08maio

Sala com cozinha americana integrada: como harmonizar os dois ambientes?

escrito por Francieli Kern
Sala com cozinha americana integrada: como harmonizar os dois ambientes?

Sensação de amplitude, aumento da interação e praticidade diária estão entre os benefícios de uma sala com cozinha americana integrada. Portanto, se você acredita que a junção desses ambientes é a solução perfeita para a sua casa, não deixe de conferir as nossas dicas para elaborar um bom projeto.

A proposta continua entre as tendências por se adaptar a diversos tamanhos de imóveis, desde apartamentos compactos até casas amplas. Com a integração de dois cômodos bastante usados pelos moradores, é possível ganhar alguns centímetros e aproveitar as áreas da melhor forma.

Sala com cozinha americana integrada

Execução: Finger Goiânia – Fotos: Gabs Video MKT

Gostou da ideia e quer colocá-la em prática? Continue a leitura e veja como começar!

Determine o tipo de projeto da sua sala com cozinha americana integrada

O primeiro passo é compreender que existem diferentes maneiras de compor uma sala com cozinha americana integrada. Mesmo que a ideia seja preservar a conexão entre os recintos, nada impede que você trabalhe com elementos que deixem bem claro os limites físicos de cada área.

O exemplo citado é o de uma cozinha parcialmente integrada, visto que costuma trazer uma meia parede ou até um balcão fixo no ponto exato de encontro dos cômodos. Você pode também apostar em uma cozinha totalmente integrada, pois não apresente estruturas separando os espaços.

Agora ficou fácil definir qual tipo de projeto é a melhor escolha, certo? Na dúvida, procure referências com imagens que representem muito bem as diferenças. Assim, você consegue chegar à melhor solução e ainda explicar quais são as suas expectativas aos profissionais envolvidos.

ambientes integrados de luxo com móveis planejados

Casa em Winter Garden – Flórida
Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Fotos: Feitosa Films Production

Use móveis funcionais

Embora seja fácil construir uma sala com cozinha americana integrada, nem sempre as pessoas conseguem manter um visual harmônico no local. Isso acontece, muitas vezes, por conta do excesso de contrastes entre os elementos usados em ambos os ambientes, o que passa a impressão de incoerência.

Você evita esse risco se apostar em móveis planejados para os dois espaços. Afinal, poderá escolher as características das peças de uma única vez, considerando toda a área a ser trabalhada. Cores, design, materiais e outros aspectos serão pensados com cuidado para que combinem entre si.

sala com cozinha americana integrada

Projeto: Dani Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Arquite Foto / Julio Gomes Filho

Além de permitir a personalização completa, a mobília planejada também otimiza o espaço por ocupar cada centímetro de forma inteligente. Ou seja, você não terá problemas com formas que não se encaixam ou com volumes que parecem destoar do conjunto. O resultado virá com mais beleza e funcionalidade.

Pense na paleta de cores

Mais um fator crucial para conseguir uma aparência harmônica é considerar as cores de cada superfície do projeto. Você deve eleger uma paleta de base para compor tanto a sala de estar quanto a cozinha americana, de modo que sempre existam recursos relacionando os dois ambientes.

Um bom caminho é se guiar pelo estilo decorativo que você pensou para o projeto. Ao optar pelo estilo minimalista, por exemplo, se prioriza o fundo neutro na pintura das paredes, nos revestimentos e na mobília. Nesse caso, a informação extra pode vir por conta de acessórios coloridos ou mistura de texturas.

Ainda que queira criar uma diferenciação entre as áreas, vale a pena encontrar um ponto em comum entre elas para que a conexão ocorra logo à primeira vista. Pode ser o uso de uma madeira específica nos móveis, um revestimento idêntico nos pisos ou até um conjunto de objetos semelhantes.

Defina a divisão dos ambientes

Como dito no primeiro tópico, o tipo de projeto vai orientar as escolhas de todos os elementos que compõem as áreas. É uma grande tendência que as pessoas apostem cada vez mais na união dos ambientes para assim preservar a continuidade visual.

Os espaços livres de divisórias fixas são mais modernos e atemporais. Pois, favorecem mudanças que não exigem reformas drásticas, apenas a troca ou o reposicionamento de itens móveis (uma mesa, um tapete, um kit de utensílios, entre outros recursos).

Se você optou por um projeto totalmente integrado, poderá fazer uma divisão discreta de inúmeras formas, como, por exemplo, posicionar um aparador entre os ambientes, colocar uma linha de floreiras ou vasos com plantas, cobrir o piso com tapetes distintos, instalar uma prateleira suspensa no forro e até criar uma faixa de luzes no teto.

Equilibre a iluminação

Por falar em luzes, tenha atenção ao escolher os efeitos para a sua sala com cozinha americana integrada. Não é porque serão áreas conectadas que podem ter o mesmo tipo de iluminação. Ou seja, cada cômodo deve ter seu próprio grupo de luminárias e recursos exclusivos para destacar a decoração.

A sala de estar é um local usado em diversos momentos, por isso, deve contar com luzes distintas para favorecer cada atividade. Na hora do cinema em casa, por exemplo, é agradável ter apenas claridade indireta e com tons quentes para obter a sensação de aconchego.

Os principais pontos de serviço da cozinha, como a pia, o fogão e a bancada pedem uma luz fria (branca). Nos demais espaços, como detalhes da mobília e até mesmo sobre a mesa de refeições, você pode apostar em uma iluminação mais amarelada e visualmente confortável.

Sala com cozinha americana integrada invista em organizadores

Considerando que cozinhas abertas deixam todos os elementos à mostra, é importante que a organização seja um item de peso no projeto. Pense que qualquer utensílio ou eletro portátil deixado fora do lugar será percebido pelas pessoas que estiverem na sala, e o contrário também ocorre quando há desordem nesse ambiente de estar.

A saída para evitar a bagunça em ambos os espaços é apostar em nichos e compartimentos para guardar pequenos objetos que tendem a ficar espalhados pela casa. Na cozinha, principalmente, preveja a instalação de ganchos para pendurar itens culinários e capriche nos cestos ou potes para armazenar alimentos.

Gostou das ideias para personalizar a sua sala com cozinha americana integrada? A gente espera que seja uma experiência positiva até chegar ao resultado que você deseja. Em todo caso, conte sempre com bons profissionais e empresas especializadas nos ramos que envolvem a construção e a reforma residencial.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Se curtiu este conteúdo e quer ter acesso a outras dicas, siga os nossos perfis nas redes sociais!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia