14jul

Móveis minimalistas: veja quais as suas principais características

Móveis minimalistas: veja quais as suas principais características

O estilo de móveis minimalistas é um dos mais escolhidos atualmente. Seja pela sua praticidade, beleza ou, ainda, por estar mais alinhado com a possibilidade de ambientes integrados e para cômodos pequenos, que precisam ter espaços melhores aproveitadas.

Também tem quem opte por este estilo, principalmente, por uma questão de princípios. Isso porque o minimalismo privilegia evitar desperdícios, com uma lógica de “menos é mais”, sendo mais sustentável.

Nesse contexto, os móveis minimalistas ajudam bastante a compor um ambiente nesse estilo, sabia? Então não deixe de acompanhar as principais dicas sobre o assunto a seguir! Boa leitura.

Iluminação natural

Um primeiro ponto que caracteriza a decoração minimalista é investir na iluminação natural. Por isso, explore janelas grandes e, também, utilize cores claras para evitar escurecer o ambiente.

Com isso, também, reduz-se o uso de itens na casa para potencializar a iluminação artificial, como luminárias de mesa e de chão, com menos itens no cômodo.

estilominimalista

No que diz respeito aos móveis minimalistas, lembre-se de posicioná-los de forma que eles estejam privilegiados pela iluminação natural. Por isso, analise a melhor disposição deles no ambiente para posicioná-los de forma adequada.

A iluminação natural, assim, passa uma sensação de ambiente mais arejado e amplo, o que está alinhado, também, com o estilo minimalista. Isso pode ser interessante caso você esteja aplicando essa decoração em ambientes menores.

Uso de cores neutras

O estilo minimalista tem, também, uma ideia de manter a possibilidade de utilizar as peças caso você mude alguns pontos da decoração (por exemplo, a paleta de cores do cômodo). Por isso, é importante manter tons neutros.

cozinha conceito aberto

Além disso, o estilo minimalista tem por princípio a ideia de “menos é mais”, ou seja, chamar menos atenção no ambiente e ter um tom mais neutro e clean. Por isso, tons muito coloridos e vibrantes podem causar uma certa desarmonia nessa questão.

Contudo, se você quiser colocar ainda algumas cores no seu móvel minimalista, opte por tons claros e suaves, entre eles:

  • lilás;
  • azul claro;
  • verde-menta;
  • amarelo claro;
  • rosa bebê, entre outros.

Mobiliário com linhas retas

O minimalismo é inspirado no movimento modernista. Por isso, algumas características desse estilo estão presentes na definição dos móveis minimalistas.

Uma das características mais presentes é a presença de linhas retas no design dos móveis e, também, ângulos que fiquem bem marcados.

Um exemplo nesse caso é a opção de sofás com linhas retas nas salas, pois passa a sensação de maior simplicidade para o ambiente, sem perder a elegância.

cozinha branca com mulher cozinhando

Design clean

O minimalismo é orientado pela ideia de sempre trazer um ambiente mais clean, com transições mais claras. Isso ajuda, inclusive, a trazer peças que sejam mais intuitivas e funcionais e, ao mesmo tempo não deixem de trazer uma beleza estética ligada com a composição do ambiente.

Espaços vazios

O estilo minimalista tem como pressuposto também adotar espaços vazios no ambiente, ou seja, trazer maior fluidez para trazer uma sensação de maior amplitude. Mas isso precisa ser feito com planejamento adequado para esse fim, para identificar os principais lugares em que os móveis devem ser posicionados.

Caso contrário, pode-se passar uma sensação de desconforto em alguns pontos, desequilíbrio no ambiente e até mesmo uma sensação de frieza no espaço.

Mas como criar espaços vazios no ambiente? Algumas dicas importantes são:

  • verticalizar os ambientes (uso de prateleiras e nichos);
  • uso de móveis multifuncionais (um mesmo móvel ter várias funções no ambiente e, assim, não precisar utilizar mais de um item no local, permitindo a geração dos espaços vazios);
  • criar projetos focados para o cômodo específico, para ter móveis no tamanho adequado, sem sobrecarregar o ambiente.

cozinha minimalista

Integração de ambientes

O minimalismo também tem uma outra característica muito importante: a integração. E os móveis minimalistas têm um papel essencial nisso.

Por exemplo, se você vai criar uma sala de estar integrada com uma sala de jantar, pode utilizar uma estante que gere essa separação dos ambientes, utilizando todas as características que foram citados ao longo deste artigo.

Foco em qualidade

O minimalismo também traz um princípio importante: reduzir desperdícios no dia a dia. Por isso, é um estilo que traz a demanda de contar com móveis minimalistas de qualidade e que estejam alinhadas com as suas necessidades e demandas no dia a dia.

Não adianta ter um móvel bonito, por exemplo, mas que ele tenha um tamanho inadequado para o cômodo, ou não traga a funcionalidade esperada para o seu uso. Ou, ainda, que não seja de qualidade e, com isso, passe por defeitos e gere substituições no dia a dia.

minimalismo

Em outras palavras, se você não optar por qualidade, o barato sai caro. E isso fere a perspectiva minimalista que você está buscando para o seu ambiente. Por isso, sempre busque fornecedores de móveis que trabalhem com materiais de qualidade e, ao mesmo tempo, também tenham todo o suporte para a instalação em sua residência.

A escolha dos móveis para um cômodo com ambiente minimalista também é muito importante nesse momento. Isso porque um ponto que também faz parte desse estilo é contar com móveis multifuncionais.

Com isso, você consegue ter itens decorativos e que possuem diversas funções para o ambiente, trazendo ainda mais o princípio de “menos é mais”.

Alguns exemplos de móveis que você pode contar e que podem ajudar a trazer maior comodidade são:

  • camas com baú para guardar roupas de camas, malas e outros itens funcionais;
  • estantes em conjunto com escrivaninhas para home office e que podem ajudar a separar ambientes integrados;
  • puff baú, que também pode ser utilizado para guardar itens em sua casa;
  • sofá cama para poder receber visitas em sua casa, entre outras opções.

O importante é que os móveis minimalistas sejam produzidos de acordo com o seu ambiente. A partir disso, é possível definir que eles sejam feitos na medida ideal para atender as demandas, criar fluxos nos ambientes, entre uma série de outros benefícios.

Nesse contexto, os móveis planejados podem ser a melhor escolha para os ambientes. Com isso, é possível criar um projeto minimalista focado para seu ambiente.

Quer saber mais sobre estilos para sua casa e possibilidades de decoração com móveis? Curta nossa página no Facebook e não perca nossas informações!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO