17jul

Como fazer uma varanda gourmet perfeita? Confira nossas dicas!

Como fazer uma varanda gourmet perfeita? Confira nossas dicas!

O conceito de varanda gourmet veio para ficar nas residências brasileiras. Afinal, remete a um espaço de lazer que se adapta facilmente a qualquer tipo de moradia, seja uma grande casa ou um pequeno apartamento. O que diferencia esse modelo de uma varanda tradicional é a presença de equipamentos comumente encontrados na cozinha.

Com a adição de mobiliário, eletrodomésticos e uma decoração personalizada, é possível desfrutar de um ambiente completo e receber amigos com total conforto. Gostou da possibilidade? Então, acompanhe o nosso artigo para conhecer todas as vantagens das varandas gourmet e conferir dicas para montar a sua!

Quais são as vantagens da varanda gourmet?

Como todo espaço que carrega o conceito gourmet, esse tipo de varanda traz algo a mais para o lar. Não é à toa que se configura como uma extensão da sala e da cozinha, afinal, tem elementos que permitem realizar uma série de atividades: relaxar, preparar refeições, curtir a companhia de pessoas queridas e muito mais!

Por isso, quem deseja um ambiente aconchegante para aproveitar os horários de folga pode apostar na varanda gourmet sem medo. Veja, a seguir, as principais vantagens que você terá ao investir nesse tipo de projeto.

Privacidade

Não há nada melhor que poder aproveitar o tempo livre sem se preocupar com a intervenção de terceiros. Com uma varanda gourmet, a privacidade é garantida na hora de promover festas, reuniões de família e outros eventos dentro da própria residência.

Essa vantagem fica ainda mais evidente em edifícios verticais, em que muitos espaços de lazer costumam ser compartilhados entre os moradores. Portanto, para quem vive em condomínio, ter uma área exclusiva para descansar ou se divertir se torna um privilégio.

Praticidade

Outro aspecto a favor das varandas gourmet é a praticidade para cozinhar ou preparar bebidas consumidas durante encontros com amigos e familiares. Como o espaço tem diversos equipamentos e utensílios, os moradores não precisam se deslocar para a cozinha a cada minuto.

Poder preparar receitas nesse ambiente também evita que outras áreas da casa fiquem sujas ou bagunçadas. Assim, toda a diversão fica concentrada em um local próprio para isso, fazendo com que a limpeza e a organização dos outros cômodos dure por mais tempo.

Valorização do imóvel

Ter uma área diferenciada ajuda a valorizar o imóvel no mercado. A varanda gourmet se destaca por ser considerada uma área externa completa — algo que muitos empreendimentos não têm. Por isso, se você quer investir em um ambiente visualmente agradável e que proporcione conforto, poderá agregar mais valor ao imóvel em uma possível venda.

Como fazer uma varanda gourmet perfeita?

Se convenceu de que vale a pena transformar a varanda em uma área gourmet? Então, já pode planejar a composição desse ambiente. Considere que será um projeto focado no lazer e procure incluir elementos que proporcionam conforto e, ao mesmo tempo, dão um toque de estilo.

Listamos alguns passos que podem ajudar nessa tarefa. Confira!

Defina um tema decorativo

Essa definição é importante para buscar produtos, materiais e outros recursos que combinem entre si. Se você tiver dúvidas, pode apostar no mesmo tema decorativo presente nos ambientes mais próximos da varanda — é uma ótima forma de garantir a continuidade visual e manter os espaços integrados.

Ainda assim, nada impede que você trabalhe com um estilo contrastante para obter um lugar exclusivo. Uma boa opção para se inspirar e decidir entre tantos temas é procurar referências na internet. No próprio Google ou nas redes sociais, pesquise imagens de ambientes montados para conferir diferentes soluções.

Capriche nos revestimentos

Mesmo que tenha uma cobertura que se estende para fora ou fechamento em vidro, a varanda gourmet não deixa de ser um espaço externo e sujeito à ação das intempéries. Logo, é importante considerar que o local terá bastante contato com chuva, sol, poeira e vento.

Sabendo disso, capriche na qualidade dos revestimentos utilizados no piso, nas paredes ou em equipamentos como a churrasqueira. Esses materiais devem ser resistentes, pouco porosos e fáceis de limpar — cerâmicas e porcelanatos são ótimas opções e podem apresentar diferentes tonalidades e estampas.

Invista em móveis funcionais

Pia, fogão, mesa e algumas cadeiras são itens básicos para montar uma varanda gourmet. No entanto, se o objetivo é aproveitar melhor a área disponível, a dica é investir em móveis personalizados para o espaço. Dessa forma, você conseguirá incluir armários para guardar utensílios, prever uma bancada com dimensões adequadas e instalar peças funcionais.

Alguns eletrodomésticos também fazem a diferença na composição do ambiente. Se sobrar espaço, você pode incluir um frigobar e uma adega, por exemplo. Outros recursos que complementam e tornam o local mais agradável são os pufes, poltronas e aparadores — ótimos para apoiar louças e travessas!

Pense na iluminação

A luz tradicional não é suficiente para realizar todas as atividades que uma varanda gourmet possibilita. Portanto, em vez de ficar apenas com uma lâmpada no centro do teto, você deve procurar outros recursos que ofereçam claridade e que ajudem a destacar a decoração.

Bons exemplos são as luminárias embutidas, conhecidas como spots. Elas proporcionam iluminação indireta e podem ser instaladas no piso, nas paredes e até no forro. Outras opções são as mangueiras ou fitas de LED, ideais para cobrir detalhes do mobiliário — prateleiras, nichos e outras peças presentes em superfícies verticais.

Inclua acessórios

Um toque de verde nunca é demais, principalmente quando se trata de áreas externas. Na varanda com conceito gourmet, as plantas podem atuar como verdadeiros acessórios. Você tem a opção de usá-las para compor um painel em forma de jardim vertical ou distribuí-las em vasos.

Recursos que deixem o espaço com a cara dos donos também são bem-vindos. Nesse sentido, vale incluir porta-retratos, quadros, plaquinhas com frases divertidas, objetos colecionáveis, peças artesanais (acessórios em macramê, cerâmicas, toalhas bordadas) e diversas outras coisas! O objetivo é preencher algumas áreas das paredes para dar volume e, claro, muita personalidade.

E então, o que achou das possibilidades para compor sua própria varanda gourmet? Com base nas dicas, seu projeto certamente ficará perfeito e do jeito que você sempre sonhou!

Se você ainda não segue o nosso perfil nas redes sociais, aproveite e curta a página no Facebook para acompanhar conteúdos como este!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia