23jan

5 dicas de decoração para renovar as energias neste novo ano

escrito por Francieli Kern
5 dicas de decoração para renovar as energias neste novo ano

Se fim de ano é um período de rever objetivos, o início é momento de colocar as novas propostas em ação. Muita gente, inclusive, gosta de renovar as energias a partir de mudanças na própria casa. Esse é um ótimo caminho para atrair coisas boas e motivar avanços em diversas áreas da vida.

Práticas como o Feng Shui são bastante procuradas por pessoas que desejam transformar o espaço doméstico em um refúgio propício ao bem-estar. A verdade é que simples ajustes podem fazer toda a diferença na percepção do ambiente, deixando os moradores mais à vontade para começar um novo ano.

suite master

Projeto Danieli Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger de Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

Que tal saber mais sobre as vantagens da renovação e as formas de trabalhar esse conceito? Continue a leitura!

Por que renovar as energias no início do ano?

O principal motivo é promover sensações positivas que deixem seu corpo e mente tranquilos. Afinal, nosso lar é o local onde fazemos pausas de rotina, relaxamos após dias intensos e encontramos pessoas queridas.

Ele precisa ser acolhedor e favorecer o planejamento de diversas atividades, no ritmo que cada morador considera adequado. Ao renovar as energias por meio da decoração, por exemplo, você ajusta o cenário ao novo perfil que deseja construir — a partir de hábitos, desenvolvimento de habilidades e outros aspectos.

cozinha colorida móveis personalizados

Projeto: Tati Tavares e Alex Dalcin – Execução: Finger Goiânia – Fotos: Play Motion

Renovação exige melhorar ou alterar aquilo que não funciona mais em seu cotidiano. Pode ser desde uma crença limitante (questão mental) até a paleta de cores presente na sua residência (questão física). O importante, em todo caso, é não se prender ao medo de experimentar o desconhecido.

Como decorar para favorecer a renovação?

É muito mais agradável executar seus planos em um lugar organizado e livre de bagunça. Isso explica por que tantas pessoas fazem questão de começar o novo ano com uma faxina mais pesada. Realmente, uma boa limpeza faz milagres em qualquer ambiente.

living de luxo, sala com lareira

Projeto e execução: Finger + Mari Perin – Fotos: Renan Costantin

Aqui já surge a dica inicial: quando higienizar algum cômodo ou elemento, abra bem as janelas para deixar o ar circular por todas as superfícies. A ventilação natural purifica e ajuda a renovar as energias internas, sendo aliada de quem busca um clima agradável.

1. Desapegue do que não usa

Um dos primeiros passos para revitalizar a casa é separar tudo o que não tem mais utilidade para os moradores. Vale para roupas, móveis, objetos decorativos, tecidos e qualquer outro recurso que esteja apenas ocupando espaço no imóvel. Até documentos velhos e papéis devem entrar na conta.

marie kondo

Peça que toda a família participe desse exercício e categorize os desapegos em categorias: o que deve ser descartado, o que pode ser doado e o que vale a pena vender. Isso mesmo! Arrumar a casa e eliminar o que não serve pode render uma graninha para você investir no que quiser.

2. Reinvente os ambientes

Uma simples mudança na disposição da mobília já impacta a maneira como você enxerga e utiliza o ambiente. Por isso, antes de pensar em grandes reformas, avalie os espaços e defina o que precisa ser alterado. Pode ser desde um acessório que não faz mais sentido na composição até a inclusão de um novo conjunto de quadros.

Uma das melhores formas de renovar as energias é consertar coisas que possam ter algum defeito. Se não for possível recuperar determinado item, aproveite para substituí-lo por um modelo atualizado. É o que muitas pessoas fazem, por exemplo, ao personalizar móveis para que harmonizem com a nova decoração.

redecorar o lar energias

O fato é que não há uma regra: para algumas pessoas, a transformação ideal vai envolver apenas alguns acessórios. Outras podem desejar uma atualização completa do estilo e, consequentemente, dos itens presentes no cômodo — pintura, materiais, revestimentos, arranjos.

3. Inclua elementos naturais

Pensou em plantas, né? Elas realmente são valiosas e merecem destaque em propostas de renovação. Afinal, levam a energia da natureza para dentro das casas e muitas espécies são conhecidas pela capacidade de purificar o ar. O bom é que existem muitas flores e folhagens adaptadas ao cultivo em locais fechados.

Além da vegetação, você pode incorporar outros recursos naturais aos ambientes. Os cristais, por exemplo, podem enfeitar arranjos enquanto as pedras comuns são perfeitas para compor detalhes construtivos, como lareiras e até painéis verticais.

poder das plantas para renovar as energias

Outra opção é aderir à decoração artesanal que envolva produtos feitos com matérias-primas naturais: cortinas de linho, cestos de vime, tapetes de juta, esculturas de argila, entre outras peças.

4. Capriche na iluminação

O sol tem o poder de renovar as energias ao eliminar alguns micro-organismos do ambiente, como as bactérias. Além do mais, é essencial para a produção da vitamina D e, no inverno, traz aquele calor extra que torna os dias mais confortáveis em muitas regiões.

living iluminado para renovar as energias

Projeto Danieli Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger de Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

Mesmo que a sua casa não tenha a melhor posição solar, procure abrir as janelas e cortinas ao longo do dia. A claridade natural deixa tudo mais atrativo e pode melhorar o humor das pessoas, contribuindo para o aumento do bem-estar. Esse hábito também fará com que economize energia elétrica.

Quanto à luz artificial, você pode apostar em diferentes luminárias para destacar pontos importantes da casa. Até as velas são bem-vindas para acrescentar mais um elemento ao décor, principalmente em momentos de meditação ou jantares especiais.

5. Invista em itens aromáticos

É difícil resistir a um bom perfume, seja aquele emanado após uma limpeza doméstica, seja aquele gerado por itens aromáticos. Pois bem, despertar o olfato com boas essências também traz sensações agradáveis e pode ajudar na renovação dos cômodos.

O ideal é procurar incensos, velas e sachês feitos com ingredientes naturais. Esses produtos são facilmente encontrados e estão disponíveis em várias versões: ervas, flores, frutos e até especiarias. Como cada aroma está ligado a determinados sentimentos, você consegue ajustar o perfume a cada momento e desfrutar de todos os seus benefícios.

Viu como é simples trabalhar a mudança dos ambientes? Existem várias referências de decoração disponíveis em blogs e redes sociais, a exemplo do Pinterest. A dica é estar sempre de olho nas novidades para se inspirar e renovar as energias conforme o que você precisa em cada fase da vida.

Se curtiu o nosso conteúdo, compartilhe-o nas redes sociais para que outras pessoas aproveitem!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia