29ago

Casa em condomínio fechado: conheça as vantagens e desvantagens

escrito por Francieli Kern
Casa em condomínio fechado: conheça as vantagens e desvantagens

Morar em casa em condomínio fechado tem sido uma opção cada vez mais procurada por pessoas que querem continuar morando neste modelo de residência e, ao mesmo tempo, ter maior segurança e qualidade de vida. Isso tem sido uma forte tendência, principalmente, nos grandes e médios centros urbanos.

Mas, afinal, vale a pena optar por esse tipo de moradia? Quais são as vantagens e desvantagens de morar em uma casa em condomínio fechado? Confira a seguir e tire suas dúvidas.

O que caracteriza uma casa em condomínio fechado?

Uma casa em condomínio fechado é aquela que está inserida em um terreno privado, formando um conjunto de casas na região. Nela, todas as pessoas são responsáveis pelas áreas comuns, formando um condomínio.

Fazendo uma analogia, é bastante semelhante ao condomínio em prédios (que talvez seja uma experiência que você tenha mais próxima), no qual, para ter acesso ao espaço, o visitante precisa ter autorização pela portaria, ou seja, as pessoas não podem circular livremente pelas ruas do condomínio (apenas os moradores, funcionários e visitantes autorizados).

Quais são as vantagens de ter uma casa em condomínio fechado?

Confira a seguir quais são as vantagens de ter uma casa em condomínio fechado.

Maior segurança

Casas em condomínios fechados, diferentemente daquelas que possuem acesso às vias públicas, passam pelo controle de entrada e saída. Nesse caso, para que alguém possa entrar no espaço, deverá anunciar-se em uma guarita e, assim, só poderá entrar se o morador autorizar.

Isso evita que criminosos possam rondar a região e ter acesso às casas do condomínio. Além disso, você e sua família poderão circular na região sem medo de serem abordados nas ruas da área interna do local.

Maior infraestrutura

Os condomínios fechados de casas atualmente são construídos com toda uma infraestrutura interna, de forma que os moradores, muitas vezes, nem precisam sair do local para realizar boa parte das atividades rotineiras.

Por exemplo, alguns elementos de infraestrutura que você pode encontrar em condomínio fechado de casas são:

  • academia;
  • piscina;
  • mercado;
  • padaria;
  • feira interna;
  • áreas de lazer;
  • áreas de esporte;
  • playgrounds;
  • comércio interno dos moradores;
  • biblioteca, entre outros.

casa em condomínio fechado infraestrutura

Conservação garantida das áreas comuns

Como a manutenção da região do condomínio é garantida pela administradora junto ao síndico e definida por consenso entre os moradores, é certo que a região em que você mora estará sempre bem conservada.

casa em condomínio fechado

Por exemplo, dificilmente a vegetação da região chegará em um ponto incômodo, pois a poda deve ser feita periodicamente e definida em assembleia. Já em casas fora de condomínios, você dependerá dos serviços públicos, muitas vezes, para resolver a questão.

Maior contato com os vizinhos

Outro diferencial positivo é que, como todos dividem um espaço comum comunitário, você tem mais contato com os vizinhos. Por exemplo, vocês podem se encontrar nas assembleias, conversar ao levar as crianças no playground, entre outros pontos.

Isso pode gerar uma rede de apoio próxima e, dessa forma, se for preciso, contar com seus vizinhos em casos de urgência e emergência.

E, claro, também é muito importante para formar novas amizades no lugar em que você mora. É possível, assim, facilitar esse tipo de contato para pessoas que sejam mais tímidas e tenham mais dificuldades para conhecer pessoas novas.

Melhor qualidade de vida

Com maior tranquilidade e sem necessidade de precisar sair de um espaço seguro para realizar suas atividades básicas, é possível ter maior qualidade de vida no seu dia a dia. Por exemplo, para ir ao mercado, você não precisará enfrentar trânsito e grandes filas, podendo resolver tudo internamente.

area gourmet com piscina

Projeto: Allure Arquitetura – Execução: Finger Sorriso – Fotos: Leo Matsuda

Com isso, você pode ter melhor qualidade de vida, com menor estresse e proporcionar uma vida mais tranquila para você e seus familiares.

Quais são as desvantagens de ter uma casa em condomínio fechado?

Ok, mas nem tudo é positivo e você precisa saber, também, quais são as desvantagens que podem acontecer ao ter uma casa em condomínio fechado. Vamos ver as principais a seguir.

Taxa fixa de condomínio

Tal como em um condomínio em prédio, os moradores de uma casa em condomínio fechado precisam pagar uma taxa fixa de condomínio. Esse valor é revertido para algumas questões, entre elas:

  • pagamento de administradora e síndico profissional (quando acontecer);
  • pagamento de funcionários internos do condomínio;
  • manutenção das áreas comuns, entre outros.

Ou seja, você terá essa despesa extra fixa e poderá precisar arcar com taxas extras quando ocorrer algum evento que demande esforço dos moradores para resolução.

Regras e restrições

Muitas vezes, o morador não terá liberdade para resolver algumas questões ao morar em um condomínio fechado de casas. Por exemplo, deseja mudar a cor da fachada da residência? Se estiver na resolução que não é possível, você não poderá fazer isso.

Outras questões podem estar envolvidas nas restrições do condomínio, como ruídos altos, horário máximo para uso das áreas de lazer, entre outros pontos.

Burocracias para receber visitas

Diferentemente de uma casa fora de condomínio, no qual as pessoas podem entrar e sair sem precisar registrar-se, nesse caso elas precisarão fornecer informações e, até mesmo, permitir tirar fotos para o cadastro interno.

Essa é uma forma de proporcionar maior segurança para todos. Mas, para algumas pessoas, isso pode ser considerado uma burocracia incômoda.

Menor privacidade

Tradicionalmente, muitos condomínios fechados de casas possuem uma proximidade entre imóveis e, com isso, você pode ter uma perda de privacidade no dia a dia. Isso pode gerar um desconforto para muitas pessoas durante as rotinas.

visitas em casa

Morar em uma casa em um condomínio fechado possui seus prós e contras e a escolha dependerá do estilo de vida e das preferências seus e de seus familiares. Então tomem essa decisão em conjunto, ponderando os pontos abordados neste post.

Caso opte por uma casa em condomínio fechado, que tal criar uma varanda gourmet para receber seus amigos e familiares? Confira algumas dicas imperdíveis neste artigo e adote-as em seu espaço.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia