14nov

Qual a melhor posição solar para construção de casa? Confira

Qual a melhor posição solar para construção de casa? Confira

A luz natural é um aspecto muito importante em projetos de arquitetura. Em muitos casos, ela precisa ser abundante e atingir partes específicas do imóvel para destacar elementos, alegrar ambientes e clarear superfícies. Mas será que existe uma regra específica sobre a posição solar para construção?

É o que vamos discutir neste artigo para que você não tenha dúvidas na hora de escolher um local para morar. Alguns fatores precisam ser considerados, como a trajetória do sol em diferentes meses do ano, a localização do empreendimento e, claro, as preferências de quem vai habitar o espaço.

Continue a leitura e saiba como avaliar essas características em casas e apartamentos!

Como o sol se comporta em cada estação?

A disponibilidade de luz e de calor não é igual em todos os meses do ano. O motivo está nas variações do ângulo que o sol forma em relação à superfície terrestre. Essas mudanças ocorrem anualmente, gerando alterações na maneira como percebemos a radiação.

No Hemisfério Sul, a face norte tende a ser mais valorizada quando o objetivo é garantir que um pouco de luz entre nos cômodos durante todo o dia.

Confira um resumo do que acontece nessa posição em diferentes estações:

  • verão — na época de calor o sol fica mais a pino (ângulo maior);
  • inverno — na época de frio o sol começa a fazer uma trajetória mais inclinada para o sentido norte (ângulo menor);
  • outono e primavera — depois dos equinócios, o trajeto do sol fica entre os limites apresentados no verão e no inverno.

Uma aposta comum de posição solar para construção é a face leste, principalmente pelo fato de fornecer sol pela manhã. Muita gente gosta, por exemplo, de abrir as janelas dos quartos bem cedo para receber a luz natural e energizar o espaço de descanso.

Nesse caso, o valor está em aproveitar a radiação mais amena das primeiras horas do dia para iluminar os ambientes que os moradores consideram importantes. Com o passar do tempo, o sol se tornará mais forte, mas já estará atingindo outras fachadas menos expostas do imóvel.

Por que considerar a região do imóvel?

A escolha da posição solar para construção também precisa levar em conta a localização do edifício. Afinal, o Brasil é um país muito grande, e cada região tem características próprias de clima. Em algumas cidades, a presença do sol pode ser mais desejada dentro do imóvel por conta de frio intenso ou umidade excessiva.

Nos estados do Sul, por exemplo, a recomendação é que as residências tenham suas maiores fachadas voltadas para as faces norte ou nordeste. A ideia é manter os principais cômodos em contato com o sol para evitar que fiquem gelados, especialmente no inverno.

Já os estados do Norte e do Nordeste, por serem mais quentes durante o ano inteiro, podem receber casas com configurações diferentes. Nessas regiões, a face sul nem sempre representa um problema, já que, por conta da pouca incidência solar, é possível evitar o calor excessivo no interior dos imóveis.

É claro que você não deve se limitar a questões de temperatura, afinal, a claridade natural tem valor na manutenção de plantas, no aumento do bem-estar das pessoas e na valorização do design de interiores. Aproveitá-la ao máximo, de acordo com as particularidades de cada região, também é uma solução sustentável.

Qual é a melhor posição solar para construção?

Ficou claro que não há um único caminho possível na hora de definir a distribuição dos cômodos. De modo geral, como boa parte das regiões brasileiras ficam abaixo da linha do Equador, a dica é priorizar as faces que apontam para o norte e suas variações, como nordeste e noroeste.

Em outras palavras, você deve priorizar imóveis que tenham seus maiores cômodos e uma boa oferta de aberturas na direção norte. Isso fará com que tenha luz natural suficiente ao longo de todo o dia, evitando problemas com ambientes gelados, áreas escuras e, dependendo do caso, formação de mofo.

melhor posição solar pra construir

A exceção ocorre nos locais muito quentes e abafados, que podem precisar de maior área de bloqueio nas faces mais atingidas pelo sol. Também é interessante estudar o sentido predominante dos ventos em cada região, pois a circulação do ar natural impacta no controle da temperatura interna.

Veja outras dicas para complementar a sua análise de posição solar para construção.

Distribuição da planta do imóvel

Não se limite a observar uma residência de fora. É preciso explorar seu interior para entender como o layout foi pensado, avaliando questões de tamanho dos cômodos, divisão de áreas (sociais, íntimas, de serviço) e demais detalhes.

Se possível, visite a edificação em diferentes horários para saber como o sol se comporta ao longo do dia. Isso trará uma boa noção dos pontos mais iluminados e das partes que não recebem nada de luz natural.

Posição e tamanho das aberturas

Portas e janelas são os principais pontos de entrada da luz solar, por isso, devem ser avaliados com bastante atenção. Será que a face ideal tem aberturas adequadas para garantir a oferta desejada de calor e claridade?

Casa em maragogi decoração tropical

Projeto Arquitetônico e Interiores: Porto Neves Arquitetura – Execução mobiliário planejado: Finger Haus Centro Sul – Fotos: Walter Dias

Não se esqueça das estruturas que, mesmo fechadas, permitem a passagem de parte da radiação, como é o caso das superfícies de vidro. Todos esses detalhes são importantes para que você faça a escolha certa da moradia.

Condições da vizinhança

Por fim, lembre-se de que elementos presentes no entorno da edificação podem interferir na quantidade de luz recebida. Isso inclui edificações vizinhas, árvores, muros e demais estruturas que possam bloquear, de forma total ou parcial, o trajeto dos raios solares.

Redobre esse cuidado ao buscar casas em condomínios fechados ou apartamentos situados em prédios baixos, pois tendem a ser cobertos por qualquer recurso de maior altura. O segredo é ter paciência para captar informações importantes e fazer a escolha adequada para suas necessidades.

E aí? Chegou a imaginar que havia tantos fatores envolvidos na definição da melhor face para as fachadas? Esperamos que as dicas ajudem você a investigar os detalhes que mais importam na posição solar para construção. Nunca se esqueça de que, em caso de dúvidas, sempre há a opção de contar com a ajuda de um especialista.

E já que o assunto foi a relação da luz natural com os imóveis, aproveite para aprender formas de inovar na iluminação da sua casa!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO