13mar

Cozinha americana: saiba o que é e as vantagens que proporciona

Cozinha americana: saiba o que é e as vantagens que proporciona

Espaços diferenciados muitas vezes transformam a residência em motivo de orgulho para os proprietários, sem contar que valorizam o imóvel no mercado. Um bom exemplo é a cozinha americana.

Versátil, moderna e funcional, a área se adapta facilmente a diferentes tipos de moradia, desde pequenos apartamentos até casas amplas. O modelo tem origem nos Estados Unidos e ganhou destaque em diversos países por causa das vantagens que proporciona.

Você está construindo cozinha americana, mas ainda não sabe bem se realmente compensa o investimento nesse tipo de projeto? Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Saiba o que é uma cozinha americana

A cozinha americana é um estilo integrado à sala de jantar ou de estar. Ela pode ser feita com uma meia parede, com bancadas, ilha gourmet ou pela própria mesa de jantar. Geralmente, a bancada é o principal móvel utilizado para dividir a cozinha americana da sala de jantar.

Além de servir de apoio para o preparo de alimentos e para refeições rápidas, a bancada acaba se tornando um móvel bastante funcional na cozinha americana. Outra característica do espaço é a funcionalidade da mobília e dos eletrodomésticos. O que torna uma cozinha americana tão interessante é justamente a mudança no conceito do próprio ato de cozinhar.

cozinha planejada de mdf e mdp dourado na decoração

Projeto: Arq Juliana Rigolin – Execução: Finger Cascavel – Fotos: Rodrigo Vieira

Sem dúvidas, o momento se torna muito mais divertido e prazeroso para todos os moradores. Para deixar o cômodo ainda mais vivo, é interessante adotar banquetas confortáveis e bonitas, em cores que combinam com o restante da decoração.

Confira quais são os principais estilos de cozinha americana

O detalhe que diferencia esse tipo de cozinha das tradicionais é a integração com outro ambiente — geralmente a sala de estar ou jantar, mas pode ser qualquer área próxima. Assim, em vez de parede para separar os espaços, são utilizados apenas balcões, mesas ou meia parede.

Para entender melhor, confira a seguir quais são os principais estilos de cozinha americana!

Totalmente integrada

É um modelo que potencializa o efeito de ambientes integrados porque não traz nenhum elemento vertical entre a cozinha e os espaços que se conectam a ela. É nítido o ganho de área útil nesses casos, visto que uma ou mais paredes são eliminadas — evitando, assim, barreiras físicas e liberando alguns centímetros do piso.

cozinha conceito aberto - cozinha americana

Projeto: LO Interiores – Execução: Edy Planejados – Fotos Sidney Doll

A passagem entre os cômodos também é facilitada devido à ausência de grandes estruturas. Ainda assim, muitas pessoas adicionam recursos decorativos entre os recintos para criar uma divisão discreta. Podem ser floreiras baixas, revestimentos contrastantes no chão, cortinas de fios (que não bloqueiam a visão) etc.

Parcialmente integrada com alvenaria

O principal elemento desse modelo é o balcão fabricado em alvenaria, uma estrutura que se configura como metade de uma parede comum. Sua função básica é criar um limite entre a cozinha americana e os demais cômodos, mas também pode ter uma utilidade que facilita o dia a dia dos moradores.

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados

Para isso, é comum a adição de um tampo de granito, mármore ou madeira sobre o topo do balcão. Essa superfície se transforma em uma espécie de mesa que ajuda na hora de preparar alimentos, apoiar pequenos eletrodomésticos e até realizar refeições — quando o projeto é complementado por um jogo de banquetas.

Parcialmente integrada com mobiliário

Outra possibilidade para manter a cozinha integrada e, ao mesmo tempo, com limites bem definidos, é apostar no projeto com mobiliário. Assim, no lugar do balcão de alvenaria, são utilizados componentes como mesas, ilhas ou bancadas — geralmente feitos de madeira maciça, MDF ou MDP.

A vantagem desse modelo está na liberdade para personalizar todos os detalhes. Com móveis planejados, é possível determinar que tipo de elemento será colocado entre a cozinha e o ambiente mais próximo.

americano Moodboard by Refresher Trends

Estilo de decoração Americano – Moodboard by Refresher Trends

Se for uma bancada, por exemplo, você consegue definir as dimensões, formato e acabamento de acordo com o visual desejado. Também é possível prever armários embutidos na base do móvel, a fim de obter mais compartimentos para armazenar louças, toalhas/panos de prato e utensílios variados.

Descubra as vantagens das cozinhas americanas

A variedade de estilos para incluir esse tipo de projeto em casa pode ser apontada como uma grande vantagem, certo? Pois saiba que outros benefícios são obtidos em curto e longo prazo, tanto pelos moradores quanto pelos visitantes. Acompanhe os próximos tópicos para saber mais!

cozinha-americana

Visual moderno

Mesmo existindo há tanto tempo, a cozinha tipo americana sempre está em alta. Sua aparência moderna e por vezes minimalista harmoniza facilmente com a decoração interna de diferentes residências. Não é à toa que continua entre os projetos mais solicitados a arquitetos e designers.

Cozinha gourmet integrada

Projeto: Danieli Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Rudimar Razador

A planta em conceito aberto também contribui para um visual elegante e atemporal. Em outras palavras, é como se a cozinha resistisse à passagem do tempo e apresentasse uma estética sempre atual. Por isso, o modelo se tornou queridinho de quem gosta de acompanhar as principais tendências.

Mais praticidade

Para muitas pessoas, a ausência de parede entre a cozinha e o ambiente mais próximo já faz diferença nos afazeres domésticos. Isso porque, dessa maneira, a transição de um espaço para outro é feita rapidamente, sem desvios de trajeto.

Além disso, é importante considerar que o acesso a uma das principais superfícies utilizadas na cozinha — o tampo da mesa, balcão ou bancada — fica facilitado. É possível, por exemplo, circundar toda a ilha sem lidar com o bloqueio de uma parede ou divisória.

Efeito de amplitude

Quanto menos estruturas verticais limitando espaços, menos barreiras físicas você terá em casa. Logo, como permanece integrada a outras áreas, a cozinha americana permite a continuidade visual e contribui para a sensação de amplitude.

cozinha provençal planejada - beneficios dos armários e a cozinha planejada

Execução: Factor Muebles – Paraguai

O efeito é potencializado se os recintos forem trabalhados em cores claras, que refletem melhor a luz natural ou artificial. A impressão final com o projeto é de que você conseguiu ampliar e otimizar o espaço de diferentes cômodos.

Interação facilitada

Com esse tipo de cozinha você também terá boas experiências no momento de receber amigos e familiares para jantares e comemorações. É possível que um grupo fique no local preparando refeições e bebidas sem perder contato com quem está na sala ao lado, por exemplo.

cozinha americana e sala integrada origens 2022

Ou seja, será possível ver e conversar com as pessoas mesmo ocupando um espaço diferente. Isso promove maior interação e torna os encontros mais divertidos.

Mais conforto

É mais fácil prever a disposição dos móveis e eletrodomésticos em áreas amplas e sem muitas paredes. Por isso, com uma cozinha integrada a outro ambiente, o espaço ganha fluidez e as áreas de circulação são otimizadas. O resultado vem na forma de mais conforto para as pessoas que utilizam e transitam pelo local.

Veja dicas para criar um projeto de cozinha americana

Para elaborar um projeto arquitetônico sofisticado e personalizado para a sua casa, é fundamental garantir um ambiente agradável, amplo e interativo. Assim, enquanto você cozinha, convidados e moradores podem sentar no conforto da mesa de jantar ou até mesmo no sofá para passar o tempo antes das refeições.

Entendendo quais são os elementos essenciais de uma cozinha americana, fica muito mais simples acertar na escolha dos itens e criar um projeto diferenciado. Confira a seguir mais dicas sobre o assunto!

cozinha americana familia

Invista em móveis planejados

Os móveis planejados tornam a cozinha americana mais prática, funcional e elegante. As peças são feitas sob medida para cada espaço, por isso, é possível ter resultados únicos que tornam o ambiente ainda mais personalizado.

Um dos grandes benefícios é que os móveis planejados aproveitam toda a área disponível. Em casas menores, por exemplo, é possível conseguir uma experiência ainda melhor, pois cada centímetro quadrado conta em um imóvel reduzido.

As cozinhas americanas planejadas oferecem outros benefícios, como:

  • adaptação às necessidades dos moradores;
  • ajuste milimétrico ao ambiente e funcionalidade;
  • qualidade elevada e resistência;
  • bom custo-benefício;
  • organização;
  • garantia maior;
  • melhor acabamento das peças;
  • montagem e desmontagem profissional;
  • beleza e sofisticação.

Antes de investir em móveis planejados, é fundamental contar com uma empresa especializada no assunto, como a Finger. Presente há mais de 44 anos no setor moveleiro, a Finger é uma das marcas nacionais que mais cresce no país, oferecendo padrões, texturas e diferentes possibilidades a projetos personalizados e inovadores.

Aposte em móveis funcionais

Outra dica de ouro é apostar em móveis funcionais, assim, é possível pensar cada item de acordo com as suas necessidades diárias. A cozinha planejada com balcão americano, por exemplo, pode ser aproveitada de diferentes formas, tanto como apoio para o preparo de alimentos quanto para ampliar o espaço.

cozinha provençal classica com ilha

Inspiração: Edy Planejados

Os armários da cozinha americana, da mesma forma, podem ser escolhidos em modelos que, além da funcionalidade, trazem mais praticidade e organização para o cômodo. Os móveis funcionais também podem ser ajustados de acordo com o espaço disponível, permitindo otimizar o ambiente, sobretudo se a área é pequena.

Adote uma boa iluminação

A iluminação é um elemento essencial para garantir um ambiente mais agradável e bem decorado. É por meio da iluminação que você consegue ressaltar os detalhes decorativos e complementar o espaço. Opte por luminárias com um design diferenciado para dar um toque de personalidade à sua cozinha americana.

Uma boa dica é adotar lâmpadas led em alguns pontos, como na pia e no fogão. Assim, você consegue ter uma boa visualização e garantir o estilo personalizado do cômodo.

cozinha americana com ilha

Pense no estilo de decoração

Mesmo que a cozinha seja integrada com outro ambiente, vale a pena criar um estilo decorativo único para o local. Alguns itens, inclusive, podem deixar a cozinha americana bem personalizada, como pendentes, plantas, azulejos, papel de parede, banquetas e janelas.

Por ser um espaço aberto, até mesmo utensílios e armários podem fazer parte da decoração. Entretanto, é importante ter cuidado para não criar poluição visual com os acessórios, móveis e revestimentos, ou seja, menos é mais. Além disso, a recomendação é que os itens acrescentados à composição sejam apenas de utilidade doméstica.

Planeje a organização do ambiente

Em projetos de cozinha americana, praticamente tudo fica à mostra. Para evitar desorganização, você pode adotar embalagens para os alimentos, investir em mobílias planejadas sob medida para cada canto do cômodo e instalar ganchos em locais estratégicos.

cozinha planejada

Projeto: Natalia Veloso Arquitetura – Execução: Finger Goiânia – Fotos: Play Motioon

A organização deve ser pensada da melhor forma para que a cozinha mantenha a funcionalidade e praticidade. Até porque, esse é um dos locais da casa mais movimentados e que também exige limpeza constante. Tenha em mente que o planejamento deve ser feito considerando todos esses fatores.

Escolha uma ilha adequada

Sem dúvidas, a ilha é um dos elementos que mais diferencia a cozinha americana. Você precisa escolher um modelo adequado para o ambiente. Mesmo que o seu lar seja pequeno, é possível encontrar opções que tornam a cozinha otimizada e harmônica.

Também vale a pena investir em uma ilha comum, que segue o padrão normal. No entanto, é possível realçá-la adicionando objetos e itens decorativos sobre ela, como prateleiras, ganchos e pendentes. A iluminação inclusive, é fundamental na ilha, por isso, vale muito a pena adotar uma luminária charmosa e de qualidade que dê conta da função.

Considere diferentes cores

Outra dica bem interessante para ter uma cozinha americana com a sua cara é pensar em diferentes cores para o espaço. Ao contrário do que se pode imaginar, é possível brincar com a paleta de cores que quiser. A sua escolha deve se basear em quais tonalidades e qual modelo de cozinha você quer ter em casa.

As cozinhas em tom branco, por exemplo, transmitem a sensação de tranquilidade, sendo ideal para cômodos pequenos e integrados. As cores frias, igualmente, fornecem um ar de sofisticação e modernidade, combinando muito bem com utensílios inox e mobílias mais escuras.

São muitos pontos a favor da cozinha americana, não é mesmo? Assim fica difícil não desejar um projeto exclusivo em casa. Seja qual for o seu estilo favorito, é fundamental contar com uma boa empresa de móveis planejados para criar um ambiente completo e que atenda às suas necessidades.

Enquanto reflete sobre a possibilidade de investir nesse espaço, compartilhe este post nas redes sociais. Assim você mostra essas vantagens para quem ainda está indeciso sobre a ideia!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO