou poltrona também fora dos padrões convencionais.

decoração luxosa

Rústico e recuperado

Materiais organicamente envelhecidos, como madeira, metal e couro (genuinamente recuperados ou fabricados para evocar essa vibe), parecem casuais, aludindo para um lado descontraído com ares de praia ou campo. Valem apostas em objetos decorativos escuros em um plano de fundo claro, para que apareçam e ganhem contraste e autenticidade.

decoração staycation

Mesa mediterrânea

Mesas postas para jantar inspirado no anseio de estar “ao ar livre” lembram o estilo mediterrâneo, por mais que sejam dispostas dentro de um lar qualquer e convencional, cheio de paredes e tetos. Utensílios de mesa de segunda mão, tecidos que parecem lençóis soltos e ramos de oliveira remetem as nossas tão sonhadas férias, com toda a certeza.

Melhorias no jardim

Incorporar toques de luxo no jardim permite que a transição do espaço interno com o espaço externo seja menos impactante. O objetivo aqui é ampliar a percepção de bem-estar, impedindo que exista a necessidade de grandes mudanças de pensamento para que se usufrua dos espaços de jardim. Isso significa criar e decorar com tamanha qualidade que o convívio seja possibilitado em virtude das comodidades incluídas nesses espaços.

Decoração natureza

Esse novo pensamento permite que o usuário desfrute de bons momentos no conforto do seu lar, sendo que muitas vezes apenas um restaurante ou hotel bacana poderia proporcionar as mesmas experiências.

Para isso, pode-se apostar em adições mais em conta, como uma fogueira na pedra ou forno a lenha para pizzas e pães. Já para algumas situações mais luxuosas, uma banheira de hidromassagem pode ser a protagonista de um espaço muitas vezes renegado por seus proprietários.

Para que o Staycation esteja presente em seus projetos de arquitetura e design, pense sempre: o que você realmente valoriza em seus momentos de lazer? Descobrindo isso você se encantará com seus ambientes!

Ainda está em dúvida sobre qual estilo aplicar na residência? Nesse caso, confira mais 6 estilos de decoração e escolha qual combina com você!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia